acústica

Cara, se a Soundcraft tá bem conservada, é muuuito melhor que a Staner. Outra coisa, sua mesa fica até que perto do palco, porque não tentar ligar em linha sem DI?
 
Olá Wynnys, tudo bem ?


Quanto ao fato de a parede ser lisa ou não, realmente tanto faz. A reflexão será a mesma, devido ao tipo do material.


Sobre as caixas, será melhor para você se você direcioná-las melhor para o público, colocando-as em fly. Da maneira como estão, elas jogam o som diretamente para o fundo. Esse som volta através de reflexões, gerando um tempo de reverberação maior e possíveis cancelamentos. Aliás, sempre é bom colocar algum tipo de material absorvedor no fundo, justamente para evitar essas reflexões.


Ainda sobre as suas caixas, como elas possuem um alto falante de 15", tome cuidado com os graves e médio-graves.


Como o Isinho já adiantou, se você tem a possibilidade de usar a Soundcraft, use-a.


A possibilidade de monitaração por fones sempre é uma boa idéia para ajudar a diminuir o SPL no palco e consequente na igreja.


Cuidado também com o compressor. Alguns criaram o conceito de que o compressor serve somente para comprimir. Quando eu penso em compressor, eu penso em compressão, mas também em ganho. Veja como está ajustado o seu compressor.


Se esqueci de alguma coisa, poste mais dúvidas.


Grande abraço.
 
Como estão ajustados os seus equalizadores? Como você chegou a estes ajustes?

O som fica embolado somente quando a banda toca ou também quando somente há voz (pregação, palestras, etc)?

Sds,

Eduardo.
 
edlopessilva disse:
Quanto você dispõe de verba para gastar na sua empreitada?

bem estamos prevendo uma quantia para adquirir logo o sistema por fone de ouvido, ma infelizmente como em muitas igrejas o pessoal não gosta de investir pesado em som.

os equalizadores estão atualmente estão cortando os graves abaixo de 100Hz. e o resto é na base da experiência do dia, cada dia testamos um jeito, até coneguir algo bom.

Quando o louvor canta e toca, fica mais embaralhado, principalmente em cima do palco, ah eu naum contei mas eu tbm toco na equipe( como disse graças a Deus naum estou só nessa).

E na pregação ate que diminui mais a embolação, mas continua, então na hora da pregação eu corto todo o retorno e tal, dou mute nos canais do vocal, e dou uma atenuada no grave, dependendo do timbre da voz do pregador. E olha da uma melhorada e tanto quando tira o retorno, só não fica 100%.
 
isinho disse:
Cara, se a Soundcraft tá bem conservada, é muuuito melhor que a Staner. Outra coisa, sua mesa fica até que perto do palco, porque não tentar ligar em linha sem DI?

vou pesquisar mais isso aí que vc falou, é uma boa idéia.
 
Wynnys,

Mesmo com os fones de ouvido você vai precisar de algum monitor de chão para os vocais e para o pregador, a menos que todos eles também usem os fones. Geralmente, por praticidade ou por restrição no orçamento, implantamos os fones apenas para os músicos, mantendo os retornos para vocal e preleção pelo método tradicional. Isto já trará um ganho enorme para a sua igreja, pois os amplificadores dos instrumentos são as maiores causas do alto SPL dos templos, contribuindo e muito para o som embolado que você está reclamando.

Procure trabalhar melhor os seus equalizadores. Não é comum ficarmos alterando a configuração de um equalizador constantemente em uma instalação fixa. A principal função de períférico deste é corrigir a resposta da caixa em função do ambiente. Não achei o artigo do David que ensina como fazer este alinhamento, mas já, já alguém posta o link aqui para você. Mas têm este aqui que vai te ajudar também:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64</a><!-- m -->

Outra dica é: inverta a fase dos seus monitores em relação ao PA. O que é isso? Na saída do amplificador do monitor, apenas inverta o cabo que vai ao monitor. Isso resolveu o problema do som embolado no palco da minha igreja, pois diminuiram os cancelamentos com o PA.

Mais algumas perguntas:

Quais são os seus microfones?

Quantos auxiliares pré-fader sua mesa possuem?

Abraços,

Eduardo
 
wynnys disse:
edlopessilva disse:
Quanto você dispõe de verba para gastar na sua empreitada?

bem estamos prevendo uma quantia para adquirir logo o sistema por fone de ouvido, ma infelizmente como em muitas igrejas o pessoal não gosta de investir pesado em som.

os equalizadores estão atualmente estão cortando os graves abaixo de 100Hz. e o resto é na base da experiência do dia, cada dia testamos um jeito, até coneguir algo bom.

Quando o louvor canta e toca, fica mais embaralhado, principalmente em cima do palco, ah eu naum contei mas eu tbm toco na equipe( como disse graças a Deus naum estou só nessa).

E na pregação ate que diminui mais a embolação, mas continua, então na hora da pregação eu corto todo o retorno e tal, dou mute nos canais do vocal, e dou uma atenuada no grave, dependendo do timbre da voz do pregador. E olha da uma melhorada e tanto quando tira o retorno, só não fica 100%.


Man... acho q a acustica e o fator principal do seu problema, lah na igreja eh parecido e eu faço assim: corto graves e adiciono agudos do master da mesa, corto os graves e adiciono "frequencias de voz" no eq... tipo...1,25k 8k ! Muito importante pelo q vc falou provavelmente o nivel de volume dos monitores esta se equiparando aos do PA ai fica embolado mesmo( Aqui tb acontece isso!Abaixe o volume do monitor ) e tambem verifique a estrutura de ganhos da sua mesa ! Veja lah se dar certo !

:wink:
 
Olá a todos,

Só para melhorar...

Outra dica é: inverta a fase dos seus monitores em relação ao PA. O que é isso? Na saída do amplificador do monitor, apenas inverta o cabo que vai ao monitor. Isso resolveu o problema do som embolado no palco da minha igreja, pois diminuiram os cancelamentos com o PA.

Inverter o cabo no sentido de trocar o positivo com o negativo em uma das pontas (no amp, por exemplo).

Quando li da primeira vez, pensei logo em inverter a ponta que vai na caixa com a ponta que vai no amplificador, hehehe.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Olá a todos,

Só para melhorar...

Outra dica é: inverta a fase dos seus monitores em relação ao PA. O que é isso? Na saída do amplificador do monitor, apenas inverta o cabo que vai ao monitor. Isso resolveu o problema do som embolado no palco da minha igreja, pois diminuiram os cancelamentos com o PA.

Inverter o cabo no sentido de trocar o positivo com o negativo em uma das pontas (no amp, por exemplo).

Quando li da primeira vez, pensei logo em inverter a ponta que vai na caixa com a ponta que vai no amplificador, hehehe.

Um abraço,

Fernando


rsrsrs....é verdade....


O que acontece é uma inversão de polaridade (trocar o + pelo - e vice versa)


Abraço.
 
Parece que estamos chegando a uma conclusão sobre a melhor indicação para esse templo.
Mas tem uma coisa nas fotos que me incomoda! Esse batistério aberto! Pergunto tem batismo (mergulhar na água) em todo os cultos? Se sim, seria bom pensar em colocar uma grade na lateral pelo menos, veja topicos relacionados com acidente elétricos com água e microfones.

Quanto ao som!
Em nossa igreja utilizamos o monitoramento por fone de ouvido e foi ótimo, principalmente depois que todos aceitaram a usar, (nem mais o guitarrista reclama!) A bateria nossa é uma eletrônica o que ajudou muito.

Quando for pensar em fones de ouvido, vc deverá verificar não só o equipamento, há custos com cabos e conectores, isso irá variar em função da mesa que vc escolheu.
 
bersan disse:
Olá a todos,

Só para melhorar...

Outra dica é: inverta a fase dos seus monitores em relação ao PA. O que é isso? Na saída do amplificador do monitor, apenas inverta o cabo que vai ao monitor. Isso resolveu o problema do som embolado no palco da minha igreja, pois diminuiram os cancelamentos com o PA.

Inverter o cabo no sentido de trocar o positivo com o negativo em uma das pontas (no amp, por exemplo).

Quando li da primeira vez, pensei logo em inverter a ponta que vai na caixa com a ponta que vai no amplificador, hehehe.

Um abraço,

Fernando


isso naum tem perigo de queimar a saida do canal do amp ?
 
A PAZ

Em nossa igreja o batismo é anual, então confeccionamos placas de concreto com armação de ferro e então fechamos, com isto pode se pular em cima sem problemas. Pensavamos fazer em madeira, mas como só utilizariamos uma vez só optamos pelo concreto.

Heriberto
 
edlopessilva disse:
Wynnys,

Mesmo com os fones de ouvido você vai precisar de algum monitor de chão para os vocais e para o pregador, a menos que todos eles também usem os fones. Geralmente, por praticidade ou por restrição no orçamento, implantamos os fones apenas para os músicos, mantendo os retornos para vocal e preleção pelo método tradicional. Isto já trará um ganho enorme para a sua igreja, pois os amplificadores dos instrumentos são as maiores causas do alto SPL dos templos, contribuindo e muito para o som embolado que você está reclamando.

Procure trabalhar melhor os seus equalizadores. Não é comum ficarmos alterando a configuração de um equalizador constantemente em uma instalação fixa. A principal função de períférico deste é corrigir a resposta da caixa em função do ambiente. Não achei o artigo do David que ensina como fazer este alinhamento, mas já, já alguém posta o link aqui para você. Mas têm este aqui que vai te ajudar também:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64</a><!-- m -->

Outra dica é: inverta a fase dos seus monitores em relação ao PA. O que é isso? Na saída do amplificador do monitor, apenas inverta o cabo que vai ao monitor. Isso resolveu o problema do som embolado no palco da minha igreja, pois diminuiram os cancelamentos com o PA.

Mais algumas perguntas:

Quais são os seus microfones?

Quantos auxiliares pré-fader sua mesa possuem?

Abraços,

Eduardo


Valeu a dica eduardo, o artigo ajudou muito, vou até imprimir para a galera que rala comigo no som. E sobre os monitores, sim eu estava pensando em deixar o do pregador e mais outro para complemento(coral etc).

E vou testar a inversão sugerida tbm.




ah e sobre os auxiliares, se não me engando a staner tem (UM!!!!!) e a SOUNDCRAFT tem 3. se não me engano viu, vou confirmar.
 
Elmir Machado disse:
Parece que estamos chegando a uma conclusão sobre a melhor indicação para esse templo.
Mas tem uma coisa nas fotos que me incomoda! Esse batistério aberto! Pergunto tem batismo (mergulhar na água) em todo os cultos? Se sim, seria bom pensar em colocar uma grade na lateral pelo menos, veja topicos relacionados com acidente elétricos com água e microfones.

Quanto ao som!
Em nossa igreja utilizamos o monitoramento por fone de ouvido e foi ótimo, principalmente depois que todos aceitaram a usar, (nem mais o guitarrista reclama!) A bateria nossa é uma eletrônica o que ajudou muito.

Quando for pensar em fones de ouvido, vc deverá verificar não só o equipamento, há custos com cabos e conectores, isso irá variar em função da mesa que vc escolheu.

essas fotos foram tiradas em dias recentas da instalação do batistério, vamos confecionar a tampa o mais rápido possível, ainda não decidimos qual material, mas é mto importante fechar logo, tem muitos perigos ficar aberto( crianças, e até dengue, aqui no DF â campanha contra a dengue é alta).
obrigado pela observação
 
isso naum tem perigo de queimar a saida do canal do amp ?

Não tem não...
Na verdade, o que você está fazendo é mandando posivo no polo negativo e nagativo no positivo.
O que significa?
Que o falante fará o movimento inverso ao falante de PA (que não está em inversão de fase) e gerará uma onda de amplitude contrária a formada palas caixas de PA.
Ah, mas nem sempre melhora, depende da disposição do sistema e tal... Mas não sei muito sobre isso, vou esperar alguém explicar pra aprender.
 
Back
Topo