Adaptador XLR-P10

G

Guest

Guest
Paz amados.

Olhando o site onde compro os equipamentos, encontrei um adaptador.
Se eu entendi direito, (site em japones) esse adaptador, além dele converter XLR em P10, ele transforma o sinal do cabo XLR que é de MIC em sinal de LINHA, ou seja, em uma ponta entra o cabo XLR, e na outra ponta P10 com sinal de LINHA. A desvantagem é que deixa de ser sinal balanceado.
No meu caso, como uso POWERPLAY, seria uma boa. Cabo Y enviando um sinal pra mesa, e o outro sinal, com esse adaptador transformo ele em sinal de linha e mando pro POWERPLAY.
Especificaçoes do adaptador.

Microphone Transformer
XLR-Phone
50KΩ⇔600Ω

Segue o link com a foto.

http://www.soundhouse.co.jp/shop/ProductDetail.asp?Item=233^ZXP212T^^
 
Olá Joel, você estava sumido.

Não consegui abrir o site. Pelo que você descreveu e especificou, ele transforma impedância de microfone (600 Ohms) em impedância de linha (50KOhms).

Mas você não especificou se ele também altera o nível de sinal. Na verdade, o sinal de mic é muito pequeno em relação ao sinal de linha, e deveria haver um pequeno amplificador dentro deste adaptador. Para tanto, o aparelho necessitaria de algum tipo de fornecimento de energia (pilha, Phantom Power, etc).

No meu caso, como uso POWERPLAY, seria uma boa.

Será?

Se você usa para retorno dos músicos:

- os instrumentos são ligados em um direct box (cabo P10-P10). Do direct box sai uma saída de linha (em paralelo com a entrada do instrumento, outro cabo P10-P10) para o Powerplay. Da saída balanceada (XLR) para a mesa de som.

Se você usa para cantores:

- os microfones são ligados na mesa de som. Da mesa de som, você tira Auxiliares e liga no Powerplay. Do Powerplay para os fones.

Se você usa instrumentos que são microfonados (flauta, sax, etc):

- o esquema é o mesmo dos cantores.

Ou seja, na verdade não vi uso para este tipo de adaptador.

Um abraço,

Fernando
 
XLR != Sinal MIC
P10 != Sinal LINE!

Apesar de, na maioria dos casos a regra acima se aplicar, nem sempre ela é válida! Na verdade, o conector não está relacionado com o tipo de sinal e/ou impedância que trafega no cabo.

Exemplos:

em muitos equipamentos de sonorização feito para amadores, a entrada de microfone é P10. P10 com sinal MIC.

em muitos equipamentos de altíssima qualidade, mas que precisam ser diminutos por diversos motivos (placas de áudio internas para computadores, gravadores portáteis, etc), as entradas de MIC também são P10, do tipo TRS, balanceadas.

Por outro lado, uma guitarra ligada a um direct box. Do Direct Box sai um cabo XLR, com impedância de MIC (por isto que muitos chamam os direct boxes de "casadores de impedâncias"), mas o sinal continua sendo LINE, a menos que seja atenuado pelo direct box.

Mais explicações sobre essa grande confusão aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=185</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Por outro lado, uma guitarra ligada a um direct box. Do Direct Box sai um cabo XLR, com impedância de MIC (por isto que muitos chamam os direct boxes de "casadores de impedâncias"), mas o sinal continua sendo LINE, a menos que seja atenuado pelo direct box.

Isso depende se o DI é ativo ou passivo. Normalmente os DI's passivos impõem fortes atenuações nas suas saídas balanceadas. Vide teste no link abaixo.

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=31

[]'s
 
Olha aqui...
Adaptador P10 Macho Estéreo para XLR Fêmea

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musical-express.com.br/planetwaves/produto/?id=1#anc2">http://www.musical-express.com.br/plane ... ?id=1#anc2</a><!-- m -->

É só procurar na lista...

(só converte os plugues, converter sinal só como foi dito acima)
 
Olá MeninodoSom,

finalmente achei adaptadores de primeira (esses que você mostrou)!!!

Eu tenho muitos adaptadores. São utilíssimos para quem faz som ao vivo, onde tempo é algo precioso e precisamos às vezes fazer cabos na hora para atender a alguma emergência.

Couplers_groupshot.jpg


SingleAdapters_groupshot.jpg


Mas todos os que eu tenho são "genéricos", de baixa qualidade, com muitas folgas e mal-contatos. São sempre a última opção de compra. Mas gostei muito desses da Planet Waves, parecem bons. Vou entrar em contato com a loja e pedir mais informações, preços, etc.

E consegui finalmente acessar o site que o Joel postou lá na mensagem original. A foto é a seguinte:

cp_zxp212t.jpg


Um adaptador XLR-P10 a princípio, mas também um transformador de impedância. Ele parece um direct Box ao contrário: entra XLR e sai linha.

Um abraço,

Fernando
 
Apesar de ser totalmente contra o uso de adaptadores em sonorização ao vivo (salvo emergëncias) eu tenho alguns desses Planet Waves e posso garantir que tem qualidade.
 
Pois é... em emergências eles nos salvam mesmo. Só que os genéricos, com suas folgas, é colocar e começar a orar!

Vou ver estes Planet Waves para comprar alguns para meu uso.

Um abraço,

Fernando
 
"Apesar de ser totalmente contra o uso de adaptadores em sonorização ao vivo (salvo emergëncias)"

Eles podem comprometer a qualidade do audio?
 
Como o Bersan falou alguns não garantem um bom contato o que podem causar ruídos ou estalos...eu falo que sou contra porque eu mesmo faço praticamente todos meus cabos, então não gosto de usar adaptadores, prefiro comprar o cabo certo com o plug certo, montar o cabo e depois usar.
 
Também prefiro. Mas para isto precisamos de TEMPO. Só que tempo sobrando é algo raríssimo em eventos ao vivo, tem sempre alguém que lhe pede algo quase impossível faltando poucos minutos para tudo começar.

Aí, tem que usar adaptador mesmo, genérico ou não.

Um abraço,

Fernando
 
A qualidade do som não diminui não. O problema são os tiros e estalos causados pelos mal-contatos, por causa das folgas.

Os XLR ainda são menos piores, em geral funcionam razoavelmente bem. Os piores são os P10. Tenho um adaptador para emendar dois cabos P10-P10 que tem tanta folga que eu tenho que enrolar fita em volta, para não soltar tudo ao menor encostão.

Fernando
 
Senhores, sou novo por aqui, mas gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Possuo um DBX DriveRack PA2 que possui uma entrada XLR com Phantom Power para um microfone RTA. Quero usar um microfone sem fio para isso, mas estou em dúvida de como conectar o receptor do mic sem fio, já que sua saída é P10 Mono, sem danificar o receptor ou a própria fonte Phantom do DBX. Ou seja, como conectar um plug P10 Mono a um conector XLR com phantom power?
 
Leia os artigos sobre phantom power aqui no fórum. Escrevo preço celular então é difícil postar. Mas na busca você encontra fácil.
De cara pra fazer medição RTA é preciso de um microfone RTA, que é tipo condensador e com fio.
Não adianta fazer esse teste com um mic qualquer. E phantom pra funcionar precisa que o cabo seja exatamente correto, pra não correr o risco de estragar os equipamentos, o plugue XLR tem três vias, o P10 TS, não se fala mono, tem duas, logo vai dar problema. Então, se você ligar um receptor de mic sem fio e acionar o phantom... Algo vai dar muito errado.
 
Um primeiro motivo acredito que seja sobre a relevância dos resultados obtidos a partir da medição feita por esse microfone. Imagino que se a base somente possui saída P10 possa ser um desse mics VHF, com qualidade não muito legal.

A mais importante é sobre a diferença de impedância entre essas duas conexões. Dispositivos com saídas P10 'normalmente' tem um alto nível de saída enquanto XLR o contrário. Haveria um certo risco de danificar o DriveRack.

Não observei nenhum informação em manual pra lhe garantir que isso ocorreria ou não, até porque não temos o modelo do seu mic sem fio. Tente encontrar essas informações nos manuais dos aparelhos.

Essa medição teria mesmo de ser feito por um mic sem fio? Fico imaginando que mesmo não sendo um mic tão ruim deve haver alguma perda do sinal até chegar à base...
 
Antes de tudo, agradeço os retornos, que são muito bem vindos.
Mas deixei eu explicar melhor minha proposta, com mais detalhes, de forma que vocês possam direcionar melhor as respostas:

1. O microfone que usarei é um shotgum condensador de boa qualidade, já alimentado por pilha de 1,5V que fornece os 48V necessários para seu funcionamento. Sendo assim, não precisarei do Phantom Power fornecido pelo terminal XLR do DriveRack PA2.

2. De acordo com o suporte da DBX, eu posso ligar essa saída XLR a qualquer microfone, mesmo não balanceado, que não causarei danos ao DriveRack PA2, já que as tensões fornecidas nos pinos 2 e 3 são isolados por capacitores. Segundo eles, o máximo que pode acontecer, é não haver transmissão de alimentação e/ou sinal de áudio.

3. O transmissor que estou utilizando é UHF da Arcano modelo AR-WW-100 que já testei com microfones dinâmicos e gostei muito do resultado.

Sei que o ideal era mesmo utilizar o microfone da própria DBX RTA-M com fio, mas minhas circunstâncias de análise necessitam de um sistema móvel sem fio, por isso, estou fazendo este teste.
Assim, me parece que preciso construir um cabo onde a ponta do P10 é ligada ao pino 2 do XLR e o corpo do P10 aos pinos 3 e 1 do XLR.

Alguém discorda ou gostaria de me dar outra idéia?
 
Back
Topo