Ajuda com acústica péssima

Lucas Ferreira

New Member
Boa Tarde pessoal.

Sou novo aqui no fórum e essa é a minha primeira postagem, espero que ainda venham muitas.!

Bom, nesse sábado uma banda de uns amigos meus vão tocar em uma igreja aqui na minha cidade, a igreja tem um P.A. potente, porém a acústica péssima.

Ela está em fase de construção ainda, tem o teto alto (cerca de 13 metros) é bem larga tbm (cerca de 20 metros), mas o seu comprimento é pequeno em comparação com as outras dimenções, (uns 10 metros).

Todo o piso ainda está no cimento.

A banda dos meus amigos é de Rock, graças a Deus com apenas guitarra, baixo, batera e 1 vocal.
Percebi outra vez, que la os pratos e caixa ganham muito volume!! (principalmente o hi-hit aberto, oq no Rock é o tempo todo)

Oq eu poderia fazer pra amenizar os efeitos de reverberação do lugar??? Talvez algo para minimizar o som da bateria.
 
É muito complicado lidar com acústica ruim. Eu ñ sei de uma solução p/ vc, ainda mais que a banda ñ é fixa, mas, p/ tentar contornar reverberação, deve-se ter o som com o volume mais baixo possível, volume demais só piora o problema. Isso se aplica a tudo, não só à bateria.
Pra tentar ajudar, já que a batera consegue "encher" bastante o som, talvez seja o caso de isolá-la (com o "aquário") e microfoná-la, p/ ter mais controle sobre o volume dela.
Mas consertar acústica de ambientes é só p/ quem sabe mesmo! E eu ñ sei, hehe.
Deixa os feras falarem, vão te orientar melhor.


Abraço.

Tailan
 
Então cara..rsrs

preciso arrumar um isolante pra batera até sabado então...rsrsrs
a bateria é microfonada lá.. ainda bem..

mas vamos ver.. acho que na hora agente vai é colocar algumas fitas nos prator pra diminuir a ressonancia....

mais alguém?????
 
Lucas,

Também não estou nem perto de ser fera em audio, quem dirá em acústica, mas vou deixar minha sugestão:

Que tal inovar e fazer uma versão acústica das músicas tocadas? No lugar da bateria usar um Cajón acompanhado de um prato de ataque microfonados. Um violão elétrico e um baixo. Numa versão mais suave.

Estou falando isso pois será somente por um dia, sei lá? Não conheço o estilo de rock que vocês tocam, não sei se as músicas se encaixam nessa configuração. Mas fica aí a sugestão, pois é muito difícil adequar ambientes a todos os rítimos.

Mas uma coisa é certa e é sempre falada aqui no fórum, para problemas acústicos, soluções acústicas.

Abç,

Marcelo
 
Cara, se você quer uma solução só para a sua apresentação, é a mais simples possível:

Quanto menos volume, melhor.

E conversa com o pessoal da banda antes, para que usem os retornos moderadamente.
 
OOOOhh!

então.. no caso do lance acústico naum vai rolar, gostei pra caramba da ideia.. mas nesse caso fica dificil mesmo.. pq é Rock.. e a galera curte.. eu nem sou da banda.. rsrs só me chamaram pra fazer la o palco e o P.A.


vou adotar a solução dos retornos e P.A. baixos..

e vou falar pro batera "fazer carinho" na caixa e no Hi-Hat, pq esses lá vão dar muuuito trabalho!

todo o problema na verdade gira em torno do batera, pq se sele sentar a mão nas peças da bateria ele vai cobrir todo mundo, aí eu aumento a P.A. e tudo vira uma porcaria. KKKKKKK (experiencia própria)
 
Lucas Ferreira disse:
todo o problema na verdade gira em torno do batera, pq se sele sentar a mão nas peças da bateria ele vai cobrir todo mundo, aí eu aumento a P.A. e tudo vira uma porcaria. KKKKKKK (experiencia própria)

Hehe tomara que ele seja educado!

Se ele exagerar, corta a batera no PA, ao invés de aumentar o resto, p/ notarem que ele é mão pesada, hehe :twisted:

Tô brincando, o melhor mesmo é conversar direitinho com ele.


Abraço.

Tailan
 
a bateria é microfonada lá.. ainda bem..

cara, deixa soh a caixa e o abaixo o resto, claro, mixando corretamente.

mas vamos ver.. acho que na hora agente vai é colocar algumas fitas nos prator pra diminuir a ressonancia....

boa, se der certo..., eh melhor trabalhar com tudo baixo e ouvir a mensagem da musica, do que tudo alto e ninguem entender nada! e concientizar a banda antes neh !
 
Galera tbem sou novo no site,mas to gostando muito,parabéns,com relação ao problema ,presenciei uma articulação pra lé de tosca ,mas que no resultado final ajudou e muito,utilizando praticaveis para subir a batera em relação ao demais ,isso causa um efeito que que ajuda no reverbe,mas é a famosa gambiarra,agora não me pergunte porque ,a tecnica disso alguem deve saber responder,mas que uma amenizada isso é fato.
 
Uma vez tive uma situação parecida só que o espaço era muito comprido e estreito, mas reverberava pacas. O batera era um "cavalo", simplesmente não microfonei a bateria e ficou legal.
 
Metal disse:
O batera era um "cavalo"

Muitos bateristas confundem porrada com pegada.
Nos instrumentos elétricos, eles confundem knobs com pegada.

Eu acho que adequar-se à situação, tanto nos quesitos interpessoais quanto técnicos, faz parte do profissionalismo de qualquer músico.
 
Então..

Os tons eu vou ter que captar pelo menos um pouco.. e o bumbo tbm..
o bumbo é de lei né.. tem que ter o peso.. e o Kick gostoso..

mas a caixa e os pratos eu acho que vou deixar de boa..
o duro é que a caixa sem Mic perde muito a qualidade dela..

ainda bem que o batera é amigão mesmo.. falar com ele naum é problema..
o duro é na hora da pauleira ele lembrar que naum pode sentar a mão!

KKKKKK
 
Lucas Ferreira disse:
Então..

Os tons eu vou ter que captar pelo menos um pouco.. e o bumbo tbm..
o bumbo é de lei né.. tem que ter o peso.. e o Kick gostoso..

mas a caixa e os pratos eu acho que vou deixar de boa..
o duro é que a caixa sem Mic perde muito a qualidade dela..

ainda bem que o batera é amigão mesmo.. falar com ele naum é problema..
o duro é na hora da pauleira ele lembrar que naum pode sentar a mão!

KKKKKK

Isso é um grande problema, mais cedo ou mais tarde ele vai se empolgar....

Se vc segurar o volume dela no PA, até rola dar uma microfonada, só o bumbo você pode soltar mais, o resto vc dá uma segurada, aí fica mais pro pessoal ter só a sensação de que o som vem das caixas.
 
Metal disse:
O batera era um "cavalo"

gabriel_renascer disse:
Muitos bateristas confundem porrada com pegada.
Nos instrumentos elétricos, eles confundem knobs com pegada.

É impressionante como tá lotado de "cavalos" por aí, tocando de tudo. E o pior é que, além de agredir os instrumentos e os ouvidos alheios, vários deles ficam dando pitaco no trampo do operador, principalmente sobre volume, mesmo que o retorno deles esteja provocando um terremoto no local.
Dá vontade de falar: "cara, cuida de tocar teu troço aí, que de minha parte eu cuido. Eu me meto em sua função??"
Não por rispidez, não que eu não aceite sugestões ou correções, nada disso; é que têm uns caras chatos, mesmo.
------------------------------
Lucas, faz um cartaz escrito: "MÃO PESADA NA BATERA SÓ DIA 30 DE FEVEREIRO", e coloca num lugar em que o batera enxergue bem, p/ ele ñ esquecer.
(Tentativas de) piadas à parte, acho que só assim p/ alguns lembrarem, hehehe... :D


Abraço.

Tailan
 
KKK gostei do cartaz!

Então Metal, mas vai ser isso mesmo que vai rolar...
vai ter o bumbo pra dar aquele PESÃO, e os tons.. pra naum ficar vazio nos fills..

Meu amigo que tocava batera por aí falou que ele tocou em uns eventos sem microfonar os tons...

"a musica tá naquele PESO né cara!"

TUM, PÁ, TUDUMTU, PÁ...

aí chega na hora da virada.. ngm escuta nada da batera!

TUM, PÁ, TUDUMTU, PÁ.................................................................................TUM, PÁ, TUDUMTU, PÁ...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
rachei de rir com isso..


MAAAAAAAAAAAS, vai tudo do momento né... dependendo eu até dou uma moralzinha pra caixa la na hora..
hehehehehe
 
Pede pra ele secar a caixa dele (aperta bem), terá uma pancada mais definida, vai diminuir um pouco sua reverberação. (bem pouco)
Pratos não tem jeito, paineis para absorver até são faceis de fazer mais não são muito estéticos, mais caso queira se aventura você pode fazer "gobos" leia-se "gobós".

Maderite até passar a altura de 30 a 40cm dos pratos que deseja absorver, cola uma espuma qualquer de maior densidade possível, pronto, "matou" bem os pratos :)

Ou então peça a ele para somente usar "Thin Crashes" são pratos de ataque mais finos, tem som com menos sustain, e um poder sonoro menor também.
No Hit-Hat ele pode cola sim fitas, e nas bordas também, não exagere, mais vai melhorar tbm apesar de prejudicar um pouco a sonoridade.
Mais pra fica melhor pede ele pra conduzir no prato de condução, sem usar muito a cúpula, e cole fitas nele também.

Fora essas artimanhas não tem mais nada que possa fazer, problemas acústicos necessitam de tratamentos acústicos... então é ter bom senso, mesmo se tratando de rock.
 
Legal cara..

Essa coisa das fitas eu ja tava pensando mesmo, mas no Hi-Hat eu naum sabia que dava certo tbm. (Valeu!!!!)

Acho que na caixa eu vou fazer uma experiência de colocar um pano fino sobre a pele, aí vai abafar bem, então eu posso soltar ela no P.A. com um pouco mais de vontade. O duro vai ser a perda do timbre.

Quanto ao condução, vai precisar de muitas fitas.. o prato é um Meinl, meio pesado de som, e ele tem umas levadas de pescoço de baqueta nele.. ( faz um barulho da pega!!!) mas fica muito massa! HEHEHE

Acho que a médio prazo vou ter que adquirir um isolante pra bateria mesmo, parece que eu vou estar sempre com eles..
mais pra frente fou arrumar um kit de mics para bateria, uma mesa.. essas coisas.. uns directs.. é um bom investimento.. R$!!
 
achei algumas coisas sobre Gobos..
muito interessante, acho que vou fazer um. HEHE

fpt3vocaliso180w2ze.jpg



gobo2x4.pdf

flexible-sound-barrier.pdf

gobo-2.jpg

gobo-section.jpg

gobo-2%20012.jpg

Img0146.jpg
 
Back
Topo