Ajuda com ligação elétrica - 10 Set Lights de 500w.

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Boa tarde galera.
Estou precisando da experiência da galera que tem mais conhecimento em eletricidade básica.
Vamos lá!

A equalize comprou agora 10 set-lights com lâmpada halógena de 500w. Estou planejando os cabeamentos que ligarão isso tudo.
Fizemos nas set-lights 2 conectores, um macho e outro fêmea, para fazer a ligação de uma para outra.
O objetivo é reduzir o número de fios passados pelos ambientes, para ficar mais estético.

Desenhei um esquema da ligação para facilitar o entendimento.

32d2ec189e51c71340d4c2069c1e053f.jpg



As dúvidas agora são:

1) Quantos amperes deve ter o disjuntor do local, para suportar esses 5.000w?

2) Qual a bitola do fio necessária?

3) Posso usar conectores de energia comuns (até 10A), ou precisaria ser os de 20A?

Lembrando que a rede em Brasília é toda 220V, assim como as lâmpadas!

Obrigado.
 
Amperes para o disjuntor.
I = P/U
I = 5000W/220V
I = 22,72A

Para a bitola do cabo, consulte a tabela de um fornecedor e veja uma bitola para a quantidade de amperes acima calculado.
Quanto aos conectores, acho que devem ser também para a quantidade de amperes acima calculada.
 
Bom Gabriel, vamos às contas básicas: 10 X 500W= 5000 watts. Como sua carga é puramente resistiva vamos desconsiderar fator de potência.

Então ficaria 5Kw / 220v = 22,72 Amperes

Neste caso, o disjuntor ideal seria o de 32A curva C.

Para os cabos, ideal usar o de 4 mm2 que suportam exatamente a carga do disjuntor, 32A. Poderia até usar o de 2,5mm2 mas como não temos informação do tamanho do cabo, não da pra saber a perda por queda de tensão. Mais seguro com o de 32A

Agora, com relação aos conectores, não poderia ser os de 20A, pois os primeiros conectores sofreriam sobrecarga e aquecerão.

Sugestão:

Divide os set-lights em dois circuitos.

disjuntor de 20A em cada
Cabos de 2,5 mm2 (preferência cabo PP)
com conectores de 20A

Assim você ficaria com um cabo mais leve para carregar, menor risco de dar problema e ficar sem todos os set-lights e teria uma sobra para demanda, pois desta forma se precisar poderá usar até sete set-lights em cada circuito.

Espero ter ajudado.
 
Vamos lá:

a=p/v

Onde:

a= Amperagem
p= Potência ou Watts como vc desejar falar =]
v= voltagem de sua casa (casualmente usam-se 110v ou 220v)

Portanto
A= 5000*220
A= 22,72

arrendondando 25A

Sendo uma corrente de 25A segue as respostas:

1) 25A.
2)A bitola do fio vai depender um pouco do comprimento do mesmo, vai ter que pegar uma tabela do fabricante que vai comprar e ver de acordo com o tamanho dos cabos.
Se quiser nos diga o comprimento desejado e podemos baixar a tabela e ver qual a bitola suficiente.
3) Como vamos ter uma carga de 25A vai ter que ligar em conectores apropriados para 25A, não podendo usar estas tomadas padrão de 10A ou 20A.

Vai precisar de um pequeno distribuidor de AC, ou mini Mainpower.

Aqui tem muita informaçao:
AC para Sistemas de PA (Main Power) <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=114">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=114</a><!-- m -->

Dimensionamento de Cabos, Fusíveis e Disjuntores em Sistemas de Som <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=191">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=191</a><!-- m -->



Ambos são para sistema de som, mas as formulas são as mesmas. Só não se esqueça que o sistema de energia para o som tem que ser separada da iluminação.

Abraços.
 
Alguém conhece um conector de energia (macho ou fêmea) com mais de 20A?
Se for para usar steck, vai ficar muito feio e caríssimo.

Esse conector que suporta maior corrente deveria ser colocado em TODOS os set-lights? Macho e fêmea?
Creio que sim, mas quero ter certeza. Vai sair mais caro que os set-lights assim.


Acho que vou acabar ligando 2 redes, de 5 em 5 lâmpadas...
Não para economizar nos fios, mas nos conectores.

Alguém sugere um esquema assim? Mas lembrem-se que normalmente só temos 1 tomada disponível (ou várias ligadas juntas no quadro)!
 
A soluçao mais em conta e mais tecnicamente correta seria esta mesmo, dividir em dois circuitos. Pode usar um Cabo PP 4x2,5, usando os dois circuitos no mesmo cabo. Um par liga 5 pots outro par liga outros 5 pots. Ficará um cabo só e usaria tomadas 20A.
 
Uma ideia... tenta achar aquelas tomadas de ar condicionado de pinos transversais... tb resolveria seu problema.
 
Tem os plugues/tomada de porcelana de 30A, mais pra estrada devem quebrar né...
11943.jpg
 
Acho melhor fazer uma estensão derivando varias tomadas de 10A mesmo, da pra fazer com cabo pp 2x2,5mm, e disjuntor 2x25A
 
stract disse:
A soluçao mais em conta e mais tecnicamente correta seria esta mesmo, dividir em dois circuitos. Pode usar um Cabo PP 4x2,5, usando os dois circuitos no mesmo cabo. Um par liga 5 pots outro par liga outros 5 pots. Ficará um cabo só e usaria tomadas 20A.

Ótima ideia. No caso, se a tomada do local tiver os 25A necessários, posso ligar as duas pontas juntas na mesma tomada?
Dessa forma, a corrente entre os dois pares de vias será distribuída, e as conexões das set-lights de 10A seriam suficientes...

Na minha mente está claro que funciona assim.


Quanto ao comprimento dos cabos, eu não respondi.
Estou pensando em chicotinhos de 5m cada, alguns menores ainda.
Ou seja, a distância máxima entre uma set-light e outra seria 5m.
 
CONCLUSÕES TIRADAS:

Para usar conectores comuns (e mais baratos) nesse esquema de cascata, cada rede não pode passar dos 10A.
Pensando nisso, chegamos à conclusão que só posso ligar 5 lâmpadas de 500w por rede (em 220v).
 
gabriel_equalize disse:
CONCLUSÕES TIRADAS:

Para usar conectores comuns (e mais baratos) nesse esquema de cascata, cada rede não pode passar dos 10A.
Pensando nisso, chegamos à conclusão que só posso ligar 5 lâmpadas de 500w por rede (em 220v).
5 * 500W = 2500W
2500W/220V = 11,36A

Você passou dos 10A.
Para ficar na casa dos 10A você tem de trabalhar com 4 lampadas de 500W por rede.
 
oseiasgsousa disse:
Sugestão:

Divide os set-lights em dois circuitos.

disjuntor de 20A em cada
Cabos de 2,5 mm2 (preferência cabo PP)
com conectores de 20A

Assim você ficaria com um cabo mais leve para carregar, menor risco de dar problema e ficar sem todos os set-lights e teria uma sobra para demanda, pois desta forma se precisar poderá usar até sete set-lights em cada circuito.

Espero ter ajudado.


Continuo achando esta a melhor opção, acrescentando aí a ideia de alguém em usar cabo PP de 4 vias.
 
Gabriel,

Talvez não seja para este momento, mas você já pensou em trocar as lâmpadas para ecomômicas? Existem algumas opções de grande luminosidade, de soquete E27 ou E40. Resta ver se esses modelos cabem dentro de uma set light. Se desse certo, isto é, se a luminosidade for aceitável, e se as dimensões também, o seu consume de energia seria muitíssimo reduzido (além de não serem necessários cabos de bitola muito grande, nem conectores especiais). Bom, é só uma coisa para pensar num futuro.
 
Creio que o caso seja mesmo por questão de economia $$$ já que esses SPOTs são bem baratos... se a questão é ter uma iluminação sem pesar muito o consumo de energia, o melhor seriam PARs LED mais esses são MUITO mais caros que SPOTS.
 
Eliabe, creio que esses 11A ainda estejam dentro da margem de segurança dos conectores.

Dener, quanto aos PAR LEDs, não é só a questão do preço. Também existe o efeito da luz quente, que ainda é insubstituível.
Existem vários equipamentos que tentam simular a temperatura de cor das lâmpadas quentes, mas nunca vi nenhum com resultado tão satisfatório quanto um set-light de R$50.

Num desfile, por exemplo, se levar apenas PAR LEDs para iluminar uma passarela, é reclamação na certa.
Todo mundo espera aquela luz "quente" (falando quanto à cor), ao invés do branco azulado dos LEDs.
 
Back
Topo