Ajuda na compra de Teclado ( Igreja, Iniciante)

Caros colegas,

Já tive Juno G, Juno Stage, Kurzweil SP4 e atualmente tenho um Yamaha MOXF6. Todos eles necessitam de uma ajustada na equalização e nos efeitos para facilitar o trabalho do operador da mesa. Na minha experiência, eu compraria um Yamaha MOX6 usado por volta de R$ 3.000,00 e de forma alguma pagaria esse preço no Juno DI. Não tenho nada contra a Roland, tanto que troquei meu arranjador Yamaha PSR S910 pelo Roland BK5 (logicamente com um valor de volta) sem o menor arrependimento. Porém, é importante lembrar que os sintetizadores sempre precisam de ajustes. Uma outra coisa a ser lembrada é que já vi muito teclado bom com som ruim e muito teclado inferior com som no mínimo aceitável. Tudo isso em função do músico/operador.
 
Para a minha igreja e o pessoal que toca aqui, o juno di é suficiente. Na igreja do meu irmão, tinha XP 80 e sp2 e trocaram pelo motif xf8.
Então acho que vai:
1- orçamento
2- nível de desenvolvimento do músico e operador
 
Meu irmão tem um MM6, quando vão pegar uma musica nova ele faz de tudo pra conseguir exatamente daquele som que tem na música, mesmo esse teclado tendo menos poder de edição que o juno di. Mas os sons originais dele já são aceitáveis, o que não acontece com o Juno di.
Já o tecladista de minha igreja não faz nada pra melhorar o som. Tem um teclado poderoso nessa área, e já faz tempo, mas não utiliza seus recursos.
Por isso que não indico esse teclado para iniciantes. Se a pessoa não vai saber editar sons ou utilizar os de outros teclados via notebook, e melhor pegar um yamaha mais barato que há vem com sons aceitáveis.
Detalhe, meu irmão também e operador de som.
 
Quando compramos o da igreja, a dúvida era entre o mm6 e o juno. Um amigo tinha o juno e editava os sons e gostava muito, eu o vi tocando e gostei muito, então decidi pelo juno.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Q nada... gosto do som dos 3, e quanto ao piano prefiro o sp88.

O que ninguém comenta é que a diferença é feita pelo músico, já vi cara com um RD700 tocando que dava vontade de ir embora do local...rs
ja vi muito isso eu mesmo tiro muito mais do meu mm6 do que o tecladista da igreja da minha mae com um xf7 mas o que gostei mas no mm6 e que no dia que comprei ele ja levei pra igreja toquei de boa sem mexer em nada
 
Eu tenho o XPS 10 é muito bom, os timbres que já vem nele são muito bons e tem bastante opção de edição e ainda é possível samplear sons para ele.
 
Eu com R$2500,00 nem passaria na frente das lojas de instrumentos novos. Iria direto no mercado livre da vida e procuraria um Roland JV1000, Roland JV90, Roland XP30 ou XP50, Korg Triton LE...
Se eu já tivesse teclado e tivesse um bom conjunto de teclas poderia até mesmo considerar um módulo (em pleno século XXI)!!!
 
Nossa, acabei viajando no post anterior: só tem Roland!!!
Engraçado que se me oferecerem qualquer Roland atual e passo pra frente e pego outra marca.
Pra mim, eu só reconheço XV88, JV1000 e JV90, XP60 e XP80, D50, JP-800
 
Nossa, acabei viajando no post anterior: só tem Roland!!!
Engraçado que se me oferecerem qualquer Roland atual e passo pra frente e pego outra marca.
Pra mim, eu só reconheço XV88, JV1000 e JV90, XP60 e XP80, D50, JP-800
Já tive MM6, XP60, SP2X, hoje tenho um Juno G e não troco por nada dentro dessa faixa de preço...
 
O MM6 é bem fraco de edição. mas é possível fazer algumas coisas como um dual, uma edição de efeitos como reverb, chorus, e uma outra gama no DSP. Além dos filtros Cutoff, e Resonance que podem ser manipulados em tempo real. Mas quando vc salva após modular o som, esse parâmetro também é salvo.
Esse pequeno Synth tem uma estrutura baseada na linha PSR, porém com uma cópia de alguns timbres da linha motiff. Resumindo, é um PSR com som de motiff.
Por não ter um processador de áudio potente, o som apesar de bonito fica meio sem preenchimento. Quando tocado sozinho o som é lindo, porém quando usado com uma banda, muitas vezes o som acaba embolando com outros perdendo o destaque.
Fracos
  • processador de áudio semelhante da linha PSR
  • roda de modulação não customizável (tremulo para qualquer timbre executado)
  • não tem portamento e nem solo
  • Fraco poder de edição (não possui parts)
  • Sequencer sem edição pós gravação.
Fortes
  • Mobilidade (Leve e compacto)
  • Poder de edição de filtro/envelop em tempo real
  • Timbres inspirados na linha Motiff
  • Sequencer com 8 pistas podendo salvar dados em pendrive
  • Interface MIDI/USB
 
Esses sons também podem ser instalados no xps-10?
Tenho o xps-10, e não me agrado dos sons de piano dele.

Os sons do Juno Di podem sim ser instalados no XPS 10, no youtube tem vídeos mostrando.

Se eu não me engano o Editor do Juno Di do Computador faz a comunicação com o Xps 10 também.
 
Última edição:
Vai depender da real necessidade de timbres como órgão, rhodes, cordas, acordeon, leads, etc, porque se for só pra piano, um Privia PX160 nessa faixa de preço é o melhor custo x benefício. Não tem edição, nem timbres mirabolantes, só um excelente conjunto de teclas e uma dezena de pianos de lascar.
 
O Xps 10 tem uma vantagem também... ele se popularizou pelo custo benefício que tem e hoje se encontra vários Backups com timbres bons já editados por pessoas que sabem o que fazem, como Sidinho Leal, Ernane Borges, Betto Sabino e outros. Então você consegue timbres bacanas pra tocar em um teclado mais em conta e sem saber editar o teclado, basta somente saber restaurar o bkp para o seu teclado.

Agora, para tirar 100% do teclado e deixá-lo bacana precisa editar o som de acordo com o som da igreja, por exemplo, na minha igreja o som é muito pobrezinho... os graves são horríveis, então (ao meu gosto) eu preciso dá uma equalizada nos timbres pra ficarem mais encorpados.

Mas o propósito do tópico é um teclado bom e em conta né... e o XPS 10 atende sim, no meu ponto de vista.
 
Amigo,

Eu compraria um teclado mais atual... gosto demais dos timbres da korg, tenho um korg x50, mas pra encontrar peça para reparo é complicado. Já tive o Juno Di e não curti muito o som dele no PA... opinião minha..

Já que você citou o Juno Di, pq não pega um XPS 10? vc acha dele novo por R$ 2.500,00.

Abraço
 
Back
Topo