AMPLIFICADOR COM POTENCIA MENOR DO QUE DAS CAIXAS

rodrigoecr

New Member
Boa tarde, nossa mesa Behringer PMP 5000, queimou o amplificador, e no momento estamos sem dinheiro para compra de um amplificador bom, gostaria de saber se tem problema em usar um amplificador com potencia menor do que as da caixa.Minha igreja é bem pequena 8 x 20
media de 50 pessoas no culto.
temos duas caixas leacs vtx 300 - 200wrms cada.
 
vou ter que te dizer que tem problema sim..
Porque?

porque se você tem duas caixas de 200 então são 400w, se não utilizar esses 400W as caixas não vão render o esperado, até ai tudo bem, mais normalmente na intenção de se obter mais volume,"normalmente"se faz o que? ergue-se os faders masters, depois equalizadores se tiver, e tudo o que se tem antes do amplificador e é exatamente ai que mora o problema!!! se subir o nivel demais nos master e perifericos o sinal "Clipa" quer dizer distorce e dai o amplificador tambem distorce e com isso os falantes estouram...
 
continuando, normalmente se queima mais altofalantes por amplificação insuficiente do que por exedente...

que amplificador você pretende usar?
 
Se for uma solução emergencial, pode.
É só não deixar o amplificador Clipar.
Logicamente as caixas não vão ter o rendimento esperado, e algumas podem até perder sonoridade se trabalharem muito abaixo do normal.
 
voce não tem duas caixas de 200 ?
então porque está perguntando sobre ampli. menor que caixas?
 
Como já foi falado, ñ tem problema. Vai funcionar.
Mas ñ é a situação ideal. Num cenário assim é preciso ficar de olho p/ ñ levar o amp ao limite.
 
TSA disse:
Como já foi falado, ñ tem problema. Vai funcionar.
Mas ñ é a situação ideal. Num cenário assim é preciso ficar de olho p/ ñ levar o amp ao limite.

Tailan, ele não vai ter esse problema se as caixas são de 8ohms ligue as duas em paralelo e coloque o amplificador em "bridge"(sei que está errado mais não me lembro como é que escreve hehe) e terá então 225W em cada caixa pronto não tem perigo vai estar amplificando de forma correta, mesmo sendo ideal utilizar 400W em cada caixa...

Se as caixas são de 4ohms, ligue-as uma em cada canal do amplificador e pronto tá tudo certo, mesma conta 225W para cada uma...
 
Boa tarde a todos, primeiramente quero agradecer a atenção de todos, e quero deixar aqui mais uma duvida.
O amplificador da etelj esr 1600 aceita trabalhar em bridge. e como ficaria a ligação.
 
Rodrigo,

pelo que eu vi nas especificações técnicas, não tem modo Bridge não.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.etelj.com.br/etelj_audio/php/produto_especific_esr1600.php">http://www.etelj.com.br/etelj_audio/php ... sr1600.php</a><!-- m -->

Fernando
 
Rodrigo, sua igreja é pequena, com média de 50 pessoas por culto.
Com certeza você não tem que levar o sistema ao limite, mesmo porque duas caixas de 200w para 50 pessoas chega até ser exagero, se você tomar sempre o cuidado de nunca exagerar na dose e não deixar nenhum equipamento clipar, apesar de não ser o ideal dá pra usar sim uma em cada canal.

eu sugiro conseguir um amplificador emprestado, e fazer uma campanha para conseguir comprar um que se adeque as caixas que voces tem, assim se gastaria uma unica vez.
 
Metal disse:
Rodrigo, sua igreja é pequena, com média de 50 pessoas por culto.
Com certeza você não tem que levar o sistema ao limite, mesmo porque duas caixas de 200w para 50 pessoas chega até ser exagero

Vai la, vi uma igreja daqui de perto(assembleia de deus el shadai) e eles usam 2 caixas de 800w da sound tech lina titan pra cerca de 150 a 200 pessoas(no olhometro),o sonzim alto, só não me meto pois nao fui afim de fazer isso.

CXS%20TITAN.1.JPG


Quem e daqui de brasilia e quer comprovar por favor se dirija a qnb 18 em taguatinga norte,na pista descendo para o senai,tenho um amigo que tem e musico em uma igreja para 500 pessoas sentadas folgadamente e usa um sistema com 2 dessas,antigamente a bastista ebenezer(localizada perto da qnb 8 a 7) usava sistemas com 2 desses e uma igreja lotada ate 2003 mais ou menos quando trocou por um sistema mackie de 450w e 4 caixas da mackie.
 
V. do FLY PA disse:
Vai la, vi uma igreja daqui de perto(assembleia de deus el shadai) e eles usam 2 caixas de 800w da sound tech lina titan pra cerca de 150 a 200 pessoas(no olhometro),o sonzim alto, só não me meto pois nao fui afim de fazer isso.

Perunta .
Somente eu estou achando estranho orientacao das cornetas dos drivers?Quem foi o projetista das caixas?

Abrs,
andry110
 
bersan

Não entendi seu sentido que quiz dizer,mas sem problemas,sobre o problema do amigo usar uma potência de menor voltagem que as caixas muita gente usa e não vejo problema agora usar uma potência que exede 100w na potência geral suportada pelas caixas de som é um exagero e causa na hora queima de alguma coisa(se não estou errado).

Agora deixar potência clipar vale pra qualquer especificação, não importa se ter uma amplificador com 400w (200w por saida,considerando 2 saidas) e 2 caixas de 200w se clipar vai danificar alguma coisa,agora não é possivel que ele deixe o fader no limite de excurção dele e use totalmente a potência fornecida em um local pra 50 pessoas,vai deixar todas surdas.

Agora sobre o som da sound tech eu particulamente gostei mas acho que da pra melhorar, se o problema não for sistema de som elas falam bem, só são bem grandes e ocupam um espaço consideravel.
 
V. do FLY PA disse:
usar uma potência que exede 100w na potência geral suportada pelas caixas de som é um exagero e causa na hora queima de alguma coisa(se não estou errado).
Não causa problemas, desde que ñ se pense em "despejar" a potência máxima do amp continuamente.
A grande questão é que comumente os sons têm uns picos rápidos, chamados transientes. É algo normal da dinâmica do som.
A recomendação que existe de se ter o amp com ao menos o dobro da potência dos alto-falantes se dá exatamente pela capacidade que o sistema vai ter de reproduzir esses picos sem sofrer danos.
Claro que ñ se fala em ter um amp com 2x a potência do falante, p/ entregar de modo constante toda essa potência.

V. do FLY PA disse:
sobre o problema do amigo usar uma potência de menor voltagem que as caixas muita gente usa e não vejo problema
Não há problema em simplesmente se usar um amp de potência menor que as caixas. Só que o amp ñ vai conseguir reproduzir adequadamente os transientes, como falei acima, e vai distorcer. Ao distorcer, danifica os alto-falantes. O problema é esse.
É perfeitamente possível usar um sistema numa situação assim, mas tá bem longe do ideal, pq requer um controle bastante rígido p/ evitar que o amp chegue ao limite. Além do problema óbvio de ñ se poder aproveitar todo o SPL que as caixas podem render.
Acaba que, na prática, dependendo do tipo de programa, a limitação aumenta, pq se houver muitos transientes, facilmente esse amp chega ao limite. E aí há 2 caminhos: ou vc deixa rolar, e estraga os falantes, ou reduz o volume geral, de modo a evitar que os transientes ultrapassem a potência máxima do amp. No 2º caso, vc piora ainda mais o aproveitamento das caixas (no fim das contas é a única opção prudente).

É importante notar que, embora o conceito pareça estranho, quando o sistema é corretamente dimensionado ñ fica estranho. Tudo "casa".

Enfim, é um tema largamente discutido aqui no fórum.
 
V.do Fly PA.

bersan

Não entendi seu sentido que quiz dizer

CXS%20TITAN.1.JPG


Posso estar errado, não conheço as caixas "ao vivo", mas pela foto me pareceu que são dois gabinetes empilhados. O gabinete de baixo, com os woofers, Soundtech original, mas a de cima (corneta e tweeter) me pareceram ter sido montados por alguém.

Aliás, aproveitando, alguém sabe a história da Soundtech? Ela veio para o Brasil na abertura das importações em 1990 (Fernando Collor), vendeu bastante (eu mesmo vi muitas e ainda vejo algumas caixas da marca funcionando por aí) e depois desapareceu, hoje nem site tem. Já tive oportunidade de ver algumas caixas abertas, tinham ótimo projeto e um senhor divisor de frequência.

Um abraço,

Fernando
 
Bom sobre o projeto são otimas caixas de som pesadas e mesmo vendendo usadas são muito caras,um dia desses passando vi em algum lugar uma das novas caixas da sound tech parecia mais de exposição.

Sobre parecer que foi montada em 2 gabinetes diferentes não foi não de farias caixas em varias igrejas que eu vi essa tem o mesmo projeto que da corneta e do drive.

Sobre essa parada de usar o sistema com toda sua capacidade ou usar amp de menas potência que as caixas ou usar um de maior potência que as caixas é um negocio complicado.

Também não é dificil hoje em dia achar pregadores que usam muito os transientes (sabem muito bem do que estou falando) de som alto louvor e tudo de mais, o maior problema de pico mesmo que acho são bumbos de baterias em louvor mas acho que uma igreja desse tamanho não vá usar de microfonação na bateria,mas também acho que a melhor opção seria usar um amplificador de 400w com 2 saidas de 200w,não é muito caro e nem muito dificil de achar.

Se usar uma potência menor que o total de caixas você querendo pedir mais potência pode ser bem chato como o bersan falou.


Sobre a soundtech achei isso na internet <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundtech.ind.br/">http://www.soundtech.ind.br/</a><!-- m --> em quem somos ,agora acho que ela não anda bem das pernas não.
 
Acho que um dia gente vai ter que agrupar tudo deste tema em um so topic.
Vamos pela ordem .

1. Altofalante na se queima de distorcao "em geral".'E muito mal contada essa historia.Altofalante esta sofrende simultaneamente agressoes mecanicos ,termo e eletrodinamicos que se mudam inumeros vezes durante um periodo curto_O proprio fator de movimento de altofalante nas extremidades afeta suspencao de cesta e de integridade de anel de amortecimento .Sao distorcoes previstas e calculaveis parcialmente.O que ninguem diz 'e exatamente quantos movimentos perto de "extremo" vao levar ao alteracao em quantos porcentos na frequencia de resonance (Fs) .

2. O problema de amplificador funcionar com saturacao antigamente era o problema do proprio amplificador : perda de potencia , aquecimento , queima , reparo.E hoje (com transistores rapidos inves de valvulas com transformadores ou transistores arqcaicos)?

Quando amplitude de estagio final de amplificacao atinge o maximo (normalmente 'e ligado com a voltagem de alimentacao) e fica em torno de 90-95V os MOSFETs modernos estao ficando em algum tempo completamente abertos.Parte de tempo do ciclo a bobina esta recebendo praticamente uma corrente constante (DC) proporcionando um "curto".Isso 'e uma parte de mito sobre os amplificadores "fracos".

3.A outra diz que o problema se agrava com a distorcao de forma de onda que parece ser mais quadrada que senoidal. Consequentemente a potencia gerada pela um amplificador (lemos - gerador) 'e maior em raiz quadrado de 2 (1,41 vezes) em comparacao com amplificacao de sinal senoidal.

4. Agora , e onde esta o fator de "damping" junto com problemas de crossover ?E problema de sobretencao de alimentacao de amplificador (famosos 130V)? E o modelo escolhido de gabinete acustico (posso criar um de tal maneira que vai se destruir com 1/5 de potencia programada)?

5.E o mais importante . 'E normal trabalhar sem uso de formula 1 W RMS de altofalante = 2W RMS de amplificador.Basta ler o manual com especificacoes.

Um dia alguem ja deve ter comentado que a sensibilidade de amlificador corresponde a um sinal que produzira a potencia declarada COM A DISTORCAO DECLARADA.Ou seja se vc esquecer o fato que amplificador teria X de potencia e olhar somente nas condicoes em que foram obtidos tais parametros achrao umas coisas interesantes:
Vc pode colocar um ciclotron de 600 W RMS numa caixa de 300W RMS.Mas nao um QSC da mesma potencia.Pois em pico o QCS tera mais potencia pois possui banca de capacitores maior, um transformador melhor e a transiencia dos semicondutores - melhor e em geral geraria mais "ENERGIA" aplicada na bobina de altofalante (e tudo com menor distorcao ...).

6.E mais uma :falta de casamento entre o altofalante com filtro e do filtro com amplificador causa mais problema do que a falta parcial de potencia declarada.Pois se o filtro foi bem projetado e executado as harmonicas altas nao "afetariam" o woofer .Provavelmete o mais afetado seria o driver.Normalmente ele que vai receber a pancada das harmonicas.

Tem mais coisas ?Tem com certeza.Importante 'e estudar e saber diferenciar os problemas e as causas desses problemas.

Abrcs,
andry110
 
Back
Topo