Amplificador de Fones de 6 Canais!

Jefferson:

Acredito que este seja um esquema simplificado, onde as saídas aux1 e aux2, sejam todos os intrumentos e vocais da mesa já mixados (a mesma mix que vai para o PA ou talves algum matrix ...) e os seis instrumentos são aqueles que vão para console, e depois são enviados os sinais para o amp dos fones (provavelmente foi utilizado um esquema simplificado). A mix do geral somada com cada instrumento é feita no próprio amp. dos fones.

Acredito que seja isso, pois já utilizei assim com a 01V96.
 
heriberto disse:
Bom, já houve informações aqui que o Behringer tem um problema quando se deixa um pouco alto ele tem um chiado que incomoda os músicos, então a pergunta que melhor caberia seria:
Qual deles tem o mesmo problema?, ou se tem em que nível?, ou ainda qual deles é sem esse problema

Heriberto: Utilizamos 3 amp Behringer na igreja onde congrego (2 HA4700 e 1 HA8000) e nunca constatamos qualquer chiado nos amp. Provavelmente este que você está mencionando deve ter algum defeito, ou algum instrumento está levando este chiado, pois as poucas vezes que notei chiado nos amps foi quando havia algum defeito nos cabos dos instrumentos. Utilizei os amp com uma 01V96 e atualmente utilizamos com a X32 e sempre sem qualquer chiado.

Quanto a discussão do tópico, caso não seja necessário fazer a soma do geral com o instrumento utilizado no canal, o HA8000, seria uma opção e acrescentaria num total de 8 canais.
 
aluizio disse:
Boa noite a todos. gostaria da opinião de vcs sobre esse esquema de ligação, sei que o perfeito seria um aux para cada fone, porém não sei se vai ser dessa vez que compraremos a expansão da 01v96.

Aluizio: Já utilizei este esquema que você enviou e funciona (mas não com a funcionalidade de um aux para cada fone). O que ocorre é que alguns músicos pediam para abaixar a bateria ou algum outro instrumento que as vezes de destacava em uma musica, não tendo como fazer isso. somente dava para fazer a regulagem do canal individual com a mix geral. Mas se o som estiver bem equilibrado na mix geral é um bom caminho. Utilizava este esquema através da expansão da 01v96 fazendo a mandada dos fones de alguns vocais. jogando o geral da mesa nos subgrupos 01 e 02 (em stereo) e utilizava mais outros sub grupos 3, 4, 5 e 6 (todos da expansão) para os canais individuais. Mas acredito que para fazer desta forma será necessário a expansão.
 
Boa tarde Fabio.

Realmente seria perfeito um auxiliar para cada musico, assim mixaria individualmente cada um, porém não sei se teremos recursos para expandir a mesa nesse momento tendo em vista que vamos comprar o amplificador, os fones e cabos, isso já levara um bom recurso financeiro :roll: ,

Fabio_Portella disse:
Mas se o som estiver bem equilibrado na mix geral é um bom caminho.

nesse esquema pretendo colocar dois aux, de forma que mando tudo mixado para o amplificador, e usar as saídas out dos direct box para enviar aos auxiliar da ampl, assim os musico poderem escolher aumentar apenas seu instrumento a traves do pan.
 
aluizio disse:
nesse esquema pretendo colocar dois aux, de forma que mando tudo mixado para o amplificador, e usar as saídas out dos direct box para enviar aos auxiliar da ampl, assim os musico poderem escolher aumentar apenas seu instrumento a traves do pan.

Agora entendi. Vai funcionar perfeitamente, mas seria desejável se tivesse ao menos mais dois auxiliares. Com os quatro auxiliares, poderia dividir, por exemplo: (1) Vozes + Bumbo + cordas, em outro auxiliar: (2) vozes + teclado, em outro (3) vozes + bumbo + contrabaixo e no último (4)vozes + guitarra. Com isso, seria possível endereçar a cada músico somente o que ele quer ouvir. Não existe regra. Isso chama a atenção para um fato: poucos levam em consideração, quando vão adquirir suas mesas, a quantidade de saídas auxiliares que o produto dispõe. Somente mais tarde descobrimos que compramos um produto que não nos atenderá plenamente.
 
Jefferson Telles disse:
aluizio disse:
nesse esquema pretendo colocar dois aux, de forma que mando tudo mixado para o amplificador, e usar as saídas out dos direct box para enviar aos auxiliar da ampl, assim os musico poderem escolher aumentar apenas seu instrumento a traves do pan.

Agora entendi. Vai funcionar perfeitamente, mas seria desejável se tivesse ao menos mais dois auxiliares. Com os quatro auxiliares, poderia dividir, por exemplo: (1) Vozes + Bumbo + cordas, em outro auxiliar: (2) vozes + teclado, em outro (3) vozes + bumbo + contrabaixo e no último (4)vozes + guitarra. Com isso, seria possível endereçar a cada músico somente o que ele quer ouvir. Não existe regra. Isso chama a atenção para um fato: poucos levam em consideração, quando vão adquirir suas mesas, a quantidade de saídas auxiliares que o produto dispõe. Somente mais tarde descobrimos que compramos um produto que não nos atenderá plenamente.

Achei a idéia bacana, mas ainda assim poderia ter uma situação em que alguém gostaria de escutar tudo, voz+bumbo+cordas e "teclado".
Este assunto de auxiliares judiam de muita gente, ao meu ver ao cotar uma mesa, o primeiro quesito que eu vejo são os auxiliares, quantos?
Me lembro quando comprei uma bheringer 3280, onde o anuncio dizia 8 auxiliares, mas para minha surpresa além de não existir 8 , onde era do 1 ao 6 e o 7 e 8 eram comutados para se usar ou o 5 e 6 ou o 7 e 8 (nunca encontrei funcionalidade para isso, desperdício em mais dois equalizador/ampli/caixa sem poder usar junto com os outros dois canais), ou seja, uma mesa de apenas 6 auxiliares, e nem todos os canais eram possíveis serem pré....lamentável...que arrependimento...rsss
Hoje uso o canivete suíço da yamaha, uma 01V96, ao meu ver também limitada a 8 auxiliares quando não se usa um efeito, o que é impossível, ou seja, 7, 6 auxiliares.

Abraços
 
Deixa ver se eu entendi o que o Aluizio quer fazer, ate porque é exatamente o que estou pensando em fazer na igreja.

Pega auxiliar 1 e 2 da mesa ja todo mixado, todos instrumentos e vozes, manda para o L/R do amplificador de fones certo?
Exemplo o direct box DI 100 da Behringer tem a saida LINK, ai voce utiliza um cabo p10 saindo do link e lingando no amp, com isso o musico vai ter o controle do volume do seu próprio instrumento através do amp certo?
 
wills2ka disse:
Deixa ver se eu entendi o que o Aluizio quer fazer, ate porque é exatamente o que estou pensando em fazer na igreja.

Pega auxiliar 1 e 2 da mesa ja todo mixado, todos instrumentos e vozes, manda para o L/R do amplificador de fones certo?
Exemplo o direct box DI 100 da Behringer tem a saida LINK, ai voce utiliza um cabo p10 saindo do link e lingando no amp, com isso o musico vai ter o controle do volume do seu próprio instrumento através do amp certo?

Creio não ser bem isso, um direct é preciso, mas ao invés de mandar o link a um ampli, envia para o IN do seu canal no powerplay, e a outra saída do direct para a mesa, assim o musico controla o que quer ouvir mais, através do PAN do powerplay, onde por exemplo no L ouve o que esta vindo do auxiliar da mesa e no R o seu instrumento, no HA4700 existe esta possibilidade da mistura, no HA8000 nao, além de poder misturar o L&R no fone e ainda assim manter o controle de volume via controle PAN.
O que deve estar complicado é o que mandar nas saídas dos auxiliares da mesa pra não gerar atritos, de quero menos isso, menos aquilo, não tem como sem afetar o canal aux inteiro.
Os amplis para os instrumentos não entram neste tipo de configuração onde é ligado o instrumento direto no powerplay.
Abraço
 
Nossa cara to perdidinho ainda.

O que eu entendi é o seguinte(vamos supor que é um HA4700), que sai auxiliar 1 e 2 da mesa, com vozes e instrumentos tudo juntos. Ai voce liga no amp onde tem L/R certo? OK vai ter audio em todos os canais do amplificador.
Ai ele pega cada instrumento com seu devido DI, e manda o sinal do instrumento para a mesa, e com a saida link liga no amp de fone, dessa forma cada canal do amp vai ter o som vindo dos auxiliares mais o link do seu respectivo instrumento, que ele pode controlar o volume dele separadamente. Certo ou eu to complicando as coisas? pois ainda nao entendi.
 
Vou exemplificar melhor saindo apenas um auxiliar da mesa, porque quando usei mistura no HA4700, usei a entrada DIRECT IN do master do HA4700, e este canal sim é possivel misturar com todos as entradas dos 4 canais existentes, (não lembro bem como se porta as entradas traseiras Main L e R, mas acredito que mandará um sinal para cada lado do fone, mas sem disponibilizar a mistura entre o sinal L e R com o IN de cada canal, mas preciso confirmar isso, realmente não me recordo) . O volume como já dito, você controla justamente com o PAN, escolhendo entre o que vem do auxiliar da mesa contra o instrumento que ligou diretamente no canal, lembrando que o HA4700 também possui volume independente de cada canal para aumentar o ganho bem como controle de grave e agudo, outra vantagem sobre o HA8000 que ao meu ver é usado mais quando quer se enviar uma unica fonte de auxiliar para todos os canais e sem mistura, sem controle de grave e agudo e somente ganho, por isso o HA4700 é mais completo, faz tudo o que o HA8000 faz só que em menos canais, precisando as vezes de dois para atender uma situação.

Ex: Na entrada IN temos o auxiliar1 da mesa e no canal1 será do guitarrista, movendo o controle PAN mais para a direita (R), terá um ganho reduzido no lado L (auxiliar1 da mesa), havendo necessidade de se ter mais volume, tens o canal de volume no próprio canal 1 do HA4700, porque se for aumentar o volume IN Master ou o auxiliar1 da mesa irá aumentar tudo o que está vindo por este auxiliar.
Pra quem não quizer misturar, pode-se ligar diretamente no IN do seu canal o sinal vindo de um outro auxiliar em especifico.

Já vim gente usando 4 auxiliares da mesa, com 4 HA4700, para mais de 15 musicos, onde cada auxiliar ia para um HA4700 diferente com diferentes configurações para cada HA4700.

O ALTO HPA6 tem quase as mesmas características do HA4700, mas em 6 canais, mas sem controle de grave e agudo, a mesma coisa quanto a unica entrada frontal IN, e com duas entradas L e R na parte traseira.

A lógica é esta, para um auxiliar no HA4700 a mistura ocorre utilizando o canal de entrada IN Master do HA4700, utilizando as entradas traseiras L e R, não (ainda a confirmar)

Espero não ter complicado mais...rssss

Abraço
 
wills2ka disse:
Deixa ver se eu entendi o que o Aluizio quer fazer, ate porque é exatamente o que estou pensando em fazer na igreja.

Pega auxiliar 1 e 2 da mesa ja todo mixado, todos instrumentos e vozes, manda para o L/R do amplificador de fones certo?
Exemplo o direct box DI 100 da Behringer tem a saida LINK, ai voce utiliza um cabo p10 saindo do link e lingando no amp, com isso o musico vai ter o controle do volume do seu próprio instrumento através do amp certo?

É exatamente isso mesmo, o esquema sugerido é esse.
1º passo. aux 1 e 2 para o L e R do amplificador de fones, mando tudo, vozes e instrumentos.
2º passo. saída out do diretc box com o cabo p10 x p10 para o aux do amplificador.

O resultado disso seria, todos os músicos ouviria tudo e todos, e se algum musico quiser seu instrumento em destaque no seu fone poderia controlar pelo pan do amplificador de fone.

Deig disse:
Certo ou eu to complicando as coisas? pois ainda nao entendi.

não tá complicando nada rsrsrsrs, acho que meu desenho foi que deixou a desejar pois não tem todas as informações.

Deig disse:
no HA4700 existe esta possibilidade da mistura, no HA8000 nao, além de poder misturar o L&R no fone e ainda assim manter o controle de volume via controle PAN.

Realmente no HA8000 não há possibilidade, já fiz um teste com ele na igreja, porém estarei utilizando um ampl da ART 6 pro, de 6 canais, que esta posto aq nesse tópico, com ele poderei fazer como esta descrito acima.

Deig disse:
Os amplis para os instrumentos não entram neste tipo de configuração onde é ligado o instrumento direto no powerplay.

Você esta certo disso Deig. Não devemos usar o instrumento direto na no ampl. no que eu estou pensando em fazer é ligar o instrumento no dirct, a saída XLR vai para a mesa (é essa ligação que esta faltando no desenho) e a saída out para o ampl.

Urfaaaa , espero ter explicado melhor rsrsrsr, mais vai ai um video do qual me inspirei que explica na pratica como pretenderei fazer <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=lZ4oO5DKQoo">http://www.youtube.com/watch?v=lZ4oO5DKQoo</a><!-- m -->.

Abraços.
 
aluizio disse:
Boa noite a todos. gostaria da opinião de vcs sobre esse esquema de ligação, sei que o perfeito seria um aux para cada fone, porém não sei se vai ser dessa vez que compraremos a expansão da 01v96.



Obs.: ainda não comprei esse amplificador, estou estudando a melhor aplicação dele.

A ligação dos instrumentos vinda do direct deve entrar na parte frontal conexão IN de cada canal, a parte traseira serve somente para os fones, lembrando que na parte frontal também existe uma saída para fone, totalizando até 3 fones por canal.

Abraço
 
Isso mesmo que queria saber gente, porque estou pensando em fazer isso na igreja, entao o Aluizo ja falou que o MAIN l e MAIN R da para mandar o sinal da mesa. Porque hoje utilizo uma MGP32 e os auxiliares dela é XLR, ai ja estava vendo se iria dar para ligar esse P10. Mas é exatamente isso que estou pensando em fazer, valeu galera.
 
aluizio disse:
wills2ka disse:
Deixa ver se eu entendi o que o Aluizio quer fazer, ate porque é exatamente o que estou pensando em fazer na igreja.

Pega auxiliar 1 e 2 da mesa ja todo mixado, todos instrumentos e vozes, manda para o L/R do amplificador de fones certo?
Exemplo o direct box DI 100 da Behringer tem a saida LINK, ai voce utiliza um cabo p10 saindo do link e lingando no amp, com isso o musico vai ter o controle do volume do seu próprio instrumento através do amp certo?

É exatamente isso mesmo, o esquema sugerido é esse.
1º passo. aux 1 e 2 para o L e R do amplificador de fones, mando tudo, vozes e instrumentos.
2º passo. saída out do diretc box com o cabo p10 x p10 para o aux do amplificador.

O resultado disso seria, todos os músicos ouviria tudo e todos, e se algum musico quiser seu instrumento em destaque no seu fone poderia controlar pelo pan do amplificador de fone.

Deig disse:
Certo ou eu to complicando as coisas? pois ainda nao entendi.

não tá complicando nada rsrsrsrs, acho que meu desenho foi que deixou a desejar pois não tem todas as informações.

Deig disse:
no HA4700 existe esta possibilidade da mistura, no HA8000 nao, além de poder misturar o L&R no fone e ainda assim manter o controle de volume via controle PAN.

Realmente no HA8000 não há possibilidade, já fiz um teste com ele na igreja, porém estarei utilizando um ampl da ART 6 pro, de 6 canais, que esta posto aq nesse tópico, com ele poderei fazer como esta descrito acima.

Deig disse:
Os amplis para os instrumentos não entram neste tipo de configuração onde é ligado o instrumento direto no powerplay.

Você esta certo disso Deig. Não devemos usar o instrumento direto na no ampl. no que eu estou pensando em fazer é ligar o instrumento no dirct, a saída XLR vai para a mesa (é essa ligação que esta faltando no desenho) e a saída out para o ampl.

Urfaaaa , espero ter explicado melhor rsrsrsr, mais vai ai um video do qual me inspirei que explica na pratica como pretenderei fazer <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=lZ4oO5DKQoo">http://www.youtube.com/watch?v=lZ4oO5DKQoo</a><!-- m -->.

Abraços.

Eu só não sei quanto a mistura ser possivel entre a entrada L e R do ampli de fones junto com a entrada IN de cada canal, até onde usei e pesquisei a mistura é feita junto com a entrada IN frontal, mas o vendedor deve lhe confirmar, acredito que o ART 6 pro assim como o modelo da ALTO tenham as mesmas caracteristicas quanto a isto.

Quanto citei quanto ao não uso de amplificadores/cubos de guitarra/baixo/teclados junto de um sistema com amplificadores de fones, não quis dizer que não poderia ligar diretamente um instrumento no ampli do fone, o que não vejo problemas, pode ligar sim, quis apenas dizer que com fones geralmente não se usa os cubos e sim somente os fones, senão um direct apenas não daria conta de 3 saídas, mesa, fone e cubo.
Apenas quis descartar para o outro nosso amigo quanto ao não uso de amplis/cubos dos instrumentos.

Acho que agora ele vai entender....hehehe

Grande abraço
 
Uma pergunta bem simples:
Se por acaso aconteça a mistura das entradas L e R do ampli de fone vindo de dois auxiliares da mesa com a entrada de cada canal do ampli de fones, o porque do uso de dois auxiliares ? Onde um já atenderia, lembrando que será misturado.
Acho que tem algo no manual, pelo menos do HA4700 quanto a quais misturas são possíveis, se L com R sem a entrada de cada canal, a unica que tenho certeza e que ja usei muito é da entrada IN master com a IN de cada canal.
 
Cara acho que da para voce montar um esquema, tipo voz no R e instrumento no L, pois na frente tem um botao de mute L e mute R, acho que da pra montar um esquema entende?
 
O meu ampl chegará ainda essa semana, mais ainda falta os fones e cabos, mas logo logo também estarei comprando, mas vou pegar emprestado de um amigo para fazer esse teste e ver o resultado, e postarei aqui, wills2ka coloca seus resultados aqui também para compartilhar suas experiências.

Deig disse:
A ligação dos instrumentos vinda do direct deve entrar na parte frontal conexão IN de cada canal, a parte traseira serve somente para os fones, lembrando que na parte frontal também existe uma saída para fone, totalizando até 3 fones por canal.

Isso aplica também na ART 6 pro?, pela imagem vejo que na parte frontal, tem uma entrada DIRECT IN no master do ampl, e 6 OUT para fones, na parte traseira 6 AUX e 6 CH. "ou a ordem dos fatores não alteram o produto" me confundi todo agora.
 
Aqui o manual do HA4700/HA8000 e para minha curiosidade fui refrescar minha memória.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/assets/HA4700_HA8000_P0184_M_PT.pdf">http://www.behringer.com/assets/HA4700_ ... 4_M_PT.pdf</a><!-- m -->

Pagina 5, item 11:
Diz que se na entrada AUX IN se encontrar um sinal, o regulador BALANCE (PAN), regula a relação do nível entre o sinal MAIN IN (Ou Direct IN) e o sinal AUX IN.

Onde o sinal MAIN IN são as duas conexões na parte traseira e o Direct IN a unica entrada "estéreo"

Com isso subentendo que ao fazer uso de dois sinais auxiliares da mesa nas entradas MAIN IN L e R (parte traseira do ampli de fones) e também o uso do AUX IN de cada canal, aí já temos a união dos dois canais auxiliares unindo o L e R, tendo a opção de um balance com o canal AUX IN (cada instrumento), por isso da questão do uso de dois auxiliares e não somente de um auxiliar na entrada Direct IN (frontal)....cabos XLR x P10(estéreo) podem tranquilamente serem adquiridos ou montados.

Agora sem o uso da entrada AUX IN, no mesmo item citado do manual diz que:
O regulador BALANCE (só no HA4700) define a imagem estéreo dos sinais de entrada, sempre que a entrada AUX IN de uma seção de amplificação não estiver ocupada.
Ou seja, como eu imaginava, vai haver apenas um controle de PAN entre o L e R que está entrando através das entradas MAIN L e R, ficando de fora a mistura dos canais AUX IN.
Creio ser a mesma lógica adotada pelos outros fabricantes segundo as conexões existentes nos mesmos.

O HA8000 possui 02 MAIN de entrada, com controle de ganho, com conexões Right(balanceada) e Left(mono) em cada uma das duas, mas sem opção de PAN, mas com um botão paa se escolher entre o MAIN1 ou o 2, mas se fazer o uso do direct in de cada canal, automaticamente só poderá se ouvir o canal que aí se encontra, eliminando as entradas MAIN.

E segue o baile...hehehe
 
wills2ka disse:
Cara acho que da para voce montar um esquema, tipo voz no R e instrumento no L, pois na frente tem um botao de mute L e mute R, acho que da pra montar um esquema entende?

Tudo bem, mas neste caso, não deve usar o AUX IN de cada canal para não perder o stereo L e R.
 
aluizio disse:
O meu ampl chegará ainda essa semana, mais ainda falta os fones e cabos, mas logo logo também estarei comprando, mas vou pegar emprestado de um amigo para fazer esse teste e ver o resultado, e postarei aqui, wills2ka coloca seus resultados aqui também para compartilhar suas experiências.

Deig disse:
A ligação dos instrumentos vinda do direct deve entrar na parte frontal conexão IN de cada canal, a parte traseira serve somente para os fones, lembrando que na parte frontal também existe uma saída para fone, totalizando até 3 fones por canal.

Isso aplica também na ART 6 pro?, pela imagem vejo que na parte frontal, tem uma entrada DIRECT IN no master do ampl, e 6 OUT para fones, na parte traseira 6 AUX e 6 CH. "ou a ordem dos fatores não alteram o produto" me confundi todo agora.

No ART6 pro não amigo, desculpe o equívoco, não reparei que sua imagem se tratava deste modelo, pois o mesmo contém conexões de entrada tanto na frente quanto atrás, mas não sei se uma anula a outra, ou junta os dois sinais, como funciona isso, talvez tenha algo no manual, deixo isso para os mais experientes no modelo, a questão das conexões de entrada por canal ser frontal é no HA4700, no ALTO HPA6 e no ALESIS Multimix 6 cue.

Abraço
 
Back
Topo