Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância - P

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância - Parte 2
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=190

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>No artigo anterior, tratamos da teoria envolvendo os fatores citados acima. Neste, vamos tentar colocar tais conhecimentos em práticas.</p>
<p><span style="color: #ff0000">Prática de ligação (associação) entre caixas acústicas</span></p>
<p>Primeiro, é importante citar que alto-falantes disponíveis no mercado são quase semp..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Rapaz, que bênção hein Fernando, nem acreditei, rapidin já saiu a segunda parte do artigo.
O mais legal é que eu também estou estudando esse trem na escola, aí é melhor ainda que complementa o que a professora disse, e ainda tira umas dúvidas antigas que eu tinha.
Valeu e abração !
 
Olá...

O artigo descrito é muito bom, mas gostaria de fazer algumas perguntas com relação as impedancias, elas se aplicam aos falantes. Os drivers e twiters são as mesmas coisas, certo?

Pois bem, tenho na minha igreja um equipamento para retiro, são 4 caixas para PA, contendo cada uma um falante de 8 ohms e um drive também de 8 ohms (ligadas em paralelo). Nossa potencia é uma DBK3000, cuja impedancia minima é 4 ohms, o sistema utilizado para a ligação destas caixas é paralelo (contendo duas em cada canal), fazendo assim os cálculos, tenho então um Z= 2ohms por canal? Que seria prejudicial ao meu equipamento... certo?

Então, não devo mais utilizar as caixas em paralelo, ou simplesmente deixo de usar uma das caixas por canal... e ai qual seria a melhor solução?

Abração..
Gerson
 
Olá Gerson, tava sumido, que bom que apareceu.

Você está certo: impedâncias se aplicam a qualquer tipo de falante, seja um woofer, um mid-range, um driver ou um tweeter.

Mas no artigo eu cito que, em caixas full-range (caixas com várias vias, vários tipos de alto-falantes diferentes), dotadas de capacitores e/ou divisores de frequências, tais componentes "mascaram" a impedância dos falantes de médios e agudos, e o amplificador só enxerga mesmo a impedância dos woofers.

Assim, imaginando que suas caixas tenham capacitores e/ou divisores, seu sistema está perfeito, não precisa mexer em nada.

Um abraço,

Fernando
 
É verdade, pois to estudando muito...
Mas sempre que posso to lendo os tópicos, são muitos, são excelentes. Pois já aprendi muita coisa aqui.

Agradeço pela resposta, valeu mesmo!!!

abçs

Gerson
 
Re:

bersan disse:
Olá Gerson, tava sumido, que bom que apareceu.

Você está certo: impedâncias se aplicam a qualquer tipo de falante, seja um woofer, um mid-range, um driver ou um tweeter.

Mas no artigo eu cito que, em caixas full-range (caixas com várias vias, vários tipos de alto-falantes diferentes), dotadas de capacitores e/ou divisores de frequências, tais componentes "mascaram" a impedância dos falantes de médios e agudos, e o amplificador só enxerga mesmo a impedância dos woofers.

Assim, imaginando que suas caixas tenham capacitores e/ou divisores, seu sistema está perfeito, não precisa mexer em nada.

Um abraço,

Fernando
Então não considero a impedância dos drives e tweeter quando minha caixa tem capacitores e/ou divisores?
 
Re: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância

Olá Bersan
Antes de tudo parabéns pelo site estou aprendendo muito através das explicações, porém tenho uma dúvida e gostaria muito da sua ajuda, Comprei 2 caixas P.A Peavey 400W 8 ohms, e agora preciso comprar uma potência para toca-las, a potência que quero comprar tem estas especificações: Possui 2 x 500W em 2 ohms, 2 x 300W em 4 ohms, 1000W em 4 ohms (Bridge) Será suficiente para tocar as caixas? Está correto ligar na saída de 2 x 500W "2 ohms" mesmo minha caixa sendo "8 ohms" ? Vai trabalham no máximo que as caixas suportam e dar uma boa resposta sem distorção?

Link das caixas: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.senkielectronica.com/produtos.php?action=det&id=880">http://www.senkielectronica.com/produto ... det&id=880</a><!-- m -->

Link da potência: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.senkielectronica.com/produtos.php?action=det&id=4432">http://www.senkielectronica.com/produto ... et&id=4432</a><!-- m -->

Agradeço muito a atenção. Deus Abençoe!
 
Re: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância

A pergunta foi dirigida ao Bersan
Mas se ele me permitir, tirarei a duvida do amigo aqui.

A melhor ligação que podes fazer é ligar as duas caixas em 4 ohms ao bridge 4 ohms do amp.

Vc terá 800w das caixas contra 1000w do amplificador ok?
 
Re: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância

Ligação de toca discos+amplificador frahm+amplificador tojo e caixas acústicas?
Olá, tenho um toca discos Garrard 60B com 2 saídas RCA (A+B)

- caixas acústicas sony (5 tipo bass reflex 7 cm de 6ohms e 1 sobwoofer de 18cm de 3 ohms)
- um par de caixas acústicas antigas (falantes de 6'', 4", e 2 twt de 2" cada) com 4 ohms,
- e um equalizador Tojo Gr-180 que gostaria de desenterrar. Esquema de saídas e entradas do tojo:

Vermelho com porta fusível.................................… + Bateria
Preto.................................… - Bateria e comum entrada de áudio
Azul..................................… Entrada de Áudio canal Direito
Branco................................… . Entrada de Áudio canal Esquerdo
Preto.................................… - Falante Dianteiro Direito
Cinza.................................… + Falante Dianteiro Direito
Marrom................................… - Falante Dianteiro Esquerdo
Vermelho..............................… + Falante Dianteiro Esquerdo
Roxo..................................… - Falante Traseiro Direito
Verde.................................… + Falante Traseiro Direito
Laranja...............................… – Falante Traseiro Esquerdo
Amarelo...............................… + Falante Traseiro Esquerdo

Adquiri um pré amplificador para toca discos tipo Riia. Assim posso ligar o toca discos em qqr aparelho com entrada auxiliar.
Dados Técnicos Phono Pré Amp da Logos:
•Impedância de entrada: 47K ohms
•Ganho: 35dB (1KHz)
•Distorção: 0,004%
•SNR:> 95dB
•THD: <0,1% (1KHz)
•Resposta de frequência: 2Hz-150KHz + /-1dB (linear)
•Características RIAA: + /-0.2dB (20Hz-20kHz)
•Impedância de saída: 600 ohms
•Canal equilíbrio: 0dB (1KHz)
•Separação de canal:> 100dB (1KHz)
•Entradas: 2 x RCA
•Saídas: 2 x RCA

Estou querendo comprar um amplificador Frahm Slim 3000 USB FM pois possui entrada usb e sd
Potência RMS 100W @ 8 ohms, 200W 4 ohms
Amplificador Mono Classe AB
2 Canais de Entrada
Sensibilidade Mic. (Jack P10) 13 mVRMS@ 1 KHz
Sensibilidade Aux. (Jack RCA) 150 mVRMS@ 1 KHz
Impedância Aux. 16 KW

Como faria para ligar toda essa parafernália???
Esse amplificador Frahm seria uma boa opção para os equipamentos que possuo?
Teria vantagem ligar o equalizador a tojo, ou posso dispensá-lo?

Agradeço a ajuda. Principalmente as 2 aulas que me esclareceram muita coisa.
 
Re: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância

Boa tarde

Gostaria de uma ajuda urgente.

Tenho duas caixas de fone de 15' da selenium de 8 ohms cada uma com tweeter e corneta e estou querendo comprar um amplificador de 800w da machine wvox e não entendo muito de som. Se eu comprar ele ligando minhas duas caixas cada uma vai ficar com 400w é isso? esse amp é bom?
 
Re: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância

Fala o modelo da caixa, zizi. Ou manda o link da caixa!
A principio, o amplificador tem que ter o dobro de potencia das caixas.
 
Re: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância

Tem que ver também como é a ligação dos falentes, tweeter e corneta. É preciso saber também o modelo do amplificador para saber em qual impedância ele está fornecendo esses 800w.
 
Re: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de impedância

Zizi

Esses falantes são os 15pw3 ou 15pw5?
Existe nessa caixa um divisor passivo? ou irá ser usado um Crossover ativo ou será um processador?
 
Olá Paulo666, Seja bem vindo ao fórum!!!!!

Bom se a saída de seu amplificador suporta impedancia mínima de 8 ohms, você deve conectar uma carga com impedancia mínima de 8 ohms ou mais, ou seja, um falante de 8 ohms ou dois falantes de 4 ohms ligados em série para assim poder aproveitar a potencia total do canal. Mas como você possui dois falantes de 8 ohms, então você terá que conectar eles em série, totalizando 16 ohms lembrando que nessa situação seu amplificador entregará cerca de metade da potencia nominal dele....
 
Back
Topo