Análise da acústica do ambiente

Olá pessoal, é só um agradecimento.

Tenho lido vários tópicos e cada vez percebo que sei menos comparando quando comessei nesse fórum, eu achava que sabia um pouquinho.

Fico impressionado com o conhecimento técnico aqui apresentado e tenham certeza que alguns casos, quando a dúvida foi enorme, encontrei referêncial técnico apropriado que referendou as respostas aqui apresentadas.

Vocês estão de parabêns, pelos esforços.

Gostaria de ter descoberto esse fórum alguns anos atrás, assim teriamos errado menos, mas agora estamos no caminho.
 
Gente, to passando cada aperto com a acustica da minha igreja, temos um cubo pro teclado e um pro baixo, a igreja eh toda fechada e o grave ta embolando todo e ainda vaza no mic do pulpito, tenho que ficar atento pois se nao da microfonia grave...o pior eh que ainda querem colocar outro retorno pros instrumentistas que alegam nao ouvir o som dos mics que estao a 2m de distancia deles...o pior eh que temos sistema de fones mas eles nao usam, o retorno que querem comprar custa 300 dolares, vou falar com o Pr que podemos economizar esse valor se o pessoal usar os fones. Mas mesmo assim ainda insisto em fazer um tratamento acustico na igreja. Ufa, desabafei, mas eh que nao to gostando nada do som que temos hoje e olha que temos equipamentos de primeira, mas tinha que ter a tal da acustica...
 
Fala Raphael,

este artigo parece que foi escrito para vocês:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=178">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=178</a><!-- m -->

Mostre para o pastor, tenho certeza que ele vai gostar, principalmente da parte onde fala sobre um teatro para 14.000 pessoas, com tudo feito no gogó...

e gaste os 300,00 comprando absorvedores para a parede de trás.

No equalizador, vá cortando as frequências abaixo de 200Hz, faça um caimento suave, a partir de 80Hz corte tudo. O baixo vai reclamar, óbvio, mas ofereça o fone. Se ele não quiser, vai ficar ruim para ele, mas mantenha os graves cortados.

E não se desespere. Não é só você que sofre com isto.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan, meu problema maior eh com o cubo do baixo, na mesa deixo o baixo no mute, entao nao adianta cortar no EQ, ou trata a acustica ou fone de ouvido. Dificil neh...
 
Eu quase escrevi isto antes, mas só tomei coragem agora.

Imaginei que seu problema problema mesmo fosse o baixo. Os contrabaixistas que me desculpem, mas boa acústica é fundamental para este instrumento dar certo. Na falta de boa acústica, desculpem a opinião, mas melhor sacrificar o baixista que a igreja toda.

Raphael, mande o baixista viajar! Sério, peça para ele não tocar por alguns cultos. Regule o som e mostre a todos como fica. Então retorne com o baixista e que a igreja toda sinta como fica com o instrumento.

Das duas, uma. Ou a igreja fica sem baixo, ou paga tratamento acústico. E se por acaso decidirem ficar tudo do jeito que está, você lavou suas mãos.

Um abraço,

Fernando
 
raphael leal,o pessoal não usa os fones por que acham desconfortáveis ou porque motivo.Se for fones de boa qualidade não vejo motivo de não estarem querendo usá-los,pois aqui na minha igreja depois que passamos a usar fones,o pessoal não querem mais saber de retorno de chão.A pressão sonora caiu muito e todos ficaram felizes com a ganho na qualidade do som no geral.Tente convence-los a uasr os fones,acho que será a melhor opção e mais barata,sendo que vocês já os tem.

Abraços!
 
Elinalton disse:
raphael leal,o pessoal não usa os fones por que acham desconfortáveis ou porque motivo.Se for fones de boa qualidade não vejo motivo de não estarem querendo usá-los,pois aqui na minha igreja depois que passamos a usar fones,o pessoal não querem mais saber de retorno de chão.A pressão sonora caiu muito e todos ficaram felizes com a ganho na qualidade do som no geral.Tente convence-los a uasr os fones,acho que será a melhor opção e mais barata,sendo que vocês já os tem.

Abraços!

Rapaz, na verdade quem realmente se opos a usar foi o baixista e olha que passei pra ele um Porta Pro, alem de teclado e bateria tambem usarem o Porta Pro.
 
Raphael,

Esse camarada é o filho do Pastor?
Sujeitinho egoísta esse hein? Sou baixista, confesso que nunca utilizei fones na vida, ando até curioso pra ver como é, tenho certeza que vou estranhar, mas se é para o bem da Igreja, tem que usar! Ué, falta o seu Pastor bater o pé e mandar usar.

Quem não usar não toca, não precisa ter medo de perder membro, não, pois não adianta estar na igreja se evangelho não estiver no coração. Pronto. Falei. Desculpe... mas ando meio sem paciência. Outro dia eu conto um caso do tecladista, lá na seção Vida de Operador.

Abraço,

Marcelo
 
MarceloCavic disse:
Raphael,

Esse camarada é o filho do Pastor?
Sujeitinho egoísta esse hein? Sou baixista, confesso que nunca utilizei fones na vida, ando até curioso pra ver como é, tenho certeza que vou estranhar, mas se é para o bem da Igreja, tem que usar! Ué, falta o seu Pastor bater o pé e mandar usar.

Quem não usar não toca, não precisa ter medo de perder membro, não, pois não adianta estar na igreja se evangelho não estiver no coração. Pronto. Falei. Desculpe... mas ando meio sem paciência. Outro dia eu conto um caso do tecladista, lá na seção Vida de Operador.

Abraço,

Marcelo

Ele nao eh filho do Pastor, na verdade nao se opos, mas disse que eh da moda antiga, prefere a maneira antiga, vou conversar com o Pastor e passar pra ele algumas informacoes, principalmente como economizar US$300 e melhorar a qualidade do som pra igreja.
 
raphael leal disse:
Ele nao eh filho do Pastor, na verdade nao se opos, mas disse que eh da moda antiga, prefere a maneira antiga, vou conversar com o Pastor e passar pra ele algumas informacoes, principalmente como economizar US$300 e melhorar a qualidade do som pra igreja.

Aí é outra história, aqui o baixista também prefere tocar com cubo, mas usa fone sem problema nenhum... Mas claro que quando acontece algo que nos obriga a usar o cubo, ele fica bem feliz...
 
A PAZ

Tenho uma pergunta aos mestres, Há possibilidade de haver cancelamentos quando o baixo e o teclado estão nas mesmas frequencias?
Tenho notado quando o baixista fica nas notas mais graves e o teclado tambem esta praticamente não sentimos mais nem um dos dois.
No aguardo das vossas orientações.


Heriberto
 
Não é o caso do mascaramento?

Quando dois sons de frequência próximas são emitidos, o de maior volume "mascara" (esconde) o de menor volume.

Mas você teria que ouvir pelo menos um dos dois sons.

Por outro lado, pode sim ser cancelamento. Se você tem dois cubos, um para cada instrumento, e os sons se anulam, é porque um deles está em fase invertida com o outro.

Um abraço,

Fernando.
 
heriberto disse:
A PAZ

Tenho uma pergunta aos mestres, Há possibilidade de haver cancelamentos quando o baixo e o teclado estão nas mesmas frequencias?
Tenho notado quando o baixista fica nas notas mais graves e o teclado tambem esta praticamente não sentimos mais nem um dos dois.
No aguardo das vossas orientações.

Isso é resultado do mascaramento. Procure nos mecanismos de busca do site que há alguma coisa sobre isso no fórum.

[]'s
 
Back
Topo