Bass Trap

Também estou estudando a possibilidade de implementar esta aplicação lá na igreja, pois realmente temos sobre de médios-graves e os graves embolam um pouco nos cantos do fundo do templo.

Acredito que para atender a grandes ambientes basta confeccionar vários módulos deste, inclusive pode-se contruir módulos para faixas de frequência distintas, conforme a necessidade, e depois fixá-los na parede agrupados.

Só que ainda não entendi como fazer a contrução do painel frontal, que é chamado de painel perfurado. Será que pode ser uma placa de compensado 6mm comum com acabamento externo (lambri, verniz, etc)?

Também tenho dúvidas quanto a como encontrar a porcentagem de perfuração (P), e os parâmetros d (diâmetro dos furos) e D (distância entre os centros dos furos). que furos são esses? São furos a serem feitos no painel frontal?

Sds,

Eduardo
 
Joel e Eduardo,

estes absorvedores e bass-traps indicados pelo Edu Silva podem (e devem) ser utilizados em qualquer ambiente, não somente em estúdios. Como vocês já perceberam, o que varia é a quantidade e a dimensão deles.

O problema de tentar fazer isto sem um consultor de acústica (método da tentativa e erro) é que não se saberá a quantidade correta/ dimensões a fazer. Mas como são relativamente fáceis de fazer (e baratos mesmo, como o Joel colocou), dá para ir montando aos poucos. Faz-se alguns (dificilmente um único faria diferença em um ambiente grande) e, testa-se, faz-se mais outros, até deixar o resultado bom.

Só que ainda não entendi como fazer a contrução do painel frontal, que é chamado de painel perfurado. Será que pode ser uma placa de compensado 6mm comum com acabamento externo (lambri, verniz, etc)?

Também tenho dúvidas quanto a como encontrar a porcentagem de perfuração (P), e os parâmetros d (diâmetro dos furos) e D (distância entre os centros dos furos). que furos são esses? São furos a serem feitos no painel frontal?

Use Eucatex perfurado, qualquer loja de madeiras tem.

perfurado_marrom.gif


Eles existem em algumas padronagens de furos, e existem brancos também. De qualquer forma, necessitando de uma furação específica, a solução é eucatex sem furo e furadeira. E muito trabalho!

Um abraço,

Fernando
 
Olha pessoal eu cheguei a fazer algo relacionado a isso que vocês querem, não teve uma ajuda profissional que seria o correto, não está no padrão que é recomendado mas quando instalamos no local sentimos uma melhora.
Sei que se tivessimos contratado um consultor e investido mais o resultado seria bem melhor mas, falta $$$$$ e eu queria pelo menos amenizar um pouco a reverberação do ambiente, fica só como exemplo, mas o correto é um consultor.

Tem algumas fotos aí
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1325">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1325</a><!-- m -->

Há dêem suas opiniões se ficou esteticamente feio, podem ser sinceros. :D

Abraços

Cassiano Ricardo
 
Cassiano,

não ficou feio não. Talvez um pouco estranho, a princípio, dados os tamanhos irregulares, mas depois que se acostuma ninguém mais nota. Mas pode-se usar tecido da cor da parede para recobrir o absorvedor, melhorando assim o aspecto.

Uma pergunta: quanto custou isso tudo aí?

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado pessoal.

Com os dados necessários em maos, é só comprar os materiais, construir os painéis e Bass Trap.
Mas tem um detalhe amados, descobrir como que se fala em japones alguns materiais. :D dá um trabalho, a maioria nao tem nos dicionários. Lã de vidro ja aprendi a falar. Falta aprender tecido ortofonico.

E mais uma vez gostaria de parabenizar o(s) administrador(es) deste site pelos excelentes artigos, e a paciencia conosco :p
Deus os abençoe.
 
Nem se preocupe em aprender
tecido ortofonico
.

Ortofônico remete a um tecido que "deixaria" passar o som completamente. Mas isto não existe: todo tecido altera um pouquinho o som.

Quanto mais grosso, mais absorve os agudos e os médios. Quanto mais fino, menos influi no som. Logo, compre o tecido mais fino possível, mas que também não seja tão fino que fure com facilidade.

Mas o que escrevi é válido para tecidos com base em algodão. Para fios sintéticos e seda, não sei dizer.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Li uma vez que um membro da audiolist procurou por um tecido que as mulheres usam chamado de segunda pele, ele falou que alem de ser o tecido que era fabricado pela SOLOMITE era ainda mais fino.
Pra quem mora em São Paulo, facilmente encontrado no Braz.

Heriberto
 
Olá pessoal.


É um tecido parecido com o qual se revestia as caixas de som de aparelhos domésticos.


Não é um tecido caro, sendo aproximadamente R$18,00 o m². Para quem quiser encontral o material, procure na Chedas, em São Paulo.



Um grande abraço.
 
Bersan,

Olha o visual ao vivo é melhor do que na foto, esteticamente falando, muito obrigado por sua opinião. Eu acho até bonito e moderno kkkk mas sou muito suspeito pra falar kkkkkkk.

quanto ao custo não me recordo muito mas creio que menos de 1000 reais até por que algumas coisas eu mesmo fiz a instalação da lã e do tecido eu mesmo fiz foi um trabalhão e até a instalação na parede também.

Abraços

Cassiano Ricardo
 
Back
Topo