Bass Trap

Também estou estudando a possibilidade de implementar esta aplicação lá na igreja, pois realmente temos sobre de médios-graves e os graves embolam um pouco nos cantos do fundo do templo.

Acredito que para atender a grandes ambientes basta confeccionar vários módulos deste, inclusive pode-se contruir módulos para faixas de frequência distintas, conforme a necessidade, e depois fixá-los na parede agrupados.

Só que ainda não entendi como fazer a contrução do painel frontal, que é chamado de painel perfurado. Será que pode ser uma placa de compensado 6mm comum com acabamento externo (lambri, verniz, etc)?

Também tenho dúvidas quanto a como encontrar a porcentagem de perfuração (P), e os parâmetros d (diâmetro dos furos) e D (distância entre os centros dos furos). que furos são esses? São furos a serem feitos no painel frontal?

Sds,

Eduardo
 
Joel e Eduardo,

estes absorvedores e bass-traps indicados pelo Edu Silva podem (e devem) ser utilizados em qualquer ambiente, não somente em estúdios. Como vocês já perceberam, o que varia é a quantidade e a dimensão deles.

O problema de tentar fazer isto sem um consultor de acústica (método da tentativa e erro) é que não se saberá a quantidade correta/ dimensões a fazer. Mas como são relativamente fáceis de fazer (e baratos mesmo, como o Joel colocou), dá para ir montando aos poucos. Faz-se alguns (dificilmente um único faria diferença em um ambiente grande) e, testa-se, faz-se mais outros, até deixar o resultado bom.

Só que ainda não entendi como fazer a contrução do painel frontal, que é chamado de painel perfurado. Será que pode ser uma placa de compensado 6mm comum com acabamento externo (lambri, verniz, etc)?

Também tenho dúvidas quanto a como encontrar a porcentagem de perfuração (P), e os parâmetros d (diâmetro dos furos) e D (distância entre os centros dos furos). que furos são esses? São furos a serem feitos no painel frontal?

Use Eucatex perfurado, qualquer loja de madeiras tem.

perfurado_marrom.gif