Olá Wesley, seja bem vindo ao SomAoVivo.
bom ele me disse que o pré da MX9000 e da Onix é o mesmo
Eu até acredito mesmo. Já ouvi de mais de uma fonte que em 2003 a Behringer "roubou" um dos engenheiros chefes da Mackie. Desse "roubo" surgiu as mesas Xenix, que inclusive tem os prés melhores que as da UB, mais ricos em agudos, parecidos com a Mackie.
mas se fosse exatamente, pq teria essa discrepança no preço, uma Onix 3280 tá R$15000 enquanto a MX9000 R$ 5500
Bem, para saber porque essa diferença no preço, precisamos ver as características de uma e outra.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mackie.com/products/onyx3280/">http://www.mackie.com/products/onyx3280/</a><!-- m -->
Mesa com 32 entradas mono (todas as entradas com MIC/Line).
Inversor de fase, chave de HPF em 100Hz, 48V, PAD em cada canal
Eq. de 4 vias com semi-paramétrico nos médio-graves e médio-agudos.
8 Auxiliares (que podem ser pré ou post de 2 em 2).
8 subgrupos
2 saídas LR
2 saídas Matrix
Behringer MX9000
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/MX9000/index.cfm?lang=eng">http://www.behringer.com/MX9000/index.cfm?lang=eng</a><!-- m -->
Mesa com 24 canais mono + 24 canais line
Inversor de fase, chave de HPF em 100Hz, 48V, PAD em cada canal
Eq. de 4 vias com semi-paramétrico nos médio-graves e médio-agudos.
6 Auxiliares (que podem ser pré ou post, mas você só pode usar 4 aux por canal, já que é na configuração 3/5 e 4/6).
8 subgrupos
2 saídas LR
2 saídas Mix B (não é Matrix)
Aqui temos a primeira diferença. A Mackie é de 32 canais, enquanto a Behringer é de 24 canais! Não acredite muito quando o manual diz que ela vai até 48 canais. Repare só o que os canais de 25 a 48 tem de recurso: entrada apenas line, eq de 2 bandas, Hi e Low, PAN, Level e Mute.
Na minha opinião, esses "canais extras" praticamente não tem serventia em um show ao vivo. A única idéia que me ocorre nesses canais é colocar teclados, no máximo pedaleiras de instrumentos.
Como a Mackie tem 16 canais "reais", some uns R$ 3.000,00, pelo menos, já que um canal de Mackie custa na faixa de R$ 200,00 cada. A Mackie também tem 2 auxiares a mais e saídas matrix, o que a torna muito mais preparada para o trabalho com sonorização de PA.
Some-se a isso a "marca"*, o controle de qualidade de primeiríssima, a construção extremamente reforçada (a mesa é feita para estrada, inclusive as brasileiras) e você terá o preço da Mackie.
*Muita gente compara a Mackie e Soundcraft com Midas, uma mesa muito superior.
Olha que eu não falei em sonoridade, apenas em recusos. Não é somente os prés que fazem diferença na sonoridade de um equipamento.
Mas você está certo em argumentar porque essa diferença tão grande. Os preços são tão díspares que acabamos empurrados para a Behringer. Acaba que eles tem melhor custo/benefício, ainda que seja uma mesa com menor resistência e qualidade geral. Com uma Mackie dá para comprar 3 Behringer. Não é à toa que a Behringer está "dominando o mundo".
A própria Mackie está "sentindo" a diferença nos preços. Eles "ressucitaram" a marca Tapco (em 2003) para fazerem mixers (por enquanto, apenas pequeno porte) para concorrem com a Behringer.
Só de curiosidade, a MX9000 custa U$ 1.000,00 e a 3280 custa Y$ 4.500,00, lá nos EUA. Fonte: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.pricegrabber.com">www.pricegrabber.com</a><!-- w -->
Ah, a Mackie está tão cara que vale mais a pena juntar um dinheiro a mais e comprar uma Yamaha DM1000 digital. Os prés são um pouco piores, mas já vem com efeito, compressor por canal, equalizadores, etc.
Um abraço,
Fernando