Behringer MX9000 x Mackie Onix

G

Guest

Guest
Olá, a anos vejo entro nesse site, me ajudou muito no começo dessa vida de operador rsrsr...
Bom agora, tenho uma duvida, um conhecido meu, ex-peazeiro, hj aposentado contrói caixas e faz manutenção em diversos aparelhos, ele é bem conceituado, amigo do dono da Torau... bom ele me disse que o pré da MX9000 e da Onix é o mesmo, até aceito, e não vou discutir com ele, mas se fosse exatamente, pq teria essa discrepança no preço, uma Onix 3280 tá R$15000 enquanto a MX4000 R$ 5500... *o eq da mackie parece ser mesmo melhor, e a mesa parece ser bem mais dimensionada q a da behringer, q é pra estúdio neh, mas acho q nada disso justificaria... bom, se vcs souberem algo em relação a isso, postem pf... Fiquem com Deus
 
Olá Wesley, seja bem vindo ao SomAoVivo.

bom ele me disse que o pré da MX9000 e da Onix é o mesmo

Eu até acredito mesmo. Já ouvi de mais de uma fonte que em 2003 a Behringer "roubou" um dos engenheiros chefes da Mackie. Desse "roubo" surgiu as mesas Xenix, que inclusive tem os prés melhores que as da UB, mais ricos em agudos, parecidos com a Mackie.

mas se fosse exatamente, pq teria essa discrepança no preço, uma Onix 3280 tá R$15000 enquanto a MX9000 R$ 5500

Bem, para saber porque essa diferença no preço, precisamos ver as características de uma e outra.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mackie.com/products/onyx3280/">http://www.mackie.com/products/onyx3280/</a><!-- m -->

Mesa com 32 entradas mono (todas as entradas com MIC/Line).
Inversor de fase, chave de HPF em 100Hz, 48V, PAD em cada canal
Eq. de 4 vias com semi-paramétrico nos médio-graves e médio-agudos.
8 Auxiliares (que podem ser pré ou post de 2 em 2).
8 subgrupos
2 saídas LR
2 saídas Matrix

Behringer MX9000

MX9000_medium.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/MX9000/index.cfm?lang=eng">http://www.behringer.com/MX9000/index.cfm?lang=eng</a><!-- m -->

Mesa com 24 canais mono + 24 canais line
Inversor de fase, chave de HPF em 100Hz, 48V, PAD em cada canal
Eq. de 4 vias com semi-paramétrico nos médio-graves e médio-agudos.
6 Auxiliares (que podem ser pré ou post, mas você só pode usar 4 aux por canal, já que é na configuração 3/5 e 4/6).
8 subgrupos
2 saídas LR
2 saídas Mix B (não é Matrix)

Aqui temos a primeira diferença. A Mackie é de 32 canais, enquanto a Behringer é de 24 canais! Não acredite muito quando o manual diz que ela vai até 48 canais. Repare só o que os canais de 25 a 48 tem de recurso: entrada apenas line, eq de 2 bandas, Hi e Low, PAN, Level e Mute.

Na minha opinião, esses "canais extras" praticamente não tem serventia em um show ao vivo. A única idéia que me ocorre nesses canais é colocar teclados, no máximo pedaleiras de instrumentos.

Como a Mackie tem 16 canais "reais", some uns R$ 3.000,00, pelo menos, já que um canal de Mackie custa na faixa de R$ 200,00 cada. A Mackie também tem 2 auxiares a mais e saídas matrix, o que a torna muito mais preparada para o trabalho com sonorização de PA.

Some-se a isso a "marca"*, o controle de qualidade de primeiríssima, a construção extremamente reforçada (a mesa é feita para estrada, inclusive as brasileiras) e você terá o preço da Mackie.

*Muita gente compara a Mackie e Soundcraft com Midas, uma mesa muito superior.

Olha que eu não falei em sonoridade, apenas em recusos. Não é somente os prés que fazem diferença na sonoridade de um equipamento.

Mas você está certo em argumentar porque essa diferença tão grande. Os preços são tão díspares que acabamos empurrados para a Behringer. Acaba que eles tem melhor custo/benefício, ainda que seja uma mesa com menor resistência e qualidade geral. Com uma Mackie dá para comprar 3 Behringer. Não é à toa que a Behringer está "dominando o mundo".

A própria Mackie está "sentindo" a diferença nos preços. Eles "ressucitaram" a marca Tapco (em 2003) para fazerem mixers (por enquanto, apenas pequeno porte) para concorrem com a Behringer.

Só de curiosidade, a MX9000 custa U$ 1.000,00 e a 3280 custa Y$ 4.500,00, lá nos EUA. Fonte: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.pricegrabber.com">www.pricegrabber.com</a><!-- w -->

Ah, a Mackie está tão cara que vale mais a pena juntar um dinheiro a mais e comprar uma Yamaha DM1000 digital. Os prés são um pouco piores, mas já vem com efeito, compressor por canal, equalizadores, etc.

Um abraço,

Fernando
 
Deve ser isso mesmo, tinha me esquecido dos 16 canais a mais, da matriz, e dos aux...
Eu soh vi essa Onyx na expomusic, acho ela muito bonita, não é aquele amontoado de botões, é bem separado, sem chance de errar o canal, ela tem EQ ON/OFF com jump, e se eu não me engano no eq tem 2 semi-paramétricos..

A Onyx 1640 custa quase a mesma coisa que a MX9000 e tem a opcão de comprar uma placa fireware pra direct out em todos os canais, se o numero de canais não fosse prioridade eu preferia a 1640...

Um Abraço a todos, fiquem com Deus
 
A Mackie tem uma mesa de 24 canais tambem, deve ser mais barato q essa de 15000...

nao compensa tambem comprar uma usada? ja que a qualidade é tao grande assim!
 
Back
Topo