Behringer SL2442FX-PRO comportamento estranho

daniel.neves

New Member
galera, tenho uma mesa dessa na minha congregação e o que tenho notado é que um canal da saida main está sempre maior que o outro. (Os leds do R normalmente estao sempre 3 ou 4 acima do L).
Nao sei se tem a ver pelo fato que estou utilizando subgrupos nos canais. Por exemplo, no canal 1, coloco um microfone, deixo aprtado o 1-2 e viro o knob do pan para a esquerda para que o sinal esteja apenas no endereçamento do sub1. (nao deixo apertado o L/R). No subgrupo deixo apertados ambos os botoes de Left e Right e mesmo assim a mesa parece estar "desbalanceada". E sinto mesmo que uma PA esta falando bem mais do que a outra no templo... alguem ja passou por isso? pode me ajudar a resolver?

[]s
 
Quanto a resolver o problema da mesa eu não sei, mas pra deixar os dois lados com o mesmo volume (se tu não estás fazendo mixagem em estéreo), uma maneira é usar apenas uma saída da mesa para os dois lados do PA. Como se faz isso depende do resto do sistema (amplificador/caixas ativas, etc), mas costuma ser bem simples.
 
... faca um teste pratico, direcione todos os canais para o MAIN, PAN's no meio, e veja se continua o problema ... se continuar pode ser algum defeito na mesa mesmo, ai soh assistencia.

[ ]'s
 
daniel.neves disse:
galera, tenho uma mesa dessa na minha congregação e o que tenho notado é que um canal da saida main está sempre maior que o outro. (Os leds do R normalmente estao sempre 3 ou 4 acima do L).
Nao sei se tem a ver pelo fato que estou utilizando subgrupos nos canais. Por exemplo, no canal 1, coloco um microfone, deixo aprtado o 1-2 e viro o knob do pan para a esquerda para que o sinal esteja apenas no endereçamento do sub1. (nao deixo apertado o L/R). No subgrupo deixo apertados ambos os botoes de Left e Right e mesmo assim a mesa parece estar "desbalanceada". E sinto mesmo que uma PA esta falando bem mais do que a outra no templo... alguem ja passou por isso? pode me ajudar a resolver?

[]s
Não sei o q vc quer dizer com...a mea parece esta ''desbalanciada'' vc esta se referindo aos cabos,os vus q de L&R do Main????
Faça o teste q o Amarildo lhe indicou se o problema nao aparecer acione os grupos pra ver!
 
Vou fazer este teste essa quinta feira quando estiver no culto e posto aqui!

justamente o estranho é que quando algum canal estiver com endereçamento para algum sub o knob do PAN nao deveria funcionar como controle de balanço correto? ele apenas faz a mixagem do quanto de sinal estará em cada sub.

vou verificar e posto assim que possivel! obrigado pelas opinioes! vcs sao fera!

[]s
 
Daniel,

faça o teste indicado pelo Amarildo, com tudo em flat e com PAN no meio, e inclua aí a sugestão de não usar os subgrupos, mandar tudo para o Main.

Uma dica é usar um teclado estéreo para testar, ligando em um canal também estéreo. Como os sons tem o mesmo volume em L e R, você perceberá na hora se é problema da mesa ou não.

Nota: já vi umas 3 Behringer com o mesmo problema, nos masters um canal mais alto que o outro. Uma SL e duas PMH.

Um abraço,

Fernando
 
pode acrescer mais 2 beringelas com o mesmo problema apresentando (uma MX2442 e outra MX3284)...

p.s.: quando vi o tópico falando de uma Behringer com comportamento "estranho", pensei que estava funcionando bem.... mas como está apresentando problemas, está mais do que normal!rsrs
 
Amigo eu tenho uma mesa igual a esta e uso os canais L e R no master e os subgrupos acionados e o som nas caixas são iguais.
 
tonreb disse:
p.s.: quando vi o tópico falando de uma Behringer com comportamento "estranho", pensei que estava funcionando bem.... mas como está apresentando problemas, está mais do que normal!rsrs

Oh maldade .... rsrsrs
 
edlopessilva disse:
A minha que está encostada também apresentava este sintoma. Tinha que compensar no ganho do equalizador mais de 5dB.

Eduardo
Não foi alguma manutenção de troca de potenciometro q vc mandou fazer e colocaram valores diferente ja peguei problemas desses aqui não sei se este é o seu caso!
 
galera, realmente parece que a mesa está com problema:

deixei apenas 1 canal plugado um mic, direto no main, pan no centro, e quando o sinal saia, no lado esquerdo tinha incrivelmente mais sinal que o direito.
Compensando com o pan totalmente para a direita, os canais ficavam QUASE iguais, mas o esquerdo ainda tinha mais sinal olhando os leds!
e realmente o som é mais alto de um lado !

que coisa! :S sera que é caro uma manutenção dessas? o ruim eh que como estamos comecando na congregação nao temos uma mesa de backup caso esta vá para o concerto! uma opção seria compensar na potencia?
 
Não está na garantia não?

Possivelmente é problema no potenciômetro de master, que é único para o L e R. Para tirar a dúvida, use dois subgrupos (1 e 2 por exemplo) como se fossem as saídas master (principais) e veja se permanece o problema.

Eduardo
 
Galera,

fiz o teste nesse fim de semana! Gastei um tempo tentando entender o comportamento da mesa e consegui entender algumas coisas.
Na realidade a mesa NÃO tem um canal mais alto do que o outro! Acho que o fato dos leds estarem um mais alto que o outro te condiciona a achar que uma das PAs está falando mais que a outra hehe.
Depois de fazer muitas e muitas experiencias descobri o seguinte:
os leds L e R mostram o nivel de sinal no MAIN + nivel de sinal do AUX1 (canal R) e do AUX2 (canal L).
Explico:
Por uma limitação de equipamentos estamos usando apenas 1 canal auxiliar (AUX1) e mesmo quando o fader do MAIN está zerado, os leds mostram apenas no canal R uma intensidade de sinal. Caso eu coloque volume também no canal AUX2 os leds do canal L também mostram sinal. Quando zero o volume dos 2 auxiliares e aumento o MAIN ai sim, tenho uma situação em que os leds dos 2 canais são exibidos de maneira correta (iguais desde que os canais que estejam sendo utilizados estejam com PAN no meio).

Agora deixo a pergunta aos amigos: este comportamento está correto ?? alguem ja viu isso? o volume do auxiliar influenciar nos leds do MAIN?

[]s e obrigado pelas opiniões!!
 
Daniel,

caso interessante... tenho uma mesa igual, vou fazer umas experiências, nunca me ocorreu dessa forma...

Fernando
 
daniel.neves disse:
Galera,
Agora deixo a pergunta aos amigos: este comportamento está correto ?? alguem ja viu isso? o volume do auxiliar influenciar nos leds do MAIN?
[]s e obrigado pelas opiniões!!

Somente se solo pfl do auxiliar estiver acionado, mas na pratica ele anularia os leds do canal R.
 
Back
Topo