BEHRINGER XENIX 2442 FX, HA8000, FBQ 2496

Lucas Ferreira disse:
Qts auxiliares sua mesa tem??..
vc terá que trabalhar mais com eles...

exemplo..

aux 1 - clic
aux 2 - guitarra e bass
aux 3 - auxiliar para a vox
aux 4 - batera

Se faltarem aux, vc pode usar os subgrupos pra fazer isso...

Agora ficou bom??
... Lucas, em gravacao nao se usa as mandadas aux assim, ele soh vai usar "uma" saida aux ... o enderecamento do que o pessoal vai escutar eh feito pelo software ... e ele ainda pode usar apenas a saida de fone da placa (se esta tiver disponivel) para esta monitoracao.

[ ]'s
 
isso se ele tiver equipos pra isso né..
mas estou falando apenas na questão de fones... se alguém não estiver se ouvindo direito é preciso mudar algumas regras..

Por exemplo usando 1 aux apenas, se eu precisar aumentar o volume do guitarrista só para ele, e o baixista não quizer então ja teremos um problema.

abraços
 
... entao Lucas, comumente eh assim que encontramos para GRAVACAO, com menos recursos ... a base eles vao gravar tudo junto, porem, na hora de gravar cada instrumento separado cada um soh vai escutar o geral e seu instrumento.

... outro detalhe lucas, para ele ter mais de uma mandada aux para "monitoracao" a placa dele deveria ter canais de saida suficientes para configurar a mandada do software da DAW com a mandada da mesa, o que ele nao tem.

[ ]'s
 
Mas ele tem placa de gravação?? Oq me pareceu é que ele vai gravar tudo em um sinal só saindo da mesa na entrada line do note book??
se ele não tiver placa não tem como endereçar saídas para os fones..

por isso que estou falando, e pelo oq me pareceu ele quer gravar todo mundo tocando junto, ou não??
 
Lucas Ferreira disse:
Mas ele tem placa de gravação??
... sim, tem uma UCA200 Behringer, dois canais de entrada e dois de saida (nivel de linha no in/out).
O q me pareceu é que ele vai gravar tudo em um sinal só saindo da mesa na entrada line do note book??
... nao, ele vai usar as entradas e saidas da placa UCA200, logicamente.
se ele não tiver placa não tem como endereçar saídas para os fones
... teria sim, pela saida de som do note, entrando num canal da mesa, tirando um aux e mandando para os fones.
e pelo oq me pareceu ele quer gravar todo mundo tocando junto, ou não??
... de inicio sim, para criar a BASE e depois gravar instrumento por instrumento para poder fazer uma mix melhor depois e excluir a BASE.

[ ]'s
 
Pessoal, maravilha !
É exatamente isso.
Pela UCA na ida e UCA na volta.
Posso também fazer a gravação dos lines (baixo, guitarra, teclado, violão aço) ouvindo no monitor sem passar pela mesa. E, por fim, a voz com fones de ouvido.
Achei que pudesse com os recursos que a mesa tem e a UCA melhor aproveitar o que do note e o que manda da mesa.
 
MILTONMAGALHAES disse:
Posso também fazer a gravação dos lines (baixo, guitarra, teclado, violão aço) ouvindo no monitor sem passar pela mesa.
... melhor usar os pres da mesa.

... vou entrar numa reuniao agora, quando chegar em casa sugiro um esqueminha basico.

[ ]'s
 
... entao, como prometi, seguem algumas "amadoras" dicas para a gravacao:

Requisitos fundamentais:
- afinacao dos instrumentos;
- afinacao das vozes;
- conhecimento das funcoes e enderecamento para gravacao no cakewalk;

Ligacao da placa:
- coloque todos os canais de entrada que serao usados enderecados apenas para os sub-grupos 1 e 2;
- usa as saidas dos subs 1 e 2 para entradas L/R da UCA200, respectivamente;
- nos subs nao acione o enderecamento para L/R;
- as saidas da UCA200 L/R entra no canal stereo 15/16;
- neste canal os aux 1 e 2 devem estar com o botao "pre" acionado, o eq deste canal deve esta "flat"e o enderecamento para o master L/R.
- as saidas L/R da mesa vc liga no amp e dele para caixas monitor; muitos tecnicos preferem, para gravacao, um bom fone.

Gravacao da Base:
- todo mundo junto e mixar o melhor possivel;
- o basico do cakewalk vc tem que saber; carregar e configurar o metronomo, o enderecamento da track e operar a gravacao;
- todos os canais da "mesa" deverao estar enderecados para os subs 1 e 2 apenas;
- ajuste as estruturas de ganho de modo a ter no maximo -6db no barghaph da track, isso vai te dar uma reserva de volume para trabalhar na masterizacao;
- ajuste o "pan" dos canais o melhor possivel; lembre que para esquerda = sub-grupo 1 e para direita = sub-grupo 2;
- nao use efeitos/eq durante e gravacao; o melhor amigo vai ser um limiter para segurar os picos;
- direcione a saida aux 1 ou 2 para a monitoracao via fone; como o recurso eh pouco vai ter que agradar gregos e troianos;
- faca a passagem do som, regule tudo direitinho, faca algumas tomadas para testar como ta saindo a gravacao;
- no final faca umas 3 a 4 gravacoes "a vera"; assim fica com material para comparar e tirar o melhor;
- da melhor tomada escolhida faca a master: eq - compressao multibanda - limiter;
- preferivel salvar tudo em .WAV.

Gravacao final:
- carregue a base numa track stereo;
- faca no minimo 3 tomadas a vera de cada instrumento e voz para ter material suficiente para o "pan";
- tanto voz quanto instrumentos sao importantes estarem o mais afinados possivel! SEU TUNE ajuda no final, mas, tem que saber usar;
- dos instrumentos escolha a melhor tomada de cada, isso serve tambem para a voz SOLO;
- se for mais de uma voz use as 3 tomadas a vera juntas, vai encher o vocal quando estiverem em grupo;
- a dica do -6db eh valida novamente, ja sabe o que fazer;

Mixagem:
- criterio para mixagem eh essencial, a geracao dos pans vai dar a ambiencia stereo que a musica pede;
- muito criterio tambem para usar efeitos nas vozes e instrumentos;
- o eq pode ser um grande aliado, mas, tem que ser usado com criterio e conhecimento; o forum tem boas dicas de equalizacao para instrumentos;

Master:
- uso eq - comp. multibanda - limiter, com bom resultado.

... as consideracoes iniciais sobre afinacao sao de grande valia para se ganhar tempo durante uma gravacao ... sugestoes e criticas sao bem vindas visto que, como citei no inicio, sao dicas amadoras :D:D:D

[ ]'s
 
Amigo

Tu és fera no negócio. Amador, aquele que ama e, se ama, faz com muita atenção.

Algumas dúvidas a respeito.

Usar as saídas de subs 1 e 2 para entradas l/R da UCA 200:
Essas saídas são P10 e a entrada UCA é RCA - Devo então ter 2 cabos P10/RCA ???

Nos subs não acione o endereçamento para L/R:
Como ?

As saídas da UCA l/R entram no canal stereo 15/16:
São entradas P10 também ? Então mais 2 cabos P10/RCA ?
 
MILTONMAGALHAES disse:
Usar as saídas de subs 1 e 2 para entradas l/R da UCA 200: Essas saídas são P10 e a entrada UCA é RCA - Devo então ter 2 cabos P10/RCA ???
... correto.

Nos subs não acione o endereçamento para L/R:
Como ?
... acima dos faders dos sub-masters tem duas chaves Left e Right, nao acione elas senao vai ter um "loop" do sinal do audio na saida master.

As saídas da UCA l/R entram no canal stereo 15/16: São entradas P10 também ? Então mais 2 cabos P10/RCA ?
... correto.

... uma dica, procure confeccionar os cabos com componentes de qualidade, estes afetam na qualidade da gravacao (santo angelo, neutrik, amphenol)

[ ]'s
 
... uma consideracao, acho que perderam dinheiro adquirindo o feedback destoyer ... como ja foi comentado aqui, nao eh lah de grande utilidade ... melhor um ouvido bem treinado e conhecimento tecnico de como alinhar o sistema de som.

... Sonar eh o nome atual do Cakewalk.

[ ]'s
 
Gurizada (Gaúcho falando)

Excelente. Sobre o feedback destroyer explico. Somos uma banda com 4 músicos e é essa a estrutura. Quando saímos pra fazer alguns shows não levamos ou temos técnico de som por que somos "nós mesmos" então o uso do feedback destroyer automático tem sido fundamental para nós, pois imagem: quando estamos tocando temos que tocar e cantar. Se, por alguma razão desconhecida poderia existir microfonia, tocamos tranquilos por que, após o LEARN, nunca mais tivemos qualquer problema nisso.
 
Da minha parte o feedback destroyer tornou-se secundário.

Estou já louco é para tentar fazer as conexões sugeridas.

Valeu moçada, muito obrigado por enquanto.
 
Back
Topo