David,
fiz uma releitura do artigo e vi realmente o ganho no volume causado por causa do balanceamento. Bem interessante e útil, para compensar perdas pela distância e com isso alcançar grandes distâncias, como os meus cabos gigantes que interligam dois templos diferentes no Anfiteatro em que cuido do som.
Mas fiquei pensando em como "sentir" essa diferença de volume na prática.
Imaginei um microfone. Pensei nele ligado a uma mesa com entradas P10 (sem balanceamento) e o mesmo microfone ligado a outra mesa com entradas XLR (balanceadas). Em teoria, quando o mic estiver conectado à mesa com entradas XLR ele vai dar "mais som". Só que, na prática, se eu perceber diferenças de volume, vou achar que a diferença é das mesas utilizadas, já que as mesas costumam ter ou P10 ou XLR nas entradas de MIC. Eu teria que testar em um mesmo equipamento para perceber isso!
Mas então me veio a seguinte idéia: o balanceamento não é só por causa do conector, mas o tipo de fio também conta. Então, posso fazer um cabo com plugues XLR-XLR usando tanto um cabo balanceado (2 condutores internos + malha) quanto com um cabo desbalanceado (1 condutor + malha). E agora posso testar no mesmo equipamento. A única diferença será o cabo, um balanceado e outro não. E então vou perceber a diferença. O microfone ligado com o cabo balanceado vai dar "mais som", mostrando na prática o que aprendemos na teoria.
Confesso, nunca havia reparado nisso, nunca percebi tal diferença. Mas tem um bom motivo. Sempre trabalhei ou com tudo balanceado (com mesas profissionais) ou com tudo desbalanceado (mesas amadoras, Ciclotron MXS e outras). Por isso não percebi.
Muita gente que tem mesa com conectores XLR (balanceados) teima em "economizar" nos cabos, usando fios coaxias (1 condutor + malha) nos seus cabos de microfones. Sempre disse que isso é "economiza porca", pois perde-se o melhor isolamento de ruídos que o balanceamento dá, por uma diferença muito pequena no preço (R$ 0,50/metro em média). Além disso, há problemas do uso de cabos desse tipo com Phantom Power (na melhor das hipóteses, dá ruídos e indução, na pior, queima do microfone). Agora, vou acrescentar mais um motivo para não se utilizar esse tipo de ligação: dá menos volume de som que com o cabo balanceado.
Valeu pela aula. Aproveito para enviar algumas imagens de como é o padrão correto a ser utilizado em conectores balanceados:
Padrão para conectores XLR.
Padrão para conectores P10 TRS
Cabo coaxial (não serve para balanceamento)
Cabo coaxial duplo, ou cabo balanceado
Um abraço,
Fernando