cabo balanceado

LuCaS G1

New Member
qual é a diferença de um cabo balanceado pra um não balanceado???
diz um menino daqui do anfiteatro que ele perde volume quando não é balanceado....eu num falo nada por que num sei...
primeiro tenho que saber com os feras daqui do som ao vivo

abraços, :wink:
 
Lucas,

já existe um artigo aqui no site do David Fernandes que trata sobre isso. Veja:

http://www.somaovivo.mus.br/downloads/artigo06_balanceamento.pdf

O balanceamento faz com que a transmissão seja mais limpa, sem ruídos, mesmo há grandes distâncias. Só para comparar, tenho um cabo balanceado com 250 metros de comprimento e o som de um microfone dinâmico chega limpíssimo do outro lado.

Cabos balanceados são sempre de dois condutores interna + malha de terra e exigem conectores também de três pinos (XLR ou P10 TRS - o "P10 estéreo").

Agora, quanto a "perder volume", por ser balanceado ou não, nunca ouvi falar. Talvez ele esteja falando sobre o conector, que XLR entra na entrada de microfone e P10 entra na entrada de linha. Será?

Um abraço,

Fernando
 
Olá Lucas e Bersan.

Lucas escreveu:

qual é a diferença de um cabo balanceado pra um não balanceado???
diz um menino daqui do anfiteatro que ele perde volume quando não é balanceado....

E Bersan respondeu:

Agora, quanto a "perder volume", por ser balanceado ou não, nunca ouvi falar. Talvez ele esteja falando sobre o conector, que XLR entra na entrada de microfone e P10 entra na entrada de linha. Será?

Devido às caractarísticas de operação do circuito de balanceamento do sinal, há um ganho de tensão da ordem de 6 dB, o que neste caso quer dizer que a amplitude do sinal de saída, num sistema balanceado, será o dobro da do sinal de entrada. Tá tudo explicado no artigo citado pelo Bersan.

Falando de uma forma mais simples, a colocação do amigo do Lucas é verdade mesmo... com o sinal balanceado vc ganha o dobro de volume. Mas isso só funciona se todo o sistema estiver balanceado... cabos e entrada do canal na mesa.

[]'s
 
David,

fiz uma releitura do artigo e vi realmente o ganho no volume causado por causa do balanceamento. Bem interessante e útil, para compensar perdas pela distância e com isso alcançar grandes distâncias, como os meus cabos gigantes que interligam dois templos diferentes no Anfiteatro em que cuido do som.

Mas fiquei pensando em como "sentir" essa diferença de volume na prática.

Imaginei um microfone. Pensei nele ligado a uma mesa com entradas P10 (sem balanceamento) e o mesmo microfone ligado a outra mesa com entradas XLR (balanceadas). Em teoria, quando o mic estiver conectado à mesa com entradas XLR ele vai dar "mais som". Só que, na prática, se eu perceber diferenças de volume, vou achar que a diferença é das mesas utilizadas, já que as mesas costumam ter ou P10 ou XLR nas entradas de MIC. Eu teria que testar em um mesmo equipamento para perceber isso!

Mas então me veio a seguinte idéia: o balanceamento não é só por causa do conector, mas o tipo de fio também conta. Então, posso fazer um cabo com plugues XLR-XLR usando tanto um cabo balanceado (2 condutores internos + malha) quanto com um cabo desbalanceado (1 condutor + malha). E agora posso testar no mesmo equipamento. A única diferença será o cabo, um balanceado e outro não. E então vou perceber a diferença. O microfone ligado com o cabo balanceado vai dar "mais som", mostrando na prática o que aprendemos na teoria.

Confesso, nunca havia reparado nisso, nunca percebi tal diferença. Mas tem um bom motivo. Sempre trabalhei ou com tudo balanceado (com mesas profissionais) ou com tudo desbalanceado (mesas amadoras, Ciclotron MXS e outras). Por isso não percebi.

Muita gente que tem mesa com conectores XLR (balanceados) teima em "economizar" nos cabos, usando fios coaxias (1 condutor + malha) nos seus cabos de microfones. Sempre disse que isso é "economiza porca", pois perde-se o melhor isolamento de ruídos que o balanceamento dá, por uma diferença muito pequena no preço (R$ 0,50/metro em média). Além disso, há problemas do uso de cabos desse tipo com Phantom Power (na melhor das hipóteses, dá ruídos e indução, na pior, queima do microfone). Agora, vou acrescentar mais um motivo para não se utilizar esse tipo de ligação: dá menos volume de som que com o cabo balanceado.

Valeu pela aula. Aproveito para enviar algumas imagens de como é o padrão correto a ser utilizado em conectores balanceados:

conexoes5.jpg


Padrão para conectores XLR.

conexoes1b.jpg


Padrão para conectores P10 TRS

Cabo_Coax_simp.jpg


Cabo coaxial (não serve para balanceamento)

Cabo_balanceado.jpg


Cabo coaxial duplo, ou cabo balanceado

Um abraço,

Fernando
 
Ola amigos dando uma volta pelo forum vi este topico, e por mais q seja jah "antigo" vo colocar minhas esperiencia aqui...

Eu sempre estou trabalhando com varios equipamentos, pois sempre saio com o grupo de louvor daqui, e algumas vezes levo algum equipamento, tenho cabos P10 e XLR, as vezes quando eu precisava eu colocava os P10 e eu percebia a perda de volume q era muito grande, esses P10 eram todos mono, logo coloquei alguns P10 TRS q tenho e essa perda sumia, com isso na pratica vi como tenho essa perda ....



grande Abraço pessoal




wagner
 
Olá Wagner Guinaum,

mas o cabo era balanceado, certo? Só trocar conector não resolve, tanto o cabo quanto o conector precisam ser balanceados.

Fernando
 
sim o cabo era balanceado, quando tinhamos cabos balanceados mas conectores mono, era soh juntar negativo com malha no p10, no XLR era normal ;0
 
Srs. tenho uma dúvida quanto a este assunto também, porém fiquei em dúvida para abrir um novo tópico, aos senhores moderadores me desculpem.

Lá vai
Tenho um sitema AKG WMS40 sem fio, a saída é P10 - Balanceada

Normalmente as Mesas possuem suas entradas P10 balanceadas? ou somente as XLR mesmo???

Abraços!!!
 
Mesmo as entradas P10 (LINE IN), em mixers decentes, são balanceadas.

Só tome cuidado, se vc preferir conectar às entradas XLR (MIC IN) p/ não ajustar o nível do sinal da base receptora p/ um valor muito alto (como o próprio manual diz, vai de nível de microfone a nível de linha).
 
Obrigado!

Normalmente estamos trabalhando com Yamaha ou Phonic... então creio que
as entradas sejam balanceadas, tanto as P10 quanto as XLR...

Abraços!
 
So para deixar claro, o sistema so sera balanceado se todo o cirtuito do caminho do sinal for balanceado por ex.

Microfone com saida balanceada ....> Czbo coaxial duplo com a ligação corretamente em cada pino ..... processador com entrada balenceada.

O que difere basicamente e o tipo de conector que pode ser XLR ou P10 TRS, mas o que vai confirmar isto e o manual do fabricane que mostrará em seu diagrama o amplificador operacional que é um componente eletronico que faz o balanceamento do sinal. Não devemos nos basear apenas pelo conector, ele é um indicativo muito bom, mas deve ser chegaro o circuito pelo diagrama de blocos.

Cuidado quando falamos de entrada LINE IN com a terminologia P10 simpemente, pois temos P10 TRS e P10 TS.

abração
 
Sim, sim.

O mic diz claramente que a saída é balanceada, mesmo P10 (e, por consequência, TRS).

Bem como os mixers informam isso em seus manuais; fato é que é prática comum mixers bons terem as entradas de linha também balanceadas.


Analisar o diagrama de blocos é ótimo, mas o texto do fabricante tb resolve. :wink:
 
Caros Colegas.

Meu teclado (Roland E50) possui saidas R e L/Mono. Percebi que ao ligar saida L/Mono do teclado a mesa (Line/P10/balanceada) usando cabo P10 TRS, o som fica com muito mais brilho em relação ao uso do cabo 2 vias mono. Há alguma explicação para isso?

sds

Toninho
 
Wellington_ADCN disse:
E agora? Quem poderá nos ajudar?

Pois então. Ja fiz testes com outros cabos e por incrivel que pareça, o som fica mais legal com P10 TRS.

Obs.: Teste efetuado com mesa Souncraft EFX8 e caixa RCF ART410a.

sds

Toninho
 
Wellington_ADCN disse:
Conexões 2 Fones de Ouvido, Saída (L/MONO, R): ¼”
Pessoal, mono ou stereo não tem nada a ver com ser balanceado ou não.
O que acontece é que se chama, popularmente, o conector P10 TRS de stereo.

Mas, supondo-se que a saída seja mesmo balanceada, não consegui encontrar motivo p/ ocorrer perda de agudos ao se usar uma linha não balanceada.
A conexão, usando "cabo não balanceado", é feita exatamente como no caso do "balanceado"?
(O que vem 1º à mente é uma conexão à entrada MIC, de impedância mais baixa, que poderia realmente matar a resposta de frequência. Mas não creio que tenha sido cometido esse erro.)

Em ambos os casos a única coisa que realmente muda é o tipo de cabo usado?
 
TSA disse:
Em ambos os casos a única coisa que realmente muda é o tipo de cabo usado?

Sim TSA. A unica coisa que muda é o cabo, que é conectado na entrada de linha da mesa.

Para complementar, fiz novos testes com cabos desbalanceado e tive que alterar a equalização na mesa para manter o padrão.

Obs.: Quem usa esse teclado, eu aconselho a não configurar os timbres pelo som do próprio telcado ou pelo fone, pois ao conectar ao PA a realidade é totalmente diferente. Resumindo, tenha um bom cubo ou uma boa caixa para efetuar tais alterações.

sds

Toninho
 
Deluna disse:
Por padrão L(left) é o "mono" dos equipamentos estéreos.
essa é uma questão interessante nos teclados, duas saídas. Se conectarmos dois cabos(L e R) o teclado manda sinal estéreo, penso que, a princípio seriam dois cabos desbalanceados. Ou não?
Se são balanceados, pq a maioria dos técnicos aconselham o uso de direct box, apenas para atenuaçao?
Estou coçandos os dedos para abrir o meu teclado pra verificar. :x :x :x
 
Back
Topo