cabo balanceado

Wellington_ADCN disse:
pq a maioria dos técnicos aconselham o uso de direct box, apenas para atenuaçao?
Cara, a suposição natural é que o instrumento tem saída não balanceada.
De qq modo, o ideal mesmo é analisar o manual.

Vi um manual da Kurzweil que deixa bem claro que as saídas de áudio são balanceadas.
 
Re:

bersan disse:
Imaginei um microfone. Pensei nele ligado a uma mesa com entradas P10 (sem balanceamento) e o mesmo microfone ligado a outra mesa com entradas XLR (balanceadas). Em teoria, quando o mic estiver conectado à mesa com entradas XLR ele vai dar "mais som". Só que, na prática, se eu perceber diferenças de volume, vou achar que a diferença é das mesas utilizadas, já que as mesas costumam ter ou P10 ou XLR nas entradas de MIC. Eu teria que testar em um mesmo equipamento para perceber isso!
Fernando
eu estava passando pelo Sav como passo todos os dias e vi este topico dei uma boa lida e e me deparei com uma experiência que tive ontem ao chegar na igreja para ligar o som notei que faltava um cabo para ligar os microfones s/fio pensei comigo vou ligar um canal balanceado e outro não (um xlr outro p10)
mas vejam só o som ficou horrível estava tudo embolado o som do canal que estava com P10 e o outro estava bom mas até ai tudo bem fui levando neh o problema maior foi na hora do pregador ele quiz o micro que estava conectado ao p10
 
Olá galera do som ao vivo, venho aqui tirar minhas duvidas não sei se fiz certo em colocar aqui minhas duvidas ao invés de abrir outro tópico, vamos lá tenho um som para eventos de médio porte, sou operador de som to me formando agora pelo senacrj mais já trabalho a 10 anos no ramo em fim não tenho vergonha de querer saber mais um pouco do que eu já sei, nesse som que citei antes sem ter muito conhecimento fiz as ligações tds erradas dos cabos sem ser balanceados e coisa e tal só que agora quero concertar tudo a minha duvida é, para distancias pequenas o cabo balanceado faz diferença? Pois os cabos que deve trocar são os que levam o sinal do equalizador para o crossover e do crossover para as potencias, (equalizador staner com saídas balanceadas, crossover staner crossfor, potencias machine tds balanceados, galera se puderem me tirar as duvidas eu agradeceria desde já sou muito grato em fazer parte do fórum!
 
Tenho dúvida também em relação a espessura do cabo, se for muito fino e percorrer grandes distancias tem perda de sinal ou não?
 
DJMARQUINHORT disse:
para distancias pequenas o cabo balanceado faz diferença?
Sempre é recomendável que se usem linhas balanceadas entre equipamentos. Isso é o padrão profissional.
Na prática, porém, há casos em que as linhas não balanceadas conseguem funcionar sem problemas. A curtas distâncias, provavelmente vc não vai ter problemas.
A grande questão é o que se classifica como "curta distância". A depender do ambiente (ou seja, de o quanto o local está "povoado" com interferências eletromagnéticas) vc pode ter cabos na casa das dezenas de metros sem problemas, ou pode acabar captando perfeitamente uma estação de rádio com um cabo de 5, 7 metros (cabos que não são considerados muito longos).

Esses valores normalmente citados como de segurança p/ cabos sem balanceamento (alguns pregam 2 m, outros 5 m, outros 7, e por aí vai) estão condicionados ao que eu citei acima.

O que eu digo p/ vc fazer é o seguinte: onde puder, use balanceado, não importando o comprimento. Onde não puder, vc precisa analisar a situação, se vai conseguir usar sem problemas de interferências.


*Note que tais padrões profissionais trazem benefícios que vão além da proteção contra interferências.
-----------------------------------------------------------------------

Jeanderson disse:
Tenho dúvida também em relação a espessura do cabo, se for muito fino e percorrer grandes distancias tem perda de sinal ou não?
Ao pé da letra, quanto maior a distância percorrida, maior a perda do sinal. Também, ao pé da letra, quanto maior a bitola do condutor, menor a perda. Então o ideal é usar os cabos mais espessos e do menor comprimento possível.

Na prática, em muitos casos a tolerância é maior. Veja: para os cabos "de potência" (dos amps p/ as caixas) essa "norma" é bastante válida (maior bitola, menor comprimento). Mas no caso de cabos "de sinal" (ou seja, transportando sinais de mic ou de linha), isso é reduzido, principalmente quando se usam cabos e conectores de qualidade e equipamentos profissionais (linhas balanceadas, de baixa impedância). Note que seria pouco prático usar cabos muito espessos p/ transportar esses sinais.

Então, resumindo: se quer evitar problemas, basta usar cabos reconhecidos, de qualidade, sobretudo quando o sistema segue padrões profissionais. No caso dos amps/caixas, use bons cabos, também, e a maior bitola possível. Não tem muito grilo. :wink:
 
Pra não abrir outro tópico vai aqui mesmo...

Pretendo ligar a saída AUX da mesa (balanceada) na entrada do amplificador de fone (estereo).

Qual cabo vocês usariam?
 
Boa noite

R. Leal disse:
Pra não abrir outro tópico vai aqui mesmo...
Pretendo ligar a saída AUX da mesa (balanceada) na entrada do amplificador de fone (estereo).
Qual cabo vocês usariam?
Ninguém?
Preciso definir até sexta...desculpa a pressa pessoal...

Eu ligaria em mono mesmo afinal de contas o PA concerteza já é mono mesmo usaria um cabo Y da saida do AUX para a entrada do amp de fone.
Isso e o cabo não sei de acordo com a respectativos conectores ai presente acho que XLR para 2 P10.
A ponta dupla ao amp...

Guilherme Vaini
 
A saída do AUX é balanceada e o cabo é longo, creio que se usar sinal desbalanceado terei ruídos nos fones de ouvido.

O jeito é testar e ver como fica.
 
rafael t. disse:
aqui na igreja usamos um pedaço de multicabo. Lingando mesa a perifericos, incluindo o amp de fones.
Usando a saída balanceada?

O problema é que meu amp de fone só aceita entrada stereo.
 
Bom dia

R. Leal faça como lhe falei acredito que se usar um cabo mais groso e usar o malha junto com sinal negativo não haverá ruídos.

Guilherme Vaini
 
Usei o sinal desbalanceado e na ponta que entra no amp de fone eu fiz um "jump". Assim eu tenho um pseudo stereo (traduzindo=mono :mrgreen: ). Não tive ruído perceptível.

Agradeço aos que opinaram.
 
Olá, pessoal! Não sei se minha dúvida cabe na discussão, mas quanto a durabilidade dos cabos, sofro um pouco na minha igreja pq em determinados ensaios, os cabos são utilizados sem supervisão, o que acarreta em eventuais danos aos cabos. Fico pensando se posso usar um cabo coaxial duplo (usado para balanceamento) numa ligação em que duas da três pernas que possui sejam ligadas em uma única via (como em um cabo desbalanceado - Coaxial?). Assim, tenho a segurança de se acontecer uma avaria em uma das duas vias mescladas, a outra garante o fluxo normal de sinal? Pode ocorrer curto-circuito ou algo do tipo que venha a danificar os equipamentos?
Estou reforçando um cabo ou danificando o sistema.
PS.: Não tentei isso ainda, é só uma ideia que me ocorreu. Por favor, me ajudem!
 
Olá Kleber,

sua ideia é bastante comum. Eu mesmo já desisti de usar cabos coaxiais para instrumentos e só compro logo o de microfone (por exemplo, o Santo Angelo SC30). Como uso muito o cabo balanceado (2 pólos + malha), compro logo em rolo (sai mais barato) e monto tudo (cabos de mic ou cabo de instrumentos) com ele.

O esquema é exatamente este que você descreveu: liga-se os dois fios internos juntos, soldados como num só. Só fazer isso nas duas pontas, e pronto.

Mas se a sua ideia é diminuir os danos, esqueça. Os saltos das mulheres, os "pés" de cadeiras e bancos vão continuar destruindo tudo, só vai demorar um pouco mais (meses, no máximo). A solução é trocar o tipo de cabo. Os mais resistentes (para evitar os danos que citei) que já usei são aqueles recobertos por trança de tecido.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=cabo+%C3%A1udio+tecido">http://www.google.com.br/search?hl=pt-B ... dio+tecido</a><!-- m -->

Nessa pesquisa do Google, você vai em Imagens e vê uma tonelada deles. São bem mais caros, mas duram muito mais.

Um abraço,

Fernando
 
Tive um problema quando fui instalar um equipamento em uma igreja. Fiz todos os cabos balanceados, mas, na hora de testar os microfones, todos estavam com ruído. O problema só se resolveu quando desbalanceei os cabos dos microfones.
Fiquei sem entender o que aconteceu, qual deve ser a razão do ruido nos cados balanceados?
 
pessoal bom dia !!!! por favor preciso de ajuda como faço pra usar o multímetro pra fazer teste nas entradas da mesa de som.. quero ver se todas esta funcionando ..apenas tem uma das entradas p10 que nao responde.. quero fazer o teste mais nao sei como fazer....
 
Não precisa de multímetro, faça um teste mais fácil, liga o cabo em outra entrada, se funcionar é porque a entrada anterior esta queimada.

EXEMPLO: canal 8 não funciona no P10 mas o canal 9 funciona.
Então o problema é o canal 8.
 
Back
Topo