Cabo stereo ou mono para instrumentos

haully

New Member
Oie pessoal sou novo aqui e estou impressionado pela quantidade e qualidade das informações !!!
Bom minha duvida é o seguinte, devo usar cabo p10 stereo ou mono para o violão ou teclado ligados a mesa.
Como uso cabos p10 nas duas pontas para os instrumentos ( baixo, violão, teclado ) gostaria de saber se uso stereo ou mono.
Desde ja agradeço !!!
 
Olá Haully, seja muito bem vindo aqui.
Você pode usar sem problemas os cabos mono. Isso em relação à questão dsa entradas/saídas propriamente ditas, tanto que você está utilizando aparentemente sem problemas. Agora há casos em que se demanda de cabos estéreo para atentender aos recursos de algum teclado ou pedaleira, isso o músico lhe dirá se está usando ou não e consequentemente você saberá se precisa. Procure conhecer os equipamentos dos seus músicos e baixe os manuais para conhecer as possibilidades que tem à mão.
 
Sempre pra garantir durabilidade, compro cabos estéreo(Santo Ângelo), na hora de soldar no plug p10 mono (Santo ângelo também, nunca vi outra dessas grandes marcas de p10 aqui em PE ) é só unir os cabinhos das duas vias internas.
Esses até hoje nunca s romperam. . . . . . :D
 
essa era minha duvida...

1 - ta mas alem do plug p10 ( stereo ou mono ) existe o cabo ( fio ) stereo e mono tbm ou é só mesmo os plugs q levam esta especificação . existe o cabo ( fio ) stereo e mono?

2 - e como vcs falaram eu uso cabo mono...então não seria melhor usar stereo para violão, teclado e outros? apesar dos meus estarem funcionando perfeitamente...oq vcs indicam?
 
haully disse:
1 - ta mas alem do plug p10 ( stereo ou mono ) existe o cabo ( fio ) stereo e mono tbm ou é só mesmo os plugs q levam esta especificação . existe o cabo ( fio ) stereo e mono?
Os plugs tem sim diferença, se no fim das contas fosse tudo pro mesmo lugar não faria diferença o cabo ter 1, 2 ou 9 vias.

haully disse:
2 - e como vcs falaram eu uso cabo mono...então não seria melhor usar stereo para violão, teclado e outros? apesar dos meus estarem funcionando perfeitamente...oq vcs indicam?
Como falei anteriormente isso vai depender do equipamento que você vai usar, em geral o cabo mono resolve. Apenas alguns teclados e pedaleiras podem precisar. Isso quando o músico estiver usando tal recurso, do contrário, é indiferente em termos práticos.
 
cable1.jpg


Fig 1.a---> Cabo mono
Fig 1.b---> Cabo stereo

O cabo stereo é utillizado para ligações balanceadas, cabos de microfone.

Para instrumentos geralmente são utilizados cabos e plugs mono. Quando há o Direct Box a saída do direct é balanceada, ou seja é necessário utilizar cabos e plugs stereo.
 
Pessoal agora sim ficou bem claro... obrigado pela ajuda que me forneceram !!!
Se precisar estou a disposição !!!
Abraço a todos !!!
 
Cabos de 2 condutores + malha servem para vias balanceadas mono, ou para vias não-balancedas estéreo (cada condutor é um canal, e a malha é o comum).

haully disse:
minha duvida é o seguinte, devo usar cabo p10 stereo ou mono para o violão ou teclado ligados a mesa
Mono resolve. Como já disseram, se vc só tiver cabo com 2 condutores, tb funciona. Eu pessoalmente prefiro usar apenas um dos condutores e isolar o outro, nesses casos, ao invés de soldar ambos juntos.

Instrumentos profissionais estéreo (teclados, por exemplo) têm 2 saídas, uma p/ cada canal, usando-se 2 cabos mono.
Alguns modelos amadores têm saídas estéreo TRS (usam um cabo estéreo, ao invés de 2 mono p/ L e R).
 
só lembrando 2 regrinhas sobre cabeamento:

- que o tamanho do cabo seja o menor possível;
- se for cabo mono que tenha no máximo 2 metros;
 
Ola pessoal estava lendo esse tópico e estou com uma duvida, da medusa para o Direct box vou colocar o cabo XLR estéreo e saindo dele para os instrumentos posso colocar um P10 balanceado ou terá que ser um mono.
 
Ola pessoal estava lendo esse tópico e estou com uma duvida, da medusa para o Direct box vou colocar o cabo XLR estéreo e saindo dele para os instrumentos posso colocar um P10 balanceado ou terá que ser um mono.
O instrumento é mono e usa conexões mono.
Então pode usar o cabo padrão de instrumento que é mono/desbalanceado.
 
Pessoal acabei de entrar no grupo... Deu uma procuarada já sobre cabo para piano digital yamaha p35 e não achei. Se houver e alguem souber de um fórum já existente e puder me mandar o link agradeço. Se não! Eis a dúvida: nesse piano devo usar um cabo P10(stereo) saindo dois monos? Ou P10-P10 stereo? Pois com o cabo mono o som sai muuuuito diferente. Obg a todos.
 
Se tiver só saída de fone de ouvido, que é stereo, utilize um cabo "Y". P10 stereo no teclado saindo dois P10 monos. Mesa de som não tem entrada P10 stereo. Se o instrumento tiver saídas L/R, use dois cabos monos, nos dois casos ligue num canal stereo da mesa.
 
Ronaldo1, muito obrigado! entendi que devo usar o cabo Y.

só fiquei na duvida se tivesse saidas L/R eu ligasse os dois em um canal stereo da mesa(mas vc disse que a mesa não tem entrada stereo), ou só não tem entrada P10(stereo)?
 
Não, não tem. Stereo na mesa só dois RCA, que é o cabo de DVD, ou dois P10.
Sempre lembrando. O cabo ou o plugue não são stereo nem mono. Stereo ou mono é o sinal que passa por eles. Cabos são balanceados ou não balanceados. Pra levar o sinal stereo até a mesa é sempre necessário dois cabos. Ou Y, ou dois P10. Mas na mesa sempre será dois cabos.
 
Boa tarde amigos, tenho um problema, vcs podem me ajudar? Vou listar os equipamentos!!!
amplificador oneal op2700.
Mesa xenyx 2442 usb.
4 mics beringer usando cabo XLR balanceado.
piano digital Yamaha p35 usando cabo Y.
vilão usando cabo p10 mono.
3 caixas staner 60rmw 10" (com driver D202ti jbl nelas).

Mas eis o problema, nas caixas staner o agudo está passando muito para o falante e saindo pouco nos driver's(novos).
Eis as duvidas além desse problema: qual tipo de cabo devo ligar da saída da mesa para o amplificador(mesa tem saída XLR e amplificador P10), então deve ser stereo, mono, balanceado?
quais tipos de cabo(tipo de confecção do cabo) devo ligar do amplificador para as caixas staner?

logo logo, adicionarei um amplificador oneal op2800 e mais 2 caixas de 12"(confecção própria) com falantes jbl 550rms modelo 12pw8 com driver D220ti jbl + divisor nenis 2 vias 370w

Muuuuito obg a quem puder me ajudar, pois o som do piano sai muito diferente!!!
 
Olá @Alyssonatila !
Fiquei curioso: como vc faz caixas de fabricação própria e tem dúvidas nos cabos que vai usar?
Quando vc monta a caixa vc já define isso colocando na entrada da mesma conectores P10, XLR ou PP conforme a configuração interna da mesma.
Sempre lembrando. O cabo ou o plugue não são stereo nem mono. Stereo ou mono é o sinal que passa por eles. Cabos são balanceados ou não balanceados.
Se as caixas que vc citou usam amplificador são passivas e sendo assim, ainda que o conector de entrada seja P10, o cabo correto a ser utilizado é o PP. Dependendo da distancia do amplificador até as caixas vc usará de 2,5 mm2 ou 4,0mm2.
 
Olá @AltVan13 , obg pela atenção, mas vou esclarecer sua curiosidade! não sou profissional da área, mas tomei pra mim esse trabalho na igreja por ter noções(noções simples), pois minha atuação é no vídeo, então um amigo meu da área me indicou o modelo, a litragem, os falantes e os driver e o divisor nenis para essas novas caixas que fiz. Mas minha dúvida não são exatamente nas novas e sim nas que já temos:

Qual tipo de cabo ligar da saída da MESA(XLR) para o amplificador(P10), ELES devem ser stereo, mono, balanceado? e do AMPLIFICADOR para CAIXAS?
a dúvida não é a conexão e sim a ligação(stereo, mono ou balanceada)????
 
Back
Topo