CAIXA PARA SOM EXTERNO MONTAR OU COMPRAR PRONTAS

G

Guest

Guest
E AI GALÉRA,TUDO NA PAZ DO SENHOR...
ESTAMOS QUERENDO MONTAR UM SOM PARA USAR EM PROGRAMAÇÕES EXTERNAS NO CASO UMA PRAÇA GOSTARIA DA OPNIÃO DE VOCES POIS ESTOU EM DUVIDAS ENTRE MONTAR AS CAIXAS OU COM PRAR PRONTAS.
SE FOR MONTAR, SÃO 4 CAIXAS CADA CAIXA COM:

1 A.F 15” 350W RMS E 700 W MUSICAL 15PW5 SELENIUM
1 A.F 12” 300W RMS 12PW5 SELENIUM
1 CORNETA D3305TI 75 W RMS SELENIUM
1 TWEETER ST – 304 SELENIUM 40 W RMS
1 DIVISOR DE FREQUENCIA
PARA EMPURRAR O SOM UM AMPLIFICADOR MACHINE 3,8 OU O ONEAL OP 7502

SE FOR COMPRAR PRONTA SERIA :

1 CX ATIVA ONEAL OPB620 180 W RMS
1CX PASSIVA ONEAL OB620 200 W RMS
1 SUB GRAVE ATIVO ONEAL OPSB 2500 1000W RMS EM 4 OHM E 600 W RMS EM 8 OHM
1 SUB GRAVE PASSIVO ONEAL OBSB 2500 450 W RMS

GRANDE ABRAÇO
Robinho
 
Ola Robinho

O que eu posso te dizer eh que comprar as caixas prontas eh melhor, agora da um aolhada melhor porque voce pode encotrar coisa muito boa.

As caixas da Oneal são boas, cheguei a usar 2 pares passiva ativo das de 15" não me lembro se eram as OPB 1020 ou as 2020, não gostamos muito do som delas, mas o sub tem nos surpreendido.

um abraço
 
Pedala Robinho....rsrsrs

camarada não sou muito fã de material montado, prefiro comprar na loja, garantia e suporte que muitas lojas dão.

vamos ao que interessa, as caixas opb620 e ob620 não vão lhe atender, a não ser que seja coisa pequena algo que não precise microfonar batera, onde as caixas de alta seja mais direcionadas para voz.
o drive é o dt150 da selenium ,25mm de garganta, muito pequeno.
se precisa exigir muito dos drives, vc vai ficar na mão.

vc consegue compra caixas com dois falantes 12" e 15" com drives ti excelentes e com preços ótimos.

se vc usar drives titânio ou bi-radial não precisa colocar tweeter, normalmente não se usa, mas se quiser colocar a caixa é sua...rsrsrs

e vc tbm consegue montar algo bacana com esse material selenium, só vai precisar de sub depois.
esse material da selenium é bacana para se fazer um som de pequeno porte e vc vai satisfazer e aconselho vc a usar sub de 18" e não de 15".

abraço.
 
gabriel_renascer disse:
1Pedro disse:
As caixas da Oneal são boas
1Pedro disse:
não gostamos muito do som delas


Hahaha...

Esquece Oneal, Robinho.
Procure Attack, RCF, Staner ou JBL.

disculpa eu acho que não me exprecei bem, eu quis dizer que no papel elas parecem ser boas, depois vc da uma olhada nas especificações da OPB 2020 ate anti ramp ela tem, coisa que muita caixa por ai não tem.

E eu tambem indiquei ou so não dei modelo, acho que errei foi nisso.

Valew pessoal
Um abraço
 
Olá Robinho,

suas opções parecem muito diferentes. Veja:

1 A.F 15” 350W RMS E 700 W MUSICAL 15PW5 SELENIUM
1 A.F 12” 300W RMS 12PW5 SELENIUM
1 CORNETA D3305TI 75 W RMS SELENIUM
1 TWEETER ST – 304 SELENIUM 40 W RMS
1 DIVISOR DE FREQUENCIA
PARA EMPURRAR O SOM UM AMPLIFICADOR MACHINE 3,8 OU O ONEAL OP 7502

Primeiro, que se você usar um D3305Ti não precisará de um supertweeter, pois o driver titânio já responde aos médios e agudos. Segundo, porque um divisor de frequências de 4 vias você não vai encontrar (modelos comerciais até 3 vias, o resto é sob encomenda e $$$$$). Tercerio, que entre Machine e Oneal, acho que nem precisa falar, Machine é muito melhor.

Agora, olhe as potências dos falantes: são muito altas. Por outro lado, observe estas caixas:

1 CX ATIVA ONEAL OPB620 180 W RMS
1CX PASSIVA ONEAL OB620 200 W RMS
1 SUB GRAVE ATIVO ONEAL OPSB 2500 1000W RMS EM 4 OHM E 600 W RMS EM 8 OHM
1 SUB GRAVE PASSIVO ONEAL OBSB 2500 450 W RMS

Para comparar "alho com alho", você montará cada caixa com A.F 12" de 300W mais driver titânio de 75W, isto por caixa, enquanto se for comprar pronto pegará um conjunto ativo + passivo que lhe proporcionará 180W totais* (90W+90W quando as caixas ligadas em conjunto).

Isto falando apenas das caixas top, sem considerar os graves (o falante de 15" x 350W em uma opção e o subgrave de 450W na outra opção).

* especificação da Oneal:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.oneal.com.br/produtos/html/f15.htm?por">http://www.oneal.com.br/produtos/html/f15.htm?por</a><!-- m -->

Por outro lado, o subwoofer Oneal terá muito melhor desempenho de grave que a caixa montada, ainda que com falantes de 15".

E você precisa mesmo de subgrave?

Você me perdoe, mas acho que você começou errado. Defina bem o que você quer e poste aqui.

Um abraço,

Fernando
 
A PAZ

Tenho alguns questionamentos a fazer, aproveito as dúvidas dos irmãos e com isto aprendo tambem.
O irmão Robinho argumentou que seria em eventos externos tipo praças etc..., então o meu questionamento é: para uso externo caixas BR? mesmo que ativas acredito que a média e longa distâncias elas requerem altas potencias quando caixas cornetadas tanto fabricadas como mandadas fazer conforme projetos dos fabricantes dará melhor resultados.
Ou estou errado?

Heriberto
 
Da uma pesquisada quanto a potencia das caixas, se atende ao seu evento. Pois se tratando de eventos externos, vc precisaria de um ótima caixa, pois ao ar livre o som tende a se perder muito rapido, ou seja a sua propagação ao ar "vasaria" pelo fato de não obter obstaculos.

Eu ja tive experiencia de evento externo, que foi terrivel, penssava que as caixas seriam o suficiente, mas infelizmente tive que jogar todo volume da mesa e do amplificador, e som ficou distorcido e inteligivel, foi horrivel, não gosto nem de lembrar isto que estava com 2 caixa de falantes 15'' de 400WRMS



Abraços


Rogério
 
Em comparação com um ambiente interno, a necessidade de volume no ambiente externo é muito maior, até 10 vezes maior, para a mesma quantidade de pessoas. Isto ficou claro na série de artigos "Potência, uma coisa mais que complicada".

Por isto a minha mensagem anterior, comparando a potência das caixas. O projeto de caixa montada privilegia a potência, enquanto as Oneal pecam pela pouca potência para atender a um caso destes.

Mas falta o Robinho definir melhor o que seria "programações externas no caso uma praça".

É música? Qual estilo? É pregação? Praça grande? Praça pequena? 100 pessoas? 1.000 pessoas?

Dependendo da resposta, nem o projeto de caixas montadas vai dar conta.

Um abraço,

Fernando
 
Galéra,
No caso seria para realizar cultos externos com momentos de louvor, pregação, apresentções de coreografias e teatro.
usamos os seguinte instromentos:
bateria, teclado, violão,guitarra,baixo, bongô,, surdo.
os estilos que o ministério toca são variados tipo, trazendo a arca, nivea soares, lazaro, lagoinha, fernandinho, PG entre outros...
E o pastor sempre pede para colocar a voz dele bem potente mas um som potente aberto mais com peso !
para cerca de umas 100,150,200 pessoas.

é mais ou menos isso !

Grande Abraço.
 
Duzentas pessoas não é muito, mas o problema é que podem se tornar mais que isto rapidamente (tomara, glória a Deus se isto acontecer). Então, sim, você precisa de caixas bem potentes.

Neste caso citado por você, recomendo:

sub + caixas top

Que tal:

2 sub Oneal (esses mesmos aí)

Caixa top com Selenium 12" ou 15" + Driver titânio. O modelo da caixa e os falantes você pode pegar no site da Selenium, aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/downloads.asp?tipo=1">http://www.selenium.com.br/site2004/dow ... asp?tipo=1</a><!-- m -->

Olhe em especial estes:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.selenium.com.br/site2004/downloads/downloads.asp?tipo=1&subtipo=14">http://www.selenium.com.br/site2004/dow ... subtipo=14</a><!-- m -->

No futuro, precisando de mais potência, adicione mais caixas.

Se quiser caixas montadas, Attack ou Staner estão entre as melhores nacionais, parta para os modelos mais potentes que conseguir ($$$$). Coisa de 300W RMS ou mais. Aliás, se comprar caixas de marca, melhor comprar a caixa e o subwoofer da própria marca.

Um abraço,

Fernando
 
Agradecimento...

Galera,
Acho que no fim das contas vamos comprar pronto mesmo !
Mas estou tentando achar algo parecido mas da Staner !
Agradeço a todos que postaram aqui a opnião de todos foi muito valiosa !

Fiquem na Paz do Senhor !
Grande Abraço !
Ass: Robinho
 
Back
Topo