Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line)

Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

O titulo do tópico é este, esta bem claro"Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line)" agora o que acontece é o seguinte vou ser sincero, fiz um outro tópico a uma semana atras pedindo conselhos dos mais experientes sobre uma montagem de PA, coloquei os equipamentos e apareceu um monte de gente me ajudando falando assim "olha não compra esse, e comprar esse outro que é melhor" você terá problemas com esse pq e mais complicado, é facil de quebra etc... isso é ajudar deu pra entender.
Agora quando vem alguém e coloca alguma coisa referente a line, ou tentando fazer algo diferente baseado nesse sistema "digo baseado e não igual!!!", ai já vem um monte de gente colocando criticas que num tem nada a ver, ou seja perde tempo digitando uma coisa que num vai ser aproveitada, ai começa meter pau na segurança até do tipo de material da ferragem que vai segurar o sistema, eu não sou criança e acredito que muitos aqui também não são de botar a vida de alguém em risco, aquilo das fotos e um projeto, que tem muito a ser feito, pq como todos viram é inseguro, mais tem uma meia duzia ai que se faz de criança ou desentendido, ou melhor querendo dar aula de calculo e tecnologia, mais porque dar aula de tecnologia se ta explicito isso é uma caixa ventbox suspensa só isso, se alguém quer ajudar, que de por ex o fabricante de alguém que faz ferragem, litragem adequada dessa caixa para os 10pw3, se tem outro woofer com maior ou menor rms, spl, etc... com bom custo e dar o link, poxa gente pelo amor de deus será que o único que capto isso foi o Dsom,
todo mundo aqui ta careca de saber line é complexo, isso exige equipamento para medição e o escambau a quatro, não entrando nesse mérito, só vou pedir encarecidamente, quem desejar ajudar seja bem vindo, agora por favor vamos combinar o seguinte: esqueça que essas caixas tão suspensa e imagina elas no chão e tenta ajudar se esse é o problema
Desculpem ai
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

saintcler disse:
...ai já vem um monte de gente colocando criticas que num tem nada a ver, ou seja perde tempo digitando uma coisa que num vai ser aproveitada
Saintcler, queridão...
Dizer que não funciona, que vai ter cancelamentos, que é inseguro é ajudar. Ou quer que o pessoal fale assim "Vai ficar bom, o resultado vai ser legal, etc", e depois ver que perdeu SPL no arranjo, gastou dinheiro com um teste quando daria pra pegar um sistema legal, e ver que era melhor uma crítica?

Reitero que a quantidade de informação que foi passada nesse tópico é grande, e de grande valia. Se quer uma resultado melhor, use, senão bata a cabeça e se conforme com o que vier.
Mas acho que todos tem um compromisso com a verdade aqui no fórum, e não ficariam de braços cruzados vendo você gastar dinheiro em algo não recomendado.

É isso. Ah, e não é trauma nenhum de line, nem nada do gênero.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

A PAZ

Pessoal, seguinte as vezes as opiniões que são dadas parecem ser arrogantes, mas tenham a absoluta certeza que não são.
outras informações:
1) Fazer caixas por parecerem não existe, pois se não tiver medições tudo será apenas fantasia. Basta ver um paper do prof Homero com uma caixa de 15+ ti e vocês verão como foi trabalhoso fabricar o processador que a caixa precisava. Esse processador inclusive foi comprado por um membro daqui do forum. Se vocês lerem irão ver o quanto de medições foram necessárias para deixar satisfatório o projeto.
2) tem outro projeto também com o prof Homero que é uma cx com 2 12" + ti em desenho similar a esse que vocês mostram, e olhem todo o processamento que é feito na caixa com um processador dcx 2496, ou seja a caixa tinha problemas e foi necessário processamento detalhado para correção.
Portanto, quando homens dos níveis do engº Ulmamm e do Andry, David Fernandes, Bersan e tem mais, comentam, eles estão fundamentados tanto em conhecimentos acadêmicos quanto em experiencias ao largo do tempo que trabalham.
Como somos um forum para debates aceitamos os comentário, mais pedimos quando escreverem suas opiniões verifiquem antes se estão absolutamente corretos no que estão falando e principalmente vigiem o emocional.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

D som disse:
Ainda não tinha me pronunciado, mas...

Caros amigos, entendo a intenção e vontade de criar seus próprios PAs, eu tambem estou nessa :mrgreen: :mrgreen: e fiz oito caixas com 12"+TI.

Agora quero deixar bem claro pra que todo mundo saiba: Mesmo que seja feita caixas pra colocar em fly e tenham guias de ondas, nunca alcançará um resultado 100% satisfatório!

As minhas não tem guias, uso cornetas. Mas mesmo que fossem guias, não daria uma cobertura quase uniforme como gostaríamos que fosse. Por conta dessas deficiencias, usamos mais potencia que necessária para chegarmos um pouco mais perto do resultado de um line array com menas células.

Mas pra quem não tem dinheiro suficiente, acho eu que esse é o melhor caminho, desde que seja bem planejado.


Eu sou um frequentador da audio list e admirador de todos aqueles que contribuem para o aprendizado do mundo do áudio, inclusive do Walter, do Edú Silva (já falecido) e tantos que eu não lembro do nome. E é justamente por isso que postei o que está citado acima.

Sei das minhas limitações e o pouco que aprendi foi o Audio list e o SaV que me ensinaram. Portanto espero não ter ofendido e nem desconsiderado os que considero como referencia do áudio brasileiro


OBS: quando comprar os andaimes pra pendurar as caixas, eu postarei fotos e comentários sobre o resultado das mesmas.

Se falei alguma besteira, alguem me corriga, pois aceito críticas construtivas.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

D som disse:
Ainda não tinha me pronunciado, mas...

Caros amigos, entendo a intenção e vontade de criar seus próprios PAs, eu tambem estou nessa :mrgreen: :mrgreen: e fiz oito caixas com 12"+TI.

Agora quero deixar bem claro pra que todo mundo saiba: Mesmo que seja feita caixas pra colocar em fly e tenham guias de ondas, nunca alcançará um resultado 100% satisfatório!

As minhas não tem guias, uso cornetas. Mas mesmo que fossem guias, não daria uma cobertura quase uniforme como gostaríamos que fosse. Por conta dessas deficiencias, usamos mais potencia que necessária para chegarmos um pouco mais perto do resultado de um line array com menas células.

Mas pra quem não tem dinheiro suficiente, acho eu que esse é o melhor caminho, desde que seja bem planejado.


OBS: quando comprar os andaimes pra pendurar as caixas, eu postarei fotos e comentários sobre o resultado das mesmas.

Se falei alguma besteira, alguem me corriga, pois aceito críticas construtivas.


Espero que eu não tenha ofendido as mentes brilhantes que eu tive e tenho o prazer de ler suas opiniões tanto aqui como no Audio List. Foi justamente por isso que eu deixei bem claro aqui dos riscos e imperfeições de se fazer caixas artesanais.

Tenho um respeito pelas opiniões de todos e de certa forma concordo quando as respostas parecem ser grosseiras. Mas a realidade de cada uma pessoa é diferente. Eu mesmo gostaria de ter um line array da D.A.S AERO 12 A, mas cada célula custa quase o que eu gastei nas minhas caixas...

Portanto acho que é melhor todos procurarmos entender o ponto de vista de cada um e com a humildade de aceitar a opinião de quem tem gabarito pra discordar das mesmas.

Alguem pode citar um provérbio que existe por aqui: " Quem não pode com o pote, não coloque a rodia na cabeça!". Mas se não pode com o pote, tem a opção do lata (que é menor um pouco ).
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Isinho, é disso que to falando acho você capto, brigadão velho
Poxa só coloquei uma ideia de um vent box suspenso saco, ai vem um monte de gente implicar com sistema line (coisa que tem nada a ver), a ideia era só amplitude.
Imagina, vc faz um post pedindo ajuda de algo que é até simples uma caixa ventbox que tb e meu caso, ai vem um monte jogando pedra, isso deixa qualquer um puto, ou seja vc fala português e outro entende inglês, velho era só ser direto como tu foi comigo, ou seja era só digitar apenas uma linha e cabo a discussão, falar que caixa vent box uma ensina da outra num da certo, era simples como vc foi.
Ai vem um e fala até de resistência de material do bumper, ai daqui a pouco vão falar que tenho que medir a vibração do sistema em plena potencia, pegar o peso, multiplicar por isso e aquilo, ir no imetro tirar certificado de segurança, ir no senai calcular as moléculas do material, ver que tipo de material aguenta, cara isso é delirar e inundar o tópico com informação inútil, ou seja pra tirar onda de foda de sonorização.
Aceito sim ideias, sugestões e capto e coloco em pratica como já coloquei
ex: deixei de comprar um equalizado digital pra comprar um manual, pq na hora do problema serio o manual e rápido de resolver, e isso num sabia. ( o tópico foi simples e direto)

valeu velho abração
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Detalhe pode ser até foda de sonorização mais o ser humano tem que ter humildade, saber conversar e expressar suas opiniões.
Um profissional de verdade tem que ter isso para ser reconhecido, como e o caso no nosso ilustre prof. Homero, gente boa finíssima, que sabe como lhe explicar que vc esta errado em algo.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Bem, o Walter eu não conheço pessoalmente, mas o Andrei já tive o prazer.

É uma pessoa muito simples, e entendi o lado deles. O que eles queriam dizer era que o que você justamente quer (aumentar a amplitude) é justamente o que não será feito empilhando caixas.

É isso. O que você quer fazer não vai te trazer benefício nenhum. Faça caixas com 2 x 12 + TI ou 2 x 15 + TI, ou como preferir que você terá um rendimento melhor, menos cancelamentos e gastará menos com estrutura.

A teoria é parte envolvida. Só isso - mas são essenciais as informações por eles passadas...
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

A PAZ


A Máxima em áudio é MENOS É MAIS, isto serve para tudo que for fazer.
Eu mesmo tenho uma vontade imensa de colocar um sistema assim e explico, primeiro são baixinhas então se colocasse duas por lado ou mesmo duas centrais seria maravilha, vejamos que o máximo de altura de cada uma seria 30 cm ou seja eu teria uma altura de 60 cm, ficaria perfeito para quem tem um pé direito de 4,15m, mas o que já li sobre cancelamentos nos tipos e principalmente na necessidade de sub's eu já desisti.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Saintcler, meu velho, confesso que suas postagens me surpreendem. Seu posicionamento a respeito de determinados itens .. Sei lá, algo me diz que não combinam com alguem que tenha formação em EXATAS, mais especificamente em ENGENHARIA, controle e automação. Engenharia eletrica suponho ... Enfim ...

Numa postagem anterior minha, falei sobre os 15PW3 , tah foi mal, vc se referia aos 12 ou 10 da mesma familia, mas dá no mesmo. Esses PW3 so se prestam para serviço pesado (seu caso) se forme muito processados ou muito bem usado, o que não me parece ser sua intenção por varios indicios. Tambem na postagem annterior, sugeri que com a grana disponivel vc procurasse um sistema pronto, seria mais pratico, rapido e barato.

Um dos maiores problemas com audio, caixas acusticas e correlatos é que a maior parte do pessoal nunca diz que quer ganhar dinheiro de verdade com isso (TIRAR SEU SUSTENTO) , essa maioria sempre diz que é so para se divertir e talz e isso é que acaba com nosso mercado. Ah e tem outra e TODO MUNDO SEMPRE ENTENDE DE SOM ...

A uma certa altura de uma postagem sua vc escreve " ... Ai vem um e fala até de resistência de material do bumper, ai daqui a pouco vão falar que tenho que medir a vibração do sistema em plena potencia, pegar o peso, multiplicar por isso e aquilo, ir no imetro tirar certificado de segurança, ir no senai calcular as moléculas do material, ver que tipo de material aguenta, cara isso é delirar e inundar o tópico com informação inútil, ou seja pra tirar onda de foda de sonorização. .. "

Embora tenha errado em uma ou duas entidades de teste, saiba que o que se faz qdo se projeta uma caixa e um sistema para ser vendido ou usado a serio, esses procedimentos são tomados mesmos.
Usa-se FEM para analisar a estrutura do sistema (RINGING-FLY), por vezes BEM ou FEM para avaliar o desempenho da caixa (enqto projeto apenas), depois de pronto buscasse um certificação de segurança, por vezes outra eletrica e assim vai. Isso acontece aqui nas empresas SERIAS (infimas) e muito nas empresas la de fora, pois em certas situações um sisteminha desse colocado para voar em determinados paises ou eventos sequer passa pela portaria da VENUE.

E mais, de todas suas postagens embora vc diga que po sistema é apenas para diversão e talz, não vejo como alguem vá gastar R$ 20,000.00 num sistema e não querer recuperar essa grana de volta, ou sendo muito altruista, filantropo ou bom samaritano mesmo ... Sei lá tenho minhas duvidas de que vc não queira recuperar parte da grana ao menos ... E mais nada do que vc propos chega a se constituir em algo realmente novo, ssoluções mais praticas que as suas existem aos montes na internet, e por aqui tambem.

E meio que encerrando essa postagem, mas não o topico, eu sou engenheiro mecanico e minhas preocupações são exatamentes essas que listei, tanto em termos de segurança qto de desempenho ...

Abs

Obs : FEM = Finite Element Method / BEM = Boundary Element Method , ambos metodos de calculo e previsão de dados, muito utilizados em aplicações de engenharia
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Pois é vc me ajudou muito com suas dicas inclusive sobre o falante, mais o que acontece e que 20 mil num da para tudo, pois vem também a parte de iluminação e telão que já se foge deste assunto mais tem custo, em relação a estrutura em si sei que necessita de umas ferragens que segure com segurança o sistema, mais havia colocado em post anterior que faria as devidas mudanças para o projeto inicial que é realmente é inseguro, mais num é para tanto usar.
Sobre o sistemas de medição como se usa em line não tem a necessidade neste momento, essa questão é importante mais não tão quanto, a escolha do woffer, medição de caixa e tirar a conclusão que o sistema ira funcionar, se não pra que perder tempo com ferragens
Mais agradeço, vo montar mais isso não por mim o tópico que se feche, vou seguir os conselho do nosso amigo isinho
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Olha só Saincler, no seu caso em específico eu particularmente pensaria em KFs com FLY... pode não parecer tão interessante mas tem muita pressão que é o que vc vai precisar no começo...

http://www.4vias.com.br/shop/produt...ep=1&codigo_categoria=92&tipo_busca=categoria
GRD_352_4vias_KF853.jpg


Com esses subs:

http://www.4vias.com.br/shop/produt...ep=1&codigo_categoria=92&tipo_busca=categoria
GRD_234_4vias_SB850_caixa_acustica_3.jpg


Assim pelo menos vc teria certeza que teria um sistema com uma boa pessão sonora e poderia fazer eventos médios tranquilo...
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

D som disse:
... quando comprar os andaimes pra pendurar as caixas, eu postarei fotos e comentários sobre o resultado das mesmas...

Bom gente, sei que muita gente vai me criticar ou até me discriminar por isso. Mas como havia dito anteriormente, Não tenho dinheiro suficiente para comprar caixas prontas e de ótima qualidade. Por isso optei por estudar bastante antes de fazer qualquer coisa sabendo que nunca seriam "lines array" e sim caixas penduradas.

As caixas não recebem a carga de peso uma das outras, pois dentro delas existem ferragens que se comunicam uma com as outras através de porcas e parafusos.

Sei que notarão que essas ferragens não ficaram uniformes, pois eu mesmo fiz e sinceramente não tenho tanta prática na arte :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Quanto ao resultado sonoro o que posso dizer é: Eu não esperava o resultado que ouvi. Sábado passado eu coloquei num ginásio de esportes em uma festa pra arrecadar fundos pra uma turma de formandos. A banda que tocou era composta de Bateria, baixo, cavaquinho, teclado e uma percussão meio doida com vários elementos e tr~es percursionistas. :roll: :roll: :roll:

passei o som com a ajuda de um dos integrantes (pois não tenho multicabo ainda) que ficou lá no meio acenando :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Então, quando a banda começou a tocar, eu desci e fui conferir os detalhes. Andei por todo o ginásio e por incrivel que pareça, não houve cancelamentos consideráveis!

Portanto, pra o que eu gastei, não me arrependi em ter feito. Gastei nelas uma faixa de R$ 5.500,00 o que daria pra comprar duas células de lines de baixo custo.

Mas espero (se Deus permitir) que eu possa no futuro comprar caixas prontas e de ótima qualidade , as quais eu sei que as minhas não chegam nem perto na qualidade e ganho.


f73458d8541e36bbc6838aaca9e7cfb8.jpg



b96220a14641090fae00fc5a6ca90f1c.jpg



f172a8637c242750f63078a0b9a71897.jpg



390c7f7fc714428f8f9018c2d5959667.jpg


Antes que eu esqueça. Vocês vão notar que duas das caixas de cada coluna estão com falantes fora da sequencia. Isso foi pra equilibrar o peso entre si, pois faltou cálculo no bumper



6883d56ea30aededf3eecc198351b9f6.jpg



592785b5b278dead136f67a02dedc1ae.jpg



Bom, podem fazer comentários, críticas (construtivas ou não) elogios ...podem se expressar a vontade!
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Denilson vc tem informações sobre spl e disperção dessa caixas que vc montou? Achei bem legal (lembrando sou leigo em montar caixas e estou aprendendo muito neste tópico.) Gostaria de saber também quantas pessoas você consegue atender com este sistema.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

william

Eu não tenho como medir o SPL do meu PA. Não tenho equipamento para isso. Mas posso te adiantar que em ambiente fechado, dá pra atender umas 2500 pessoas tranquilamente. Quanto a dispersão, eu to usando cornetas de 100 x 40 o que dá uma boa dispersão nas médias altas (ponto mais crítico )

Outro coisa, as caixas de graves são T-18 e aclopadas assim, dão um grave maravilhoso.

Outro dia eu sonorizei um evento religioso em uma praça e tinha bastante gente e deu tranquilo mesmo sem estarem em fly ainda:


fc80e7ed25af4c81e3633ecb3624d65a.jpg


4a8dc9ecad36454059fa95470cbf4630.jpg


9fe466a5cd6efb02768d9b25a568c2f1.jpg
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

:shock: O loco 2500 pessoas em local fechado, ai sim hein. Denilson deixe eu te fazer mais algumas perguntas (aproveitando para aprender) E o timbre delas poderia ser semelhante a qual modelo conhecido? Em sua opinião vale mais a pena montar o sistema ou comprar de marcas conhecidas mesmo? E por ultimo, você processa as caixas ou só EQ mesmo? Vlw

Abraço! :mrgreen:
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Quanto ao timbre, sei que não é nenhuma JBL, Mackie ou similares. Mas com uma boa tecnica se consegue um timbre de boa qualidade melhor que muitas caixas ativas nacionais que não quero citar nomes.

Sobre comprar caixas prontas, com certeza é melhor em muitos fatores, principalmente em acabamento. Como já disse anteriormente, é questão de $$$$ que nos aventuramos pra construir caixas acusticas artesanais.

O mercado quem dita o que podemos ter. Se um dia eu tiver mercado sificiente pra comprar um bom line array, farei com toda a certeza!

Eu ainda não uso processador, mas uso crossover ativo em toda as vias e obedecendo aos cortes conforme os fabricantes dos drives recomendam.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Olha Denilson posso dizer que esses dias me decepcionei ao ver as especificações de uma certa marca, onde rotularam a caixa com 350 RMS e quando vc olha o manual são 350 rms em 4 OHMS alimentando uma passiva ou seja cada uma fica com 175 e o pior é o spl que é 100 db srrsrsrs mas calma ainda fica pior hehehe o preço da mesma na playtech é de 2.500,00 reais, chegando quase no preço de uma QSC k12 que dá de 1000 a 0 ou de uma Yamaha DXR hehehe realmente as nacionais estão deixando a desejar.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

Cara como a grana tá curta eu não recomendaria você montar uma caixa desse jeito, acho q vc teria um maior rendimento com caixas recomendadas pelo fabricante do auto-falante no caso das caixas de médio e agudo, o grave a T 18 é excelente, tenho uma, porem quero me desfazer pois estou usando as sb850 não em interessa mais as T18 porem é uma excelente caixa. As caixas que você pretende montar dariam um pouco certo se tivesse uma quantidade maior, porem nessa quantidade nao teria um rendimento legal, eu deixaria para montar mais para frente quando a grana estiver boa, bem essa é minha opinião.
 
Re: Caixa suspensa na horizontal tipo line array (Não é line

A PAZ

Gostava de fazer as caixas, ainda gosto, mas hoje não faço devido não ser tão barato assim, fora os riscos de sair errado. Tambem é necessário ter equipamentos para fazer medições e processadores para corrigir as falhas.
O seguro ainda se vai construir é utilizar os projetos dos fabricantes de falantes, a SELENIUM e a SNAKE acredito que tambem a OVERSOUND. O Ulmman tem um projeto na audiolist denominado de LF215.1, inclusive tem as medições de audio dessa caixa.
Um dos motivos que hoje eu dou preferencia por prontas é quando fui colocar na ponta do lápis não ficou tão barato assim.
Quanto a utilizaçao na mesma posição de uma line, deem uma olhada nesse artigo do professor Homero, olhem o PDF a partir da pagina 15 a 27, e isso é só com uma caixa, imaginem com 2 ou 4.
PROCESSAMENTO DIGITAL DE Pas II
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.homerosette.com/component/option,com_docman/task,cat_view/gid,14/dir,DESC/order,name/limit,5/limitstart,15/">http://www.homerosette.com/component/op ... tstart,15/</a><!-- m -->
Boa sorte
 
Back
Topo