Caixa Wattson niobium 1000A/ driver piezo-elétrico

Gilmar

New Member
Tenho uma niobium 1000A, porém não estou satisfeito com os agudos reproduzidos pelo driver piezo-elétrico.É possível substituir por um de titanium sabendo que a segunda via (driver piezo-elétrico), está acoplada através de um filtro passivo Butterworth de 6db por oitava.Gostaria de substituir por um driver selenium D220TI ou snake. Se for possível a troca, qual a impedância e os watts.Estou utilizando essa caixa sozinha portanto em 8 ohms 300 watts rms.Apesar de gostar de som, sou leigo no assunto.

abç
 
Olá, Gilmar,

Não sei a resposta da sua pergunta mas tenho certeza que nossos colegas saberão.

Dei uma lida rápida no manual de instrução e a Ciclotron é, sim, a melhor!!!!! Possui o melhor manual de instruções que já li.
Já li muitos e não existe nenhuma empresa, seja qual for o seguimento, que já vi fazer um manual tão bem explicativo.

Mas a ciclotron deixou a desejar em utilizar um driver piezo-elétrico numa caixa de tamanho porte. A Ciclotron é uma excelente empresa mas sempre peca em algum aspécto.

Gostaria tanto de ver esta empresa com grandes produtos a um preço compatível com os demais.
 
Valeu Thiago pela sua atenção!
Pois é amigo acho que dei mancada, não observei a questão do driver piezo-elétrico.
Não estou gostando dos agudos reproduzidos. Para usar com instrumentos e vocal vai lá, mas quando você liga um aparelho de cd por exemplo,não dá para escutar.O som parece metálico e sem vida.
:(
 
Tweeter piezo é uma solução de baixo custo que apresenta altas impedâncias (agudos) variando de 1000 ohms em 1 kHz até uns 40 ohms em 20 kHz, sendo assim essas impedâncias dispensam cortes, então economia também nos divisores.

Mais eles não um som legal, é estridente, as vezes “cria” uns agudos que não existem se o sistema estiver mal regulado, etc...

Resumindo não é o mais indicado, mais é o mais barato, apenas faz bem o papel a qual ele se propõe "produzir agudos..."!
 
Olá Gilmar,

O som parece metálico e sem vida.

Descrição perfeita para qualquer driver piezoelétrico que existe.

A mudança é possível e sim, recomendada, com algumas atenções. Primeiro, retire a corneta com o driver. Veja qual o diâmetro da rosca da corneta. Se for de 1", você poderá colocar o driver no lugar. Medidas diferentes a 1" ou 2" levarão ao uso de adaptadores (raros e caros) ou à troca da corneta toda por outro modelo com tamanho de encaixe (na caixa) igual, agora com 1".

Mas não é somente a troca do driver. Você deverá trocar também essa porcaria de capacitor por um divisor de frequências decente. Um bem razoável é o Nenis D302Ti, pois você terá alternativas de ligação, woofer de 4 ou 8 Ohms e atenuação em 6dB ou 8dB (aconselho 8dB), ou seja, poderá adequá-lo à caixa.

O Isinho tem um para vender...

Um abraço,

Fernando
 
Valeu pessoal pelas respostas.
Fico muito agradecido pela atenção.
Fernando, a caixa é ativa, ela já não teria internamente um divisor?
Mesmo assim teria que colocar um divisor só para o driver?
 
Olá Gilmar,

eu fui pelo que você respondeu:

a segunda via (driver piezo-elétrico), está acoplada através de um filtro passivo Butterworth de 6db por oitava

um filtro de 6dB de oitava é um reles capacitor. A caixa deve ter um amp full-range, que joga o som para o woofer e em paralelo para o driver, com um capacitor no meio do caminho.

Se você quiser melhorar mesmo terá que substituir o driver por um melhor e sim, colocar um divisor decente. Se você colocar um driver melhor com capacitor, o risco de queima é grande.

Aí, tem fotos? Eu queria ver uma Niobium por dentro..

Fernando
 
Fernado, primeiramente obrigado.Não tenho fotos porém no manual fala em 1 via ativa com 2 vias eletroacústicas.Coloquei um driver snake SD 145 e o resultado foi excelente tanto nos médios como nos agudos.Sei que talvez ficou alguma coisa para trás mas o resultado está ótimo.Falei com um técnico da assitência ciclotron aqui da cidade e ele disse que a caixa tem um bom divisor.

Abç
 
Alguns dados:

SISTEMAS ATIVOS INTEGRADOS COM 2 VIAS ELETROACÚSTICAS - NIOBIUM 1000A, - trata-se de uma caixa acústica integrada com amplificação e 2 vias eletroacústicas, com diversos processamentos de sinais. Nosso objetivo é oferecer em um único aparelho, uma eficiente caixa acústica (ativa) com amplificação e 2 vias de reprodução acústica — 1ª via com alto-falante full-range — de faixa estendida — para graves e médios, e a 2ª via para médios-altos e agudos, com driver de alta frequência piezo elétrico, fabricado com pastilha cerâmica de óxido de nióbio e diafragma de policarbonato, acoplado através de crossover passivo de 6 dB por oitava a saída do amplificador de potência, conjuntamente com o alto-falante full-range. Cada modelo dessa linha de caixas acústicas ativas possui um amplificado

Obs: Driver acoplado através de crossover passivo
 
Crossover passivo de 6dB/oitava é isso aqui, olhe só:

capacitor_poliester.jpg


Um reles capacitor de preço = 1,00 real.

Fernando
 
Back
Topo