Caixas para retorno.

G

Guest

Guest
Ola amigos!

Bem sempre temos de tomar cuidado com as caixas de retorno para o grupo no pulpito, e eu estava atras de alguns artigos sobre as qualidades de caixas para retorno, como Master, e ate as novas da ciclotron e na area de testes não a nada do genero.
Alguem ai sabe de alguns testes de caixas passivas e ativas para uma anilize de qual esta melhor hoje ??

Grande Braço a todos!
 
Pois é, Guinaum,

um dos motivos que me levaram a criar a área "Teste de Equipamentos" aqui no site é a completa falta de informações sobre equipamentos na Internet brasileira.

Fiz isso porque eu, quando vou comprar equipamentos, fico na dúvida se ele é realmente bom ou não. Isso já aconteceu comigo, acontece e vai acontecer com todo mundo que trabalha com áudio e que, por falta de dinheiro, não tem condições de só comprar produtos de primeira linha. Então, uma boa opinião, de alguém que usa ou já usou o equipamento é sempre bem vinda.

Bem, a idéia era que, aos poucos, os próprios usuários acrescentassem seus próprios "Testes". Alguma coisa que comprou, gostou e quer falar sobre. Mas até agora....

Se quiser ajudar, só enviar para <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->.

Tem as revistas, mas em geral só falam bem dos produtos, parecem até informes pagos. Claro que há exceções, mas são poucos. Os recentes testes dos amplificadores StudioR e HotSound são um exemplo disso, de bons e raros testes de equipamentos.

Na falta de testes específicos, compre caixas ativas e passivas de boas marcas. Eu tenho visto muita gente elogiar as Staner PS-100 e PS-500 (estão exportando para os EUA). Caixas Attack também sempre foram muito boas. De resto, Leac´s (algumas boas, algumas ruins), Oneal e Antera são marcas decentes. As próprias caixas ativas e passivas da Ciclotron também são boas.

Todos esses foram de ouvir falar. Nunca utilizei. Recomendar algo dessa forma é complicadíssimo, não?

Um abraço,

Fernando
 
é fogo ne fernando ...
é como vc disse cara, não temos dinheiro para ficar ai gastando, nos sabemos quais são as top mesmo, mas tais caixas tem custo elevado, e fora do que hoje podemos gastar ...
mas o negocio é sai caçando por ai e procurar dar sorte e não se arrepender por optar por essa ao inves daquela =\ mas vamo que vamo, se alguem ai souber de algo vamo posta ai
 
Exatamente para isso que foi criado o "Teste de Equipamentos". Mas tirando os tópicos das mesas Ciclotron CSM e Yamaha LS-9, parece que mais ninguém se animou a fazer novos testes.

Mas quando eu vou na parte de administração do site, vejo que é uma das partes mais acessadas. Os dois campeões são os testes de microfones de mão.

Fica o convite para você escrever também.

Fernando
 
sim sim ....
Logo estarei com equipamento novo ai, e assim q começar a usar vou colocar algo lah, e vamo v no q q da....


Obrigado por td ai fernando ;0 grande abraço!

Wagner
 
Guinaum.

Já usei alguns modelos de caixas de retorno e, das marcas mais novas, a que mais gostei foram as Oneal. Havia um modelo chamado OPM-610, que era um monitor bem legal... amplificado... parece que saiu de linha, mas vi no site uma parecida, a OPM-500 CX. Veja o link:

http://www.oneal.com.br/produtos/html/h12.htm?por

Já usei tb as Attack e as Antera. Gostei muito das Attack e detestei as Antera... falam médio demais... até para tirar na equalização é difícil.

[]'s
 
David,

Estou com vc. Neste fim de semana eu usei caixas Oneal no retorno, fiquei surpreendido. De início o preconceito falou alto, mas o resultado derrubou o preconceito.

Acho que é uma boa investida para igrejas!

Antera?? Argh...

Fernando, pq vc acha que a M&T lançou dois teste de marcar concorrentes em uma mesma edição? Hum... é pago sim!

Um abraço,
 
Olá Spurgeon, você estava sumido... como foi de provas na UFMG?

Não precisa ter preconceito nenhum com caixas. A maioria das caixas da Antera e Oneal e as melhores da Leac´s usam falantes Oversound. Logo, como ter preconceito se, por dentro, é tudo semelhante? (calma, sei que há diferenças de projetos, só estou comentando que as caixas não deveriam ser tão diferentes uma das outras)

Aliás, já viu os anúncios de um fabricante americano chamado B-52? Advinha o que tem dentro? Selenium!

Já ouvi dois modelos de Antera apenas. A TS-400, achei pobre em graves, mas nada que não se esperasse de um falante de 10".

Agora, da TS-700 gostei muito, um grave bem legal... falante de 15". Já a havia escutado antes, mas fui em uma festa (casamento do meu cunhado - não deu para escapar) com som mecânico bem alto mesmo e duas Anteras + 2 subwoofers também da Antera e eu na ponta mais longe do salão ainda sentia o pancadão no peito. Gostei muito do que ouvi. Mas era som mecânico e tinha subwoofer. Som ao vivo é outra coisa bem diferente.

Agora, quando a gente fala em Antera, Leac´s e Oneal e mais alguns outros fabricantes, estamos falando em um certo nível de qualidade. Mas quem quer coisa boa mesmo tem que procurar fabricantes que, além de resposta de frequência, especifica também a variação da resposta de frequência (+ ou - X dB). Aí sim dá para atestar uma boa sonoridade. Veja:

Staner PS-500
Resp. de Freqüência: (±3 dB): 45 Hz ~ 18 kHz

Attack MP-404Ti
Resp. de Freqüência: (+0, -10dB): 60 Hz ~ 18 kHz

StudioR Sky 1000
Frequência de resposta: (+/- 3dB) 35 - 18.000Hz

Alto Elvis 15
Frequência de resposta: (+/- 6dB) 50 - 20.000Hz

Essa informação é importantíssima, pois podemos assim sair do campo subjetivo (os gostos pessoais) e ir para o que realmente importa: linearidade. A PS-500 e a Sky 1000 são muito lineares (variação de 6dB, de +3 a -3), e escutá-las é realmente um prazer. A Alto Elvis seria a menos linear (variação de 12dB, +6 a -6) entre os modelos citados acima, mas ainda assim um bom valor.

Esse tipo de informação deveria ser obrigatória, mas é caro para o fabricante levantar esses dados. Dei uma pesquisada em outros modelos da Staner, por exemplo, e notei que só há esses dados nas caixas top de linha.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,

Minhas provas acabaram, ainda bem! rsrs....

Como disse, era preconceito puro. E como todo preconceito é burro, o meu era burro tb! rsrs... os retornos da Oneal que usei me agradaram, já usei antera e tive dor de cabeça, já usei Attack e gostei muito tb.

E quando digo que as caixas Oneal falaram bem me refiro a faciliade de timbrar os instrumentos e vozes. Quando se tem musicos exigentes no palco geralmente caixas ruins de dão dor de cabeça.

E quando se tem caixas ruins, aliados a operadores inexperientes, irá ocorrer confusão entre inteligibilidade e volume.

O músico diz que nao esta se ouvindo e o cara entende este comando como sendo necessidade de volume, sendo que se corrije inteligibilidade com timbragem correta, só que para timbrar corretamente é necessário ter no mínimo caixas decentes no palco ou púlpito.

A regra básica para quem ta começando é: Nunca negocie com caixas acústicas e microfones, compre o melhor que puder. O gargalo de áudio ainda reside em caixas e mics.

Um abraço,
 
Nunca negocie com caixas acústicas e microfones, compre o melhor que puder. O gargalo de áudio ainda reside em caixas e mics.

De volta a história dos elos. http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=100. Se você começar errado, dificilmente irá conseguirá "consertar". E se fizer tudo bonitinho e, no final, cair em uma caixa de som ruim, de que adiantou o trabalho todo.

Mas gostei da sua expressão "compre o melhor que puder". Para isso, é necessário informação. Quanto mais se sabe, melhor (e menos) se gasta. Para isso que estamos aqui no site.

O músico diz que nao esta se ouvindo e o cara entende este comando como sendo necessidade de volume, sendo que se corrije inteligibilidade com timbragem correta, só que para timbrar corretamente é necessário ter no mínimo caixas decentes no palco ou púlpito.

Você está certíssimo. Ouvimos muito os músicos falarem "aumenta, aumenta, aumenta" e nem sempre é isso que realmente é necessário. Infelizmente, a saída mais fácil e rápida para o operador de som é exatamente essa: aumentar, aumentar e aumentar. Poucos operadores sabem "traduzir" exatamente o que o músico quer (isso exige profundos conhecimentos de áudio, da música e dos próprios instrumentistas e seus instrumentos). Depois bate o Disque-Silêncio da prefeitura e o pessoal não sabe porque...

Aliás, virei fanzão de amplificadores de fones (http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92) para retorno de músicos exatamente depois de uma situação dessas. Não foi na minha igreja não, mas um amigo até hoje me é agradecido por isso.

Um abraço,

Fernando
 
hahahaha

estou de volta.rsrsrsrs
ola! o q eu posso diser e q cada vez fico mais imprecionado com as caixas da behringer. meu vendeu 2 caixas b215a , e comprou um in ear shure psm 200 , mais nao conseguiu se adaptar entao resolveu omprar mais 2 da mesma . e falo com serteza . quem comprar nao se arrependera. dessa ultima vez pagamos 1150,00 em cada. abs!
 
É galera, que bom saber que não é só em minha igreja estes "probleminhas" de: "aumenta...não estou me ouvindo nada..." e assim por diante!
Com relação a monitores, eu utilizo antera MA215R (ativa e passiva), e realmente não são nada boas! Não sou especialista mas creio que pelo fato de ser 2 vias apenas!
O conselho de se utilizar fones de ouvido amplificados me parece muito bom, pretendo testar em breve!
Um abraço a todos e parabéns pelo forum...!
 
Ediacov,

f_ma215r.jpg


Você foi pegar logo uma caixa com um tweeter piezoelétrico Motorola horroroso. Esse tweeter custa R$ 15,00 (ou ainda menos) na lojinha da esquina. Uma igreja da minha denominação tem. Sobra graves, sobra 6KHz (região que o piezoelétrico "fala mais") e, de resto, falta tudo. Quem gosta é o contrabaixista, o cara ama de coração. Em compensação os outros...

As melhores caixas da Antera são a linha TS e outras equipadas com driver titânio.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan, vc tem total razão! Infelizmente quando elas foram adiquiridas (assim como todo o resto da aparelhagem:mesa,potencia,PA, etc) eu não fazia parte do depto de som! Assumi a liderança depois! Hoje estou fazendo um lob para trocar quase tudo, aproveitando apenas os PA's (caixas) que são JBL 15" muito boas! Mas ainda vou ter muiiiito trabalho pela frente!
 
Pessoal.

Já que estamos falando de monitor, só prá gente ficar com água na boca, vejam este! É o 310 M, da Bose. Ele tem 100 W de potência, opera em 8 ohms, tem sensibilidade de 91 dB SPL, e o mais interessante: os ângulos de cobertura podem ser mudados de acordo com a necessidade... eles podem variar de 60º a 120º de cobertura horizontal ou vertical.

310M.jpg


Ah... só um detalhe... ele mede 31,8 cm (L) x 36,1 cm (A) x 21,1 cm (P) e custa a bagatela de R$ 1.800,00 a unidade!

Quem quiser ver um deste ao vivo, é só dar uma chegadinha lá na Faé...
 
oi pessoal,

em questão de caixas acusticas eu nao conheco nada tecnicamente, eu tenho que ouvir mesmo para poder falar se é bom ou nao, em minha igreja graças a Deus o rapaz que cuidava do som, que foi tambem o que comprou todos os equipamentos, fazia questão de comprar equipamentos de marca boa e os melhores modelos. ele comprou todas as caixas da EletroVoice SX200 (EV) tanto para PA como para Retorno, ele tambem comprou 2 SoundTech para retorno que não é ruim, tem o som muito bom mas da muito problema no drive de agudo.

Bom o que eu posso falar é que para mim é a melhor caixa de som, o som dela é excelente, qualquer som reproduzido por ela é muito claro e são 2 vias em... o grave dela não é os melhores mas tambem é muito bom para um woofer de 10. todo mundo que vai cantar la elogia as caixas, realmente são muito boas... o problema é que nunca mais vi essas caixas vendendo por ai, ja vi umas identicas de outra marca, acho que a EV foi vendida né e o projeto desta caixa acredito que tb.

Alguem sabe dizer uma caixa do nivel da EV hoje no mercado? esta tinha 300W e custava na epoca 1800 reais cada!
 
Teo,

em questão de caixas acusticas eu nao conheco nada tecnicamente, eu tenho que ouvir mesmo para poder falar se é bom ou nao

Já tem 50% do caminho andado. Um bom ouvido é muito importante. Se aliar isto a conhecimento técnico, você será capaz muito bem de separar o joio do trigo.

Bom o que eu posso falar é que para mim é a melhor caixa de som, o som dela é excelente

Electrovoice é uma das marcas mais renomadas do mundo. Já a SoundTech ainda tem um longo caminho a percorrer, assim como tantas outras empresas.

o problema é que nunca mais vi essas caixas vendendo por ai, ja vi umas identicas de outra marca, acho que a EV foi vendida

A marca existe, não foi vendida não. http://www.electrovoice.com/index.php. Só que, por ser um produto mais caro, não é comum encontrá-la sendo vendida por aí.

No site do fabricante http://www.electrovoice.com/contact.php?c3=77 há o endereço de um representante no Brasil:

Teleponto

Antonio Pereira
Rua Antonina N 197
Camilopolis SP 09210
Santo Andre
Brazil
phone: 55-11-4996-4419
fax: +55-11-4996-3413
website: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.teleponto.com.br">www.teleponto.com.br</a><!-- w -->

Um abraço,

Fernando
 
mas então, em algumas situações nao fale a pena investir em caixas de som como essa que falei? pelo preço que voces estão falando não é muito mais caro, talvez compesa devido a qualidade que realmente é muito grande... o unico problema q tive com essas caixas até hoje foi quando levaram para um acampamento de adolescentes, alguem deixou dar uma microfonia de aguda extremamente alta e nao cortaram o microfone e acabou queimando o drive. Fui levar para arrumar e se fosse colocar um original eu iria gastar uns 700 reais em cada drive, então me indicaram um da selenium com a mesma potencia, as caracteristicas são muito parecidas, ai testamos uma original e essa da selenium e realmente ficou muito parecido e gastei 150 reais cada. Não sei se isso é recomendado fazer, ja q tenho outras caixas com o original né, pode deixar o som um pouco diferente.
 
Teo,

compensa, claro! Se houver condições, vale a pena comprar do mesmo modelo. Isso torna muito mais simples até a regulagem. Caixas diferentes exigem regulagens (equalizações) diferentes.

E voce está certo quanto ao driver, o conserto original é muito caro, por isso a gente coloca outros nacionais no lugar. Mas infelizmente o som muda.

Lá no Anfiteatro, em algumas caixas em que eu tive que mudar o driver, eu coloquei para sonorizar setores diferentes, onde só havia essa caixa, de forma que as pessoas não sentissem diferença.

Um abraço,

Fernando
 
qual retorno ideal para a mesa Unic Mac 12 xlr

Pessoal,

nem bem cheguei, nem recebi a resposta da outra dúvida postada em outro tópico e aqui estou eu, querendo mais uma informação:

Tenho uma Unic Mac 12 e tenho sentido a necessidade de começar a trabalhar com um retorno (faço som mecânico).

O que vocês me recomendariam?

Obrigado...
 
Back
Topo