Cancelamento de fases.

philip disse:
se vale de dica... eu peguei emprestado com um amigo meu Dicionário do áudio e Manual prático da acústica, comecei a ler ontem e vamos ver onde vai dar....rsrs..

Cara acho que a primeira coisa que um tecnico de som deveria estudar era ACUSTICA, é fundamental para o nosso ramo.

8) 8)
 
É muito importante mesmo, mas na minha opnião, o mais importante para um tecnico de som, é ouvir muita musica BOA.

Prestar atenção nas mix, nos volumes, timbres, e todas essas coisas, se o cara não tiver um ouvido legal, vai fazer igual a algumas pessoas da minha igreja.

- Teclado GRAVE!! (poh mano é bonito um teclado com PESO!)
- Baixo INEXISTENTE (ahh cara, VAI COBRIR AS VOZES!)
- Caixa e tons da batera (POH, já dá pra ouvir o som da batera, PRA QUE JOGAR NO P.A.??)
- Bumbo INEXISTENTE (AH vai que o bumbo começa a ressonar e dá aquelas microfonias de grave!)
- Vozes GRAVESSS (VOCAL TEM QUE TER PEEESO!)
- Guitarra AGUDÃOOOOOO!! (pra não embolar né!!)
- Violão (quando lembram de dar volume nele a musica já acabou)
- Sax (só colocam volume quando a introdução que ele puxa ja está na metade.)

E eu não to inventando!

Ainda bem que estamos conseguindo fazer algumas mudanças por lá. UFAAA
 
concordo com os 2 lucas...
estudar um puco de acustica básica te ajuda a saber o que vc tá ouvindo, e como moldar seu som ao espaço que vc está...
e é claro, ouvir e mto musica boa...
cad atécnico tem seu estilo proprio, sua 'marca registrada' na mixagem, mas existem conceitos mais gerais que é bom sabermos...
 
Alimentando a viagem, no domingo retrasado o Programa Fantástico mostrou um repostagem sobre uma mulher que não lembro de qual país, consegue sentir gostos e ver cores quando escuta música


estou lendo um material sobre ouvido absoluto e a proposta é exatamente fazer a pessoa perceber as "cores" do som, das notas e provar que há como desenvolver o ouvido absoluto. tem pessoas que conseguem sentir vibrações e por ela indentificam que nota é. inclusive sugere que ninguém, ou quase ninguém é desafinado, o que ocorre é deficiência na formação musical.
 
Valeu Ingão, mas é isso mesmo!! acustica é fundamental

Poxa Jo.. preciso desenvolver o meu então!
algumas notas eu consigo identificar.. mas outras não..
 
oh! lucas, consegue identificar algumas notas, poxa, isso é explêndido, com exercicios com certeza adquirirás um ouvido absoluto. eu não consigo identificar notas isoladas ainda, identifico muitas mas usando o ouvido relativo porque estudei harmonia. tipo, quando quero achar o tom de uma música e o tom está em dó então se eu apertar "mi" já descubro que está em "dó" porque sei que "mi" é terça. mas meu sonho é ter o ouvido absoluto que dizem que dá pra desenvolver e assim ajudaria em tudo, desde tocar até mexer com áudio.
 
com certeza adquirirás um ouvido absoluto

Não!

Ouvido absoluto não se desenvolve, não é uma habilidade!
É uma característica, quem tem é porque já nasceu com ele.
Quer um exemplo?
Mozart!
Para entenderem assistam ao filme Amadeus, é simplesmente brilhante como retratam Mazart (pela ótica de Salieri).

Conheço algumas pessoas que possuem ouvido absoluto, e claramente se destacam! Conheço um que afina PIANO de ouvido! :shock:
E outro que pra fazer graça toca piano com uma mão em cada afinação (afinações diferentes para cada mão)

Ah, e não é nada comum...
 
O que eu sei é o mesmo que Isinho falou, mas achei uma apostila no 4shared, "curso de treinamento de ouvido absoluto", vou tentar, se eu conseguir conto pra vocês :lol: :lol:
brincadeiras a parte, vou dar uma lida, depois comento novamente...
 
Vou ver se acho uma conversa do Angelo Meireles e do Alexandre Reichert falando sobre isso (o Alex tem ouvido absoluto).
 
a PAZ

Isinho acredito ter lido na antiga audiolist que era possivel treinar o ouvido para se tornar absoluto.


Heriberto
 
Vale dizer, que para quem acredita nesta habilidade como inata surpreende-se com a constatação da existência de músicos que desenvolveram-se sem qualquer evidência de possuírem tal talento; quem argumenta no sentido de serem as habilidades musicais fruto de uma influência do contexto sócio-cultural, cedem aos fatos, quando estes lhes apresentam indivíduos que, sob os mesmos estímulos musicais não obtêm resultados num mesmo nível de realização.

Tá, mas isso não é consenso...

Fonte:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/musicalizacao/ouvido_absoluto_relativo.htm">http://www.musicaeadoracao.com.br/tecni ... lativo.htm</a><!-- m -->
 
segundo alguns artigos existem varios tipos de ouvido absoluto. algumas habilidades vem desde o nascimento, mas outras habilidades podem ser adquiridas, digo isto porque em algumas partes da música evolui bastante de forma que flui automaticamente na hora de tocar ou reconhecer o som. a simples tarefa de identificar a corda tocada solta do violão sem olhar já é uma habilidade absoluta. claro que tem aquele que consegue identificar nota num som percussivo num estalo e etc. mas hj há varias correntes que admitem a obtenção do ouvido absoluto em qualquer idade.

é um assunto polêmico, mas eu acredito que pode sim e vou tentar, rsrssr.
 
Definir o que é, e a partir de que ponto se tem ouvido absoluto é muito complexo...
Amanhã procuro a conversa pra postar aqui...
 
E aí Jo, então cara, as notas que eu consigo diferenciar são apenas as mais comuns, como LÁ, DÓ, Sol, E, é como se eu tivesse decorado o som delas... mas claro que dependendo da oitava eu erro. KKK

O ouvido absoluto realmente é algo que se nasce com ele, é como um dom. Mas o ouvido relativo pode sim ser desenvolvido a ponto de ser igual ou muito próximo do absoluto.

Já vi coisas absurdas com o ouvido absoluto, já vi um cara ouvir busina de um carro e falar que era um Láb, e os passaraos cantando e o cara falar," óh, eles cantaram E, Fá# e Si.. é realmente animal.

O maestro da orquestra de Berlin (uma das mais coneituadas do mundo) tem ouvido absoluto, e é tão desenvolvido o dele que ele pode diferenciar os comas das notas que estão desafinadas.
Ele é capaz de olhar para seus violinos e falar, "hey, você, está 3 comes desafinado" ( 1 coma é 1/9 de tom).
Quando lhe perguntam sobre sua orquestra ele diz que os ensaios são uma tortura para ele pois ele escuta TUDO MUITO DESAFINADO. :shock:

Abraços
 
Back
Topo