Cancelamento de fases.

eu vi isso, na chamada do programa até achei mentira...

mas ... isso sim é que viagem... imagina o gosto de um solo de guitarra ou de baixo???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

isso sim é q é viagem!!!
 
Metal disse:
Salve galera!

Eu li esse livro, qdo ele fala em percepção espacial do som, na verdade ele quer dizer, que você a musica ouve e projeta na mente a imagem da banda tocando, e seu posicionamento no palco.

E aí Metal!! blz?!

Tipo acho que ele naum quiz dizer posicionamento no palco, mas sim na mizagem em si, como um espaço imaginário que ele chama de "espaço entre as caixas de som".

Tipo sons mais baixos estão mais distantes, mais graves estão mais embaixo, sons com efeitos são mais largos.

Essa sala é vista como A mixagem.. depois posto um print pra galera ver.
é bem legal!
 
Esse "espaço entre as caixas de som" citado, e sua explicação, entendo como posicionamento de palco.

Quanto a sentir sabor, ou ver o som, isso se chama sinestesia. Não vi no Fantástico (nem cliquei no link acima) mas o Discovery tem um ótimo especial sobre isso - essa é uma condição extremamente única e rara; tanto que existem pouquíssimos sinestésicos no mundo.
 
Esse espaço entre as caixas é tratado na parte onde é falado sobre a imagem que se pode formar na mente de uma mixagem.

É como se o espaço da mixagem fosse uma sala, e dentro dessa sala fossem colocadas as imagens dos instrumentos. Tentei representar isso no desenho abaixo. (grotesco desenho, mas foi oq saiu 3:30 da manha! HAHA)

imagemifj.jpg



A altura em que o som está situado, no eixo "Z" equivale a frequencia dele, notem que o baixo e o kick, estão mais próximos do chão, evidenciando suas frequencias mais baixas.
O contrário ocorre com os pratos, etc..

A proximidade da esfera, diz respeito ao volume dele, quanto maior esfera é como se o volume de fato estivesse mais alto. Quanto menor a esfera, mais baixo o volume.

O posicionamento da direita para a esquerda diz respeito ao Pan.

Depois entramos no caso dos efeitos, sons com efeitos são representados com elipses.

Aí tentei representar uma mixagem de Rock, com baixo e bumbo altos, guitarra em volume considerável em R e L. Baixo mono. Vocal relativamente alto.

Tons, hi-hat e pratos bem aparentes, pois estão em uma faixa de frequencias em que a guitarra não está mixada para aparecer.

Ficaria melhor se eu conseguisse desenhar com cores transparentes, isso mostraria com mais clareza o mascaramento real da mixagem. Mas no paint não pude fazer isso. :?

Quanto mais uma esfera sobrepor outra, maior é a possibilidade de mascaramento de sons.
 
Ahhh! e a posição da caixa e do ximbau tb estão invertidas hehehehe!

Lucas esta ilustração é exatamente o que eu e o Isinho falamos sobre o posicionamento no palco, na mixagem vc posiciona os instrumentos desta forma para que o ouvinte tenha imagem da formação no palco.
 
HAHAHA

Pois é galera, as 3:30 da manha o L/R ja tava virando F/K
.. e eu ainda fiz o desenho sem o livro pra consultar. rsrs

KKKKKKKKKK



Essa imagem que eu desenhei é chamada de palco sonoro??

Pensei que vcs estavam falando de palco físico mesmo, tipo o posicionamento dos caras na hora de tocar, rsrsrs , isso não importa muito na hora de mixar (só se formos para o lado da captação).

Por isso então, PALCO SONORO.
 
definição de palco sonoro:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/lexicon.php?letter=palco%20sonoro">http://audiolist.org/forum/lexicon.php? ... o%20sonoro</a><!-- m -->
 
Eu tava pensando mais "anatômico-fisiologicamente" do que tecnicamente.
Comprovei que viajei lindamente, hehe.


Abraço.

Tailan
 
KKKKKKKKK

Galera, muito legal esse livro! Muito mesmo, indico a todos pois abre um leque muito grande que pode ser usado em mixagens!

Alguém indica mais algum livro, sobre gravações, tecnicas de microfonação.. algo do tipo???

Abraços!
 
tem alguns livros nacionais mto bons...sobre microfones, tem o do sólon, que vc acha no site da musica e tecnologia (musitec.com.br), e tem os guias de mixagem, 2 edições feitas por um colunista da m&t e outro feito por um colunista da backstage, ambos muito bons...
 
Victor disse:
num tah muito mixagem de rock ai naum man! heheh esqueceu do key ai neh ?!! :wink:

é que aí eu simulei a mixagem da banda para a qual eu faço som.
Geralmente bandas de Rock que tem o Key são de prog, melódico, e as vezes um pop rock.

Aproveita para escutar o nosso som aí no myspace!
Abração!
 
se vale de dica... eu peguei emprestado com um amigo meu Dicionário do áudio e Manual prático da acústica, comecei a ler ontem e vamos ver onde vai dar....rsrs..
 
Back
Topo