CAP - Curso de Áudio Profissional André Sonoda - Recife - PE

James

New Member
CAP - Curso de Áudio Profissional André Sonoda - Recife – PE

Olá pessoal, para quem mora em Recife e Região Metropolitana, em 2010 vai abrir nova turma para iniciar o curso de áudio básico, André Sonoda é Técnico de Som do SESC PE e responsável pela gravação do projeto Sonora Brasil.

O Curso é dividido em 4 módulos de 6 meses sendo o 1º Acústica, 2º Elétrica, 3º Equipamentos de Áudio, 4º Sistemas. O Curso é destinado a todos que trabalham na área, deseja trabalhar ou aperfeiçoar seus conhecimentos em áudio.

Também temos os Cursos de Nível Avançado, que irá começar quando minha turma terminar o Básico (2º Semestre de 2010) que para entrar deve ter cursado o Básico ou ser Sujeito a uma Prova.

Mas informações:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sonodadoc.blogspot.com/" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.sonodadoc.blogspot.com/</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://sonodadoc.blogspot.com/2009/11/curso-de-audio-profissional-andre.html" onclick="window.open(this.href);return false;">http://sonodadoc.blogspot.com/2009/11/c ... andre.html</a><!-- m -->

Banner+CAP+%28Image%29.png
 
Segue Texto do Site

Matrículas Abertas para Turma 2010.1

O Curso de Áudio Profissional (CAP – André Sonoda) desde 1996 tem suas matrículas abertas no início de cada semestre para ingresso de uma nova turma de até 10 (dez) alunos.

Com muita eficiência e profissionalismo vem formando Técnicos de Áudio no Estado de Pernambuco para trabalhos em Estúdio; P.A; Projetos e Análises Acústicas com base sólida em Física (Acústica), Elétrica Básica (Engenharia Elétrica e Eletrônica) Engenharia de Áudio (Sistemas e Análises) e na utilização de Equipamentos de Áudio em geral.

Neste primeiro semestre de 2010, o Curso de Áudio Profissional (CAP – André Sonoda) abre um novo período de matrículas para início de mais uma turma no Módulo - I (Acústica) do Curso Básico.

Com apenas 10 (dez) vagas para cada turma o Curso de Áudio Profissional (CAP – André Sonoda) poderá realizar um processo seletivo entre os candidatos visando o preenchimento destas vagas.

Os interessados que não conseguirem se matricular neste semestre, poderão se inscrever em lista de espera e garantir uma vaga para o próximo semestre letivo.

Obs: Aos que já se inscreveram em lista de espera anteriormente, favor efetuarem suas matrículas no endereço abaixo e bons estudos!

Curso de Áudio Profissional (CAP-André Sonoda)
Av. Norte, 4284 - Tamarineira (Recife –PE). Galeria Anne – Sl. 105.
CEP: 52.110.090

André Sonoda
Fone: (+55 81) 3267-8133
(+55 81) 9607-1766
(+55 81) 8860-6004
 
Olá James!!
Sou de recife tambem amigo, me interessei no curso, pelo que vi vc esta fazendo o mesmo correto ?
E ai ? conte-nos sua experiencia ! Esta gostando ? Fala do professor, da estrutura, do curso em si !!!
Ficamos no aguardo!!!
Abraço!
 
Então Vizinho,

Vou te falar os Prós e os Contras do Curso. Antes vou contar minha experiência antes e depois do curso.
Sempre atuei como operador de áudio na igreja em que freqüento, mas tudo que aprendi foi na curiosidade, para você ter uma idéia eu cortava na mesa os graves todos, solava o canal da mesa para um cantor que ia cantar fazendo solo, sério mesmo não é piada não, sempre o fui o menos experiente na turma. Entrei com intuito de aprender de verdade para melhorar o som da igreja, hoje me achei profissionalmente quero trabalhar nisso, Estúdio, PA, estou cheio de projetos. Hoje sei de muita coisa as vezes me impressiono com as barbaridades que fazia e posso dizer que tenho um nível bom, ainda sou o mas fraco da turma, pois os outros tem mas experiência, porem na prova eu fui o único que tirei a nota máxima. Hehehe.

Então vamos ao curso.
Começa com o Modulo de acústica, o qual começa com a História das tecnologias de áudio, operações matemáticas, ondas, tipos de ondas, velocidade do som, alinhamento do som, ondas em fase e fora de fase com defasagem de 90º 180º, em fase com polaridade invertida, efeitos acústicos, SPL e outras coisas. Em Seguida o 2º modulo trata de elétrica, começa com principio atômico, e como funciona a eletricidade em geral, daí entra em capacitores e vários componentes, fase, neutro, terra, aterramento, capacitância, indutância, impedância, potencia, RMS, fala sobre a ligação dos equipamentos, bitolas dos conectores, indução magnética e outros.
Estou atualmente em Equipamentos de áudio, 3º modulo, já vimos Microfones (tipos e padrões), Cabos e conectores, Amplificadores, e estamos em Mesas Analógicas. Cada Modulo dura 6 meses.
O Curso é muito bom André tem uma larga experiência no ramo, Licenciado em Música na UFPE, Pós Graduado em Etnomusicologia na UFPE e Mestre em Etnomusicologia na UFPB, Professor e Pesquisador em Tecnologia de Áudio, durante a aula conversamos muito e aprendemos nestas conversas.

Os contras é mais sobre a estrutura, não me importo muito não. Hoje o curso estar em uma Galeria perto do Sesc de Casa Amarela na Av. Norte, mas talvez por conta de condições transfira ano que vem para a casa dele, pois muitos alunos que no inicio do ano entraram, mas de 60% desistiu, daí fica ruim pagar aluguel sem aluno, e muitos atrasam as mensalidades, o curso é do próprio André, porem temos certificado ao término. Por conta que muitos alunos faltam o programa de aula sempre atrasa, ao meu ver isso acontece por culpa dos alunos mesmo. Outro ponto é o tempo de André, ele sempre é muito ocupado, com o SESC e trabalhos dele. O curso é no sábado neste ponto muitas vezes o SESC chama para uma gravação no interior e ai não tem aula, mas sempre rola reposição.
 
Palavras do André

O curso em questão visa a formação de técnicos qualificados para atuação profissional na área de engenharia de áudio e apresenta um programa baseado no curso básico da Audio Engineering Society (AES) – New York (Sociedade de Engenharia de Áudio – Nova York).

Com este formato, o Curso de Áudio Profissional - André Sonoda contribui para a diminuição da deficiência teórica observada entre os profissionais da área de áudio no Nordeste do Brasil, além de representar grande avanço no ensino desta tecnologia no país de forma geral.
Como curso básico, prevê um programa subdividido em quatro semestres letivos, contemplando o ensino de:

I – Acústica (Ondulatória/ Acústica de Ambientes/ Acústica para Gravação)
II – Elétrica (Eletrostática/ Eletrodinâmica/ Eletromagnetismo)
III – Equipamentos de Áudio (Equipamentos para Estúdio, Equipamentos para Sistemas Live P.A, Equipamentos para Análise Acústica e Elétrica)
IV – Sistemas (Sistemas Operacionais, Sistemas de Áudio - Estúdio e Sistemas de Áudio - Live P.A).

Após a conclusão do nível básico, o aluno tem a possibilidade de optar por algum ou alguns dos Cursos Avançados:

· Captação e Mixagem
· Masterização
· Pro Tools (Hardware e Software)
· Montagem e Análise de Sistemas de Gravação de Áudio
· Análises e Testes de Sistemas Fly P.A
· Alinhamento de P.A
· Projetos Acústicos
· Projetos de P.A
· Gravação Multipista (Multitrack Recording)
· Equalização Digital e Analógica
· Mixers Digitais
· Palco e P.A
· Acústica Avançada para Sistemas de Áudio
· Elétrica Avançada para Sistemas de Áudio
· Música I (Teoria, Percepção e Solfejo)
· Música II (Harmonia Contemporânea)
· Música III (Composição, Arranjo e Improvisação)

---------------------------------

Curso de Áudio Profissional (CAP-André Sonoda)

Matrículas Abertas - Turma 2010.1
Matrícula: R$ 100,00
Mensalidades: R$ 125,00 (Desconto de 20% para pagamentos até dia 10 de cada mês)
Material didático básico: R$ 30,00/ semestre
Material didático inglês: Gratuito
Material didático eletrônico: Gratuito
Aulas: quintas-feiras
Horário: 9:00h - 12:00h
Vagas: 8
Início das Aulas: Janeiro/ 2010
 
Levantei alguns dados sobre o Andre, realmente parece uma pessoal altamente capacitada!
Infelizmente os dias e horarios do curso nao comtribue para mim, pelo que vi quinta feira das 09:00 as 12:00 ?????? Totalmente inviavel para a maioria que trabalha!
Se for aos sabados tambem nao da pra mim! Outra coisa que infelizmetne ao meu ver nao ajuda muito é o modo conforme o curso é realizado, isso se baseando na expereincia do nosso amigo James! Bom de qualquer forma vou conversar com o Proprio André! Abraço e obrigado!
 
De Nada, sempre a disposição.

Então, realmente o horário é complicado, é um fator negativo como falei. Mas não entendi porque vc falou que não deve funcionar segundo a minha experiência, pois o que falei foi exatamente que eu não sabia de nada e cometia erros gravíssimos, e agora, posso dizer que tenho muito conhecimento na área.

Obs.: Muita gente desistiu pois acha complicado estudar matemática em acústica e elétrica, querem ir direto a parte boa, de Equipamentos, e o nível é bem puxado, muita gente não quer estudar de verdade dai desisti.

No Mas, valeu a intenção.
 
Obs.: Muita gente desistiu pois acha complicado estudar matemática em acústica e elétrica, querem ir direto a parte boa, de Equipamentos, e o nível é bem puxado, muita gente não quer estudar de verdade dai desisti.

Nos cursos que dei, já tive esse problema. Ninguém queria teoria, só prática de equipamentos. Hoje, dou a prática primeiro, e em um determinado momento explico que, para o pessoal aprender mais e melhor, só com teoria mesmo. Aí dou a teoria e volto tudo de equipamentos explicando onde a teoria se aplica a cada coisa.

Dá um trabalhão... mas vale a pena. Não desistem mais.

Um abraço,

Fernando
 
Gostaria de apender mais sobre som. Teoria e pratica.
Gostaria de aprender a fazer ajustes de delay em PA.
Ajustar um compressor, so vi na teoria mas nuncam peguei na pratica.
A fazer cortes em compressor, tambem so vi teoria.
Treinar equalização.
Apreder sobre mixagem e como timbrar os instrumentos.
Quanto mais estudo, mais eu descubro que não sei nada!
 
Alguem sabe cade o David Fernandes?
Preciso de uma autorização, para usar um artigo que ele escreveu sobre microfones no site audionasigrejas.
Estou fazendo uma apostila para ministrar aulas sobre utilização de microfones e retorno.
 
Acabei agora o Modulo de Equipamentos de Áudio.

Para mim, show de bola, talvez com os assuntos mas discutidos aqui no fórum, porem eu com pouca experiência, aprendi muito, vimos, microfones (tipos, padrão polar, captação, resposta), cabos, conectores, amplificadores, mesas analógicas e digitais, equalizadores (de rack, paramétricos, semi paramétricos), alto falantes, caixas, tipos de caixas, enfim, me ajudou muito.

Depois do Carnaval é a Prova, ai eu falo como foi (To Louco para entrar em Sistemas)

Obs: Com a Teoria de Acústica e Elétrica, para mim foi bem mais fácil aprender muita coisa.
 
Oi gente,
moro em Maceió, gostaria muito de fazer um curso de áudio, porém aqui em Alagoas não tem nenhum!
Me interessei por esse CAP, ele da mesmo aulas aos sábados?
Outro curso que acho interessante é o do HomeStudio lá no RJ tem até um curso de uma semana, diz que o curso é completo.
Gostaria de saber se vcs conhecem algum curso legal aqui próximo em PE aos sábados, ou se alguém fez este do homestudio, o que achou e tal... se vale a pena.
 
llestatt,

O Curso de André realmente é muito bom, o curso é sim aos sábados, uma turma pela manha, uma a tarde e uma a noite, tem um cara que vem de Barreiros para assistir aula. este semestre o sábado já estar completo, porem próximo semestre quando minha turma acabar terá o horário livre no sábado de 14:00 as 18:00. Fica ligado no Blog de André, e quando abrir inscrição eu te falo aqui.

Se você estiver mesmo interessado, vale a pena, pois estou fazendo curso superior na área e muita coisa que to vendo to achando básico em relação ao curso CAP, porem nada que seja um bixo de 7 cabeças, pois eu não sabia de nada quando entrei.
Abraço: James.
 
Valeu James,
Me interesso sim pelo curso, e fiquei bem empolgado com a possibilidade de fazê-lo.
Até comprei 2 livros da área: Sound Check e o Som ao Vivo da H. Sheldon(que por sinal já devia ter chegado!!!)os 2 indicações do Bersan(<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=202" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=202</a><!-- m -->)
Mas nada como por a "mão na massa"!
Se tiver no 2º semestre certamente farei.
Abraço James,
Obrigado!
 
Re: CAP - Curso de Áudio Profissional André Sonoda - Recife

Curso de Áudio Profissional - André Sonoda

Turma: 2010.2
Início: Julho/ 2010
Dia de Aula: Segunda-feira
Horário: 19:00h - 22:00h
Inscrição: R$ 130,00 (Obs: Material Didático do Semestre incluso)
Mensalidades: R$ 125,00 (Obs: Pagamentos até dia 10 de cada mês tem 20% de desconto)
Duração: 4 semestres (02 anos)
Módulos: I - Acústica/ II - Elétrica/ III - Equipamentos de Áudio/ IV - Sistemas
Vagas: 10
Professor: André Sonoda


Inscrições (Obs: marcar horário):

Curso de Áudio Profissional - André Sonoda
Av. Norte, 4284 - Tamarineira (Recife –PE). Galeria Anne – Sl. 105. CEP: 52.110.090
Fone: (+55 81) 3267-8133
(+55 81) 9607-1766
(+55 81) 8860-6004
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sonodapesquisas.blogspot.com/">http://www.sonodapesquisas.blogspot.com/</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sonodadoc.blogspot.com/">http://www.sonodadoc.blogspot.com/</a><!-- m -->
 
Back
Topo