Capacitores são acumulativos?

brunolw

Member
Um capacitor normal corta 6dB/oitava. Se ligar um no rabo do outro, o conjunto cortará 12dB/oitava? ou não fará diferença?
 
Não. Todo capacitor gera o mesmo tipo de corte. No entanto, com capacitores associados, a capacitância muda, então a frequência de corte também mudará.
 
Nessas horas o livro de física é bastante útil. Dá uma revisada na pate de elétrica, especialmente circuitos e associação de componentes...
 
Capacitores iguais em série tem sua capacitância dividida por dois e quando associados em paralelo tem a sua capacitância dobrada, ou seja o contrário para o que aplicamos para resistores.

Abç,

Marcelo
 
MarceloCavic disse:
Capacitores iguais em série tem sua capacitância dividida por dois e quando associados em paralelo tem a sua capacitância dobrada

Afinal, ele vai ou nao ficar com 12db por oitava? Tem alguma forma de se consegui 12db/oitava com capacitores, seja em série ou em paralelo?
 
Bruno.

Em primeiro lugar, vc poderia ser um pouco mais polido na hora de fazer suas perguntas... ninguém tem obrigação de respondê-las... quem o fizer, está fazendo um favor a vc.

Em segundo lugar, todas as respostas incentivam vc a estudar e a aprender.

[]'s
 
David, não fui grosseiro ao perguntar! Nem acho que ninguem tem mesmo obrigação de responder. Não entendi sua reação, gostaria que vc me mostrasse aonde eu agi com grosseria.

É pq um disse que não daria, já outro disse que se ligasse em paralelo, ele dobraria a capacidade, que foi justamente a pergunta que eu fiz.

Então fiquei um pouco na dúvida ainda. Por isso perguntei se ele realmente corta ou não.
 
Brunolw,


12dB/8ª só com capacitores e indutores, sendo um divisor de 2ª ordem.


Apenas capacitores = divisor de 1ª ordem, 6dB/8ª.



Abraços.
 
Bruno.

Achei a sua forma de perguntar agressiva sim:

Afinal, ele vai ou nao ficar com 12db por oitava?

A impressão que me deu foi: "parem de me enrolar e digam o que quero saber", por isso a minha reação. Como vc disse que esta não foi sua intensão, me desculpe. Interpretei mal sua colocação.

[]'s
 
brunolw disse:
É pq um disse que não daria, já outro disse que se ligasse em paralelo, ele dobraria a capacidade, que foi justamente a pergunta que eu fiz.

Todos estão certos. Só que ninguém falou em capacidade (de quê?), e sim de capacitância, que realmente dobra quando se coloca dois capacitores em paralelo. A capacitância é uma característica física dos capacitores e neste caso irá influenciar diretamente na frequência do corte.
 
Obrigado pelas respostas. Entendi bem a questão acumulativa dos capacitores.

Mas uma coisa nao estou entendendo. Estou com capacitores aki de 10, 22 e 47 uF. Estou tentando ligá-los em uma corneta de médio para testar o corte.

O que ocorre é que SEMPRE, depois que eu boto o som, depois de uns 10 segundos o som começa a rachar, como se o canal do amp tivesse queimado. Aí eu tiro o capacitor e tudo funciona correto. Já troquei o amp, o driver, os cabos, a capacidade dos capacitores (todos acima de 250v), e nada. Sempre que eu ligo com capacitores, o som começa a rachar.

São capacitores polarizados. Já inverti a polarização, já coloquei no negativo e depois no positivo, mas nada, sempre fica rachando. Em todas as situações.

O que estou fazendo de errado?
 
Capacitores polarizados não são indicados para áudio, pelo fato de provocarem distorção, exatamente como descrito.

Você deve usar capacitores de poliéster, não polarizados.

Fernando
 
Gente, estou pesquisando muito, mas tem dúvidas que eu ainda nao consegui achar resposta:

1 - Eu lí que 2 capacitores polarizados, ligados em série, unindo o negativo com negativo, esse conjunto se torna um capacitor despolarizado. Porem, eu posso fazer isso com 2 capacitores de uF diferentes? OU tem que necessariamente ter a mesma capacitancia?

2 - Suponhamos que eu quero ligar um falante de 15 com um super-tweeter! O ST é de 8ohms. Se eu colocar um resistor em série no polo negativo do ST e colocar o capacitor despolarizado em serie tb no positivo, o calculo de uF para se achar a frequencia de corte deve levar em conta a impedancia somente do ST ou deve ser levado em conta o conjunto, incluindo o resistor?
 
brunolw disse:
1 - Eu lí que 2 capacitores polarizados, ligados em série, unindo o negativo com negativo, esse conjunto se torna um capacitor despolarizado. Porem, eu posso fazer isso com 2 capacitores de uF diferentes? OU tem que necessariamente ter a mesma capacitancia?

Não precisa ter a mesma capacitância, porque ao fazer a associação a capacitância equivalente será diferente.

O cálculo é: (1/Ce) = (1/C1) + (1/C2) + ... + (1/Cn)

Ce: Capacitância equivalente
C1, C2, Cn: Capacitância dos capacitores individuais

Sabendo qual a frequência de corte desejada, você sabe qual a Ce. Calcune então as capacitâncias necessárias. Lembrando que ao usar capacitores polarizados, eles devem ser usados aos pares. É melhor usar capacitores despolarizados.
 
a PAZ

voce citou
2 - Suponhamos que eu quero ligar um falante de 15 com um super-tweeter! O ST é de 8ohms.
Não é aconselhável devido os falantes de 15 não serem bons acima de 500 Hz, a não ser que seja feito um processamento para eles irem alem disso, e se voce usa um STW o corte minimo dêle é por volta dos 4Khz e em 2ª ordem (-12dB )


Heriberto
 
Back
Topo