Carpete para Isolamento Acústico

Como prometido as fotos:

Lateral esquerda:
01.jpg


Lateral direita:
02.jpg


Centro:
03.jpg


Escada Central
04.jpg


Lateral direita (OBS: Esquerda olhando de frente do altar)
05.jpg


Lateral esquerda (OBS: Direita olhando de frente do altar)
06.jpg


Em cima do altar
07.jpg


Parte de traz
08.jpg


OBS: Qualquer ajuda será bem vinda... fiquem com Deus
 
A PAZ

Peço desculpas se foi seco quando falei que era ácido, mas se notarem eu mesmo concordei com o Ullmann pois já estou para lá de acido, é so saber que hoje trabalho com caminhoneiros e "chapas", nem que voce não queira mas mesmo assim ficamos para lá de acido....E se tem coisa que já me chateou muito foi eu dar informações para ajudar e os responsáveis, e eles irem por cabeças que apenas estavam vizando lucros, sem se preocuparem com segurança, com especificação para o ambiente, etc....
Mas enfim, alguem falou em trabalhar no meio secular, não se iluda é do mesmo jeito. Já acompanho o Ullmann (mesmo sem ser novela..rs.rs), o Luizinho, O Edu, o David logo no inicio da audio list e mais outros e todos podem confirmar se não tem problemas tambem no meio sem ser evangélicos.
Enfim, audio é apaixonante e por isto que continuamos insistindo.

Heriberto
 
Heriberto,

no meio secular não é diferente mesmo não, o desconhecimento é grande. Problemas existem, mas lá é muito mais fácil a pessoa entender que som é importante. Show com som ruim afasta o público, e pronto. Então ninguém quer show com som ruim!

No nosso meio, som é considerado:
- grande custo.
- cheio de problemas
- pessoas difíceis de lidar

No meio secular, som é:
- investimento para atrair público
- não pode dar problema, então que se compre o melhor
- é difícil contratar um técnico realmente bom.

Claro existem exceções nos dois lados. Igrejas que investiram em sonorização boa, porque entenderam que isto atrai público, assim como meio secular que ainda continua na idade da pedra do som.

Também acredito que lá a tarefa de convencimento é muito mais fácil. Na igreja, mesmo com o som péssimo, as pessoas por respeito geralmente não comentam com o pastor. Nos shows, em que as pessoas pagam, som ruim = me dá meu dinheiro de volta! Isto convence qualquer um fácil, fácil.

Um abraço,

Fernando
 
Adoro estes tópicos em que todos vão contando suas experiências. Muitas vezes é, é mais enriquecedor do que um artigo puramente técnico.

Abraços!
 
Amigos, bom dia, preparem-se, este post vai ser longo.

Pelo jeito vcs, agora acertaram a mão no enfoque do tema. Alguns adendos ao post do Bersan (???).
A maior dificuldade no meio evangelico, melhor ainda, RELIGIOSO (mais abrangente, certo ) é o imenso numero de "_voluntarios_que_entendem_ de_ som" e ainda sempre existe a figura do "_parente_do lider_que_sabe_ tudo_voluntario_" e sem esquecer os bons samaritanos (sei de dois aqui pelo jeito).

Essas tres figuras aliadas à eterna falta de grana da maioria das congregações e/ou associações é o que tornam as coisas dificeis, mais dificeis que no meio secular, sem contar o proprio espirito-de-corpo das correntes, congregações etc, que embora possa servir como uma proteção inicial acaba gerando mais problemas que beneficios.
Do meu ponto de vista, sendo profissional e vivendo disso, obviamente que me sinto refratario a prestar serviços ou consultoria de graça, pois esse é meu sustento, concordam ?
Mas, frequentemente faço essas coisas sem custo. Mas como discernir qdo o serviço vai sair de graça ou ser cobrado ?
Bem, a vivencia nos leva a separar muito bem ambas as coisas. Vejamos, todo dia vc passa em frente a uma portinha de garagem, onde se realiza um culto, e percebe que as pessoas lá realmente são humildes, simples. O interior é simples e por ai vai. De repente, vc acaba conhecendo alguem de lá, que sem querer reclama deste ou daquele problema. Vc combina uma visita, e alem de avaliar os problemas, nota que a tal com realmente não tem recursos. O que fazer ?
Sugerir soluções baratas e simples que se adequem a tal falta de recursos. Por exemplo, o som alto e ruim .. Soluções obvias, mostrar ao orador como falar ao microfone, ajustar o volume do sistema para um nivel adequado e a equalização (se houver) idem. A comunidade dispoem de algum material que possa ser usado no tratamento acustico ?
Otimo, algumas dicas de como usar e fazer. Sua parte esta feita, quem sabe uma ou duas visitas aol local depois de algum tempo, sejam adequadas, tambem.
A contra partida, existe, mas a situação é ligeiramente diferente, digamos que o local de culto não seja tão simples, e na visita vc percebe que certos detalhes existentes no interior não são exatamente simples, tipo baixelas de R$ 10,000.00, toalhas de R$1,000.00 e por ai vai.
Nessa situação vc faria o que ? Trabalhar de graça ? Nunca ! Mesmo que se cobre um minimum minimonorum, o serviço deve ser cobrado.
Porquê ? Se a comunidade se cotizou para comprar itens caros, tambem pode fazer o mesmo para resolver um problema ligeiramente
mais serio do que uma baixela ou cortina ou sei lá o que ...
Mas é aqui que as coisas smpre se complicam, uma vez que vc apresnta os custos, sempre aparece alguem para contestar os mesmos, e
se não for para fazer o mesmo de graça, adivinhem quem vai ser essa figura ? Pois é, exatamente aquela citada la em cima. Vc pode ate tentar negociar uma contraproposta, mas por mais que faça a contra-parte sempre vai achar caro e querendo de graça se possivel, senão
ela mesma ira fazer isso.
A solução, deixe que a mesma faça e não se complique com algo que não é seu.
Existe a possibilidade de ser chamado de volta ? Sim, é rara mas existe, mas nessa hora seu preço devera ser exatamento o mesmo, nunca menos. Mas infelizmente, o serviço no geral sera mais caro, pois ja se gastou antes, correto ?
As coisas com a internet tende a piorar um pouco, pois a informação é de graça, softs genericos tambem podem ser. Mas lembrem-se que muita informação e dados de softwares sem saber de onde vieram, como foram obtidas nem sempre são a solução dos problemas.
Alguem chegar num templo, fazer medidas de RT 60, AlCons e por ai vai, so pq o soft gera essas informações é simples, olhar nos livros e
descobrir os valores adequados, tb é simples. Mas analisar aquilo, saber os motivos disto ou daquilo, não é ! Requer alem de estudo, uma certa vivencia. Por consequencia, isso gera custo, ou seja, se vc não tem outro meio de ganhar a vida, isso vai prover seu sustento. Se dispoem de outros meios, então da-se uma chance a quem depende disso para viver e passe a atuar como fiscal de serviços, o que será tão honroso qto.

Ao meu ver, a principal diferença entre os meios secular e não secular, é que no secular pelo fato de que os serviços atuam diretamente no lucro do contratante, ele até faz a coisa pelo menor preço, mas se der errado, fatalmente acaba procurando quem resolva o problema e paga por isso. No meio não secular, isso não ocorre, pois a solução seguinte sempre é procurar por aquele irmãozinho que sabe de som e vai fazer de graça e assim os anos se passam e o problema nunca é resolvido.

(segue ...)
 
Apenas para exemplificar o que disse e sem envolver nenhuma designação ou corrente.
Anos atras fui chamada para orçar um projeto de um sistema para uma sinagoga muito tradiconal aqui em SP. Fui lá, fiz a visita e apresentei um estudo basico para o sistema, nenhuma solução de tirar o chapeu, mas bastante tradicional em termos de eqptos, tipo Soundcrfat da vida, SM 58 e por ai vai.
O sistema ficou na casa os US 12,000.00 ( o que é razoavelmente barato). Pois bem, no conselho diretor havia uma pessoa, basicamente um professor de fisica, que era tambem audiofilo (não sei se ainda esta vivo). Elle contestou item por item do meu sistema, sugerindo mudanças em inumeros itens. Tres das mais interessantes foram :

1 - Substituir os Shure, por modelos da Neuman, ou seja sair de US$ 100.00 para US$ 1,000.00,
2 - Trocar os amps nacionais, por outros da marca BGW, de US$ 600.00 para US$ 4,000.00,
3 - Trocar as caixas por equivalentes da KEF, ou seja de US$ 200.00 para US$ 1,500 / US$ 1,600.00

Bem, vcs podem imaginar para onde foi o orçamento. Claro não peguei o serviço, Um concorrente conseguiu pegar, mas descobri depois que ele doou os eqptos e mão de obra de instalação e que o custo do sistema instalado era substancialmente inferior a aquele que eu havia proposto, não so em termos de custo, mas tb de qualidade.
Claro, depois que o sistema foi inaugurado, ninguem ficou muito contente com aquilo, depois de alguns meses fui procurado novamente, mas ai já era tarde demais.

Encerrando, alguem sugeriu que eu usasse um corretor ortografico no Firefox, agradeço a dica, mas prefiro velocidade e erros à deixar essas coisa tornarem minha net mais lenta do que ja é ...

A PAZ
 
Puxa, que aula! :shock: :shock: Obrigado.

Nunca imaginei foi ler certas coisas:


no conselho diretor havia uma pessoa

1 - Substituir os Shure, por modelos da Neuman, ou seja sair de US$ 100.00 para US$ 1,000.00,
2 - Trocar os amps nacionais, por outros da marca BGW, de US$ 600.00 para US$ 4,000.00,
3 - Trocar as caixas por equivalentes da KEF, ou seja de US$ 200.00 para US$ 1,500 / US$ 1,600.00

Fiquei até preocupado... subindo de preço, e ainda tanto assim? Só se for muito rico... Nunca vi algo assim. Mas então...

descobri depois que ele doou os eqptos e mão de obra de instalação

Ah... bem. As coisas voltaram ao normal.

Um abraço,

Fernando
 
Me desculpem mas poderiam voltar um pouco mais ao tópico criado... entendo que essa conversa está ajudando muita gente, mas no tópico em sí não está sendo acrescentado... não quero de jeito algum desmerecer o que escreveram, mas acho que seria mais fácil criar um outro tópico para debater outros assuntos.... fiquei mto sem jeito em escrever isso, mas quando fui a igreja pra tirar as fotos passei por um correria pra chegar aqui e ngm comentar...

por favor não fiquem com raiva de mim, agradeço mto a ajuda de vcs, e espero pode ajudar e ser ajudado..

Fiquem com Deus.
 
Olá Se7es,

eu estava relendo aos poucos e vi o quanto nos afastamos do tópico. Você está com a razão em reclamar, por outro lado temos que agradecer ao Walter Ullmann pela generosa aula.

Pelo que eu lembro das suas fotos*, sua igreja é o que eu chamo de verdadeira caixa de sapato: paredes lisas por todos os lados. Acústica aí deve ser muito, muito, muito ruim. Aí, desculpe, a solução será uma só: contratar um profissional para fazer o projeto acústico.

O que você pode fazer, por enquanto, é ler um artigo aqui sobre o que fazer quando nos deparamos com acústica ruim. Há boa dicas lá, como incrementar os agudos, atenuar os graves, trabalhar com o mínimo de volume possível, mas é tudo paliativo, vai melhorar mas não resolver.

* quando posto isto, seu site está fora do ar, e a fotos também. Mensagem de erro: "Erro 101 (net::ERR_CONNECTION_RESET): Erro desconhecido"

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo