Chiado Selenium SPM1202a

Olá Pessoal.

Estou com um chiado em nossas 2 SPM1202a (modelo antigos as duas são ativas) que estou usando no monitor.

Estou usando cabos balanceados santo angelo em todos os pontos do sistema. O maior cabo tem 10m e com relação a cabos estou tranquilo que não é o problema. O chiado é no driver que parece rádio FM sem sintonia (chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii). Já liguei elas separadas, juntas troquei cabo sem nada ligado a elas e o Chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii persiste. Nós trocamos os reparos dos drives por originais selenium, mas tambem não acredito ser isso.

Alguem já passou por esse problema?

Já verifiquei tambem o seletor MIC/LINE e está em line ok!!

Aguardo comentários


Em breve postarei fotos de nosso novo sistema pessoal!!!
 
perguntas:

elas apresentam chiados ligadas sozinhas ou quando as conecta no sistema?
o chiado nas duas começaram simultaneamente? se sim, provavelmente o problema será fora das caixas.
existe o chiado com o sistema ligado mas os canais da mesa mutados?

elétrica:
o sistema é aterrado?
verificou se o "eletricista" fez alguma modificação na parte elétrica?
 
elas apresentam chiados ligadas sozinhas ou quando as conecta no sistema?

Sim. Não tão forte quando com o sistema ligado, mas sim.

o chiado nas duas começaram simultaneamente? se sim, provavelmente o problema será fora das caixas.

Sim.

existe o chiado com o sistema ligado mas os canais da mesa mutados?

Sim.


elétrica:
o sistema é aterrado?
verificou se o "eletricista" fez alguma modificação na parte elétrica?

Acredito ser esse o caminho. A única coisa que me intriga é que temos 3 RCF 310a ligadas na mesma rede, e está não apresenta o chiado das selenium.

Mais alguma sugestão de alguém para eu verificar?????
 
leandroadesouza disse:
Acredito ser esse o caminho. A única coisa que me intriga é que temos 3 RCF 310a ligadas na mesma rede, e está não apresenta o chiado das selenium.

Mais alguma sugestão de alguém para eu verificar?????

Todas elas estão ligadas aterradas? o cabo de força das rcfs parece que nao vem com pino para aterramento.
 
Checou as saidas dos auxiliares que estão ligadas as SPM?
Qual e sua mesa de som?
Tem algum periferico no caminho entre mesa e as caixas de retorno? Quais?
 
Caio Fábio disse:
Checou as saidas dos auxiliares que estão ligadas as SPM?
Qual e sua mesa de som?
Tem algum periferico no caminho entre mesa e as caixas de retorno? Quais?

Nós temos mesa PA e mesa para Monitor. As selenium estão ligadas ao FBQ 3102 que por sua vez está ligado nas saidas MAIN de uma Behringer UB2442FX1.

As RCF estão ligadas em um pentacustica PC-9002 e as selenium em uma régua genérica PHONIC. Acredito que seja um problema de aterramento mesmo. Estarei verificando isto no fim de semana.

Analisei outra opção. As selenium tem controles de Equalização que estou usando flat (0db - Centro). Hipoteticamente pode acontecer de a equalização estar digamos "saturada" (EQ Mesa + EQ (FBQ3102) + EQ Selenium), já que o chiado é caracteristico de frequências mais altas (Chiiiiiiiiiiiiiii) e somente nos drivers? :shock:

Desculpem se falei bobagem!! :)
 
Leandro,

Nós trocamos os reparos dos drives por originais selenium, mas tambem não acredito ser isso.

Meu Deus... foram 150,00 pratas desnecessárias aí... pelo menos guarde os reparos antigos, estão bons.

Seguinte, seu problema é de ESTRUTURA DE GANHOS, nada mais. A falta de aterramento pode até contribuir para piorar o chiado, mas o problema sério é o de estrutura de ganhos.

Já tem muita coisa publicada sobre isto, e vale a pena dar uma pesquisada no fórum sobre isso. Mas vou resumir todo o problema para você:

Vocês usam a caixa com o volume no máximo, não usam? Nessas condições, o ruído de fundo da própria eletrônica da caixa é aumentado muito e torna-se audível, na forma de chiado.

Esse ruído existirá toda vez que você aumentar o volume no máximo, independente de ter algo conectado na caixa ou não. Mas quando você liga os outros componentes, equalizador, mesa, etc, ele aumenta ainda mais por que ele se torna o somatório dos ruídos da eletrônica de todos os equipamentos.

A solução é simples: abaixar os volumes das caixas. Você reduzirá o ruído da eletrônica. Não se preocupe em "perder" potência com isto, não vai acontecer. Simplesmente você compensará essa redução na caixa com um volume maior nos controles da mesa de som.

Comece colocando o volume da caixa em 50% do curso, compense na mesa de som. Escute como o ruído se comporta. Se sentir que a potência ficou muito pouca, vá aumentando para 60%, 70%, até achar que ficou bom. Faça diversos testes, alterando valores entre mesa e caixa, até achar o valor ideal.

Montar uma estrutura de ganhos correta é ajustar os diversos volumes do sistema de forma a ter o máximo de som com um mínimo de chiados e distorção.

Um abraço,

Fernando
 
Re: Chiado Selenium SPM1202a - estrutura de ganhos

Aproveite e dê uma bica no EQ da Behringer! Eita EQ ruim!

Obs.: falo pela experiência ruim que tive com ele.
 
Re: Chiado Selenium SPM1202a - estrutura de ganhos

Fale Bersan!!

Obrigado pela atenção ao meu tópico, mas vamos lá.

Meu Deus... foram 150,00 pratas desnecessárias aí... pelo menos guarde os reparos antigos, estão bons.

Não. A troca foi necessária. Um abençoado irmão levou estas caixas a 2 anos atrás e ligou a mesa com o seletor MIC/LINE selecionado em MIC :shock: "Dava mais volume" :shock: :shock: :shock: :shock: . Fizemos uma revisão na autorizada e único problema foi com os drives. Entradas OK e todo resto tambem

Seguinte, seu problema é de ESTRUTURA DE GANHOS, nada mais.

Acredito que não tambem Bersan. Estou fazendo corretamente, inclusive utilizando o volume na caixa em 50%. Ireiu fazer 2 testes nesse fim de semana.

1º - Utilizar o EQ "insertado" no main da mesa ao invés do atual "Mesa -> EQ -> Caixa". O que acha??

2º - Tirar o EQ da parada. Não fiz este teste ainda.


Fale Grande Raphael.

Aproveite e dê uma bica no EQ da Behringer! Eita EQ ruim!

Obs.: falo pela experiência ruim que tive com ele.



É o seguinte. Vou ter de esperar um pouco mais para trocar este EQ. Acabamos de gastar uma grana com a compra do novo sistema de PA (Soundcraft LX7 / 3 RCF 310a / Multicabos 28 vias splitado 40m+10m / DEQ3496 / MDX4600 / Cabos plugs e afins / Microfones de bateria / etc) e ainda falta alguma coisa, por isso tenho que esperar um pouco para investir no retorno.

Assim que der posto fotos do sistema novo.

Um grande abraço e espero mais comentários.
 
Ireiu fazer 2 testes nesse fim de semana.

1º - Utilizar o EQ "insertado" no main da mesa ao invés do atual "Mesa -> EQ -> Caixa". O que acha??

2º - Tirar o EQ da parada. Não fiz este teste ainda.

Leandro, esse teste você já deveria ter feito há muito. Só apertar o botão Bypass dele e ver como fica o som.

Insertado ou Mesa > Eq > Caixas fará pouca diferença, mas teste, quem sabe.

Fernando
 
bersan disse:
Ireiu fazer 2 testes nesse fim de semana.

1º - Utilizar o EQ "insertado" no main da mesa ao invés do atual "Mesa -> EQ -> Caixa". O que acha??

2º - Tirar o EQ da parada. Não fiz este teste ainda.

Leandro, esse teste você já deveria ter feito há muito. Só apertar o botão Bypass dele e ver como fica o som.

Insertado ou Mesa > Eq > Caixas fará pouca diferença, mas teste, quem sabe.

Fernando


Fiz o teste com o bypass e melhorou, mas não resolveu.

Utilizei o Eq insertado no MAIN e melhorou, mas ainda há o chiado.

Vou refazer o aterramento do sistema de retorno (vai demorar algumas semanas acredito por falta de tempo :) ) e acredito que irá melhorar.

Outra pergunta. Será possível essas caixas sofrerem alguma interferência RF??? :shock:


Aguardo os comentários
 
As caixas, duvido muito. Os cabos que a alimentam, sim.

Você comentou que usou as caixas ligadas em MIC por um tempo. Falou que estourou os drivers. Pois isto também costuma trazer danos à parte eletrônica sim. Pode sim ter estourado alguma coisa internamente também...

Faça um teste agora SEM o equalizador, veja como fica.

Fernando
 
Back
Topo