Choque elétrico X Microfone em Tanque de Batismo

Olá Pessoal.

Recebí uma notícia que preocupou-me; sobre a morte de um pastor que fora eletrocutado dentro do tanque e durante o batismo. Ele, o pastor, segurou no microfone enquanto estava dentro do tanque batismal, esse caso aconteceu fora do Brasil vejam matéria:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.conscienciacrista.org.br/novo/geral/busca-total.php?misc=search&subaction=showfull&id=1130856725&archive=1205606964&cnshow=news&ucat=15&start_from=&">http://www.conscienciacrista.org.br/nov ... art_from=&</a><!-- m -->.

Porém fui informado de algo semelhante, algumas vezes, já ocorreu aqui também no Brasil - segurando o microfone dentro do tanque, vcs tem notícias disso?

Eu sempre procurei manter o microfone longe da borda do tanque e quando adquírimos o sem fio, esse passou a ser o único a ser colocado no batistério.

Vamos discutir esse assunto e que medidas de segurança reais podemos tomar, pois se de fato existir o risco, poderemos responder por isso!
 
É possivel sim, na igreja que estou, quando cheguei, vi o pessoal durante um ensaio pedido chinelo emprestado para cantar(deixou o chinelo do lado de fora do templo), perguntei se Deus nao receberia o louvor estando descalco, ele respondeu que era pq dava choque. Enta fui verificar, realmente tava dando muito choque, quando coloquei o multimetro tava dando uns 80v. Fui ferificar a causa do problema, a mesa de som uma clicloton msx 12II, estava passando energia para a carcaça e naturalmente para a malha do cabo, e chagando ao microfone.

A solução:
Abri a mesa para tentar localizar a fuga da energia, mas nao achei, mas invertendo a tomada de força percebi que parava, exeto quando ligava todos os equipamentos, pois quando tinha muito equipamento ligado o diferencial eletrico entre o terra e o fase diminuia muito, entao, tive que fazer um aterramento somente para aterrar a carcaça da mesa, desta forma toda correte que sobrar na carcaça damesa vai ser descarregada no aterramento, aproveitei e liguei todos os equipamentos neste aterramento.

Tambem coloquei mais um haste de terra no neutro(negativo) da rede, aumentando a eficiencia, agora mesmo com toda carga o diferencial eletrico nao muda.

Agora não há mais riscos de choque no microfone.

Abraços.
 
Ia comentar aqui e esqueci...

Utilizo Phanton em todos os canais. O som estava todo montado quando meu irmão (muito sarrista) falou o seguinte:
Olha a diferença de peso entre nossos microfones e os da igreja...

Segurei um dos nossos, até aí, tudo ok...
Quando encostei no da igreja(ainda segurando o nosso) tomei um choque tão grande que quase soltei o microfone...

hauhauhahauha

Foi muito hilário...
Acho que a mesa da igreja, que já era bem ruim, devia estar com algum curo ou fuga de energia. Mas foi um belo de um susto!
 
Uma vez estava no meio da oração, eu de cabeça baixa por acaso encosteii na mesa, levei o maior choque, ninguém viu hehehe...

Outro dia durante um ensaio eu estava segurando um microfone e minha tia chegou descalça e tocou em mim, outro choque!

Também lembro que quando era pequeno tinhamos um grupo infantil lá na igreja, e como de costume um microfone começou a dar choque, só que era beeeem fraco, fizemos uma corrente de uma 7 crianças pra sentir aquele "mili-choque" passando por todo mundo rsrsrsrs...
 
isinho disse:
Ia comentar aqui e esqueci...

Utilizo Phanton em todos os canais. O som estava todo montado quando meu irmão (muito sarrista) falou o seguinte:
Olha a diferença de peso entre nossos microfones e os da igreja...

Segurei um dos nossos, até aí, tudo ok...
Quando encostei no da igreja(ainda segurando o nosso) tomei um choque tão grande que quase soltei o microfone...

hauhauhahauha

Foi muito hilário...
Acho que a mesa da igreja, que já era bem ruim, devia estar com algum curo ou fuga de energia. Mas foi um belo de um susto!


Mas e ai voce não falou qual era mais pesado rsrsrs

Meu es patrão fazia isso direto comigo so que ele esquentava as placas de celular e medava pra rodar software nelas. Ooooh raiva! direto queimava a mão

meninodosom disse:
Uma vez estava no meio da oração, eu de cabeça baixa por acaso encosteii na mesa, levei o maior choque, ninguém viu hehehe...

Outro dia durante um ensaio eu estava segurando um microfone e minha tia chegou descalça e tocou em mim, outro choque!

Também lembro que quando era pequeno tinhamos um grupo infantil lá na igreja, e como de costume um microfone começou a dar choque, só que era beeeem fraco, fizemos uma corrente de uma 7 crianças pra sentir aquele "mili-choque" passando por todo mundo rsrsrsrs...

Comigo isso ja aconteceu com nossa antiga Cms32.8 so que durante o luovor, com todomundo vendo.

Uma solução boa pra isso eh usar microfone sem fio pq se ele cair na agua o unico que ele vai matar é que ta na mesa de som.

Aaahh matar de susto ou de raiva num sei.
 
Olá gente,

tá tudo aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176</a><!-- m -->

Inclusive o caso do pastor que morreu eletrocutado.

Fernando
 
Não se preoculpe não irmão é so pedir pro pessoal que for batisar não colocar a mão e nem a boca no microfone.
 
Ou então, ao invés de usar um mic dinâmico, usar um condensador, tipo mics de coral com alguém do lado de fora do tanque segurando, como se fosse uma gravação de TV ou cinema. Nunca testei, mas se precisar um dia vou fazer assim, nem a pau que eu confio dar um mic com fio, o que dirá um sem fio a uma pessoa na água.

Uma sugestão é o Samson CO2H, que muita gente tem por causa do kit de mics de bateria
C02H-web.jpg

Ou então um mais caro, tipo boom (não sei se é esse mesmo o nome) ou então shootgun.
Mic_boom_with_windshield.jpg

Tudo bem parece que tem um gato amarrado num pedestal, mas é o que se usa por aí. O "gato" por acaso é uma espécie de windscreen dele.
 
Acho que um bom condenser já resolve, eu costumo usar um mic dinâmico no pedestal, apontado em direção ao pastor. Enquanto ele está batizando mesmo não fica legal porque ele fica longe do mic, mas quando acaba e ele vai fazer o apelo lá de dentro do tanque fica tranquilo, ele só não pode encostar no mic hehehe...
 
Ou então, ao invés de usar um mic dinâmico, usar um condensador, tipo mics de coral com alguém do lado de fora do tanque segurando, como se fosse uma gravação de TV ou cinema. Nunca testei

Bem, eu já testei. O Samson C02 capta muito vento, então se estiver ventando forte, esqueça. Como não dá para saber que dia está ou não ventando, melhor não usar.

Mas se você tiver um windscreen desses, pode usar garantido. Acho que até o vento sai correndo, com medo.

Um abraço,

Fernando
 
muito feio, parece um gato "arrupiado " hehe ! essa do pastor que morreu aconteceu aqui na bahia a uns 10 ou 12 anos atras, acho que foi em salvador, um pastor muito jovem morreu no batisterio eletrocutado quando a sua propia esposa lhe deu o mic pra segurar ( q coisa neh, se ela soubesse...), e o filho dele que na epoca tinha uns cinco anos estah se recuperando ainda da cena que todos presenciaram! era conhecido de meus pais !
 
Eu notei esses dias em uma igreja aqui de minha cidade, que há um microfone condensador no batistério. Pelo fato da igreja ter ar condicionado, acho que vento não é problema. Aqui na igreja usamos o falecido TSI sem fio.
 
Quando trabalhei com o pessoal de uma produtora que fez a campanha de um politico daqui de Ipatinga, eu fiz a captação de audio e fiz algo parecido, mas ficar segurando microfone num é facil não depois de uns 10min o braço começa a doer e vc olha pra tudo que eh lado e num ve nada pra se encontar ou encostar a vara de boom ai bate um desespero.

Ah esse gato a marrado la o pessoal chmava de Pricisla, porque parece com aqueles negocio que a "Pricila rainha do deserto" enrolava no pescoço.

Abraço
 
O Behringer C2 vem com a espuma windscreen, eu uso eles no batistério. Não fica ótimo mas fica bom, mas o batistério é dentro do templo.

Sds,

Eduardo.
 
edlopessilva disse:
O Behringer C2 vem com a espuma windscreen, eu uso eles no batistério. Não fica ótimo mas fica bom, mas o batistério é dentro do templo.

Sds,

Eduardo.

Boa tarde,
fiz essa pergunta em outro tópico. é melhor o C2 ou o C1?
Usar condensador fica melhor do que usar dinamico com um famoso irmão segurando o mic de longe?
 
Back
Topo