Ciclotron NPSR 440/8 Super x Staner LW3

ls.bastos

Active Member
Olá!

Mais para frente, pretendemos trocar nossas caixas de som, atualmente são aquelas vendidas em lojas de eletrônica, caixas sem marca.

As Wattsom passivas em geral tem uma boa sonoridade? Não precisamos de uma ótima/excelente sonoridade, pois por enquanto o orçamento não permite, e nossos microfones são Behringer XM1800 e Shure Lyric.

Encontrei esta:

NPSR 440/8 Super

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/produtos/supermultiuso/nprh440.html#npsr8">http://www.ciclotron.com.br/produtos/su ... html#npsr8</a><!-- m -->

npsr4408super.jpg


Caixa acústica profissional super multi-uso com alta eficiência, de 2 vias (divisor passivo interno) para uso com o NPRH 440 Super;

Sistema Eletro-Acústico:
1 alto-falante de 12" especial multi-uso e 1 driver (cerâmico) de alta-frequência;
• Potência Máxima = 70 watts RMS;
• Impedância = 8 ohms;
• Peso: 15,46 Kg
• Dimensões (LxAxP em mm com cantoneiras): 535,7 x 571,7 x 290,6

São 70WRMS. A intenção seria comprar quatro caixas desta. O templo mede, no chute, uns 7m x 20m. Mas elas pegariam uma área menor, porque parte dessa área é atendida pelo retorno. Ficaria duas caixas para o público da metade da frente, e mais duas para metade de trás.
O preço é interessante, sai por R$ 261,25.

Tem essa também:

Staner LW3

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.staner.com/c_a_lw3.htm">http://www.staner.com/c_a_lw3.htm</a><!-- m -->

c_lw3.jpg



Potência: 75 W RMS - alto rendimento
Resposta de freqüência: ± 1 dB (80 Hz ~ 20 kHz)
Impedância: 4
Proteção contra sobretensão
Conexão: Borne
Sensibilidade: 90 dB (@ 1 W, 1 m)
Dimensões (HxLxP): 236 x 169 x 153 mm
Peso: 2,1 kg
Disponível nas cores branco e preto
Exclusivo suporte de fixação (opcional)

Potência também de 75WRMS. Só não entendi o porque de ser tão menor em relação a Wattsom e ter a mesma potência.

Obrigado.
 
Vamos lá.

As NPSR eu não compraria de jeito algum. Até já as ouvi, até que tem um sonzinho razoável, mas há inúmeros problemas:

- pesadas demais, e o peso é só carcaça, não falante
- grandes (e se você desmontar, verá que falante mesmo não tem nada e a caixa poderia ser muito menor)
- driver cerâmico (um tipo de fenólico), rico em médios e pobre em agudos
- o fabricante não apresentou a resposta de frequência nem sensibilidade
- corneta de médios-agudos muito pequena, com ângulo muito limitado

Estou falando isso porque minhas primeiras caixas foram Ciclotron de uma linha parecida, exatamente pelo preço baixo. Se bem que depois que eu troquei tudo (coloquei supertweeter, driver, divisor de frequência, um woofer decente) exceto o gabinete, até que ficaram bem razoáveis.

Ah, isso elas tem de bom. O gabinete é de aglomerado revestido, bem acabado e bem durável. Eu as dei para um amigo, até hoje elas funcionam bem.

Nunca compre uma caixa cujo fabricante não especificou resposta de frequência e sensibilidade.

Já a Staner é outra história. Observe o cuidado do fabricante com a especificação:

Potência: 75 W RMS - alto rendimento
Resposta de freqüência: ± 1 dB (80 Hz ~ 20 kHz)
Impedância: 4
Proteção contra sobretensão
Conexão: Borne
Sensibilidade: 90 dB (@ 1 W, 1 m)
Dimensões (HxLxP): 236 x 169 x 153 mm
Peso: 2,1 kg
Disponível nas cores branco e preto
Exclusivo suporte de fixação (opcional)

São excelentes caixas para sonorização ambiente (dessas de restaurante), mas não adequadas para sonorização ao vivo. Veja:

Impedância de 4 Ohms - você só vai poder usar uma por canal do seu amplificador (em outro post você falou que era um DBK 360)

Sensibilidade de 90dB/1W/1m - esse valor é baixíssimo. Caixas para PA devem começar na faixa de 95dB/W/m, as melhores estão acima de 98dB/W/m.

Sobre sensibilidade, veja este artigo aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94</a><!-- m -->

É importante, não deixe de ler, ainda mais porque você tem um amp de baixa potência.

Assim, não recomendo nem uma, nem outra. Então, em vez de você gastar 1.000,00 em 4 caixas que não vão lhe atender, que tal gastar 1.500,00 em somente 2 caixas, mas de boa qualidade, que vão atender o templo todo?

Veja Antera, Leacs, Staner, Ciclotron (eles também tem linhas decentes), Attack, etc.

Um abraço,

Fernando
 
- o fabricante não apresentou a resposta de frequência nem sensibilidade

Foi isso que estranhei, procurei pela sensibilidade para poder comparar com a da Staner, e não encotrei nada!

- driver cerâmico (um tipo de fenólico), rico em médios e pobre em agudos

Me preocupei com isso também, mas como não tenho muita experiência, achei melhor perguntar aqui para ver se somente o driver iria subrir os médios e agudos.

- corneta de médios-agudos muito pequena, com ângulo muito limitado

Significa que o som não vai se dispersar tão bem, certo?

Impedância de 4 Ohms - você só vai poder usar uma por canal do seu amplificador (em outro post você falou que era um DBK 360)

Sim, é verdade, usamos um DBK 360 (que também, mais tarde, pretendemos trocá-lo), e não daria pra ligar duas caixas no mesmo canal... bem lembrado!

Sensibilidade de 90dB/1W/1m - esse valor é baixíssimo. Caixas para PA devem começar na faixa de 95dB/W/m, as melhores estão acima de 98dB/W/m.
Eu já tinha lido seu artigo sobre sensibilidade... mas é aquela questão... dizer que uma caixa que tem 90db/1w/1m, pra quem não tem experiência não diz muita coisa, pois não tenho padrão comparativo...

Mas como você já deu a dica, agora to vendo que a sensibildade é baixa mesmo! Ou seja, só para ver se eu entendi, uma caixa de 90db/1w/1m para dar a mesma pressão sonora de uma caixa de 99db/1w/1m precisa de 8 vezes a potência, certo? Há pouco que entendi o conceito de que para cada acréscimo de 3db, a potência dobra!

Então realmente, essa Staner, apesar de ter 75W, ela é uma caixa que não "fala muito", certo. Eu pegando uma caixa de 75W com sensibilidade de 96db/1w/1m, teria uma caixa que "fala quatro vezes mais" que a Staner, certo?

Então, resultado disso, to pensando o seguinte:

Minha necessidade de ter 4 caixas na igreja é que quando você está nos bancos da frente você ouve bem o som, mas quem está atrás às vezes o som fica meio deficiente em volume! Então será que isso pode estar ligado a baixa sensibilidade? Visto que nem é caixa de um fabricante, é um projeto montado sem marca, ou seja, talvez nem testado foi.

Assim, não recomendo nem uma, nem outra. Então, em vez de você gastar 1.000,00 em 4 caixas que não vão lhe atender, que tal gastar 1.500,00 em somente 2 caixas, mas de boa qualidade, que vão atender o templo todo?

Só tenho o receio de continuar com o problema que disse acima, de na frente do templo o som estar audível, e atrás estar baixo! Será que uma caixa de boa qualidade resolve isso?

O que eu não consigo entender são igrejas enormes, tipo tempo com 30m ou mais de comprimento, e somente com as caixas lá na frente do templo, e você no útlimo banco consegue ouvir bem, e quem está no primeiro banco não sente o som alto demais!

Muito obridado pelas dicas!
 
Paralelo ao post acima, tava vendo essas caixas então:

NIOBIUM 400 (a menos potente da linha)

Preço médio: R$ 510,00

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.grupov8.com/fusion/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=84">http://www.grupov8.com/fusion/produtos_ ... produto=84</a><!-- m -->

Link fabricante:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/produtos/Niobium/Niobium400.html">http://www.ciclotron.com.br/produtos/Ni ... um400.html</a><!-- m -->

niob400P_altres.jpg


Observações: driver piezoelétrico; 60WRMS. Graves = 94dbSPL/1w/1m; Driver = 103dbSPL/1w/1m

TITANIUM 440 CUSTOM (a menos potente da linha)

R$ 840,00

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.grupov8.com/fusion/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=68">http://www.grupov8.com/fusion/produtos_ ... produto=68</a><!-- m -->

Link fabricante:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/produtos/TitanCustom/titanium440Custom.html">http://www.ciclotron.com.br/produtos/Ti ... ustom.html</a><!-- m -->

TIT440_Cust.jpg


Observações: driver diafragma titânio; 170WRMS total; graves = 98,5dbSPL/1w/1m; driver = 19dbSPL/1w/1m


TITANIUM 270 (a menos potente da linha)

r$ 1.000,00

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.grupov8.com/fusion/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=56">http://www.grupov8.com/fusion/produtos_ ... produto=56</a><!-- m -->

Link do fabricante:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/lancamentos_titasubs/pag_titanium500.html">http://www.ciclotron.com.br/lancamentos ... um500.html</a><!-- m -->

TT_270P%20.jpg


Observações: driver diafragma titanio, 200WRMS, graves = 98dbSPL/1w/1m e driver = 109dbSPL/1w/1m

Qual teria o melhor custo benefício?

Lembrando que preciso de aprox. 100WRMS, ou seja, elas tem mais que sobra. Vale a pena pagar 300 reais a mais da NIOBIUM para TITANIUM CUSTOM somente por causa do driver de titânio, em vez do piezoelétrico?

E elas não tem divisor de frequencia? Tem que ligar num crossover?
 
Leandro, vou começar pelo mais importante:

O que eu não consigo entender são igrejas enormes, tipo tempo com 30m ou mais de comprimento, e somente com as caixas lá na frente do templo, e você no útlimo banco consegue ouvir bem, e quem está no primeiro banco não sente o som alto demais!

A resposta está aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

Leia e atente bastante para o texto. Faça os cálculos em relação às dimensões da sua igreja. Quem sabe você não consegue o mesmo resultado?

Citação:
- corneta de médios-agudos muito pequena, com ângulo muito limitado

Significa que o som não vai se dispersar tão bem, certo?

Sim, exatamente isso, relativo aos médios e agudos.

Eu já tinha lido seu artigo sobre sensibilidade... mas é aquela questão... dizer que uma caixa que tem 90db/1w/1m, pra quem não tem experiência não diz muita coisa, pois não tenho padrão comparativo...

Nada como uma caixa feita a facão, da qual não sabemos nada. Está vendo como é importante ter especificações, e como só bons fabricantes fazem isso?

Ou seja, só para ver se eu entendi, uma caixa de 90db/1w/1m para dar a mesma pressão sonora de uma caixa de 99db/1w/1m precisa de 8 vezes a potência, certo? Há pouco que entendi o conceito de que para cada acréscimo de 3db, a potência dobra!

Perfeito!

Eu pegando uma caixa de 75W com sensibilidade de 96db/1w/1m, teria uma caixa que "fala quatro vezes mais" que a Staner, certo?

Perfeito! E sem gastar um centavo com amplificador. É incrível, mas as pessoas compram as caixas pela potência apenas, quando sensibilidade é algo fundamental, que não pode ser esquecido.

Minha necessidade de ter 4 caixas na igreja é que quando você está nos bancos da frente você ouve bem o som, mas quem está atrás às vezes o som fica meio deficiente em volume! Então será que isso pode estar ligado a baixa sensibilidade?

Tanto à baixa sensibilidade quanto à forma de instalação (Lei dos Inversos dos Quadrados) quanto até mesmo a dispersão sonora da caixa.

Só tenho o receio de continuar com o problema que disse acima, de na frente do templo o som estar audível, e atrás estar baixo! Será que uma caixa de boa qualidade resolve isso?

Lei dos Inversos dos Quadrados. Faça os cálculos, simule a posição atual das caixas da frente e uma possível mudança de posicionamento. "Chute" um valor de sensibilidade e coloque aqui os valores que encontrou, para vermos as diferenças. E tem que levar uma trena para a igreja e calcular as dimensões.

Quanto às caixas da Ciclotron, Niobium,

o preço é bem maior porque o material de construção é melhor, entre outras coisas. É MDF em vez de aglomerado, tem os olhais para sistema fly (ferragens internas), isso custa caro.

Essa primeira caixa é bem simples mesmo:

Observações: driver piezoelétrico; 60WRMS. Graves = 94dbSPL/1w/1m; Driver = 103dbSPL/1w/1m

Driver piezoelétrico é muito, muito ruim. Tenho pavor. Médio puro. Quanto as sensibilidades dos falantes, não há problema porque o fabricante "atenua" a sensibilidade do driver para ele falar na mesma medida do woofer (94 dB/W/m). Aliás, baixa essa sensibilidade, muito baixa.

Quanto à linha Titanium, agora estamos falando de caixas "de verdade", realmente boas. Repare só:

Observações: driver diafragma titânio; 170WRMS total; graves = 98,5dbSPL/1w/1m; driver = 109dbSPL/1w/1m

Outro nível, bem melhor.

Qual teria o melhor custo benefício?

Acho complicado responder isso agora. Eu prefiro que você já olhar outras opções também. Estou achando-as um pouco caro, apesar de saber que Leac´s, Antera e Oneal não será muito mais barato.

Vale a pena pagar 300 reais a mais da NIOBIUM para TITANIUM CUSTOM somente por causa do driver de titânio, em vez do piezoelétrico?

A diferença de preço não é bem só quanto ao driver, mas um driver piezoelétrico custa no máximo 15,00 e um bom driver titânio na faixa dos 150,00. Se bem que nessa faixa de potência existem umas opções de 80,00. Mas a diferença de qualidade é absurda, pelo menos na minha opinião.

Leandro, você precisa fazer uns testes de sonoridade. Coloque algumas músicas que você conhece muito bem, cada detalhe, uma com voz masculina, outra com voz feminina, uma com instrumentos mais "agudas", outra com instrumentos mais "graves", ponha isso tudo em um MP3 e vá nas lojas. Escute muito, anote suas impressões, e só depois compre.

Aproveite e conte aqui como foram os testes.

Um abraço,

Fernando
 
Ah, faltou responder:

E elas não tem divisor de frequencia? Tem que ligar num crossover?

As NPSR sei que não, é um capacitor somente*.

As Niobium não sei dizer.

As Titanium tem divisor sim.

E todas são full-range, logo, dispensam ligação em crossover. Caixa para ligar em crossover é raro de encontrar em loja. São mais comuns em grande porte, projetos sob encomenda.

*Na verdade, os capacitores são divisores de 1a. ordem, mas popularmente chamamos de divisor a uma peça que tenha vários capacitores + indutores. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=97">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=97</a><!-- m -->

Aliás, leia a série toda:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=94</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=95">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=95</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=96">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=96</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=97">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=97</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Código:
A resposta está aqui: 

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148 

Leia e atente bastante para o texto. Faça os cálculos em relação às dimensões da sua igreja. Quem sabe você não consegue o mesmo resultado?

Ok, quando chegar em casa vou imprimir e ler com mais calma, pois da primeira vez que li não entendi muito!

Lei dos Inversos dos Quadrados. Faça os cálculos, simule a posição atual das caixas da frente e uma possível mudança de posicionamento. "Chute" um valor de sensibilidade e coloque aqui os valores que encontrou, para vermos as diferenças. E tem que levar uma trena para a igreja e calcular as dimensões.

Farei sim, depois posto os resultados!

Sobre a dúvida dos divisores de frequencia, a questão é que nessas caixas tem aqueles conectores com 4 pinos, um par para cada via, certo?

Então fiquei sem entender... ali se liga o sinal de cada via de um crossover, ou pode pegar um sinal do amplificador e dividir para as duas vias, claro, com o conector correto?
 
Prezado Irmão,

Você é do RJ tá certo? Dá uma olhada na loja da ThunderLight em Cascadura, eles possuem uns projetos próprios bem legais e preços acessíveis. A marca não é muito conhecida fora do RJ mas eles tem bastante experiência em equipamentos de áudio.

Abraços,

Eduardo.
 
Leandro,

não confundir conectores Speakon com caixas full-range ou de vias independentes.

O Speakon tem 4 pinos, realmente, prevendo o uso de bi-alimentação (um canal do amplificador alimenta o driver e outro canal alimenta o woofer) em sistemas com crossover ativo.

Entretanto, o mais comum é encontrar caixas full-range mesmo (divisor passivo interno), que usam o conector Speakon apenas por uma questão de padronização, por ser este o conector mais adequado para caixas acústicas. Neste caso, apenas 2 fios do conector estão ativos.

Um abraço,

Fernando
 
Caixas Ativas

Sugiro que você adquira um conjunto de caixas ativa/passiva, já que você pretende trocar o ampli posteriormente. Pague um pouco mais em uma caixa ativa que alimente uma passiva e utilize o amplificador que já possui para o retorno. É só mais uma idéia..

Abraço.

Marcelo
 
Você é do RJ tá certo? Dá uma olhada na loja da ThunderLight em Cascadura, eles possuem uns projetos próprios bem legais e preços acessíveis. A marca não é muito conhecida fora do RJ mas eles tem bastante experiência em equipamentos de áudio.

Sou sim!

Me informarei sobre essa loja, assim de nome não conheço, obrigado!

O Speakon tem 4 pinos, realmente, prevendo o uso de bi-alimentação (um canal do amplificador alimenta o driver e outro canal alimenta o woofer) em sistemas com crossover ativo.

Entretanto, o mais comum é encontrar caixas full-range mesmo (divisor passivo interno), que usam o conector Speakon apenas por uma questão de padronização, por ser este o conector mais adequado para caixas acústicas. Neste caso, apenas 2 fios do conector estão ativos.

Foi exatamente essa minha confusão, como vi um conector de 4 pinos (duas vias), pensei que era para ligar um em cada canal de um aplificador que tivesse um crossover ativo antes.

Ainda nem consegui imprimir o artigo, to sem net em casa e aqui no trabalho não abre as fotos, mas to animado para fazer os cálculos!

Sugiro que você adquira um conjunto de caixas ativa/passiva, já que você pretende trocar o ampli posteriormente. Pague um pouco mais em uma caixa ativa que alimente uma passiva e utilize o amplificador que já possui para o retorno. É só mais uma idéia..

Sim, teria que ver as vantagens desse sistema. Já que não sei se colocaríamos mais um par de caixas da metade de trás do templo.
 
Bersan, finalmente consegui imprimir o artigo da lei dos inversos dos quadrados.

Tava lendo sobre o posicionamento das caixas, mas observei o seguinte.

O que mudou da posição ST1 (baixo) para ST2(alto) é que você manteve praticamente quase a mesma distância em linha reta para o ouvinte mais longe, mas aumentou consideralvemente a distância do ouvinte mais próximo.

Ou seja, assim, você manteve os dbSPL para o ouvinte mais longe, e diminuiu para o ouvinte mais próximo.

Pensei que com esse cálculo era feito o contrário, o ouvinte mais próximo iria ouvir a mesma coisa e o ouvinte mais distante iria ter a pressão sonora aumentada, aí eu poderia diminuir o nível médio em geral.

Mas vou medir lá na minha igreja, o cálculo é tranquilo de fazer, gostei muito!


Uma sensibilidade de 94dBSPL/1W/1m tá razoável para uma caixa que não tem marca, ok?
 
Leandro,

Uma sensibilidade de 94dBSPL/1W/1m tá razoável para uma caixa que não tem marca, ok?

O problema não é se tem marca ou não, mas sim os falantes utilizados. 94dB/1W/1m era um valor típico dos woofers de 10 e 12" na década de 1990.

Atualmente, graças a avanços tecnológicos (leia-se: bobina de fio chato, que tem melhor rendimento eletromagnético), já estamos na fase dos woofers com 3dB a mais que isso, em média, sendo que os melhores conseguem +6dB até a mais! E quanto mais, melhor!

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo