Como alinhar uma P.A e monitores??

G

Guest

Guest
Olá pessoal...

antes de mais nada quero dizer que tenho aprendido muito com vocês aqui.. e cada comentário tem sido de grande valor para mim.

Tenho uma dúvida em alinhamento de P.A, monitores... como saber a equalização certa, como descobrir que frequências tirar, como descobrir cada uma delas, como equalizar os monitores afim de que não dêem microfonia quando um MIC estiver perto... coisas assim. (quase tudo né) ...

tem artigos sobre isto ou vocês poderiam me dizer como fazer? .. como não sei se irão me perguntar... estou adiantando meu sistema de som na minha igreja....


infelizmente.. quase tudo behringer..

mesa eurodesk de 32 canais ( já está fora de linha )
2 EQ ultragraph pro 3102 (1 pra P.A e outro pra Monitor)
1 Compressor Multicom MDX4400 (fora de linha tb)
1 Multi-Efeito Virtualizer Pro DSP2024P
1 Amp para fones POWERPLAY PRO-XL HA4700
2 Gate's Alto CLE4.0 (batera)
2 caixas P.A ANTERA TS-700A ou TS-500A, suspensa "fly"(não me recordo agora)
2 Sub's ANTERA LF600A
2 monitores ATTACK (não me lembro a série, deve ser algo parecido com a MP204TI que existe hoje.. mas pelo o que procurei.. a que temos está fora de linha)..


bem espero ajuda de vocês..

como eu posso deixar este som alinhado pra que eu possa começar a fazer os ajustes no som?
 
Eu também tenho uma mesa dessas(fora de linha), a única coisa que muda dela para a nova é a cor e o novo equalizador...

Microfonia, como controlar esse incômodo
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93</a><!-- m -->

Trabalhando com equalizadores
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=64</a><!-- m -->
 
infelizmente.. quase tudo behringer..

Qual o problema? Tem muito equipamento pior no mercado. Behringer não dura muito, mas custa barato e tem boa sonoridade. Resolve o problema com excelente custo/benefício.

O "alinhamento de PA" não quer dizer apenas equalizar (apesar desta ser a função mais importante).

Alinhar significa colocar as caixas para trabalhar do jeito correto. Literalmente, alinhar mesmo, colocar em linha.

Muita gente coloca caixas desalinhadas uma em relação às outras, por questões estéticas. Caixas top na frente do palco e caixas de sub 10 metros mais atrás. Ou então uma caixa do lado esquerdo do local em uma posição e a caixa da direita em outra posição. Tudo isto gera cancelamentos terríveis. Este é o primeiro alinhamento: tudo deve estar na mesma linha.

Em sistemas multivias, com crossover, amps e vias de falantes independentes, alinhar também tem a ver com com acertar os níveis de cada falante, para manter o sistema equilibrado (graves, médios e agudos na mesma proporção).

Em sistemas com caixas na frente e atrás, alinhar também significa acertar o delay incidente sobre as caixas de trás.

E finalmente chegamos à equalização. Alinhar significa corrigir as respostas das caixas, e das caixas em relação ao ambiente.
Por último, alinhar os monitores significa tirar deles as frequências que vão causar as microfonias.

Como fazer tudo isto? Bem, com um analisador de espectro, uma tremenda e cara ferramenta fundamental, como também podemos usar o ouvidômetro.

Com o analisador de espectro, você pode

1) colocar o mic de referência (sugestão, Behringer ECM 8000, para manter a linha dos seus equipamentos) na frente da caixa e toca ruído rosa. Na tela do analisador, você verá o que sobra e o que falta, e com isto poderá regular o equalizador, até obter uma linha de resposta de frequência mais plana (ideal)

2) colocar o microfone de referência no meio do local onde o evento será realizado e rodar o ruído rosa de novo. Agora, você verá a interação do som das caixas com o ambiente, sendo possível fazer pequenas correções de acústica causadas pelo local no equalizador. Não é tão bom quando fazer tratamento acústico, mas ajuda.

3) Coloque os mics que serão usados com caixas de retorno e, em silêncio total no ambiente, comece a subir o volume, até iniciar a microfonia. No analisador você verá qual freq está sobrando e poderá atenuá-la n equalizador (nota: tem que ser um canal do eq somente para equalizar esta caixa). Suba mais o volume e outra freq apitará. Repita o processo até você achar que tem volume suficiente.

Ao fazer isto, você descobre as frequências que, quando em uso, serão as primeira a darem problema. Se o suário do mic não mexer no posicionamento dele na hora do evento, você provavelmente não terá mais problemas.

Veja o vídeo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=xBeV2BL-aRo">http://www.youtube.com/watch?v=xBeV2BL-aRo</a><!-- m -->

Bem, fácil com um analisador te dizendo o que mexer, o que mudar. E na falta do analisador? Ouvidômetro!!!

Vá para o meio do ambiente, e coloque uma música que você conhece muito, muito mesmo. Equalize então de forma que a voz do cantor pareça com a voz do cantor, o mesmo para a cantora, baixo, bateria, violino, etc, etc e etc.

Não sabe qual frequência mexer no equalizador? O Meninodosom lhe deu um bom caminho, mas não tem muito jeito: é fazer testes, testes e testes.

No mic com retorno, faça um pouco diferente. Qando surgir a microfonia, já para o equalizador e comece a subir cada um dos potenciômetros de ajuste. Via por via. Quando a microfonia aumentar muito, então você achou qual a frequência que tem que ser atenuada.

E por aí vai. Nestas horas, conta muito um bom ouvido (treinado) e experiência. Para quem não tem ainda, a solução é chegar cedo e fazer muitos testes. Quantos mais testes, mais se aprende.

Um abraço,

Fernando
 
pow valeu gente.. valeu pela sugestão...


Qual o problema? Tem muito equipamento pior no mercado. Behringer não dura muito, mas custa barato e tem boa sonoridade. Resolve o problema com excelente custo/benefício.

aparentemente nenhum, mas depois de ler um pouco o fórum vejo que nem todos falam bem dela. Mas até hoje tem feito um bom som lá na igreja.

Alinhar significa colocar as caixas para trabalhar do jeito correto. Literalmente, alinhar mesmo, colocar em linha.

Muita gente coloca caixas desalinhadas uma em relação às outras, por questões estéticas. Caixas top na frente do palco e caixas de sub 10 metros mais atrás. Ou então uma caixa do lado esquerdo do local em uma posição e a caixa da direita em outra posição. Tudo isto gera cancelamentos terríveis. Este é o primeiro alinhamento: tudo deve estar na mesma linha.

bem com relação a isto eu creio que estão alinhadas .. fisicamente falando. Pelo menos a P.A está alinhada fisicamente, mas, devido a falta de espaço no palco da minha igreja (e falta de projeto) os monitores ficam a 1-1,5m a frente da P.A( a P.A está suspensa a uns 4 - 4,5 metros mais ou menos).

Em sistemas multivias, com crossover, amps e vias de falantes independentes, alinhar também tem a ver com com acertar os níveis de cada falante, para manter o sistema equilibrado (graves, médios e agudos na mesma proporção).

bem na minha igreja tudo é ativo, então não usamos crossover. Mas com relação ao nível de sinal mantemos iguais para cada caixa. ex: P.A esquerda = P.A direita , sub esquerdo = sub direito.. etc.

Em sistemas com caixas na frente e atrás, alinhar também significa acertar o delay incidente sobre as caixas de trás.

bem infelizmente não temos caixas para reduzir o delay no templo. Acho que deveriam existir estas caixas.. mas o orçamento sempre foi pequeno.

E finalmente chegamos à equalização. Alinhar significa corrigir as respostas das caixas, e das caixas em relação ao ambiente.
Por último, alinhar os monitores significa tirar deles as frequências que vão causar as microfonias.

bem isto é o que me sobrou pra fazer.. e era justamente o que eu gostaria de saber..

1) colocar o mic de referência (sugestão, Behringer ECM 8000, para manter a linha dos seus equipamentos) na frente da caixa e toca ruído rosa. Na tela do analisador, você verá o que sobra e o que falta, e com isto poderá regular o equalizador, até obter uma linha de resposta de frequência mais plana (ideal)

você diz para colocar o microfone de frente pra caixa.. (P.A?) você diz em frente mesmo.. colado a grade de proteção da caixa? ..

3) Coloque os mics que serão usados com caixas de retorno e, em silêncio total no ambiente, comece a subir o volume, até iniciar a microfonia. No analisador você verá qual freq está sobrando e poderá atenuá-la n equalizador (nota: tem que ser um canal do eq somente para equalizar esta caixa). Suba mais o volume e outra freq apitará. Repita o processo até você achar que tem volume suficiente.

como deve estar posicionados os controles de agudo, médio e grave dos microfones?
como deve estar posicionados os microfones, como forem usados ou de frente ao falante?

No mic com retorno, faça um pouco diferente. Quando surgir a microfonia, já para o equalizador e comece a subir cada um dos potenciômetros de ajuste. Via por via. Quando a microfonia aumentar muito, então você achou qual a frequência que tem que ser atenuada.

aqui a mesma coisa, como posiciono os microfones??


.......................................

um abraço... e muito obrigado pela ajuda de vocês dois!!!
 
Vamos lá...

bem com relação a isto eu creio que estão alinhadas .. fisicamente falando. Pelo menos a P.A está alinhada fisicamente, mas, devido a falta de espaço no palco da minha igreja (e falta de projeto) os monitores ficam a 1-1,5m a frente da P.A( a P.A está suspensa a uns 4 - 4,5 metros mais ou menos).

Pelo que entendi da sua explicação, os sons das caixas se "cruzam". Situação complicada, gera cancelamentos. Leia:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1675&highlight=cancelamentos">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewt ... celamentos</a><!-- m -->

bem infelizmente não temos caixas para reduzir o delay no templo. Acho que deveriam existir estas caixas.. mas o orçamento sempre foi pequeno.

Quando eu falei de delay, foi de forma genérica. Quem tem caixas na frente e no meio da igreja, por exemplo, com grande distância entre elas, 10, 15, 20 metros, estes sim precisam de delay. Se você não tem dois conjuntos de caixas, ou se eles não estão muito distantes entre si, então não precisa de delay.

você diz para colocar o microfone de frente pra caixa.. (P.A?) você diz em frente mesmo.. colado a grade de proteção da caixa? ..

A 1 metro da caixa, alinhado com o centro acústico (o meio - literalmente - da caixa). Esse tipo de teste é melhor fazer em campo aberto, não dentro da igreja. Com isso você descobrirá o quanto a sua caixa responde.

como deve estar posicionados os controles de agudo, médio e grave dos microfones?
como deve estar posicionados os microfones, como forem usados ou de frente ao falante?

A equalização do canal deve estar fletada sempre para este tipo de alinhamento.

O posicionamento deve ser o de uso. Os monitores devem estar posicionados como no artigo citado pelo MeninodoSom.

Só um detalhe... você faz o alinhamento todo bonitinho e o cantor/pregador resolve pegar o mic, tirar do pedestal e usar na mão... foi-se o alinhamento embora (mudou de posição).

aqui a mesma coisa, como posiciono os microfones??

Mesma resposta acima. O posicionamento é um só, o de uso habitual pelo cantor / pregador.

Um abraço,

Fernando
 
Este Behringer ECM 8000 só é utilizado em analisador de espectro?

não dá para utilizá-lo para fazer o "ouvidômetro"???
 
Pra usar no ouvidômetro você não prpecisa gastar dinheiro com esse... compra o DEQ 1024. Mas lembre-se que demandará muito mais conhecimento, prática e experiência pra conseguir um resultado resultado ao outro.
 
Bersan disse:
Só um detalhe... você faz o alinhamento todo bonitinho e o cantor/pregador resolve pegar o mic, tirar do pedestal e usar na mão... foi-se o alinhamento embora (mudou de posição).

Uma prática bastante comum é, durante o alinhamento, fazer o segunte:

1) Abra o volume do monitor que vc deseja alinhar um pouco mais alto do que costuma usar. Se houver outros monitores, mantenha seus volumes fechados.

2) Aponte o mic do pregador/cantor diretamente para o monitor, abra o volume do mic e deixe o sistema realimentar.

3) Identifique no analisador de espectro as freqüências que estão realimentando e corte-as no EQ.

Desta forma, qd o pregador/cantor se movimentar com o mic na mão não haverá microfonia. Por esta razão recomendamos sempre ter um EQ de 31 bandas em cada via do monitor.

Se houver mais monitores, execute o processo individualmente em todos eles e com o(s) microfone(s) que estiver(em) em seu campo de projeção.

Em se tratando de back vocal, abra o volume de todos os mics e use apenas um apontado para o monitor. Refaça o procedimento.

Ao final, depois de alinhadas individualmente cada via do monitor, abra os volumes de todas as vias e veja se ainda há alguma coisa realimentando. Se houver, identifique a freqüência no analisador e corte-a no EQ.

Tenha cuidado apenas, para não deixar o sistema sem brilho.

Ah, só mais uma coisa: sistemas de retorno não precisam de muitos graves pq prejudica a inteligibilidade. Vc pode cortar tudo no EQ abaixo de 150 Hz.

[]'s
 
lá na igreja, a última vez que vi fazendo o alinhamento foi como o David descreveu abaixo.

uma pergunta...

estava pensando aqui...
caso eu tenha um MIC ECM800 .. seria possível fazer a análise de espectro de meu sistema utilizando um software tipo o adobe audition??

o que eu poderia fazer.. pegar o microfone ligar em um micro, notebook... num sei.. e utilizo o analisador de espectro do software... funcionaria????


gambiarra ein!!!

estou perguntando só por curiosidade..
 
Não, não é gambiarra não.

Como RTA próprio, você pode usar um eq Behringer, como os Ultracurve 8024 ou o DEQ 2496. São eqs e RTA.

Há o Phonic PAA-2 e/ou PAA-3. Uma tremenda e cara ferramenta.

Ou então, para quem não quer gastar muito:

- compre um ECM 8000

- compre um pré-amp com Phantom Power (o ECM precisa de PP).

- ligue no notebook, e rode um programa que faz RTA.

Simples e barato, e não é gambiarra.

Fernando
 
Ele mesmo. É muito bom e fácil de usar, além de ser freeware. Vc pode tentar tb o EQWizard, mas este é mais complicado... tb é free. Se vc quiser fazer algo profissional, use o Smaart, mas este é pago. Vc consegue uma versão trial por 30 dias diretamente no site.

Vc precisará de um pré-amplificador para conectar o microfone. Já usei um da Alto (não lembro o modelo), mas não gostei pq é preciso usar a entrada de microfone do notebook, que não é lá estas coisas... aí comprei um Mobile Pre USB, da M-Audio, que é show de bola... deve estar custando algo em torno de R$ 900,00 com a alta do dólar.

[]'s
 
E se ligar o mic na mesa, com phatom power, e do master da mesa mandar para o computador por uma interface de áudio (Behringer?)?

Tô pensando em fazer desta maneira, estou certo?

Sds,

Eduardo.
 
edlopessilva disse:
E se ligar o mic na mesa, com phatom power, e do master da mesa mandar para o computador por uma interface de áudio (Behringer?)?

Tô pensando em fazer desta maneira, estou certo?

Sds,

Eduardo.

Assim pode ser que funcione também.
 
Faz melhor ainda, tira pelo Insert e liga na entrada do Note.

O insert é pós pré-amp da mesa (sinal de linha) e pré-eq.

Aí você usa a mesa para as duas funções: Em um canal você põe a mesa para tocar o ruído rosa, e no outro você tira o sinal para alimentar o Impulse no notebook.

Um abraço,

Fernando
 
Achei "o cara", que trabalha num esquema semelhante ao Joabe, cujo sobrenome é uma flor, que tem o mic ECM8000 pelo preço de R$220,00.

No site dele tem ate um tel pra contato. E vende apenas um tipo de fruta; sim, Beringela é uma fruta e não um legume.

http://ocara-metal.com/

[]´s
Andre
 
Este preço velho, venda já encerrada. Note a data: Ago/2008, época pré-crise.

Agora subiu um pouco: 205,00. Aumento de 22%.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=87714589">http://www.mercadolivre.com.br/jm/item? ... d=87714589</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo