COMO COLOCAR VOLUME EM 2 CAIXAS ACUSTICAS ?

G

Guest

Guest
Meu aparelho de som parou de funcionar e resovi usar minhas duas caixas acusticas no meu computador. Fiz um adaptador no qual uma entrada PS2 é ligada atrás da CPU e as duas outras pontas foram ligadas as caixas. Deu certo e substituí as caixinhas tradicionais do micro e agora liguei as acusticas. Mas o problema é que o som está saindo muito baixinho mesmo qdo aumento atravéz do micro. O que eu quero saber é se há a possibilidade de adaptar algum controle de volume nessas duas caixas para aumentar e diminuir o som. Se houver me fale o nome de tudo que precisarei fazer. Sou leigo mas com vontade e determinação para chegar ao resultado. Estou em SP_Capital e aqui tem a rua Sta Efigênia que sempre acharei coisas eletronicas lá ok ?

Aguardo contato
 
Fala Marcio, blz?

o seu problema deve ser potência... seu computador não tem potência ou "força" suficiente pra "empurrar" os falantes de suas caixas, por isso fica baixinho. teria q passar ai por um amplificador... quando você usava elas, o proprio aparelho fornecia essa potencia...

não sei se seria o caso de vc comprar um amplicador, que sairia caro pra o q vc quer... mas a galera ai pode ajudar mais...

Abs, Jaasiel
 
Olá Márcio, seja bem vindo ao SomAoVivo.

As placas de áudio modernas exigem um amplificador externo para poder alimentar caixas acústicas, só tem potência mesmo para "empurrar" fones de ouvido (a resposta do Jaaziel foi perfeita).

No passado, na época das SoundBlaster 16, AWE32 e 64, barramento ISA, por exemplo, elas tinham até 4W RMS de saída, o que apesar de não ser muito é mais que suficiente para um pequeno quarto. Só para você ter idéia, muitas televisões de 14" e 20" tem essa mesma potência, e algumas de 29" tem 8W de potência.

Na verdade, alguns modelos tinham 2 conectores de saída, um para caixas acústicas (potência de até 4W) e outro para fones (potência de miliWatts). Também existiam modelos com uma única saída, mas com potência selecionável por jumper interno.

Mas desde então não vejo mais placas com potência suficiente para falantes, apenas para fones de ouvido. Devem até existir placas off-board assim, mas provavelmente sai mais barato você mandar consertar seu aparelho de som.

Um abraço,

Fernando
 
Marcio, desculpa a curiosidade, mas só pra saber, o que foi que aconteceu com seu aparelho?? ainda liga? se ainda ligar, vc pode pegar um cabo desses RCA, de dvd msm, comprar um adaptador RCA-P2 desse tipo

img-d3c878b2.jpg


liga ele na saida do seu pc, e as outras pontas do cabo vc colocar na entrada aux do aparelho... ai só é ligar

mas se num tiver funcionando msm, 8) .. ai num da..

Abs, Jaasiel
 
uma duvida

a paz

tenho um colega na igreja e ele que montar um som para fazer festas e eventos de pequeno porte (ele é musico) e ele pediu para eu ver se tem como ligar caixas direto no computador.
seja elas ativas ou seja elas passivas porem com amplicador.

minha duvida é o seguinte:

que tipo de cabeamento vou ter que usar?
terei de comprar uma placa e um programa especifico? qual?


valeu...
 
A paz irmão

Não eh necessario comprar placas ou softwares para fazer isso, basta vc comprar um cabo com uma ponta P2 estrerio e a outra ponta tem que ser compativel com a entrada da potencia. Mas se vc puder colocar algo entre o PC e a Potencia como uma mesinha de som sera bem melhor.
 
Nas sextas-feiras tem feirinha aqui perto de casa em uma praça. Os barraqueiros (no bom sentido, quem tem barraca) pagam um rapaz para tocar música.

Ele carrega um micro, um amp e duas caixas. Do micro usa um cabo P2 - RCA e liga (via adaptador RCA-P10) no amp. Do amp liga nas caixas.

Simples, simples. Mas a idéia do 1Pedro de acrescentar uma pequena mesa será necessária se houver necessidade de um microfone para dar avisos. Aí sim, tem que ter mesmo a mesa, indispensável.

Um abraço,

Fernando
 
Pra facilitar a organização, vou aproveitar esse tópico mesmo....


Alguém teria o projeto ou algo do gênero de um controlador de agudos - médios - e graves pra usar em casa mesmo. Tipo, tirar o som de alguma fonte, passar pelo "equalizador" e mandar para as caixas.

Até achei um ou outro no audiolist, mas estavam com esquemas muito mal feitos (desorganizados) e principalmente o controle de graves estava em uma frequência muito baixa (foi planejado p/ contrabaixo, aí, era centrado em 50 hz)

Obrigado

Israel
 
Isinho, não entendi.

O que você quer fazer especificadamente (bem explicado, por favor), e o que você já tem?

Fernando
 
O que eu tenho?
NADA...

hehe

Na verdade, gostaria de fazer um controle passivo ou ativo em que pudesse atenuar ou incrementar frequências. Como se fosse uma equalização paramétrica de graves - médios - agudos.

Melhorei ou só compliquei ainda mais?
 
Piorou.

Se você não tem nada, então compra um amplificador integrado com pré-amplificador, que já vem com controles de graves/agudos.

Novos estão raros, mas sempre se encontra um Cygnus AC200/500/600 usado mas em bom estado.

Um abraço,

Fernando.
 
Vou ver sim Fernando...

É que na casa de um amigo meu, tem um par de caixas com falantes de 12" ligadas na sala; porém ele já tem amplificador, (se não me engano, um machine) e gostaria de ter mais graves nas caixas, então pensei em um circuito com resistores pra tentar solucionar, quem sabe, só atenuando mesmo...

Abraços
 
Ah, agora entendi!!!

Então porque você não faz um resistor variável dentro da caixa.

Coloque um potenciômetro rotativo de 30 OHms em série com os falantes de médios e agudos. Se já houver resistor de atenuação no divisor de frequência, coloque o pot depois do resistor.

O pot funcionará como uma resistência variável, aumentando a atenuação. Todo aberto, impedância mínima e som igual ao atual. A medida que ir fechando, a impedância subirá, a atenuação aumentará e os graves aparecerão.

As caixas de som da década de 1970 e algumas de 1980 todas tinham isto. Vá em <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.audiorama.com.br">www.audiorama.com.br</a><!-- w --> e veja as caixas da Polivox, da Gradiente, etc.

Um abraço,

Fernando
 
bersan, esse potenciômetro rotativo de 30 OHms Serve também para agudos e médios?

abraço!
 
A PAZ

Será que eu entendi? é +/- a medida que vou aumentando vou reduzindo a potencia que vai para os médios e agudos, com isto o woofer sobresai, certo?, fazendo assim equilibrio com os falantes que tem menor sensibilidade, certo?

Heriberto
 
Olá a todos,

Nas décadas de 1970 e 1980, eram comuns caixas de som com controles de equilíbrio tonal. Vejam:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audiorama.com.br/polyvox/caixa_acustica.htm#POLYVOX">http://www.audiorama.com.br/polyvox/cai ... tm#POLYVOX</a><!-- m -->

Caixas da Polivox. Repare nas fotos a existência dos controles na seguintes caixas:

Quorus, Polivox 45, 75, 95 e 145.

Aliás, uns amigos tem ainda as Polivox 145, não trocam por nada. Uma delícia de caixa, com quase 30 anos de idade.

Mas equilíbrio tonal em caixa, como assim?

Os controles de tonalidade são implementados via filtros de capacitores e resistores nos equipamentos. Mas não dá para fazer isto com capacitores em uma caixa, pois eles não vão aguentar dezenas de watts de potência. Mas resistores vão.

O que acontece é que os resistores de atenuação, normalmente encontrados em falantes de médios e agudos, podem ser substituídos por uma resistência variável, um potenciômetro.

Se não me falha a memória (muito tempo que não vou na casa do seu Roberto, exímio baterista), a Polivox 145 tinha os seguintes controles nos médios e agudos:

-6 -3 0 +3 +6dB

Vamos imaginar que uma caixa precise de um resistor de 10 Ohms para atenuar corretamente o tweeter em relação ao woofer. Então, colocando um potenciômeto variável que vá de 0 Ohm a 40 Ohms, podemos ter:

- potenciômetro todo aberto = resistência no mínimo (0 Ohm) = +6dB
- potenciômetro na posição 5 Ohms = resistência pequena = +3dB
- potenciômetro na posição 10 Ohms = resistência correta para deixar a caixa flat = 0dB
- potenciômetro na posição 20 Ohms = resistência grande, começa a atenuar além do que deveria = -3dB
- potenciômetro todo fechado (40 Ohms) = resistência grande, atenua bem além do que deveria = -6dB

Claro que, ao alterar a impedância, você altera também a frequência de corte, mas o grande objetivo da época era permitir aos compradores das caixas a ajustar as caixas ao seu gosto. Se você quisesse um som mais "brilhante", coloca em +6dB. Se quisesse um som mais encorpado, coloca em -6dB. Com isto, os agudos ou os graves vão se realçar mais.

Parece uma boa idéia, correto? Mas se isto é tão bom, porque não existe mais? Porque, na época, os controles de tonalidade eram poucos. Muitos aparelhos de som tinham um único controle, para um lado o som ficava mais agudo, para o outro lado o som ficava mais grave, no meio ficava "flat". Um bom aparelho tinha dois controles: graves e agudos. Apenas os ricos podiam comprar um equalizador.

Hoje, até os microsystems mais baratinhos tem equalização de 3 vias, e qualquer sistema médio tem 5 ou 7 faixas de equalização, inúmeras equalizações automáticas (de acordo com o estilo musical, com o gosto do ouvinte, com a idade do mesmo, etc)

No caso do que o amigo do Isinho está querendo, acho que é uma solução simples e fácil de implementar. Inclusive, deixe eu acertar uma coisa que escrevi acima. O esquema de ligação é:

- fios que vem do amplificador => divisor de frequência (se existirem, retirar os resistores originais de atenuação.

- do divisor saem os diversos fios para cada via => potenciômetro variável com 30 Ohms (cuidado com a potência dissipada, deverá ser alta, 30 Ohms x 15W, 30 Ohms x 30W, etc). Ah, pode ser de 40 Ohms, 50 Ohms, não tem problema. Quer sempre dizer: de zero até X Ohms.

- do potenciômetro para os falantes correspondentes.

Com isto, seu amigo poderá pode deixar o som das caixas ao gosto dele. Implementação fácil e barata. Algumas soldas, furos nas caixas e pronto.

Ah, só para evitar decepções depois, NÃO FURE AS CAIXAS NO INÍCIO. MONTE TODO O ESQUEMA E PASSE OS FIOS PARA FORA PELO DUTO. VERIFIQUE SE FICOU DO GOSTO DA PESSOA (SE RESOLVEU O PROBLEMA). SE SIM, ENTÃO SÓ FURAR.

Lembre-se: se a caixa dele está dando pouco grave, provavelmente ela está com um problema mais sério, um grande desequilíbrio. O ideal seria deixá-la flat, com troca de componentes (falantes, divisores, resistores), e não fazer este quebra-galho, ainda que fácil e barato.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo