Como criar um auxiliar monitor ?

dventurin

New Member
Temos na igreja uma mesa Ciclotron AM 8.2R ñ possui auxiliar monitor,
entretanto, prescisamos urgete desse recurso.
li o topico sobre improvisar um auxiliar, usando o controle de efect (pos-fader), mas não consigui fazer.
2 saidas do amplificador (dbs 1800) alimentam as caixas da igreja (2 pares) e utilizamos uma das outras duas saidas do amplificador para alimentar um retorno para o teclado. Guitarra e baixo usam amplificadosres proprios. A questão é. Gostariamos de ligar outro retorno fora da igreJa no outro canal do amplificador que sobrou, entranto saindo apenas o som do microfone do pulpito. não saindo o som do teclado no mesmo. É possivel ?
 
Olá Dventurim,

O artigo ao qual você se refere

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52

Mostra como é importante ter esse recurso disponível. E como você já deve ter notado, a melhor solução é trocar de mesa de som. Mas vamos te ajudar em conseguir um "quebra-galho". O artigo cita:

Finalmente, dá para usar o Aux Eff de uma MXS para termos um retorno? Dá, mais ou menos. Você poderá usar o Aux Eff para sonorizar uma região da igreja que esteja sem caixa de som. Por exemplo, um retorno para obreiros, para o pastor, ou uma caixa do lado de fora em dia de culto especial. Você “abrirá” na mesa de som o Aux Eff só dos canais que desejar mandar para esses “retornos”. Sugiro o microfone do púlpito e o teclado, pois são canais que nunca são totalmente cortados. E, ainda que o Aux Eff esteja aberto ao máximo, o volume será limitado ao do fader do canal. Agora, utilizá-lo como retorno para instrumento e/ou vozes vai ser muito complicado, não há a independência de volumes necessária para isso, e os músicos vão continuar reclamando que está baixo.

As ligações são as seguintes:

- ligue a saída Eff Out (ou Eff Send) da sua mesa em um canal do amplificador
- ligue este canal do amplificador na caixa onde só deve sair a voz do pregador
- controle a quantidade de volume para essa caixa usando o controle Eff (ou Aux Pos) do canal do pregador
- algumas mesas tem um controle Eff Master Out, verifique a sua. Este controle, se existir, deverá também estar "aberto".

Logicamente, o volume do canal do pregador precisa estar "aberto". Se o fader for cortado, cortará a saída Eff. O volume da saída Eff depende do volume do fader (é limitado pelo volume do fader).

Para que isso funcione, vai precisar de pelo menos um canal de amplificador livre. E pelo que entendi, você não tem...

2 saidas do amplificador (dbs 1800) alimentam as caixas da igreja (2 pares) e utilizamos uma das outras duas saidas do amplificador para alimentar um retorno para o teclado

Cada "2 saídas" se referem a um canal do amplificador. Na verdade, a saída é uma só, mas existem dois conectores P10. Você vai precisar de outro amplificador para conseguir seu intento. Aliás, mesmo com mesa com saída de monitor (Aux Pré) você também vai precisar de outro amplificador.

Um abraço,

Fernando.
 
A Paz

Irmão eu estou enganado ou irmao escreveu que tem 2 pares ligado a um canal do amplificador (2 pares = 4 caixas), se assim for corre um sério risco de queimar as saídas, pos terão - 2 ohms por canal.
 
dventurim.

Atente para o que disse o Heriberto:

Irmão eu estou enganado ou irmao escreveu que tem 2 pares ligado a um canal do amplificador (2 pares = 4 caixas), se assim for corre um sério risco de queimar as saídas, pos terão - 2 ohms por canal.

Ele está corretíssimo. Se vc não corrigir este casamento de impedâncias, em breve seu amplificador será danificado.

Como o Fernando colocou em outro post, cada canal do amp tem duas saídas. Elas estão ligadas internamente em paralelo. Se vc está conectando um par de caixas em cada uma destas saídas, a impedância resultante é 2 ohms, que está abaixo do especificado pelo fabricante. O seu sistema deve estar falando muito, mas isso não vai durar muito. Vc precisa adquirir outro amp para as suas necessidades.

[]'s
 
me atentei para o casamento de impedância.
mas o interessante é que nos dois P10 de cada canal do DBS1800
está indicando 8 ohm, e o mais interessante é que esta ligação que mensionei já tem uns 12 anos, e o amplificador nunca acendeu nenhum LED indicativo, talvez as caixas de saídas estão ligadas em serie.
Com relação ao auxiliar monitor, tive uma idéia e gostaria de compartilhar com os amigos.
O amplificador tem 2 p10 na saída de cada canal, e se ligarmos um desses p10 na IN EFECT da mesa, e depois OUT EFECT na caixa retorno especifica para o microfone do pregador. Abaixaria os pontenciometros de efect dos outros canais e aumentaria somente a do pregador. o outo P10 do canal eu ligaria no retorno do teclado. Será que isso da certo ?
 
Dventurim,

Caixas de PA em geral são de 8 Ohms, e em geral são ligadas aos pares através de ligação em paralelo, formando 4 Ohms.

Nesse caso, o alerta do Heriberto e do David são extremamente válidos, porque ligar 2 conjuntos desses no amplificador fazem a impedância cair para 2 Ohms.

mas o interessante é que nos dois P10 de cada canal do DBS1800
está indicando 8 ohm, e o mais interessante é que esta ligação que mensionei já tem uns 12 anos, e o amplificador nunca acendeu nenhum LED indicativo, talvez as caixas de saídas estão ligadas em serie.

Então as caixas são de 4 Ohms cada, ligadas em série. Você tem 8 Ohms por par de caixas, e pode usar dois pares por canal do amplificador. Não há problema.

Quanto à sua idéia:

O amplificador tem 2 p10 na saída de cada canal, e se ligarmos um desses p10 na IN EFECT da mesa

Vamos ver o que você está propondo:

OUT do amplificador => Effect IN da mesa

Acredito que você esteja falando das entradas do canal do amplificador, que são compostas de 2 conectores, em geral escritos IN e SEND. Você quer ligar o SEND do amplificador no Effect IN da mesa. Se fosse a saída OUT, você queimaria a entrada da mesa.

e depois OUT EFECT na caixa retorno especifica para o microfone do pregador

A saída OUT Effect é nível de linha, não tem potência para empurrar a caixa de retorno (talvez um fone de ouvido, talvez).

Dventurim, gostaria de lhe elogiar os esforços de tentar resolver o problema com o que tem, gostaria de lhe elogiar o esforço de "bolar" em uma solução (tão difícil nesse país as pessoas "pensarem" em algo), mas infelizmente, certas coisas só se consegue com o equipamento adequado.

Já viu uma colher de pedreiro? Apesar de ser "colher", não dá para comer nada com ela, assim como um pedreiro não trabalha com uma colher de cozinha.

Você precisa dizer com todas as letras para o pessoal da igreja: "com o equipamento disponível não temos condição. Para fazer isso, precisamos de uma mesa de som com o recurso de Auxliar Pré e mais um amplificador. Só assim será possível implementar o que está sendo pedido."

Se não houvesse o problema de tirar o som do teclado, tudo seria mais simples, bastaria você trabalhar com o PAN. Por exemplo:

-todos os canais com PAN totalmente Left, jogando som para o Master Left, que alimenta o canal do amplificador que alimenta as caixas do PA.

-canal do microfone e canal do teclado com o PAN no meio, jogando som para Left e Right, sendo que o Master Right alimentaria o canal do amplificador que alimenta as caixas de retorno. Nos "retornos" (retorno do teclado e a caixa lá fora) haveria som do microfone e do teclado somente.

Isso tudo está descrito aqui:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=42

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo