Dventurim,
Caixas de PA em geral são de 8 Ohms, e em geral são ligadas aos pares através de ligação em paralelo, formando 4 Ohms.
Nesse caso, o alerta do Heriberto e do David são extremamente válidos, porque ligar 2 conjuntos desses no amplificador fazem a impedância cair para 2 Ohms.
mas o interessante é que nos dois P10 de cada canal do DBS1800
está indicando 8 ohm, e o mais interessante é que esta ligação que mensionei já tem uns 12 anos, e o amplificador nunca acendeu nenhum LED indicativo, talvez as caixas de saídas estão ligadas em serie.
Então as caixas são de 4 Ohms cada, ligadas em série. Você tem 8 Ohms por par de caixas, e pode usar dois pares por canal do amplificador. Não há problema.
Quanto à sua idéia:
O amplificador tem 2 p10 na saída de cada canal, e se ligarmos um desses p10 na IN EFECT da mesa
Vamos ver o que você está propondo:
OUT do amplificador => Effect IN da mesa
Acredito que você esteja falando das entradas do canal do amplificador, que são compostas de 2 conectores, em geral escritos IN e SEND. Você quer ligar o SEND do amplificador no Effect IN da mesa. Se fosse a saída OUT, você queimaria a entrada da mesa.
e depois OUT EFECT na caixa retorno especifica para o microfone do pregador
A saída OUT Effect é nível de linha, não tem potência para empurrar a caixa de retorno (talvez um fone de ouvido, talvez).
Dventurim, gostaria de lhe elogiar os esforços de tentar resolver o problema com o que tem, gostaria de lhe elogiar o esforço de "bolar" em uma solução (tão difícil nesse país as pessoas "pensarem" em algo), mas infelizmente, certas coisas só se consegue com o equipamento adequado.
Já viu uma colher de pedreiro? Apesar de ser "colher", não dá para comer nada com ela, assim como um pedreiro não trabalha com uma colher de cozinha.
Você precisa dizer com todas as letras para o pessoal da igreja: "com o equipamento disponível não temos condição. Para fazer isso, precisamos de uma mesa de som com o recurso de Auxliar Pré e mais um amplificador. Só assim será possível implementar o que está sendo pedido."
Se não houvesse o problema de tirar o som do teclado, tudo seria mais simples, bastaria você trabalhar com o PAN. Por exemplo:
-todos os canais com PAN totalmente Left, jogando som para o Master Left, que alimenta o canal do amplificador que alimenta as caixas do PA.
-canal do microfone e canal do teclado com o PAN no meio, jogando som para Left e Right, sendo que o Master Right alimentaria o canal do amplificador que alimenta as caixas de retorno. Nos "retornos" (retorno do teclado e a caixa lá fora) haveria som do microfone e do teclado somente.
Isso tudo está descrito aqui:
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=42
Um abraço,
Fernando