Como montar um estúdio de gravação profissional!!

Poooooo muito obrigado James pelas dicas só q nao gosto muito de Mac mas todo mundo fala q é melhor pra este tipo de trabalho e ja pensei em pegar di 002 mas falam q nao tem muita compatibilidade.Obrigadao.
 
Bruno Ferraz disse:
nao gosto muito de Mac
Por que? Em relação a hardware não fica atrás de PC, mas o Core Audio... E um Mac Mini com uma excelente configuração sai por R$ 2.099,00 usando desconto educacional. É mais caro que um PC, e na minha opinião será um excelente investimento.
 
Viu galera o meu amigo ja compro o pc sem pedir ajuda mas escolheu bem é um dual core 3.1 processador 2 hd placa de video 4gb de memoria mas é xp sp3 e nao MAC ai vou mandar colocar o MAC porq eu só tenho o sp3 formto só com ele mas ai vou dar um jeito de baixar mas tomara q o MAC tenha compatibilidade com cubase sx3 sound forge samplitube e q rode os plugins e vsts e tbm o pro tools.
Ai vcs acham q o pre amp octane é bom ?:?? é para a bateria claro q nao é um Avalon mas ouço flar mto bem do octane. E a placa acho q a digi 002 hoje esta fora de linha pq quase ninguem q vi (uns 30 estudio) usam só a 003 ou aquela q é ma mesinha com os faders motorizados, ai sera q pego a digi 002 q tem compatibilidade com o protools e nao mto com os plugins e vsts ou a profire q vem o pro tools m powered???
A e sei q os cabos Santo Angelo sempre foram os melhores.
Obrigado.
 
Sobre os Cabos Santo Ângelo são os melhores mesmo, nivel nacional, o que falei é muito difícil de achar.

Digi002 Já saio de Linha como vc falou, a maioria agora usa a 003, blza, mas para mim a Qualidade de uma digi supera uma da M-Áudio, mas falei 002 pelo preço, porem você deve conseguir sim uma boa qualidade com a 2626, sobre o uso de plugins e efeitos, não sou muito a favor, para mim muda muito o som gravado, na minha opinião isso termina virando uma montagem, mas é opinião.

Mics, falei do Neuman que é o melhor, mas tem outro s bons com preços bons, como o AT2020, mas mics depende do que for ser gravado, como vai ser gravado e o posicionamento.

Parando aqui sobre equipamentos, vale falar novamente sobre o estudo, gravar bem um som vai depender de varios fatores, como o posicionamento do mic, a angulação, a ambiencia, acústica, tipo de captação, captação estéril pode ser em XY, AB, AB Espaçado, e etc...

Enfim, Pra fazer um investimento desses tem que saber tirar o máximo dos equipamentos.
 
Bruno Ferraz disse:
(Cubase, Nuendo,Sonar,Reaper,etc)
Bom eu trabalho com o cubase sx3 pé masterizo no sound forge, mas tem o sonar 7 e 8, pro tools no qual trabalho bem fazendo envelopes de audio etc...

???
Continuando (insistindo) sugerir de dar um "polimento" no seu trabalho com software.
Voce esta com Cubase de 5 anos atras (porvavelmente devido dificuldade de acahar uma copia pirata mais atualisada :) ).Depois vc pula fora de ambiente (!?) Steinberg e , usando programa com interface completamente diferente e com matematica absolutamente diferente , pre-masteriza com Forge (inves de continuar com Steiberg usando Wavelab ).E ainda tem Sonar ,ProTools (trabalhando com envelopes como se fosse Cubase nao pode fazer isso),etc ...
???
Porque tudo isso? Acho somente pelo fato de voce tem muito tempo sobrando :) .ProTools vc deve usar SOMENTE no caso de hardware adequado .Nos outros casos isso 'e pelo menos estranho.
Pessoalmente - ficaria longe de hardware de Digi .'E como gancho para cliente futuro - agora compra placa meia boca , amanha - versao mais cara.


James disse:
Parando aqui sobre equipamentos, vale falar novamente sobre o estudo, gravar bem um som vai depender de varios fatores, como o posicionamento do mic, a angulação, a ambiencia, acústica, tipo de captação, captação estéril pode ser em XY, AB, AB Espaçado, e etc...

Aplicacao de mics na captacao STEREO (!) nao se limita somente ao tipo de posicionamento.Sao anos de pratica e conhecimento profundo de campo sonoro a ser captado.Como ja falei 'e importante ter bom nivel de ingles para ter maior escolha.

James disse:
Mics, falei do Neuman que é o melhor, mas tem outro s bons com preços bons, como o AT2020, mas mics depende do que for ser gravado, como vai ser gravado e o posicionamento.

1. Falando sobre os mics nao adianta falar somente a marca .Neumann 'e um dos melhores (pelo menos alguns modelos).Mas ainda temos DPA,Schoeps,Geffel,Royer,Nevaton,JZ,EV,AUDIX etc,etc ..Varios fabricantes tem modelos melhores que Neumann.E o que legal - mais baratos :) .Depende de tipo de ambiente, aplicacao.
2. Para batera 'e crucial ter um kit 100%.A mesma - mic (ou mics) principal (voz e instrumentos solo).
3. Pre tem que ser do mesmo nivel (ou ate melhor) do microfone.Octane pode servir bem mas nao chega perto de ser um pre PRINCIPAL (para voz , por exemplo).Mas 'e bem melhor que ADA8000.
4. Cabos - pode ser ate S.Angelo (se for M30).Mas tem que ser bem feitos.Com furnitura de qualidade.
5. Compressor - so se for bom.Depois de ser gravado com compressao material 'e irrecuperavel.Compressores meia-boca (Alesis 3630 ,Beh ,Samson,etc) com certeza vao estragar mais coisa que ajudar.'E melhor procurar parar gravacao e fazer algumas mudancas na posicao de mic ou ajuste de ganho para evitar CLIP.Ja o compressor de ponta dara vc um timbre pronto (praticamente) antes de mixagem!Vc ja vai ter nocao na hora de sessao de gravacao.Estou falando de uma ampla linha de aparelhos caros e bons.Pode ser comprado mais tarde.
6. Win ou MAC - escolha de gosto.MAC 'e mais facilitado e ...mais caro.E questao nao 'e valor de computador.Sao opcoes que encarecem(software , por exemplo).Ja qu evc optou pelo PC tem que continuar com Windows.Pois provavelmente ou nao vai achar driver de interface compativel, ou software compativel ,ou plug-ins compativeis.Ou tudo junto!
7. Para evitar problemas de compatibilidade em ambiente Windows 'e bom verificar antes.Pela natureza o Win7 feito para criar problemas am aplicativos de audio e video.Nao 'e por acaso 99% dos usuarios de Win7 sao donas de casa e usuarios de Office.
Hoje um dos poucos softwares que posso sugerir - Reaper (http://www.reaper.fm/download.php)
 
Viu galera sobre o pré ele vai servir só pra batera e ligado via ADAT na placa. Ai na placa tem 8 entradas com esse mesmo pre octane, mas ai isso é pra começa pq a grana ta curta primeiro vamos gravar pra ganha dinheiro, ja arrumemos 3 para gravar e ai vai custar 3 a 4 mil, 10 faixas sem colocar musicos de fora como trompete, porque sax o pai de um amigo nosso faz e gaita meu irmão tem uma escandali e faz pra gente. Ai depois dessas gravações agente vai pegar o dinheiro e investir num AVALON ou num PRESOUNS e num NEUMAN, se Deus quiser e ele quer.
Lembrando q sempre nós oramos e pedimos a Deus e sei q ele vai nos abençoar, e mais com as ajudas de vcs.
Obrigado galera.
 
Viu galera oq vcs acham da Presonus Firestudio Tube - Interface De Audio Firewire???
Ou vo mesmo de profire 2626 M audio?????
O objetivo é o mesmo, gravar bandas evangelicas, com bateria acustica e tal.
Obrigado
 
Um patch panel ou Patch Bay é um painel, geralmente montado em rack, que abriga a cabo conexões. Um tipicamente menor cabo patch irá ligar a parte da frente, enquanto a traseira mantém a ligação de uma maior e mais permanente cabo muito. O conjunto de hardware é organizado de modo que um número de circuitos, geralmente do mesmo tipo ou similar, aparecem tomadas para o acompanhamento, interconexão, e os circuitos de teste de uma forma flexível, a maneira conveniente.
patch%20bay.jpg
 
parece um patch bay...nao da pra ver direito..alias..parecem 2 patch bays


tambem pode ser um expansor da propria interface
 
Bruno, tudo bem? Vc é novo, com apenas 13 anos, então sugiro que vc acumule experiencia para montagem de seu estúdio. Um dos grandes problemas existente atualmente é o investimento em atividades que não se tem domínio. Estúdios precisam de técnico com conhecimento técnico apropriado e experiencia acumulada. Comece devagar, pense num espaço para ensaio, por exemplo, perceba comoa s coisas acontecem, faça curso de música e áudio, invista em vc como profissional, depois pense em montar um estúdio. Tem estúdios em sua região? Se ofereça como ajudante, estagiário, não pule essas etapas. Aprenda tudo que puder, olhe como os prifissinais trabalham, como utilizam os equipamentos disponíveis, como gravam, como produzem, como o estudio viabilizou soluções de equipamentos, microfones, racks, cabos, fones, etc. Sei que ficamos ansiosos e o universo da música e do áudio são apaixonantes, mas lembre-se que isso leva tempo e não deve ser desconsiderado. Desejo sucesso em todas as suas realizações e que vc se torne um profissional de primeiro time.
 
Putz cara
vi um desse ontem a noite num estúdio aqui em Bauru, mas esqueci de perguntar.... droga.

Oq eu vi era da M-audio acho que é isso aí, é MUITO igual mesmo.
 
Opa! não lembra o nome do estudio em bauru? srá que eles tem site ou algo parecido, e se vc ir outra vez la se conseguir lembrar pede la fazendo favor? obrigado desde ja.
 
Cara, esse Presonus, pelas configurações eu fiquei bem encantado por um, mas falando com um vendedor, ele não
recomendou não, disse que não tinha durabilidade, o vendedor é representante da Quanta Music, falou que se a presonus
fosse boa a Quanta importaria, pois a quanta só traz equipamento de qualidade. Então ele me ofereceu a Digi003 (Cara pra caramba),
A Profire 2626, e a Saffari Pro 40 da Focusrite.

Confesso que estou tentado pela Saffire Pro 24, Ela tem dois canais com Pré, 2 de Linha, MIDI in e out, S-PDIF,
e uma entrada ADAT (Óptica) que você pode enviar 8 canais.

Como eu tenho um ADAT em casa, para mim seria ideal. Não sei o seu caso.
 
Opa demorei mas to aki! No meu caso vai cair bem a profire 2626 q ja buscamos e caiu bem. Mas agora falta instalar a medusa (multicabo) mas ai não sei como fazer bem certo, um carra vai vir instalar pra nos (soldar e tals), mas ai vamos comprar plugs neutrik e Santo Angelo o multicabo, ai vão ser 20 vias 5 p10 Trs e 15 xlr sendo 2 mono pra baixo e guitarra, mas ai sobram 13 10 mics da bateria sendo 4 precisam de phantom power e ai esses 10 cabos vão ser estéreos ou monos? e os do phantom power? a e 1 do mic da voz phantom power? e ai pensei em fazer todos os cabos balanceados ou oq vcs acham? como fazer? ai liguemos a medusa na profire 2626 sem nada de DI direto. Por favor ajudem tbm com os modelos dos plugs neutrik e Santo Angelo.
Desde ja agradeço.
 
Me respondam uma Coisa... essa interfaçe tem duas entradas ADAT? pois em um anuncio vi que ela faz 8 canais (nativos dela) + 16 canais via ADAT e dois S/PDIF

Tomando como base as interfaces de áudio premiadas da linha FireWire, a M-Audio ProFire 2626 traz a próxima geração de sistemas de gravação ao seu PC ou Mac. Esta poderosa interface oferece 26 x 26 entradas e saídas simultâneas com mixer DSP. Ela apresenta todos os tipos de conexão que você precisa, incluindo o premiado pré-amplificador Octane em todas as oito entradas analógicas além de ADAT, S/PDIF, world clock e MIDI

Então com ela e mais Dois ADAs eu conseguiria gravar multipista, em 26 pistas?

Pergunto pois, Vamos trocar nossa mesa e provavelmente pegaremos uma analógica, (estou em duvida entre a MG 3214FX ou a LX7) e no caso ela tem somente 24 direct outs No caso da LX7 que seriam usados para gravação... então essa com 26 entradas seria o que precisaria para produzir algo de interessante...

Com dua entradas disponiveis poderia por exemplo captar a igreja com dois mics direto nos ADAs como por exemplo um par de microfones de overs e tal...

Aproveito para perguntar, que PC ou Mac seria necessário para rodar as 26 pistas? se passarem dicas de MAC por favor coloquem onde encontrar pois até hoje, nunca vi um pessoalmente e na net não achei...
 
Back
Topo