Bruno Ferraz disse:
(Cubase, Nuendo,Sonar,Reaper,etc)
Bom eu trabalho com o cubase sx3 pé masterizo no sound forge, mas tem o sonar 7 e 8, pro tools no qual
trabalho bem fazendo envelopes de audio etc...
???
Continuando (insistindo) sugerir de dar um "polimento" no seu trabalho com software.
Voce esta com Cubase de 5 anos atras (porvavelmente devido dificuldade de acahar uma copia pirata mais atualisada
).Depois vc pula fora de ambiente (!?) Steinberg e , usando programa com interface completamente diferente e com matematica absolutamente diferente , pre-masteriza com Forge (inves de continuar com Steiberg usando Wavelab ).E ainda tem Sonar ,ProTools (trabalhando com envelopes como se fosse Cubase nao pode fazer isso),etc ...
???
Porque tudo isso? Acho somente pelo fato de voce tem muito tempo sobrando
.ProTools vc deve usar SOMENTE no caso de hardware adequado .Nos outros casos isso 'e pelo menos estranho.
Pessoalmente - ficaria longe de hardware de Digi .'E como gancho para cliente futuro - agora compra placa meia boca , amanha - versao mais cara.
James disse:
Parando aqui sobre equipamentos, vale falar novamente sobre o estudo, gravar bem um som vai depender de varios fatores, como o posicionamento do mic, a angulação, a ambiencia, acústica, tipo de captação, captação estéril pode ser em XY, AB, AB Espaçado, e etc...
Aplicacao de mics na captacao
STEREO (!) nao se limita somente ao tipo de posicionamento.Sao anos de pratica e conhecimento profundo de campo sonoro a ser captado.Como ja falei 'e importante ter bom nivel de ingles para ter maior escolha.
James disse:
Mics, falei do Neuman que é o melhor, mas tem outro s bons com preços bons, como o AT2020, mas mics depende do que for ser gravado, como vai ser gravado e o posicionamento.
1. Falando sobre os mics nao adianta falar somente a marca .Neumann 'e um dos melhores (pelo menos alguns modelos).Mas ainda temos DPA,Schoeps,Geffel,Royer,Nevaton,JZ,EV,AUDIX etc,etc ..Varios fabricantes tem modelos melhores que Neumann.E o que legal - mais baratos
.Depende de tipo de ambiente, aplicacao.
2. Para batera 'e crucial ter um kit 100%.A mesma - mic (ou mics) principal (voz e instrumentos solo).
3. Pre tem que ser do mesmo nivel (ou ate melhor) do microfone.Octane pode servir bem mas nao chega perto de ser um pre PRINCIPAL (para voz , por exemplo).Mas 'e bem melhor que ADA8000.
4. Cabos - pode ser ate S.Angelo (se for M30).Mas tem que ser bem feitos.Com furnitura de qualidade.
5. Compressor - so se for bom.Depois de ser gravado com compressao material 'e irrecuperavel.Compressores meia-boca (Alesis 3630 ,Beh ,Samson,etc) com certeza vao estragar mais coisa que ajudar.'E melhor procurar parar gravacao e fazer algumas mudancas na posicao de mic ou ajuste de ganho para evitar CLIP.Ja o compressor de ponta dara vc um timbre pronto (praticamente) antes de mixagem!Vc ja vai ter nocao na hora de sessao de gravacao.Estou falando de uma ampla linha de aparelhos caros e bons.Pode ser comprado mais tarde.
6. Win ou MAC - escolha de gosto.MAC 'e mais facilitado e ...mais caro.E questao nao 'e valor de computador.Sao opcoes que encarecem(software , por exemplo).Ja qu evc optou pelo PC tem que continuar com Windows.Pois provavelmente ou nao vai achar driver de interface compativel, ou software compativel ,ou plug-ins compativeis.Ou tudo junto!
7. Para evitar problemas de compatibilidade em ambiente Windows 'e bom verificar antes.Pela natureza o Win7 feito para criar problemas am aplicativos de audio e video.Nao 'e por acaso 99% dos usuarios de Win7 sao donas de casa e usuarios de Office.
Hoje um dos poucos softwares que posso sugerir - Reaper (
http://www.reaper.fm/download.php)