como posicionar caixa de som?

G

Guest

Guest
gostaria de saber qual a melhor posição das caixas de som numa igreja pois nao temos acustica e quantas caixas são nescesaria para uma boa qualidade de som num tamanho mais ou menos 25mt por 10 mt de larg.
 
Walter.

A quantidade de caixas depende muito do salão e é difícil dizer alguma coisa em conhecê-lo, mas posso adiantar que para estas dimensões, talvez seja melhor usar o princípio da fonte única (caixas agrupadas num único ponto). Qual é o pé-direito do templo?

[]'s
 
bersan disse:
Walter,

a idéia do David é melhor ainda que o demonstrado neste artigo que vou lhe indicar, mas dê uma olhada, vai te ajudar:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148

Um abraço,

Fernando.

olá bersan, gostaria de saber o seguinte, pois no nosso templo o salao é alugado e nao da pra fazer muita coisa e temos duas caixas na parede e duas de retorno no pulpito, eu poderia colocar mais duas caixas nos fundos virado pra altar ou seja vindo por tras das pessoas o que vc me diz.
um abraço e obrigado
 
Walter,

posicionamento de caixas também deve levar em conta o tipo de microfones que são utilizados.

Você precisa saber qual o padrão de captação (diagrama polar) dos seus microfones, e a partir disso pensar na colocação de caixas.

Veja os artigos:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=104

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93

Por exemplo, microfones ominidirecionais não podem ter caixas de som próximas. Tudo isso precisa ser levado em conta.

pois no nosso templo o salao é alugado e nao da pra fazer muita coisa

Concordo. Em caso de imóveis alugados, onde não se pretende ficar muito tempo, caixas distribuídas nos cantos é a solução mais fácil e barata.

eu poderia colocar mais duas caixas nos fundos

Na verdade, na metade da distância do comprimento total. Com isso o problema dos volumes alto na frente e baixo atrás será minimizado (os volumes ficarão mais próximos, tanto na frente quanto no fundo). Em caso de igrejas muito grandes, caixas instaladas na frente, 1/3 do comprimento e 2/3 do comprimento. Mas nunca muito próximas do fundo, pois corre-se o risco terrível do som das caixas "bater" na parede do fundo e ser refletido de volta, embolando demais o som para quem senta lá atrás. E em geral são os visitantes e convidados os que sentam no fundo da igreja. Logo quem mais precisa ouvir a Palavra de Deus.

virado pra altar ou seja vindo por tras das pessoas

Acho essa posição extremamente antinatural. Um dos sentidos trabalha para a frente (visão) e outro sentido trabalha para trás (audição).

Recentemente fui em um casamento em uma igreja assim. com o som vindo de caixas instaladas no fundo. Achei incrível como tanta gente (inclusive eu) ficava olhando para trás, mesmo sem nada de "interessante" lá atrás. Era quase que um movimento involuntário.

Um abraço,

Fernando
 
Hehe, caixas viradas para tras eh como assistir TV de costas...nao rola...
tenta usar as duas q vc tem, fixando no fly e direcionando o som pro ultimo banco +/-, recomendo vc instalar e ir variando a angulacao ate achar um ponto ideal.
 
Back
Topo