como se faz um cabo com conector espeakon

Olá Tárcio,

o Speakon é um dos cabos mais fáceis de montar. Após desmontado, o conector revela internamente 4 terminais, +1, -1 +2, -2. O plugue é bem grande, os terminais são bem largos, suficientes para fios de grande bitola. Depois, só parafusar bem apertado. A figura ajudará:

Speakon_plug.gif


O único detalhe é que você precisa ver antes, no manual do amplificador e/ou da caixa, qual par de fios é usado. Isto porque geralmente é apenas um par só.

Um abraço,

Fernando
 
Cara, nunca prestei atenção que conectores Speakon usam solda fria, sempre estanhava a ponta do fio e parafusava. Que mancada minha, sera que isso interfere?
 
Texto de autoria do Henrique Elisei, dono da Pentacústica, retirado deste tópico do Orkut (em resposta a outro post):
Mas vamos ao que você disse:

"onde está estanhado nao oxida."

Nada é tão simples como achamos que é... Aprendi isso por necessidade! Dentre os milhares tipos de oxidação existentes, a galvânica deve ser a mais traiçoeira, ela acontece quando dois ou mais metais com potenciais elétricos diferentes estão em contato, bem, isso acontece quando temos a mistura de latão, chumbo, estanho e cobre, portanto meu nobre amigo, oxida sim!

"soldando o fio no conector, o contato entre o conector e o cabo é maior"

Quem define a área de contato não é o estanho e sim a geometria da conexão, portanto, com ou sem solda esse parâmetro é o mesmo.

"no caso se apenas estanhar, SE o conector aquecer, ele "faz o favor" de soldar o fio, aumentando a area de contato"

Hehehe! E se o aquecimento não for o suficiente para realmente soldar o cabo no conector? E se o aquecimento danificar a isolação da conexão? E se o aquecimento por fogo em tudo? São tantos "e se" para esta afirmação... Soldagem é feita através de um ferro de solda com uma liga de solda apropriada, tem que se ter garantias dessa operação.

"Minhas speakons são todas soldadas"

Sim, você está fazendo merda! A conexão foi concebida para apertar o fio e não soldá-lo, mas note o seguinte, se o Speakon (com Powercon também) for Neutrik, existe uma lâmina de metal entre o parafuso e o cabo, isto elimina a necessidade do conector tubular.

Um outro problema de estanhar as vias do cabo para realizar este tipo de conexão é que o espaço dos filamentos de fios ficam preenchidos por solda, com o tempo existe a fadiga mecânica deste espaço, danificando severamente a conexão.

Observe que cada conector possui uma sistemática de montagem, o correto é segui-las à risca sem invenção de moda.

Abs
 
Gente...

burrice minha. Tão acostumado a soldar tudo, esqueci que o Speakon é de parafusar, não de soldar. Por favor, desconsiderem!

Fernando
 
Back
Topo