Como utilizar o EZDrummer em Bateria Eletrônica?

Lucas Braga

New Member
Pessoal,

Temos uma Roland TD-3 na Igreja, mas os bateristas não gostam dos sons dos pratos e chimbau.

Gostaria de saber se é possível utilizar os sons do EZDrummer na bateria eletrônica (ao vivo).

Se sim, como fazê-lo?

Abraço!
 
Lucas, tem sim.

Você precisa de uma interface midi para ligar o módulo no seu PC. No PC, algum DAW com o plugin carregado ou o Ezdrummer rodando standalone.

Em síntese é isso. Caso tenha dúvidas, ou não tenha entendido nada do que falei, é só perguntar.
 
Kadú,

Me desculpe, mas sou leigo no assunto. Rsrs.

Eu já possuo o cabo midi e o EZDrummer instalado no PC.

No mais, estou perdido. Rsrs.

Como configuro os pads com os sons do EZDrummer?
 
Pessoal,


Retomando o tópico ... :D


Vejam se este procedimento está certo para a utilização do EZDrummer no PA:


1) Ligo a saída "MIDI Out" da Batera na entrada "MIDI In" da Interface Fast Track Pro;

2) Ligo a saída USB da Interface no PC;

3) Faço os endereçamentos MIDI no PC;

4) Ligo a saída "MIDI Out" da Interface na entrada "MIDI In" da Batera;

5) Ligo as saídas da Batera na Mesa de Som.



Está certo?


Há outro procedimento? Por exemplo ... se eu utilizasse uma interface sem entradas e saídas MIDI, haveria como utilizar o EZDrummer no PA?


Abraço!
 
Você vai usar a batera apenas como controlador midi, então a ligação é a seguinte.

MIDI out Batera --> MIDI in Fast Track
Audio out da Fast Track ---> Mesa de som.

Obviamente a FastTrack tem que estar ligada via USB no PC.
aí você configura o endereçamento midi dos pads para funcionar corretamente com o EZdrummer.
E não há como usar EZdrummer no PA sem uma interface com MIDI.
 
O cabo MIDI x USB é uma espécie de interface... você pode usar sim para conectá-lo ao PC. Só não sei se você vai conseguir uma latência aceitável (mesmo com driver ASIO genérico) para tocar ao vivo. Sem falar que você teria que utilizar a saída de audio onboard do PC, que na maioria dos casos não tem qualidade muito boa não.
 
Deiny disse:
O cabo MIDI x USB é uma espécie de interface... você pode usar sim para conectá-lo ao PC. Só não sei se você vai conseguir uma latência aceitável (mesmo com driver ASIO genérico) para tocar ao vivo. Sem falar que você teria que utilizar a saída de audio onboard do PC, que na maioria dos casos não tem qualidade muito boa não.

Ah ... entendi.

O melhor é comprar uma interface então.

Valeu Deiny!

Abraço!
 
Se você tem uma FastTrack PRO (a que tem entrada e saída MIDI) você não precisa do MIDI – USB pois a FastTrack já tem MIDI certo?
Então faça assim:

- Você vai interligar via MIDI o módulo e a Fast.
- Vai no seu host program (nuendo, protools, etc...) e endereça seu MIDI-IN como sendo a MIDI da FastTrack .
- Cria uma TRACK MIDI no host program coloca o IN dela o MIDI-IN da FastTrack e no OUT coloca o VST carregado do ezdrumer.
- Pega a saída de áudio da FastTrack e liga na mesa.

Fazendo isso já vai sair som, ai é só configurar o endereçamento de peças de acordo com a sua vontade.
Isto serve para qualquer VST, você pode ter varias VST de bateria, e usar cada peça em uma VST, é só seu PC ter poder de processamento para isto.

POREM, se você tem a FastTrack sem MIDI, você via ter que fazer assim.

- Instale o ASIO4ALL e reinicie
- Abra seu Host Program e troque seu driver de áudio normal pelo drive da ASIO, isso diminuirá o latency.
- Liga as MIDI no modulo e o USB no PC.
- Cria uma TRACK MIDI no host program, coloca o IN dela o MIDI-IN USB e no OUT coloca o VST carregado do ezdrumer.
- Ai tira a saída de som do PC para a mesa, ou caso use a FastTrack como placa de auio tire o out dela para mesa.



Vlw.
Abs
[]s
 
pTjz,


Postei em outro tópico (http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=6759) sobre o módulo Roland SD 50:

Roland-SD50.jpgO



Tenho a opção de utilizar este aparelho como um módulo MIDI de som.

Ele possui, inclusive, alguns Sets de Bateria.


Minha dúvida é a seguinte:

Para ligação da Bateria Eletrônica (c/ os Sets do SD 50) no PA, devo necessariamente utilizar a saída Line Out do módulo?

Ou ... se ligar a batera no módulo através da saída MIDI OUT e entrada MIDI IN, posso ligar as próprias saídas L e R da batera na mesa de Som?


Abraço!
 
Lucas... compreenda um conceito... através do MIDI você envia apenas seguintes informações: nota a ser tocada, intensidade e duração... não o timbre. No caso da bateria, cada "nota" representa um tambor... ou seja, quando você envia MIDI, você precisa de um módulo/interface que interprete esses dados e gere os timbres (audio).

Resumindo: você tem que usar a saída de áudio da interface/modulo/gerinconça que está GERANDO os timbres. Se você utilizar saídas L-R do módulo da bateria, você terá no PA os timbres gerados pelo módulo da bateria.
 
Deiny disse:
Lucas... compreenda um conceito... através do MIDI você envia apenas seguintes informações: nota a ser tocada, intensidade e duração... não o timbre. No caso da bateria, cada "nota" representa um tambor... ou seja, quando você envia MIDI, você precisa de um módulo/interface que interprete esses dados e gere os timbres (audio).

Resumindo: você tem que usar a saída de áudio da interface/modulo/gerinconça que está GERANDO os timbres. Se você utilizar saídas L-R do módulo da bateria, você terá no PA os timbres gerados pelo módulo da bateria.


Obrigado pela ajuda Deiny.

Só não entendi, então, para que serve a entrada MIDI IN da bateria.

Por que não utilizar somente a saída MIDI OUT da batera para o módulo, e, do módulo a saída LINE OUT para a mesa de som?
 
Lucas a ligação é feita assim.

Sai MIDI do módulo da bateria, entra no módulo da ROLAND.
Sai R/L da roland pra mesa.

Porque isso?
Quem interpreta as batidas nos PADS é o módulo da batera.
Ela então envia esses dados processados para o modulo da ROLAND que tem os sons.
Ele trata os sons e envia pra mesa que envia para o PA.

Simples assim.


Abs
[]
 
Valeu pela ajuda Deiny e pTjz.

Finalmente :D acho que entendi o conceito relacionado à comunicação MIDI.

Antes, estava pensando no módulo MIDI como, por exemplo, um equipamento insertado em uma mesa de som.

Na verdade, a saída MIDI Out serve para utilizar a Batera como controlador do módulo de som.

Já a entrada MIDI In serve para controlar o módulo da Batera através de outro controlador MIDI né?


Mas ... mudando de assunto ... vocês recomendam este módulo da Roland?

Além de utilizá-lo como módulo de som, gostaria de utilizá-lo para gravações e como ferramenta para realização de RTA.

Segundo as especificações técnicas, sua interface de áudio possui 24-bit/44.1 kHz.

Seria o suficiente para estas aplicações?


Abraço!
 
Dificil não recomendar algo da ROLAND por representar o que representa esta marca.
Porem também é dificil indicar algo que não utilizei, pela marca recomendo, como experiência nem tanto.
A propósito, qual o valor da interface?
Dependendo do valor, não seria melhor uma Fast track PRO da M-AUDIO?
Fará tudo que você deseja, e tem uma boa qualidade! Alias, mesmo sem saber o processo desta interface roland, ja imagino quea M-AUDIO seja mais barata!


abs
[]s
 
pTjz,


A interface está custando R$ 1.145,00 na Playtech.

Por ser um módulo de som, interface MIDI e interface de Áudio acho que valeria a pela.


Mas ... levando em conta as especificações técnicas desta interface(24-bit/44.1 kHz) ... dá para se fazer gravações com qualidade e RTA com precisão?


Abraço!
 
pTjz,


Últimas dúvidas ... :D

1) Normalmente, estes módulos de som são "Plug and Play" (ou seja, conecto a Batera ao módulo por um cabo MIDI, escolho um kit e os sons de cada pad já é processado)?
Ou precisarei fazer algum endereçamento ...

2) Qual cabo MIDI você indicaria?

3) A latência de uma interface está relacionada a quê?


Abraço!
 
Lucas Braga disse:
1) Normalmente, estes módulos de som são "Plug and Play" (ou seja, conecto a Batera ao módulo por um cabo MIDI, escolho um kit e os sons de cada pad já é processado)?
Ou precisarei fazer algum endereçamento ...
Ao plugar o módulo da bateria a sua ROLAND ele terá um endereçamento padrão, caso queira mudá-la sim, será necessário realizar um novo endereçamento, caso te satisfaça, use o endereçamento default.

Lucas Braga disse:
2) Qual cabo MIDI você indicaria?
Desconheço marcas de cabos MIDI/MIDI, mais creio que qualquer um sirva, desde que esteja em bom estado.

Lucas Braga disse:
3) A latência de uma interface está relacionada a quê?
A capacidade de processamento da interface e/ou do PC.
Se você usar algum KIT que esteja na memória da interface, o processamento será realtime (há latência mais é imperceptível).
Se você insertar o EZ, estará ligado a capacidade do seu PC receber o sinal, processar e enviar o SOM para ROLAND que por usa vez enviará ao PA.
 
Back
Topo