1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Controlar volume individual nas lines

Discussão em 'Line array' iniciado por Renan Nogueira, 14 Agosto 2017.

1. Renan Nogueira

Renan Nogueira New Member

Afiliado:
    14 Agosto 2017
    Aprovações Recebidas:
    0
    Boa tarde ai galera. Tenho uma dúvida quanto a ligação desses potenciometros.
    Tenho 6 caixas line array na minha igreja.
    3R e 3L e uso 3 potencias para tocar as 6. 1 para os drivers, 1 para os falantes de 300 e outra para os falantes de 600. Ru gostaria de controlar o volume das caixas individualmente, deixando as caixas de baixo com menos volume e as de cima com mais volume. Se eu colocar ospotenciometros entre as caixas e as potências vou queimar a potência? Será que preciso de um transformador de linha?

2. Ediney de Souza Faro

Ediney de Souza Faro New Member

Afiliado:
    12 Julho 2016
    Aprovações Recebidas:
    1
    Vai queinar, o teu potenciômetro tem que estar entre a mesa e as potências. Mas, se tu tiver R$RR$R$ tu pode usar um processador, o Ultradrive DCX-2496 e excelente, tu pode aumentar as saídas dele individualmente. Me explica como está o teu sistema, como está ligado, ai te digo como fazer isso.

3. Renan Nogueira

Afiliado:
    14 Agosto 2017
    Aprovações Recebidas:
    0
    Eai Edinei blz?
    Então, sai uma saida digital estéreo da mesa para um processador dcx 2496. Daí, saem 6 canais do dcx, 3 Left (low, mid,high) e 3 Right (low,mid,high). Tenho 3 potências StudioR para tocar as lines. X1 para tocar 6 drives, X3 para tocar 6 falantes de 300w e X5 para tocar 6 falantes de 600w.
    Então saem 2 canais (1Le1R) low do dcx para a X5, 2 canais mid para a X3 e 2 canais high para a X1.
    E das potências ligo as caixas L e R.
    Sendo as 3 L em paralelo e as 3 R em paralelo. Sendo assim o volume das 3 lines ficam iguais. Mas eu queria deixar a de cima com mais volume, a do meio menos e a de baixo menos ainda.

4. Ediney de Souza Faro

Afiliado:
    12 Julho 2016
    Aprovações Recebidas:
    1
    Nesse caso, não tem como baixar o volume individual, já que você tem o mesmo amp para todas as caixas. Seria possível se suas caixas recebessem um canal individual do amp.

5. deneripr

deneripr Moderator Moderador

Afiliado:
    24 Dezembro 2009
    Aprovações Recebidas:
    18
    Renan, seja bem vindo!!!

Quanto ao line em questão qual o modelo? Os cortes das vias estão como?

Quanto a pergunta, só teria essa possibilidade SE tivesse um amplificador para cada um dos "niveis" do line... ou seja teriamos 6 amplificadores... Isso considerando alimentar as quatro células superiores com 1 conjunto e as duas inferiores com outro...

Com relação a cobertura desse sistema com apenas 3 unidades por lado como é? quais as medidas da igreja?

Última edição: 13 Setembro 2017
  6. Renan Nogueira

Afiliado:
    14 Agosto 2017
    Aprovações Recebidas:
    0
    Boa noite Dener. Obrigado.
    Essa line nossa eh fabricação propria.
    Com 2 falantes oversound e 1 drive de neodimio com guia de onda.
    A igreja tem 30 metros após a caixa e a cobertura e quase 100% so perde nos ultimos 3 metros.
    Com relação as potencias individuais, também pensamos nisso mas ia sair muito caro. Então estava pensando em algo mais barato.

Arquivos Anexados:

7. deneripr

Afiliado:
    24 Dezembro 2009
    Aprovações Recebidas:
    18
    A solução mais barata seria criar um divisor passivo para cada caixa, fazendo todos os cortes e ajuste de ganho, possibilitando usar 2 amplificadores um para as 4 caixas superiores e um para as duas inferiores... a questão é fazer o tal divisor passivo... dá MUITO trabalho, calculo, teste...

8. Renan Nogueira

Afiliado:
    14 Agosto 2017
    Aprovações Recebidas:
    0
    Fazendo assim eu inutilizaria o dcx? Porque hj tem 3 potências. Uma para cada (low,mid,high). Ai os cortes seriam feitos tudo neste divisor?

9. deneripr

Afiliado:
    24 Dezembro 2009
    Aprovações Recebidas:
    18
    Exato... Mas não seria a melhor opção... seria bastante trabalhoso conseguir um resultado descente, mais fácil você adquirir mais amplificadores e aproveitar o DCX que já tem...

10. Renan Nogueira

Afiliado:
    14 Agosto 2017
    Aprovações Recebidas:
    0
    Legal dener obrigado

11. Edson Carlos de Lima

Edson Carlos de Lima New Member

Afiliado:
    11 Novembro 2018
    Aprovações Recebidas:
    0
    Ola, aproveitando o tópico também tenho uma duvida parecida. Hoje tem 08 células da Attack VRV 112 4L e 4R, utilizei o Ease Focus na época para ter a melhor abrangência do publico, mas tenho uma duvida, como esta montada a 7,5m de altura eu deixei todos os potenciômetros no máximo "0db" e a ligação entre elas esta em "cascateamento" o L que vem da mesa liga no input da primeira célula e conexão de saída Link vai para o input da segunda célula, assim sucessivamente. Esta ligação é a correta? Ou deveria utilizar um sinal individualmente para cada célula e controlar sua intensidade no processador? Lembrando que uso um DBX 260PA somente o crossover dele, mas só para 30 a 100Hz para o Sub e de 100 a 16Khz para as células, não interfiro no processamento interno delas.

12. Ediney de Souza Faro

Afiliado:
    12 Julho 2016
    Aprovações Recebidas:
    1
    Não está errado, se você não quiser ter o controle do volume de cada caixa.
    Se você quiser controlar individualmente o volume de cada caixa, ai sim será necessário algum dispositivo antes das caixas, no caso, seria ideal pra você um Ultralink PRO MX882 V2 ele tem os 8 canais ai você envia um cabo para cada caixa ai fica perfeito, total controle do seu sistema.

13. Edson Carlos de Lima

Afiliado:
    11 Novembro 2018
    Aprovações Recebidas:
    0
    Perfeito Ediney, ficou claro, mas a minha duvida é realmente é necessário ter esse controle individual? Peguei algumas informações "não sei se é verdade absoluta" mas me disseram que se conseguíssemos "6db" na distribuição de alguns microfones no ambiente seria o ideal, e isto eu consegui.

14. Edson Carlos de Lima

Afiliado:
    11 Novembro 2018
    Aprovações Recebidas:
    0
    Esqueci de falar esse "6db" é utilizando o Ease Focus

15. Ediney de Souza Faro

Afiliado:
    12 Julho 2016
    Aprovações Recebidas:
    1
    Vamos lá, tudo aqui é uma questão de como você entregará o som para o público.
    Vou te dar um exemplo: Fui fazer um briefing em uma igreja e os irmãos reclamaram bastante do volume do som na frente do altar, e eu disse OK vamos ver a estrutura e tentar solucionar esse problema, legal, eles usam um line array da oneal da linha EVO 206 problema que detectei: Atrás e no centro, o som chegava com uma pressão legal, só que como as caixas ficavam mais ou menos uns 4 metros de altura e perto uns 3 metros da turma da frente, imagina a porrada nas orelhas. Nesse caso precisei ajustar o volume das caixas da frente para atender o povo.

Se seu som for móvel e você precisa atender ambientes diversos, aconselho você ter um controle de volume a mão, se seu sistema for fixo, ajuste uma vez e pronto.

16. Ediney de Souza Faro

Afiliado:
    12 Julho 2016
    Aprovações Recebidas:
    1
    No caso de sistemas fixos, não precisa comprar nada, ajuste nos próprios controles das caixas e pronto.

17. Edson Carlos de Lima

Afiliado:
    11 Novembro 2018
    Aprovações Recebidas:
    0
    Perfeito. Você recomenda eu usar o Smaart para conferir esta intensidade?

18. Ediney de Souza Faro

Afiliado:
    12 Julho 2016
    Aprovações Recebidas:
    1
    Sim pode usar, mas, para mim, o ouvido ainda é a melhor ferramenta para esses casos hehehe

Compartilhe esta Página