Cópia de sinal de entrada em mesas digitais

David Fernandes

Active Member
Olá pessoal.

Um irmão fez o seguinte questionamento em outro fórum sobre sonorização de igrejas do qual faço parte:

Ricardo disse:
kra eu gostaria de saber como vc faz essa cópia de entrada dos canais e se daria pra fazer em uma 01V ou 02R?

Deixa ver se consigo responder...

Veja a figura abaixo:

LS9-04.jpg


Esta é a visualização do canal 20 da Yamaha LS9-32, que usarei como exemplo. Agora veja a figura do painel traseiro da mesa...

LS9-09.jpg


A mesa trabalha com dois conceitos: o de entrada e o de canal. A entrada é mostrada na segunda figura, o canal na primeira. Vc pode endereçar qualquer entrada para qualquer canal, ou uma entrada para vários canais.

A título de exemplo, vamos imaginar que vc queira ter o sinal do violão, que está conectado na entrada 20, nos canais 20 e 40, simultaneamente. Vamos ver como fazer isso.

A mesa vem configurada de fábrica com a entrada endereçada ao canal correspondente, ou seja, a entrada 20 já vem de fábrica endereçada para o canal 20, portanto não é necessária qualquer alteração neste canal.

Para endereçar a entrada 20 para o canal 40, siga as instruções:

1) Selecione o canal 40.

2) Está vendo, na primeira figura, uma caixa cinza, abaixo do número 003, escrito IN 20 (No nosso exemplo, apareceria na caixa cinza, IN 40)? Mova o cursor até esta caixa e pressione ENTER.

3) Uma janela com todas as entradas vai surgir. Selecione a entrada 20 e pressione ENTER.

A partir de agora, vc terá os canais 20 e 40 recebendo sinal da entrada 20. Vc poderá tratar o sinal de forma independente nos dois canais, com exceção do ganho e phantom power.

Estive olhando o manual da 01V e este procedimento é perfeitamente possível nela. As instruções estão na página 43 do manual.

[]'s
 
David me da um help aki kra porque eu fuçei em todos os manuais da 01v e nada naum consegui fazer a cópia do sinal se puder ser mais específico um poko me ajudaria bastante valeu mano

DTA...
 
Ricardo.

Eu tenho que dar uma olhada no manual da 01V. Eu não tenho acesso a nenhuma mesa deste modelo para verificar como se faz na prática. Vou olhar o manual de novo e ver se posso te ajudar.

[]'s
 
bom...eu tenho acesso a 01v e acho que posso ajudar...rsrs
para colocar um sinal de entrada em 2 canais diferentes, vc entra no imputy path da mesa e, no canal que vc quer o sinal, vc seleciona a origem dele, seja os pres da mesa ou entrada nas placas de expansao...
vc pode colocar uma mesma entrada em todos os canais da mesa se quisder...
abçs.
ingo
 
Ricardo.

Vou transcrever o que o manual da 01V diz a respeito do endereçamento de canais. Segue abaixo.

Manual da Yamaha 01V disse:
Endereçando canais de entrada

Como default, os canais de entrada são endereçados como a seguir:

Conectores de entrada 1-16 ............. Canais de entrada 1-16
Canais de entrada ADAT 1-8 ............. Canais de entrada 17-24
Entradas via slot 1-8 ......................... Canais de entrada 25-32

Siga os passos abaixo para ver ou modificar os endereçamentos.

1) Pressione o botão DISPLAY ACCESS [PATCH] repetidamente até a tela abaixo surgir no display.

Patch01V.jpg


Os conectores e slots de entrada que estão endereçados aos canais de entrada são mostrados nas caixas de parâmetros (1) abaixo do número dos canais (1 a 32). Os indicadores de parâmetros são explicados abaixo:

- .................................................... sem endereçamento
AD1-AD16 ...................................... conectores de entrada 1-16
ADAT1-ADAT8 ................................. canais de entrada ADAT
SL-01-SL-16 .................................... canais de slot 1-16

Siga os passos abaixo para ver ou modificar os endereçamentos.

2) Use o botão de cursor para movê-lo ao parâmetro de endereçamento (1) que você quer modificar e gire o botão (wheel) de parâmetro, ou pressione os botões [INC]/[DEC] para modificar o parâmetro.

3) Pressione ENTER para confirmar a modificação.

Então, vamos ao exemplo do violão. Vc quer copiar o sinal de entrada do violão, que está conectado ao canal 1, também para o canal 17.

Vc não precisa alterar o canal 1, então movimente o cursor até o canal 17. Depois gire o botão de parâmetro (creio que é aquele bem grande que há na mesa) ou use os botões [INC]/[DEC] para modificar o parâmetro. No canal 17, o endereçamento padrão é ADAT1. Vá modificando até vc encontrar AD1, depois pressione ENTER para confirmar a modificação. Creio que assim vc terá o mesmo sinal da entrada 1 nos canais 1 e 17.

[]'s
 
o David Muito obrigado por responer tão rapidamente e eficiente...

embora eu tenha sanado minha dúvida o caso é que a minha 01v é do modelo antigo portanto não acho que tenha como fazer a cópia pois ela não tem esse display (PATCH)

mas muito obrigado mesmo

Fique na Paz Deus te abençoe muito abraços...
 
Oi Ricardo.

Se não me engano, é possível fazer o upgrade do software da mesa. Dá uma ligada pro Aldo Linares, consultor de produtos da Yamaha, que ele te diz se é possível ou não... ou manda um e-mail prá ele... ele sempre responde. O e-mail tem no site da Yamaha Brasil.

[]'s
 
David,

aproveitando que você falou no Aldo, foi ele que me explicou o que você havia perguntado em outro tópico.

É possível ter 2 operadores trabalhando na mesma mesa de som, um cuidando dos canais e outro dos masters (no notebook, por exemplo). Isso é possível nas DM1000, DM2000, O2R96 e PM5D.

Para fazer isso, basta configurar o Studio Manager

- Clique em System Setup
- na parte Channel Select, desmarque as duas opções (PC-Console e Console-PC).

Só isso. A partir desse momento, o Select do PC está independente do Select da mesa.

Essa opção não existe na LS-9 e na M7CL, mas isso pode vir a ser possível em futuras atualizações de software.

E-mail do Aldo: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

Passa lá para o pessoal do Yahoo, sei que isso levantou várias dúvidas lá.

Um abraço,

Fernando
 
David e Bersan muito obrigado pelas respostas e esclarecimentos..

irei sim ver com o aldo e ver se é possivel essa atualização na mesa muito abrigado
 
Back
Topo