Cubo Meteoro starblack 12

wills2ka

Member
Boa Noite pessoal, estou fazendo este topico para ver se alguem consegue me ajudar pois sou novato em tudo sobre audio. Estou tentando tomar de conta da mesa. E a igreja comprou o starblack 12 da meteoro (sei que muitos ai vao falar que nao é muito bom que é isso ou aquilo ne, mas foi o que compraram) Vi que la tem a saida do direct box né, entao peguei um cabo xlr liguei na saida da caixa e na mesa de som certo, so que na mesa de som estoura direto sabe? e aquela luz vermelhinha que esqueci o nome, acende direto ja tentei tirar o ganho mais ele fica no minimo do minimo e msm assmi estoura, queria saber o que eu estou fazendo de errado ou se é melhor deixar o baixo somente no cubo e nao ligar em linha, ou se é alguma coisa que tem que regular no baixo sei la viu, o modelo do baixo eu nao peguei com o irmao, mas é ativo ele...

Entao os equipamentos que nos temos la é muito antigo e ruim né mas fazer o que. a Mesa de som é uma ciclotron de 16 canais se nao me engano modelo max 16. e a potencia unic storm zx 600 e um equalizador cygnus ge 400. e as P.A chatter de 150w rms total de 4 p.a...tipo assim creio que sao pessimos equipamentos ne.

Nao sei se podem me ajudar tmb neste topico ne...mais aproveitando, tmb queria saber como faço pra mesa aguentar o tranco ne..porque agente so usava a mesa para o violao teclado e microfones...mais a mesa estoura direto..queria saber se tem algum esquema pra para de estourar.

Pesso desculpa a todos porque sou leigo em tudo sobre isso, se estou falando merda me perdoem ok...

Fiquem com Deus e muito obrigado desde de ja
 
Bom dia Will..

Pelo que entendi você conectou o cabo direto da saída "Line" do cubo na mesa, porém, na entrada Line ou Mic ?

Abraços
 
Opa Junior primeiramente valeu por tentar ajudar viu...

Entao cara assim eu pego o baixo ligo na entrada da cubo certo, e no proprio cubo tem a saida em xlr e esta escrito direct line eu acho, creio que seja o tal do direct box ne ( desculpem porque eu sou muito leigo, estou aprendendo tudo aqui pelo site =D) ai eu ligo o cabo xlr e a saida do cabo tmb é xlr e ligo na mesa de som... entendeu? ou seja o cabo é xlr macho e xlr femea ne.
 
Voce deve estar ligando na entrada mic da mesa. Então voce deve usar um cabo XLR (pra saída do cubo)/P10 (pra entrada line da mesa).
Acho que isso deve fazer parar de clipar (acender a luzinha vermelha do canal). E CUIDADO, se estiver mesmo ligando na entrada mic da mesa, voce corre sérios riscos de queimar o canal da mesa.
 
Só lembrando, o manual do star black 12 diz que essa saida é balanceada, se for fazer o cabo xlr->p10 que o amigo ali citou precisa antes observar sua mesa, como voce nao colocou exatamente o modelo dela é dificil dar uma resposta exata, mas se as entradas dela forem todas jack p10 voce pode sim ligar essa saida do cubo xlr na entrada mic da mesa desde que o p10 seja stereo para aproveitar o balanceamento do sinal, se a entrada mic da mesa for xlr painel, basta um cabo xlr->xlr (balanceado claro) que deverá funcionar normalmente... lembrando tambem que voce deve observar se a entrada mic da mesa for p10, tem que ver no manual se é balanceado... pode paracer estranho, mas ja vi marcas "capetas" de mesa usando entrada mic desbalanceada...
 
Sinto muito fábio, mas não é porque a saída do cubo é balanceada que pode-se liga-la diretamente na entrada de microfone...

O nivel de sinal da saída do cubo e de linha, e sinais de linha DEVEM ser ligados a entrada LINE ou no caso se a mesa tiver pad de atenuação acionar o PAD com o uso na entrada MIC...
 
Entao pessoal agradeço novamente a todos pela ajuda...

Entao peguei aqui o manual dela certo, so que eu leio e leio e nao entendo nada...uashusahuas, a linguagem que usa o manul e tecnica e eu nao conheço muito ai fico perdido...kkk

Mas o modelo dela é a MAX 16 mesmo, achei uma aqui no ml e ta ae o link para voces terem idea ok?
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193175541-mesa-max-16-16-canais-ciclotron-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lotron-_JM</a><!-- m -->


Entao estou ligando mesmo nas entradas MIC da mesa que é XLR.

Sobre a questao do p10 com XLR fiquei sabendo que nao era bom ligar assim pois ai que poderia danificar o canal...e agora?

A mesa tem entradas MIC em xlr LINE p10 e insert que é p10 tmb( nao sei pra que serve..asuhuashuas...vou ler o manual =D)
 
deneripr disse:
Sinto muito fábio, mas não é porque a saída do cubo é balanceada que pode-se liga-la diretamente na entrada de microfone...

O nivel de sinal da saída do cubo e de linha, e sinais de linha DEVEM ser ligados a entrada LINE ou no caso se a mesa tiver pad de atenuação acionar o PAD com o uso na entrada MIC...


Cara o que seria esse PAD? vou ver se ela tem aqui..
 
PAD é um circuito, atenuador de sinal de entrada em mesas de som, como ele você evita que haja distorções por excesso de volume..

Exemplo: -30 apertado ou +20 solto (é um botão)

[]'s.
 
Leonardo entao...a mesa aqui ela tem um esquema parecido com isso so que o botao esta marcado apenas 80HZ

Diz assim no manual...
80Hz. Low Cut: Quando esta chave esta acionada, introduz na entrada do canal um filtro passa-altas, que corta as baixas frequencias (graves) ate 80hz em 18dB por oitava. Este filtro é muito interessante quando o canal esta operando com microfone para voz, evitando que o canal reproduza o "PUF", "PUF" caracteristico de quando o microfone esta perto da boca do vacalista ou back vocal, ou mesmo quando o microfone esta exposto ao vento ou muito proximo aos altos-falantes de graves, limpando a resposta de frequencia, produzindo uma voz natural.
ATENÇÃO: cuidado para nao acionar esta chave quando o canal correspondente estiverem conectador instrumentos que reproduzam frequencias baixas, como contrabaixo, teclado, percussao eletronica, bumbo, surdo, tons e auxiliares (CD, MD, Tape-deck, etc.) ou voce perdera o "peso" dos graves destes instrumentos e/ou equipamentos, cortando frequencias abaixo de 80 Hz em 18dB por oitava.


Bom isto que diz o manual, e volto a repetir o que disse nas ultimas resposta e perguntas minha, o manul e muito complicado de entender...sauhsauhasuasuhas


Bom meus irmao sera que é este botao que voces estao falando?

Grande abraço
 
wills2ka disse:
Opa Junior primeiramente valeu por tentar ajudar viu...

Brother, aqui todos se ajudam, desde o mais pequenino (em conhecimento) ao mais experiente,
embora esteja tão pouco tempo membrado no site, me sinto da família ! rsrs

Simplificando...

As entradas MIC são entradas de alto ganho, voltado para sinais de baixo ganho (instrumentos, microfones, entre outros).
Você pode sim conectar um baixo, uma guitarra, um violão, entre outros, desde que esses forneçam um sinal de baixo ganho.

Pensa comigo de uma forma ilustrativa: Se tivermos uma garrafa com capacidade para 200ml e a enchermos com 200ml de água fermentada,
o que acontecerá ? Transbordará, correto ? Aí no seu equipamento, esse transbordo será no som, em forma de som rachado, distorcido, "auditivamente" falando, além das questões técnicas... (claro que é só uma ilustração pra você entender)

Acontece que, quando seu baixo passa pelo circuito pré do seu amplificador, saindo na direct line, este sinal de baixo ganho é convertido para um sinal de alto ganho. Se você conectar este sinal de alto ganho numa entrada de alto ganho, vai saturar seu sinal. Então é necessário conectar na entrada line da mesa, que é por sua vez uma entrada de baixo nível/ganho.

Conecta a ponta XLR (3 pinos) na Direct Line da caixa e a outra ponta sendo P10 estéreo na entrada Line da mesa, dessa forma:

P10%2Bsim%25C3%25A9trico.jpg

XLR%252520sim%2525C3%2525A9trico.jpg


É só seguir a sequência. Massa com Massa , + com + , - com -

Tenho uma sugestão , acessa este link ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/ProdServ.htm?query=max">http://www.ciclotron.com.br/ProdServ.htm?query=max</a><!-- m --> ) , baixe o manual completo da mesa, leia quando tiver um tempinho vai ajudar você conhecê-la um tanto mais.
 
Opa Junior que Deus te abeçoe cara...

Bom entao creio que o caso ja esta quase resolvido certo? vou providenciar o cabo XLR com P10 estereo e ver que bixo da ai eu posto aqui ok?

Bom se alguem puder me da um auxilio sobre o meu ultimo posto sobre aquele botaozinho tal de PAD ve se é este mesmo que citei...


Junior so uma obs, eu ja tenho este manual ai é como disse anteriormente né, a linguagem do manual e bem complexo é fica dificil de enteder certas coisas, mas eu vou pesquisando aqui no SAV e pela net ai vou achando...

Mas se o problema for so este mesmo esta resolvido uma das varias duvidas que tenho...

Nossa agora me veio uma duvida que pode parecer tosca mais eu nao conheço né, bom o baixo ele é ativo certo? e tem 2 saidas no cubo estao escrito HIGH e LOW creio que seja passivo e ativo né? bom em qual das duas entradas devo ligar o baixo ativo?

Valeu pessoal pelo apoio e fiquem com Deus
 
Os pads a que me referi só são encontrados em mesas analógicas grandes ou em digitais, (pelo menos não vi em nenhuma de pequeno porte)...

Assim como o leonardo explicou, ele nada mais são que um botao onde você seleciona se a entrada XLR (normalmente com nivel de microfone) terá nivel de linha ou de microfone (baixo ou alto ganho pra ser mais claro)...

Como o PAD desacionado a entrada XLR terá alto ganho (nivel de microfone) e se estiver acionada terá um baixo ganho (nivel de linha)...

Esse botão que você citou é na verdade o de LOW CUT (corte de graves)... o numero que está sendo indicado nele significa a frequencia em apartir dela o filtro irá atuar... no seu caso 80HZ...

Isso significa que ele começa a agir em 80Hz e como tem atenuação de 18dbs por oitava, isso significa que em 40hz o sinal está a -18dbs comparado a 80HZ... esse filtro eh mais usado pra evitar captacão de bumbo em outros mics como por exemplo nos vocais ou evitar aquele puff puff quando as pessoas falam muito proximo do microfone...
 
Ta ok ja entendi, bom como disse antes vou providenciar o cabo xlr com p10 estereo né e testar e semana que vem eu posto aqui para voces saberem se deu tudo certinho, so queria que me tirassem essa ultima duvida aqui que ja postei no anterior


"Nossa agora me veio uma duvida que pode parecer tosca mais eu nao conheço né, bom o baixo ele é ativo certo? e tem 2 saidas no cubo estao escrito HIGH e LOW creio que seja passivo e ativo né? bom em qual das duas entradas devo ligar o baixo ativo?"


Abraçao fica com Deus
 
Willian, boa tarde!!

Eu não consegui até hoje esclarecer bemmm essa dúvida, sou usuário de um starblack 15. Ele tem as entradas, mas elas são sinalizadadas como Passivo e Ativo, o que eu percebo é que tem algum limiter, algum tipo de atenuação nos picos quando ligo o baixo no ATIVO. Meu baixo é ativo mas uso sempre na entrada passiva os resultados de timbres são mais interessantes.

Eu já usei ele ligado na mesa, mas minha mesa de som tem o PAD ( a atenuação que eles falaram), e eu precisei acionar para não dar PICO.
 
Opa Philip muito obrigado pelas informaçoes, mais sou leigao de tudo cara, entao nao tem como eu te responder isso mas se algum dia eu conseguir esta resposta claro que postarei aqui..


Sobre voce ligar ele em linha, sera que mesmo eu usando o P10 sera que vai dar pico na mesa? =/
Porque estou pensando que o pico era causado porque estava usando xlr xlr tendeu?

Valeu abraçao


Se mais alguem ai souber me informar em qual ligar agradeço...grande abraço
 
wills2ka disse:
Opa Junior que Deus te abeçoe cara...

Bom entao creio que o caso ja esta quase resolvido certo? vou providenciar o cabo XLR com P10 estereo e ver que bixo da ai eu posto aqui ok?

Bom se alguem puder me da um auxilio sobre o meu ultimo posto sobre aquele botaozinho tal de PAD ve se é este mesmo que citei...

Will, o PAD fica logo entre os botões Gain e High, são os dois primeiros de cada fileira de botões no sentido vertical. Caso você utilize esta função, pode continuar usando o cabo XLR mesmo, não precisa desfazê-lo. Caso persista seu problema, acho mais fácil instalar um direct BOX...

wills2ka disse:
Nossa agora me veio uma duvida que pode parecer tosca mais eu nao conheço né, bom o baixo ele é ativo certo? e tem 2 saidas no cubo estao escrito HIGH e LOW creio que seja passivo e ativo né? bom em qual das duas entradas devo ligar o baixo ativo?



Valeu pessoal pelo apoio e fiquem com Deus

Entrada 01 - Sinal de alta impedância, ou seja, para ligação de baixo com captação passiva...
Entrada 02 - Sinal de baixa impedância , já é indicado para baixo com captação ativa ou, por exemplo, para baixo com utilização de pedaleiras...

Mãos a obra amigo !
 
Will, o PAD fica logo entre os botões Gain e High, são os dois primeiros de cada fileira de botões no sentido vertical. Caso você utilize esta função, pode continuar usando o cabo XLR mesmo, não precisa desfazê-lo. Caso persista seu problema, acho mais fácil instalar um direct BOX...


Ixi Junior agora voce me complico de vez..kkkk

Ta voce chegou a ver o modelo da minha mesa de som? porque creio que nao tem o PAD, esse detalhe que voce colocou ae "ENTRE O GAIN E O HIGH", na mesa nao tem o high pelo que eu me lembre.
O modelo da minha mesa e ciclotron max 16

Entao mais é correto ligar o que na mesa? xlr xlr? ou xlr p10 estereo?

Abraçao
 
Willian
A sua mesa não tem PAD não!
Mas voce disse que sua mesa não tem high, ela tem sim, só que voce deve chamar ele de agudo.
A solução mais barata é voce comprar/fazer um cabo XLR/ P10 balanceado e ligar na line da mesa.
 
Back
Topo