DCX 2496

Imagina Emerson, se quiser pode falar mais sobre esse assunto de medição pois creio ser muito interessante tanto pra mim quanto para o pessoal do forum.
 
Obrigado Raphael e Ingo pelo incentivo,

As palavras de vocês me incentivaram a escrever, quero com o texto abaixo, contribuir com todos aqueles que pretendem iniciar nesta area de medições.
Vou descrever um passo a passo para um principio de alinhamento, vejam bem, algo bastante basico, mas vai com certeza ajudar. Pessoal para quem ainda não sabe mexer ou não possui um smaart um clio... que são softwares bastante eficientes para tais medições, pode usar um analisador de espectro como PAA6, PG-AM, ULTRA-CURVE... já vai ter uma noção.

Primeiro passo a medição de plano terra:

O método de medição de plano terra proporciona um resultado quase como o de uma câmera anecóica. Coloca-se a caixa no chão(de preferência onde as paredes laterais da sala não estejam tão próximas) a dois metros da caixa, também no chão, coloque o microfone a ser usado desta forma ele vai se comportar como um PZM. A caixa precisa formar com a ponta do microfone e o chão um angulo de 90 graus. Se isto for feito ao ar livre excelente.

Segundo passo:

Deixe o Gerenciador em "FLAT" abra primeiro a via mais grave, use um decibelímetro abra o volume(use ruido rosa para estes testes) até uma pressão de 100db/spl. Assim você já vai estar vendo no analisador a resposta da caixa. Comece então a fazer ajustes das frequencias que julgar necessário através dos PEQ do gerenciador. Repita este processo para todas as vias.

Terceiro passo:

Vamos agora juntar as vias, automaticamente ao calibrar 100db/spl para cada via você já vai ter uma noção de volume entre elas. É bom deixar a via mais grave em 0db e fazer a atenuação em db das altas, isto depende de cada sistema. Agora conhecendo a resposta de cada via escolha a frequencia de corte entre elas. Você pode começar com o filtro LR24db/oct, marque no analisador a frequencia de corte e veja o que esta acontecendo nesta região quando você abre as duas vias. Baseado nisso experimente qual filtro deixa esta região mais plana. Uma dica, no caso de uso de filtros de 12db/oct eles causam uma defasagem de +90 graus na via dos agudos e -90 graus na via dos graves, formando assim um inversão de fase, para resolver isso inverta no gerenciador a polaridade da via dos agudos. Nesta etapa é preciso também ver a questão do delay.

Quarto passo:

Por fim é preciso acertar o cara que vai proteger todo mundo o Sr.Limiter.
Para o limiter não podemos fugir a matemática aos calculos. É preciso saber a potência dos transdutores em relação a amplificação usada, para definirmos o "TRESHOLD".

Quanto ao attack:
Veja a frequencia do passa altas de cada via e faça o calculo, 1 dividido pela frequencia do passa altas. Você vai ter o tempo de formação do ciclo desta frequencia. Transforme este resultado em ms e então esse será seu tempo de attack, pessoal isto não precisa ser tão exato mas aproximado. E o release eu recomendo 16x o tempo de attack.

Quem quiser um software para cálculos de treshold, attack e release me solicite por e-mail que eu envio.

Pessoal para concluir, existe muita teoria a ser vista em um alinhamento, apenas descrevi um paliativo, para ajudar quem quer começar. Mas tenho certeza que vai ajudar e muito, os que querem ingressar nesta tarefa de alinhar sistemas. Nesta interminável busca dos engenheiros pelo audio perfeito.
Desculpem algum equivoco ou erro de português, escrevi tudo isso na emoção, e baseado nos anos de experiências que tenho fazendo isso.

Um grande abraço a todos e fiquem com DEUS.
 
o emersn..vc escreveu dois super textos..não quer juntar os dois em um, acrescentar algumas coisa a mais e mandar pro bersan postar como artigo??
 
sem dúvida excelente o texto..
ai emerson...escreve um pouco mais e manda pro bersan...vira artigo fixo aki e vai ajudar mta gente...
 
Emerson Duarte disse:
Obrigado Raphael e Ingo pelo incentivo,

As palavras de vocês me incentivaram a escrever, quero com o texto abaixo, contribuir com todos aqueles que pretendem iniciar nesta area de medições.
Vou descrever um passo a passo para um principio de alinhamento, vejam bem, algo bastante basico, mas vai com certeza ajudar. Pessoal para quem ainda não sabe mexer ou não possui um smaart um clio... que são softwares bastante eficientes para tais medições, pode usar um analisador de espectro como PAA6, PG-AM, ULTRA-CURVE... já vai ter uma noção.

Primeiro passo a medição de plano terra:

O método de medição de plano terra proporciona um resultado quase como o de uma câmera anecóica. Coloca-se a caixa no chão(de preferência onde as paredes laterais da sala não estejam tão próximas) a dois metros da caixa, também no chão, coloque o microfone a ser usado desta forma ele vai se comportar como um PZM. A caixa precisa formar com a ponta do microfone e o chão um angulo de 90 graus. Se isto for feito ao ar livre excelente.

Segundo passo:

Deixe o Gerenciador em "FLAT" abra primeiro a via mais grave, use um decibelímetro abra o volume(use ruido rosa para estes testes) até uma pressão de 100db/spl. Assim você já vai estar vendo no analisador a resposta da caixa. Comece então a fazer ajustes das frequencias que julgar necessário através dos PEQ do gerenciador. Repita este processo para todas as vias.

Terceiro passo:

Vamos agora juntar as vias, automaticamente ao calibrar 100db/spl para cada via você já vai ter uma noção de volume entre elas. É bom deixar a via mais grave em 0db e fazer a atenuação em db das altas, isto depende de cada sistema. Agora conhecendo a resposta de cada via escolha a frequencia de corte entre elas. Você pode começar com o filtro LR24db/oct, marque no analisador a frequencia de corte e veja o que esta acontecendo nesta região quando você abre as duas vias. Baseado nisso experimente qual filtro deixa esta região mais plana. Uma dica, no caso de uso de filtros de 12db/oct eles causam uma defasagem de +90 graus na via dos agudos e -90 graus na via dos graves, formando assim um inversão de fase, para resolver isso inverta no gerenciador a polaridade da via dos agudos. Nesta etapa é preciso também ver a questão do delay.

Quarto passo:

Por fim é preciso acertar o cara que vai proteger todo mundo o Sr.Limiter.
Para o limiter não podemos fugir a matemática aos calculos. É preciso saber a potência dos transdutores em relação a amplificação usada, para definirmos o "TRESHOLD".

Quanto ao attack:
Veja a frequencia do passa altas de cada via e faça o calculo, 1 dividido pela frequencia do passa altas. Você vai ter o tempo de formação do ciclo desta frequencia. Transforme este resultado em ms e então esse será seu tempo de attack, pessoal isto não precisa ser tão exato mas aproximado. E o release eu recomendo 16x o tempo de attack.

Quem quiser um software para cálculos de treshold, attack e release me solicite por e-mail que eu envio.

Pessoal para concluir, existe muita teoria a ser vista em um alinhamento, apenas descrevi um paliativo, para ajudar quem quer começar. Mas tenho certeza que vai ajudar e muito, os que querem ingressar nesta tarefa de alinhar sistemas. Nesta interminável busca dos engenheiros pelo audio perfeito.
Desculpem algum equivoco ou erro de português, escrevi tudo isso na emoção, e baseado nos anos de experiências que tenho fazendo isso.

Um grande abraço a todos e fiquem com DEUS.

Rapaz... vc poderia escrever um artigo sobre isso, hein... seria muito bem vindo.

A propósito... vc poderia me enviar o software para cálculo do threshold e cia? Manda para <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->.

[]'s
 
também quero um..
se não for demorar muito no artigo do Bersan... até da pra esperar...

mais ficou uma duvida..??? afinal o DCX não é tão bem vindo assim..??

Vou precisar trocar os meus FBQ6200, eles dão muito vazamentos... e estava pensando em um DCX.. mas acho que vou mudar de ideia... tenho um amigo aqui que me ofereceu os yamaha dele... ou alquém pode me ajudar.. a escolhar um melhor...

[]'s..
 
Back
Topo