DCX 2496

Quando o raphael falou eu até foi dar uma relida no manual pra ver se ele tinha essa função mesmo, eu não encontrei.

Abraços!
 
Desculpa pela confusão gente, é porque eu vi em algum aparelho do genero essa função.

Mas faça o possível pra não usar esse aparelho.
 
raphael leal disse:
Desculpa pela confusão gente, é porque eu vi em algum aparelho do genero essa função.

Mas faça o possível pra não usar esse aparelho.

Raphael

Qual pelo qual motivo vç não gosta do FBD, pelo fato que ele é complicado de mexer, ou de que ele corta muito algumas frequências, ou pq ele não tem muita utilidade em som ao vivo mesmo?

Abraços!
 
Todas as opções acima...rs

Mas eu não vejo utilidade pra ele, se o sistema for bem ajustado dá pra trabalhar tranquilo sem ele.
 
excelente periférico.
para caixas full range eu uso cortes acima de 80Hz à 20 Kz, deixando as graves 20Hz - 80Hz para os subs.

Abs

Ojeda
 
Já que na igreja não tem batera, e de vez em quando o baixo faz linha, posso deixar o corte em torno de 60Hz nos graves, e para os agudos uns 18KHz pra protege um pouco o driver?
 
O corte do sub que mais me agradou foi em 45 a 100hz - LR 48db/8ª.

Já que na igreja não tem batera, e de vez em quando o baixo faz linha, posso deixar o corte em torno de 60Hz nos graves, e para os agudos uns 18KHz pra protege um pouco o driver?

Se vc cortar en 15Khz não vai sentir muita diferença e vai poupar mais seus drives.
 
15 khz acho muito baixo...

Para ter uma idéia, deixo o semi-paramétrico de médios agudos em 16khz em uma soprano nossa para cortar o sibilado, e dá diferença...
Você pode acabar perdendo alguns harmônicos se cortar em 15 khz. Ainda mais se usar um filtro de 48 Db/8ª...
 
Esqueci de colocar o filtro, um de 12db8ª

Mas olhe:
graf_limites_frequencias.gif
 
Me perdoe Isinho,


mas quem vai escutar harmônicos de 15kHz ? :shock:


E o rolloff ? Isso é esforço inútil do driver.


Nadico, tem gente que diz que o filtro L-R não é o melhor para a via de graves.....


Abraços.
 
W. Christian disse:
.
Nadico, tem gente que diz que o filtro L-R não é o melhor para a via de graves.....
Abraços.

O que seria filtro L-R, e os filtros que vç's estavam falando..........
pelo que eu vi no DCX vç mudando esses filtros vç muda a curva do x-over, isso significa a curva que ele vai fazer?

Desculpa pela pergunta :) ........coisa de iniciante.....rsrsrsrs

Abraços!
 
Posso estar redondamente enganado, mas onde faço som (igrejas Adventistas) geralmente tem boa acústica e quase não tem ruído interno...
Portanto não mascara nenhuma faixa de frequencia. Já cortei e senti sim diferença...
Só que cortei por meio de um equalizador analógico...
 
O que seria filtro L-R, e os filtros que vç's estavam falando..........
pelo que eu vi no DCX vç mudando esses filtros vç muda a curva do x-over, é isso que significa a curva que ele vai fazer?

Desculpa pela pergunta Smile ........coisa de iniciante.....rsrsrsrs

Abraços!

Veja Leandro:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=4557">http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=4557</a><!-- m -->
 
Eita gente, estava trabalhando muito, fiquei sem pc de terça até hoje, mas o que pude perceber hoje é que o nadico entende muito bem de como processar com o DCX, os outros tem algumas dúvidas, pois bem fica aí o desafio aos administradores a fazer o tão requerido tutorial, e mais uma pedida quero sugerir um artigo de como processar o som, se possivel com o DCX.
 
Meio que ressucitando o tópico, é uma boa idéia essa do LIU, pelo menos um artigo para fazer as configurações basicas do DCX......quem disponibilizar de tempo isso seria uma grande ajuda.

Ai vai mais uma pergunta!
Para eu controlar o DCX pelo pc eu só presciso do cabo de 9 pinos e do programa do DCX intalado no pc? Como diz no manual?

Abraços!
 
e sobre a questão dos harmonicos, vc pode não ouví-los tão nitidamente, mas eles servem para sua percepção. veja, não pq não escutamos que não as sentimos....
se vc corta os agudos numa faixa mito baixa, vc perde um pouco da ambiencia, do respiro, fica um som não natural, com muita cara de som editado. o ideal seria podermos reproduzir tudo sem problemas...mas...
idem com os graves, onde vc perde peso..e por ai vai...
 
Ola Leandro,

Então por exemplo, como meu sistema é full-range eu posso no X-Over deixar o sistema respondendo de 20 Hz a 20KHz, e fazer a equalização no eq paramétrico?

Os equalizadores paramétricos dos gerenciadores, estão ali como uma ferramenta para correção de deficiências na resposta de frequencia da caixa acústica. Esta correção é importante que seja feita através de um instrumento de medição, como por exemplo o smaart live, é preciso também medir de forma que as reflexões do ambiente não interfiram na resposta da caixa, que esta sendo medida. Então assim você consegue usando os PEQ do gerenciador chegar a uma resposta o mais "FLAT" possível. Quem quiser se aprofundar mais no assunto procurem aprender sobre medição de plano terra.
Não sei que caixa você esta usando, mas se ela já é processada talvez tenha esta correção em seu processamento interno. Se este processamento da caixa que você usa não esta lhe agradando retire da caixa, e faça todo o processamento pelo gerenciador.

Quanto aos filtros é preciso ter uma noção sobre o que cada um tem como características, e o que representam exatamente na região de corte ou seja no xover.

Para quem tem duvidas quanto a filtros e não tem como medir seu sistema, eu recomendo o uso do filtro Linkwitz-Riley de 24db/oct.
Por que?
Este filtro possui uma resposta plana na região de corte, sua diferença de fase entre as vias é nula, ou seja a fase se mantém em zero.

Obs. Em meus trabalhos de consultorias que faço sobre alinhamento, o problema que encontro mais freqüentemente é seleção de filtros errados, comprometendo assim todo o sistema. Tomem muito cuidado na escolha do filtro a ser usado.

Uma outra questão muito importante é a defasagem entre as vias, isto tem que ser corrigido com o uso do delay, muitas caixas são construídas fisicamente desalinhadas, ou seja, um transdutor esta mais a frente em relação ao outro. Se não tem como medir o delay de cada via, abra a caixa e tire uma medida do alto-falante até o fundo da caixa, e depois do driver também, fazendo assim uma relação de distancia e depois faça o atraso de quem esta na frente, colocando esta diferença no delay do gerenciador. Pessoal isto é uma receita de bolo, mas já ajuda muito, o certo é medir o tempo de disparo de cada via, através de um instrumento de medição.

Desculpem me alongar muito no texto.

Um grande abraço a todos.
 
Back
Topo