DI PWS: Alguem conhece ?

bustillos

Active Member
Ola Pessoal

O vendedor da loja onde compramos equipamentos de audio para a igreja, me ligou hoje dizendo que haviam chegado algumas DIs com preço bem em conta e que o pessoal em Sao Paulo estava elogiando muito essa nova marca. Como estou precisando comprar 3 DIs para ligar baixo, teclado e guitarra no PA pedi a ele 2 modelos emprestados para testar nesse final de semana.

A marca é PWS, modelo PDB-02 (passivo) e ADB-330 (ativo). Vem numa embalagem bem simples e só a DI Passiva veio com metade de uma folha A4 a titulo de manual.

Esses sao os dados que estao no manual:
Impedancia de Entrada: 40kOhms
Impedancia de Saida: 300Ohms
Resposta de Frequencia: 20hz-20khz
Entrada/Saida: -20db
Peso: 150g
Dimensoes: 90mm x 74mm x 41mm
Caixa em aluminio

A duas sao bonitas de ver, sem rebarbas, sem sobras ou folgas nos encaixes. Todos os cantos arredondados.

A DI Passiva custa R$ 100,00 e a Ativa R$180,00

Nunca trabalhei com DI na igreja, mas agora preciso do teclado na mesa para poder enviar o audio para o coral que fica do outro lado da igreja. E antes nao tinhamos um grupo de louvor, entao a cozinha tocava apenas com a orquestra, mas agora estao montando uma banda para o grupo de jovens, e vou precisar da banda no PA.

O artigo sobre DIs foi de grande ajuda, mas agora vamos ver na pratica como a coisa funciona. Gostaria da opinião de voces sobre o que devo observar nas DIs. O que indica maior ou menor qualidade? Abaixo estao as fotos, e pra quem entende, fiz uma foto do interior da DI Ativa.

Onde devo usar a DI Ativa e onde devo usar a Passiva?

Obrigado
Andre

Passiva
dsc00029.jpg


dsc00028.jpg


dsc00027.jpg


Ativa
dsc00024.jpg


dsc00022.jpg


dsc00021.jpg


dsc00007.jpg
 
DI PWS

Você disse que precisa da DI pois vai colocar a guitarra, o baixo e o teclado na mesa, os dois primeiros precisam de DI para que haja o casamento de impedâncias e balancear o sinal, posibilitando enviá-lo a grandes distâncias para a mesa sem ruídos, porém o teclado tem saída de baixa impedância, menos sucestível a ruídos em grandes distâncias. Ao ligar sua saída na DI pode ocorrer um descasamento de impedâncias! Por isso teste antes e sugiro mandar o sinal dele sem a DI para comparar os resultados. Um abraço!
 
Re: DI PWS

Edson Soriano disse:
o teclado tem saída de baixa impedância, menos sucestível a ruídos em grandes distâncias
O teclado que usamos lá na igreja é um Kurzweil SP-76 e sua saída é de alta impedância (11KOhms), e o que tem baixa impedância é o baixo, mas mesmo assim balanceio tudo através do DI, o resultado é muito, mas muito melhor, principalmente no que diz respeito ao sinal do baixo, muito mais limpo e encorpado.

Abraços!
 
Edson,

eu acho que você se enganou...

porém o teclado tem saída de baixa impedância

O teclado também tem saída de alta impedância, assim como guitarra e contrabaixo. Quem tem saída de baixa impedância é microfone!

O que o teclado tem é um nível de sinal (não tem nada a ver com impedância) mais alto que os outros instrumentos (alguns chegam a 2V na saída), por isso menos suscetível a ruídos que uma guitarra (500mV na saída), por exemplo.

Eduardo,

essa marca PWS é nova, parece que é de algum fabricante brasileiro mesmo. Em outro post, o rapaz comprou um amplificador de fone, mas a semelhança desses DI´s, sem manual, sem caixa, sem fabricante. Logo, difícil atestar a qualidade ainda.

Mas agradeço as fotos. Por elas, dá para ver que o acabamento é bom e a montagem interna é bem feita.

Quanto a qualidade, se ativa ou passiva, se marca X ou Y, a solução é uma só: testar! O Eduardo falou bem: teste com a DI e sem a DI (e, se possível, de outras marcas também), e compare os resultados. É a melhor solução.

Um abraço,

Fernando
 
Eduardo?? Hum...digitando e conversando ao mesmo tempo hein... :D

Eu vi na mesma loja o amplificador de fones. É muito parecido com o Megaclick, mas bem mais firme e com acabamento melhor. Vou ser se consigo pegar um la pra postar as fotos.

[]´s
ANDRE :)
 
Bersan, a saída de um teclado é feita através de um Amplificador Operacional e por isso sua Impendância é de menos 1 kohm (mais alta que o mic mas bem mais baixa que uma guitarra), já na guitarra ou baixo, a saída vem de um captador dinâmico de vários kohms, por isso disse que era de menor impedãncia. Na minha Igreja não usamos DI para o teclado e mandamos o sinal a uns 30 metros sem ruídos.

Aproveito para somar a informação sobre o teclado, um trecho deste comentário do memso assunto pelo grande Edu Silva:
" Um teclado tem média impedância de saida (abreviadamente Zout), da ordem de algumas centenas de ohms ou um pouco mais, e podem ser ligados direto na entrada de linha (LINE IN), mesmo sem DI. Apenas quando a distância entre palco e mesa é grande (várias dezenas de metros), precisamos da DI balanceando o sinal. Mas cada caso é um caso - depende do teclado, qualidade e comprimento do multicabo, mesa, etc. Você pode experimentar e ver se funciona."
Extraído do link: <!-- m --><a class="postlink" href="http://209.85.215.104/search?q=cache:yOvBtRepC28J:audiolist.org/forum/viewtopic.php%3Ft%3D688+imped%C3%A2ncia+teclado&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=5&gl=br">http://209.85.215.104/search?q=cache:yO ... cd=5&gl=br</a><!-- m -->
 
Hummm...,

Acho que lí alguma coisa errada no manual do teclado e me confundi então, vou dar uma outra checada amanhã.

No caso bo baixo ativo e teclado então, será que tem problema usar DI?No método da tentiva e erro, para nós com o DI ficou muito melhor.

Será que a longo prazo posso causar algum dano ao sistema?

Abraços!
 
Nosso baixo é ativo, mas eu pensei em tirar o sinal da saida de linha do ampli Meteoro. Eu preciso de DI nesse caso ou posso ligar direto numa entrada Line da mesa??

A guitarra usa uma pedaleira que tambem tem saida de linha.

Nunca tentei isso, mas teoricamente eu nao precisaria de nenhuma DI. Seria so ligar tudo em entradas Line?

A vantagem da DI seria tornar o sinal compativel com o pre de microfone da mesa e aproveitar a coloração que ele da no sinal?

[]´s
Andre
 
André Bustillos, desculpe ter te chamado de Eduardo. Confundi com outra pessoa, mas não estava no MSN com ninguém não. Não uso MSN e outros semelhantes.

Edson, nada como ter um engenheiro eletricista experiente aqui. Você está corretíssimo. Teclados (pelo menos a maioria) tem a saída de baixa impedância, na faixa de 1 KOhm.

Manual de um Kurzweil SP 76/88, muito "querido" por tecladistas da minha denominação:

"Impedance
Line Outs 1.0K Ohms
Phones 47 Ohms
Output Level 3.45 Volts RMS (4.9V peak) Max 1.0 Volts RMS typical
Dynamic Range >103 dB ÒAÓ weighted"

Logo, considerando o motivo de casamento de impedâncias, realmente o teclado deve ser ligado ao conector MIC IN das mesas de som. Ligar no LINE IN pode trazer perda de sonoridade, principalmente nos agudos, sintoma clássico do descasamento de impedâncias.

Trabalho com isso a 18 anos e nunca, nunca tinha reparado neste detalhe. Aprendi mais uma. Obrigado.

Por outro lado,

quando consideramos que o nível de saída de sinal do teclado é muito, muito alto (até 4.9V de pico, incrível), e quando consideramos que as entradas MIC IN em geral não são preparadas para um nível tão alto, é preferível trabalhar mesmo com LINE IN, cujos CI´s de pré-amplificação (os ampops) são preparados para trabalhar com tensões mais altas. LINE-IN seria mais seguro!

Claro que isso depende de equipamento para equipamento. Trabalhei com uma Mackie 1604VLZ-Pro que aceita máximo de 5V tanto na entrada de linha quanto de mic. Como disse o Edu, cada caso é um caso.

Mas há mais um motivo para se ligar o teclado no LINE-IN. Muitas mesas importadas tem chave única de Phantom Power, habilitando o recurso para todos os canais. Para ligar o teclado em MIC IN, vamos precisar de um cabo P10-XLR. E isso significa que as saídas do teclado vão receber tensão de Phantom Power. Acho que existe risco de queima das saídas se elas receberem tensão de Phantom. Ou então usar um DI, para transformar o sistema de desbalanceado em balanceado, resolvendo o problema do Phantom Power.

No final, acho que caímos no mesmo resultado, se não por um motivo, por outro. Ou a gente liga o teclado no LINE-IN via cabo P10-P10 desbalanceado, ou em MIC-IN via Direct Box.

Mas não sou engenheiro. Posso estar errado em alguma coisa.

Um abraço,

Fernando
 
a título de experiencia, em um evento que fiz recentemente, no começo usei uma di para balancear o sinal de um teclado e envia-lo a mesa. detalhe, a mesa encontrava-se ao lado do pa e o teclado em um mesanino, no fundo, coisa de 40 metros. ao surgir mais um violão, nao tive duvida, liguei o teclado direto em linha e deixei a di para o violao. nos dois casos com o teclado, tive um bom resultado. apesar de que sem a di, tive sim alguma perda de sinal por causa do compeimento dos cabos e das conexoes de emendas.
ingo
 
Alto lá pessoal... acho que estamos fazendo algumas confusões aqui.

Edson Soriano disse:
Ao ligar sua saída na DI pode ocorrer um descasamento de impedâncias!

Isso não acontece pq a saída do direct box é compatível com a entrada do canal da mesa.

Bersan disse:
Logo, considerando o motivo de casamento de impedâncias, realmente o teclado deve ser ligado ao conector MIC IN das mesas de som. Ligar no LINE IN pode trazer perda de sonoridade, principalmente nos agudos, sintoma clássico do descasamento de impedâncias.

Vc está confundindo casamento de impedância com o nível do sinal. O casamento de impedâncias, quando tratamos de transporte de sinal entre equipamentos, não é encarado da mesma forma que no caso de amps e caixas, onde a impedância de saída deve ser igual à de entrada. Qd tratamos de conexão entre equipamentos, a impedância de entrada deve ser cerca de 10 vezes maior que a impendância de saída do equipamento anterior. Por isso, entradas de mics podem ter impedâncias entre 1K e 5 KOhm, enquanto entradas de linha têm impedâncias maiores que 50KOhm.

No caso dos teclados, apesar deste instrumento ter uma impedância "média", como citou o Eduardo em outro post, eles trabalham com sinal de linha e não devem ser ligados na entrada MIC, sob pena de termos o sinal distorcido. Outro detalhe é que a saída dos teclados não é balanceada (como em todos os instrumentos eletrônicos) e por isso a necessidade de DI's para enviar o sinal a grandes distâncias. Em distâncias entre 10 e 50 m, caso o local seja livre de interferências eletromagnéticas, o teclado pode ser conectado à entrada de linha da mesa diretamente, sem necessidade de DI. No entanto, caso haja problemas de indução eletromagnética, o DI é imprescindível.

[]'s
 
Back
Topo