DRT

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Recebi uma proposta para trabalhar como técnico num estúdio de tv.
Serão programas gravados, de entrevistas, ou seja, 2 ou 3 microfones, quando muito um esquema simples de banda. Soltar trilhas sonoras, áudio de VT, etc...

Imagino ser um trabalho simples, operando uma O1V.


Minha dúvida é a seguinte: é necessário ter DRT para exercer essa profissão? Sou maior de idade, e tecnicamente, me considero capaz de fazer esse serviço, apesar de não ter nenhum curso de formação na área.
 
A PAZ

Gabriel, pelo que já li em diversos tópicos em outros sites parece que é obrigatório, mas quem pode melhor le explicar é o ingo, que por sinal anda sumido.


Heriberto
 
Esqueci de escrever a segunda parte da pergunta:

Se for realmente necessário, qual a meneira mais rápida/barata de conseguir um DRT?
 
é necessário ter DRT para exercer essa profissão?

A empresa exigiu? Se sim, vai ter que tirar. Se não exigiu, não precisará dele agora, mas talvez no futuro sim.

Por enquanto, a profissão de operador de PA não é regulamentada por lei, logo as exigências de DRT e CREA são questionáveis. Entretanto, o CREA tem insistido que os profissionais que trabalham com isso precisam ter formação técnica, logo precisam de CREA. Em alguns estados, já conseguiram decisões judiciais obrigando as empresas de soorização (e as outras que precisam de técnicos de sonoriação) a terem registro no CREA e consequente registro na DRT.

Assim, aceite o emprego, e procure tirar logo o documento. Se no futuro precisar...

Um abraço,

Fernando
 
Eu assisti uma palestra do CAM falando sobre isso. Se nao me engano, ate ano passado dava pra fazer uma prova e comprovar os conhecimentos. Agora parece que mudou a lei e tem que fazer o curso inteiro...acho que sao 2 ou 3 anos. É tipo um curso tecnico. Procure mais informacoes com o CAM

http://www.camaudioemusica.com.br/


[]´s
Andre
 
olá povo....
bom, vou tentar, mas tentar mesmo resumir a ópera.

está havendo uma pequena confusão aqui sobre os tipos de registros.

há 2 formas de se tirar o registro de capacitação profissional, para 2 finalidades diferentes, e o registro em si é expedido pela delegacia do trabalho da sua cidade/região.
vou explicar...rsrs

a DRT, sigla de Delegacia Regional do Trabalho, te dá um registro em carteira (ou um carimgo ou uma etiqueta), com o tipo de especialidade e sua função. Um exemplo, eu tenho o registro em uma especialidade, RADIALISTA, com 3 funções, Operador de microfone, op. de áudio e sonoplasta. para cada uma das funções, tenho um registro na minha carteira, com o número deste registro. no meu caso, está na minha assinatura da mensagem a minha DRT. como falei, o único orgão que expede este registro, é a DRT.

ai vem a forma de tê-lo.
e vai depender do que você pretende.
se você trabalha com sonorização de shows e espetáculos (op. de PA/Monitor, sonoplasta de teatro/espetáculos, e demais profissões ligadas ao show bizz, ou a sonorização de igrejas) quem te avalia sobre a sua capacidade técnica e regulamenta a profissão é o SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de cada estado (segue o link do SATED/SP - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.satedsp.org.br/">http://www.satedsp.org.br/</a><!-- m -->). cada SATED cobra uma taxa que lhe convém para avaliar e encaminhar seu material à DRT. Para quem está achando com cara de máfia, é mesmo...!!!!
o SATED /SP cobra um salário mínimo, ou seja, mais de 400 reais. calro que é um absurdo, e por isso praticamente nenhum técnico de locadora ou de shows tem o registro.

agora, se o seu objetivo é trabalhar com rádio ou tv (gabriel!!!!!), você precisa ser avaliado pelo Sindicato dos Radialistas do seu estado, ou o SindRad (segue o link do de SP - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.radialistasp.org.br/">http://www.radialistasp.org.br/</a><!-- m -->)
aqui em sp, a taxa tá em 60 reais se não me engano pra avaliar o seu pedido. pra quem se torna sócio do sindicato, acaba sendo de graça...rsrs

bom, depois que o seu pedido é avaliado pelo órgão certo, você leva a indicação do sindicato ao DRT e eles concedem o registro.

ótimo, até aqui falei sobre como tirar e onde ir, mas pra que serve este treco?!?!?!?

bom, como eu falei, pro técnicos de espetáculos, não tem muito sentido, afinal, poucos são os shows e espetáculos que exigem o registro, afinal, o cache de muitos não chega ao valor de 400 reais cobrado pelo sindicato.

mas......se você for pro mercado de radialistas, ou seja, se você for trabalhar em rádio e tv, é OBRIGATÒRIO ter o registro. emissora que tem funcionário radialista sem o devido registro, paga multa e corre o risco de ter ou de demitir o cara ou até perder a concessão do canal. algumas tvs evangélicas, como a gospel (renascer) e rit (ig da graça) tiveram de se adequar rapidamente nos ultimos anos, já que foram ameaçadas pelo sindicato de processo trabalhista.

veja a quantidade de profissões correlatas ao chamado staff técnico de televisão na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mtecbo.gov.br/busca/descricao.asp?codigo=3732-05">http://www.mtecbo.gov.br/busca/descrica ... go=3732-05</a><!-- m -->

é baseado nesta descrição que o pessoal de tv exige o registro, de modo a filtrar quem se está contratando. assim, evitamos que 'perdidos ou !entendidos!' no assunto acabem pilotando uma mesa de som ou vídeo em uma tv.

cara, se você desejar crescer neste ramo, tire a DRT e vá averbando (depois que você tem a 1ª, eles colocam todas sob o mesmo número pra facilitar) as outras, assim como eu fiz e estou fazendo. tirei a de operador de áudio e depios as de sonoplasta e operador de microfone.

uma dúvida comum, é sobre como se tira. pelo menos pros radialistas, você pode comprovar experiência em carteira por mais de 1 ano, fazer um curso de sonoplastia (ai em DF preciso ver qual tem..rsrs), ou ainda comprovar com material (áudio, vídeo, folders, crachás) seus trabalhos na área. ou como o gabriel falou que o pessoal da tv está convidando ele, uma boa carta de recomendação deles pro sindicato ajuda.

recomendo muito a leitura de todos os itens do link da CBO que passei. se observar bem, do lado direito há alguns tópicos legais, como competências pessoais, atividades e recursos de trabalhio.

acho que é um resumo da ópera isso tudo ai...rsrs
se tiverem alguma dúvida, falem ai...
não to sumido não..vejo todo dia o fórum...rssr..apenas tem alguns tópicos que eu estou meio por fora, tipo caixas e projetos..rsrs
mas to sempre por aki..
abçs!!!!!
ingo
 
Em Feira de Santana-BA tem uma franquia da CAM, andei pesquisado alguns cursos, e me interessei pelo de ÁUDIO PROFISSIONAL que leva de 72 a 90 horas aulas. Perguntei sobre o DRT e me disseram que eu teria que completar 280 horas aulas.
 
oi..so uma pergunta??
é pra radialista ou técnico em espetáculos???
se for radialista, de uma olhada e ligue aki:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sinterpba.org.br/">http://www.sinterpba.org.br/</a><!-- m -->

se for de espetáculos, vá aki;

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.satedba.com.br/">http://www.satedba.com.br/</a><!-- m -->

abçs
ingo
 
ingo disse:
algumas tvs evangélicas, como a gospel (renascer) e rit (ig da graça) tiveram de se adequar rapidamente nos ultimos anos, já que foram ameaçadas pelo sindicato de processo trabalhista.

É justamente para a TV Gospel que fui convidado. Compraram agora um canal UHF para Brasília.
Liguei para eles hoje a tarde, e eles disseram que o DRT é sim necessário para a contratação. Como segunda opção, posso entrar como estagiário, já que sou universitário em Comunicação Social.


ingo disse:
pelo menos pros radialistas, você pode comprovar experiência em carteira por mais de 1 ano, fazer um curso de sonoplastia (ai em DF preciso ver qual tem..rsrs), ou ainda comprovar com material (áudio, vídeo, folders, crachás) seus trabalhos na área. ou como o gabriel falou que o pessoal da tv está convidando ele, uma boa carta de recomendação deles pro sindicato ajuda.


Nunca tive carteira assinada, mas tenho vários serviços realizados na área, como:

-participar da técnica na gravação de 3 DVDs do Renascer Praise,
-sonorização ao vivo na igreja nos cultos e eventos
-serviços de instalação numa empresa de consultoria
-direção de palco nas Marcha para Jesus em Brasília


Isso é o suficiente, será?
 
vamos por partes...rss
parte 1:
nadico...se ninguem te pedir, então nem esquente....praticamente ninguem tem registro em espetáculos e shows..eu mesmo, trabalhei com espetáculos, PA/monitor durante 6 anos e sem DRT.

parte 2:
gabriel...suspeitei que fosse na gospel.....já que vc é da renascer...
você tem 2 caminhos..
se eles precisarem com muita urgência de você, você pode negociar a sua entrada como estagiário e assim que tiver com registro, você seria promovido, mas cuidado, faça tudo com muita segurança, senão você fica o resto da vida como estagiário, ok?
o outro caminho, é dar o número do protocolo da entrada do processo e aguardar o registro sair. se sair, ótimo, se não, vc fica sem emprego...rsrs

sobre os documentos...
1-não leve a sério qualquer documento em que você não tenha ganho pelo serviço. serviço voluntário em igreja não vale....falo isso de conhecimento próprio, fiquei 10 anos em uma igreja, e isso só valeu pra mostrar na entrevista que eu tinha conhecimento. vi que você participou de shows e dvds, você tem os crachás??
ou algum documento que comprove sua participação, tipo nome na capa, recibo de cahcê?
se tiver, junte tudo isso aos seus documentos e leve ao sindicato dos radialistas do DF.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.radialistasdf.com.br/">http://www.radialistasdf.com.br/</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://radialistasdf.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=14&Itemid=28">http://radialistasdf.com.br/index.php?o ... &Itemid=28</a><!-- m -->

veja ai a lista...
leve lá e dê entrada tão logo você consiga....
se tiver mais dúvidas, avise...
abçs
ingo
 
ah...esqueci de falar uma coisa...
não ache q 2 mics não são difíceis...
você vai lidar com egos inflados de diretores de programa, diretores de imagem, apresentadores, produtores...
operadores de microfone que não te obedecem, e por ai vai....
fora ter que fazer tudo correndo e meio sem tempo...
acredite é uma loucura deliciosa...rsrss
ingo
 
oi.....olha gabriel..eu não saberia te dizer se isso basta ou não...
mas posso te dar um conselho...peça pro pessoal da gospel te arrumar uma carta de recomendação, aliás, faça isto pra todo mundo com quem você já trabalhou. de dvds a marcha, tente conseguir documentos em papel timbrado dizendo que você participou do evento...
e leve ao sindicato....
e vamos todos orar por você.
 
Ingo, liguei no sindicato.
Realmente, eles não aceitam trabalho informal ou voluntário.

Obtive a informação que tendo 6 meses de estágio em algum estúdio já consigo emitir meu DRT. Vou fazer isso.

Fora isso, também são necessários alguns documentos, mas nada complicado:

-declaração de experiência da empresa
-RG e CPF
-Comprovante de residência
-Escolaridade autenticada
-Carteira de Trabalho assinada


Só esqueci de perguntar o preço...

Valeu pela dica.
 
opa...tamo ai cara..rsrs
aki em sp cobram 70 reais, mas se você ficar sócio do sinticato (aki em sp desconta 1% do valor do seu salário), é de graça.
fo no proprio sindicato essa informação dos estágio de 6 meses?
o pessoal dos sindicatos tem um pouco de reserva ao olhar trabalho voluntário. eles entendem que o cara pode até ser bom, mas talvez não o seja. eles sabem que a maioria começa fazendo som em igreja e casamento, ou filmando casamentos, então eles já ficam de olho quando o cara chega e mostra um monte de trabalhos em igrejas/mini-produtoras como voluntário. aconteceu comigo também....tinha uam carta da igreja me dando o aval da capacidade técnica e do trabalho com o áudio da igreja durante 8 anos. nem o tempo dos 8 anos fez os caras amaciarem pro meu lado....
pra você ter uma idéia, tive que brigar 4 anos pra conseguir tirar a drt de sonoplasta...hahaha
isso pq eu já tinha a de op de áudio....q foi outra briga...haha
é fogo..eu sei..mas vale a luta viu cara..
nada como ter o registro certinho e não pagar mico junto de outros profissionais mais velhos...
abçs
 
Back
Topo