Duto régua é melhor mesmo?????

amigo...cada vez mais vejo dutos tipo régua...nas caixas..
e cada vez..mais escasso o uso de dutos..redondos..????

Realmente é melhoe no rendimento geral???
 
Cara sinceramente n sei, pois ate onde eu sei, o duto tambem serve para liberar ondas do tipo expecifico pelo orificio que retornam do fundo da caixa dando uma "valorizada" a mais em certas freguencias,agora se retangular é melhor q o redondo ??
No meu humilde ponto de vista o redondo seria melhor em relação de uma onda passar em digamos qualquer sentido que estiver, ja o retangular pode tipo "bloquear" a onda em alguns sentidos pondendo ter um resultado possitivo ou não .rssss
Muito viajem essa parte do som a acustica rssss.

Bom como um velho amigo diria "opnião minha".

Mudando de assunto completei 123 msg rsss.

8) 8)
 
La vamos nos .. Preparem-se ! 8)

Inicialmente, o formato ou geometria do duto não tem absolutamente influencia alguma na eficiencia ou sonoridade de uma caixa. O que mais influencia, na verdade, são as terminações do mesmo, tipo como ele "termina" na frente da caixa, e como ele começa "dentro" da caixa.
Se pelo lado de dentro vc simplesmente tem a ponta de um tubo, ocorrrem varios fatores que podem melhorar ou prejudicar o escoamento do ar (som) pela entrada. Vulgo TURBULENCIA. Mas se vcs encaixarem uma superficie larga nessa ponta solta, a turbulencia melhora e o escoamento se da de forma mais bem comportada.
Os dutos retangulares, que em geral são chamdos de VENT ou PORTICOS (ATENÇÃO : não é tradução !) em geral pela sua localização dentro ou na montagem da caixa, usualmente na parte de baixo ou laterais, com uma superficie mais extendida (funo ou lateral) acaba melhorando o tal escoamento, pois existe so uma superficie "mal terminada" que á a parte do duto.
Creio que todos saibam (mais ou menos) como é uma SB850 por dentro. Logo naquela "aba" que forma o duto, pelo lado de dentro, na sua ponta qdo o ar entra e sai, na parte final do duto, ocorre uma rebordosa com o movitmo de ar, justamente pela terminção abrupta da madeira. Algo que na outra parte não rola, por esta ser mais longa, etc ...
Para que todos enntendam melhorzinho, a TURBULENCIA pode gerar distorção e dificultar o movimneto do ar.
Essa parte ficou clara ?
Lucas, seu conceito esta quase certo, mas precisamos sintoniza-lo um pouco ! (eita piada infame)
Seguinte o duto realmente aproveita a radiação traseira do falante, e seu dimensionamento é feito de tal forma, que ao dirigir esse som da traseira do falante para a frente da caixa, ele o faz colocando tais sons em fase com aqueles que saem pela frente do falante. Então como ambos os sons estão em fase, acontece uma soma de ambos o que aumenta a eficiencia do sistema.
Mas a coisa não é assim tão simples, que determina como e qdo vai ocorrer essa soma são as caracteristicas do falante (parametros TS) e as caracteristicas da caixa, basicamente VOLUME dela. Para cada conjunto de parametros TS existem valores ideiais para se dimensionar o duto. Qdo se determina o duto em função disso VOLUME + TS, diz que a caixa foi SINTONIZADA em função de tal falante (Perceberam a piada infame ?)
Essa sintonia esta atrelada a um conjunto de outros fatores que por sua vez determinam algo que se chama ALINHAMENTO DO FILTRO, que determina frequentemente algumas outras caracteristicas do sistema. Aviso que este ALINHAMENTO não é relativo aos delays entre as vias e tudo o mais, mas sim de como se configura um determinado tipo de filtro e seu comportamento eletro-mecanico-acustico.

Lembrem-se que .. . (segue ..)
 
(continuando .. )
Lembre-se que uma caixa acustica seja la qual for seu tipo, caracteriza um filtro passa altas, que pode ser de 12 dB/Oct para as caixas CLOSED ou de 24 dB/Oct para as BR. No caso desta ultima se esse filtro vai ser tipo Butterworth, Chebichev (tah certo assim ? nunca lembro !) ou algo do tipo, isso sera determinado pelo duto e a frequencia na qual esta sintonizado.
Na pratica, depois que se sintoniza uma caixa rola o seguinte, nas frequencia abaixo da frequencia de sintonia (Fb) a maior parte do som sai pelo duto, idgamos uns 85%). Na frequencia de sintonia temos som saindo igualmente pelo duto e pelo falante e acima de Fb, a medida em que a frequencia sobe, diminui a contribuição do duto e aumenta a do falante.
O dimensionamento do duto serve tambem para se controlar os movimentos do cone, aumnetando sua vida util.
Imaginem um mesma caixa de grave usando um falante generico de 15 polegadas, que foi montada com quatro versões de dutos, todas com o mesmo Fb.
Uma com duto de 4 Polegadas, outra com 3", outra com 2 e finalmente 1 pol.
Muito possivelmente a de 4 tenha um som muito xoxo (fofo) e o cone va ter uma excursão lascada abaixo de Fb.
A de 1" possivelmnete vai segurar bem o cone, mas o ruido do duto vai ser isnuportavel ( *)
Finalmente temos a de 2" e 3". Provavelmente, a melhor sonoridade seja da com um duto de 3", pois este sera ligeiramente mais curto que o de 2", permitindo melhor controle dos mvtos.

O comprimento do duto influi na medida em que pode ocasionar a presença de estacionarias, que vão prejudicar a sonoridade da caixa e tambem piorra as condições de "escoamento" do ar dentro dele.

Creio que agora, acho que vcs podem começara a entender o porque de se clonar caixas a torto e a direito tem seus perigos.

Espero ter ajudado.

(*) A area do cone empurra uma massa de ar atras dela, com uma certa velocidade. Se o ar tem que sair por uma area muito menor, no caso 15 x menor (15" x 1") alguma coisa tem que mudar, uma vez que a quantidade de ar empurrada continua a mesma. Se continua a massa de ar, diminui a area, então a velocidade aumenta, correto ? ( MecFLu 1, Fisica 1 .. kkk kkk kk)
 
Que aula!!!! Aplausos!!!!

Mais uma prova do que sempre estou dizendo: comprar uma caixa pronta de um bom fabricante pode ser caro, mas é muito melhor que queimar os neurônios todos!

Um abração,

Fernando
 
Bom eu com a minha humilde contribuição só tenho a dizer parabens rsss, sabia que servia para tal finalidade mais depois desssa explicação rssss fico ate mais afim de poder utilizar isso em uma roda de conversa rssss, parabens Ullmann.

Sugiro ate montar um artigo, agora cabe saber se era essas a pergunta inicial rssss.

8) 8)
 
Ullmann disse:
(continuando .. )
...se esse filtro vai ser tipo Butterworth, Chebichev (tah certo assim ? nunca lembro !) ou algo do tipo..

:wink:
Nunca 'e 100%certo em qualquer tipo de transcricao (de russo) pois vogal no meio nao tem nenhuma alternativa em alfabeto latino_O mais proximo seria algo tipo Tschebyshev .Nao muda a caracteristica de filtro logo nao 'e muito importante como parametro :lol: .
No restante posso so reforcar tese do nosso amigo Ullmann : uso inadequado de DUTO (ou FASOINVERSOR) de qulquer formato que ele seja pode trazer beneficios , como tambem pode aruinar um projeto de caixa de som por completo!
E ainda tem uma questao de posicionamento do duto no sentido de simetria em relacao de altofalante junto com a distancia dele.So que sao outros 500 .

Abrcs,
andry110
 
Bem o que pude confirmar no ouvidometro :lol: é que em certa potencia e profundidade de duto é melhor retangular pois é feito em própria madeira, ficando assim mais firme, e não fazendo uma possivel vibração no duto de pvc.

O ponto fraco é que fica meio complicado para alterar o FB da caixa, em quanto que o no PVC é só corta um pedaço ou troca-lo.

Mas assim ouvindo uma diferença entre outro, nunca percebi, talvez foi desatenção, mas acho que não :mrgreen: .

Bela aula Ullmann,

Sobre o controle de cone, a caixa selada já ganha da dutada.

Uma outra observação, quanto maior o diametro do duto mais fundo tem de ser, pois maior passagem de ar terá.

Abraço
 
Lucas
Não se pode dizer que a CLOSED BOX ganhe ou perca da BASS REFLEX. Pois a primeira tem mais extensão de grave, mas é menos eficiente.
Tudo sempre vai depender DO QUÊ e PARA QUÊ vc quer a caixa.
Sobre o controle de excursão depende muito, pois um volume errado (grande) reduz esse controle a ZERO.
Depopis da caixa projetada, montada, medida e aprovada não se mexe mais nela.

Andry,
Caramba .. esse termo FASO-INVERSOR é muito antigo ! Não consigo me acostumar com ele !
Qto a posição do duto, melhor espera a poeira assentera senão vai ter um apagão neuronico ... Gente, é que o assunto realmente é leal, mas não muito simples de explicar ...
Qto à grafia, nem tem como discutir, vejamos :

Masha = Maria ... (Masha Weber ! .. wow !)
Dasha = Darya .. (Dasha Astafyeva ! wow wow !)
Yulia = Julia .. (Julia Kavtaradze ! wow wow wow .. )
Tanya = Tania ... Tatyana ... (Tanya Tereshina .. wow wow wow wow ... )

Nem me arrisco a transcrever o original ! kkkk

Qto aos outros grato pelas palavras !

Abs
 
Onde escrevi :

... melhor espera a poeira assentera senão vai ter um apagão neuronico ... Gente, é que o assunto realmente é leal, mas não muito simples de explicar ...

leiam

... esperar a poeira assentar senão vai rolar um apagão neuronico ... Gente, é que o assunto realmente é legal, mas não muito simples de explicar ...

Leal, entenda isso para o mesmo falante usado em caixas distintas BR e CB. Isso acontece tambem pela propria aproximação de filtro de ambas, uma a 24 dB (BR) e outra a 12 dB (CB)

Abs
 
Verdade Ullmann, mas só quis me referir que numa caixa selada ou seja close box, calculada é claro, se tem um controle mais preciso, mas também se perde a eficiência em certas frequencias.

É só uma observação mesmo :mrgreen:

Abraço a todos
 
Lucas explique melhor => " ... se perde a eficiência em certas frequencias."

So pra esclarecer a galera, as vezes rola uma certa confusão sobre o que é definido como CLOSED BOX ou SUSPENSÃO ACUSTICA e o que é simplesmente uma caixa fechada ou SELADA.

No caso de uma caixa de suspensão acustica o volume interno dela é tal que a massa de ar dentro dela age como uma mola, com isso controlando a excursão do cone. Exemplo pratrico, peguem uma seringa, deixem o embola mais ou menos no meio dela e tampem o orificio (sem a agulha obvio ! :mrgreen: ) Depóis forcem o embola para dentro ou para fora, vão notar que ele sempre volta a posição inicial (no meio). O que rola numa caixa fechada é mais ou menos isso.

Ja no caso de uma caixa smplesmente fechada, ela pode agir ou não como o exemplo acima, mas se esse volume de ar interno passar de um certo limite, o comportamento do sistema vai ser analogo ao do falante instalado ao ar livre, ou seja, a massa de ar interna perde o tal efeito de mola.

O que determina um comportamento ou outro é a relação entre Fs e Vas do falante eo Qtc ou Volume Interno escolhido.
Em geral é SUSPENSÃO qdo a relaçã Vb/Vas é menor ou igual a UM, e BAFFLE INFINITO qdo este é ligeiramente maior que 1. Alguns outros fatores tem certa influencia, mas basicamente são prepoderantes Qts e Vaas e Vb e Qtc.

QTC Fator de merito da caixa, é o que determina a "sintonia do filtro" digamos assim, visto que caixas acusticas são filtros passa altas, lembram-se ?

Abs
 
Para descontrair :

А.Р.М.И.Я и Вера Варламова - Алло, Алло
А.Р.М.И.Я - Чемпион
Таня - Обломки чувств
Тутси - Чашка капучино

8)
 
Back
Topo