Dúvida Ganho mesa

tmc

New Member
Paz amados!

Certo dia fui na Igreja de um Pr. aqui na minha cidade pra ensaiar com o pessoal pra fazer um evento evangelistico... Ligamos tudo e na hora de passa o som ele num estava tinha ido resolver algo rápido, aí fui dando um jeito de equalizar o som do ensaio, Eu costumo colocar o ganho no meio e controlo o volume nos Faders, (talvez eu esteja errado) aí ele chegou abaixou o ganho todo e aumentou os faders. Perguntei ele o porquê e ele disse que aumenta-se os faders e se por acaso num tiver mais como aumentar o Fader, aumenta-se o ganho.!! Disse a ele que daria no mesmo, ele disse que não. Como não sei nem mesmo se o que faço é correto, fique calado. No final das contas aos meus ouvidos ficou quase a mesma coisa rsrsr.

já li os artigos daqui, mais na prática é mais complicado essa relação de volume de fader e volume (no faders), talvez com um fone de ouvido seria mais facil ouvir as distorções e tal.

como faço pra entender melhor isso?? ( na Prática)
 
tmc.

Primeiro vc precisa entender a diferença entre as funções do botão de ganho e do fader. Se os dois fizessem a mesma coisa, não haveria razão de encarecer o produto usando dois compontentes diferentes para a mesma função. Sendo assim, eles têm funções diferentes. O botão de ganho serve para controlar o nível do sinal que entra no canal, enquanto o fader controla o nível do sinal que sai. Se o ganho estiver muito alto, o sinal entrará no canal distorcido e vc não conseguirá eliminar a distorção no fader. Já se o ganho estiver muito baixo, provavelmente o sinal de áudio sairá misturado ao ruído de fundo do canal. Como, neste caso, os níveis do ruído e do sinal de áudio estarão muito próximos, o ruído será facilmente percebido e vc tb não conseguirá eliminar o problema no fader.

Vc deve então, ajustar o ganho para que ele seja o adequado àquela fonte sonora que está conectada ao canal. Como fazer isso? Vamos lá.

Se sua mesa for melhor, vc poderá fazer o ajuste do ganho assim:

1) Feche todo o ganho do canal e o fader correspondente. Se quiser, feche tb o fader do master.

2) Pressione o botão de solo ou PFL do canal.

3) Peça ao músico ou ao cantor que usará aquele canal para tocar/cantar do jeito que fará durante o evento.

4) Vá abrindo lentamente o ganho e observe a barra de leds que fica na seção master da mesa. Quando o nível do sinal estiver atingindo a marca do 0 dB, pare de abrir o ganho.

5) Faça isso para todos os canais que serão usados.

6) Depois de ter ajustado os ganhos, não mexa mais neles em hipótese alguma. Se vc alterar o ganho, ele será alterado tanto pare o PA quanto para o monitor (se vc estiver fazendo PA e monitor com a mesma mesa, claro).


Se sua mesa for mais simples, ela deve ter um led vermelho em cada canal indicado pela palavra CLIP. Faça assim:

1) Repita os passos 1 a 3 mencionados acima.

2) Abra devagar o ganho do canal e vá observando o led de CLIP. Quando ele começar a piscar, diminua um pouco o ganho até ele parar de piscar.

3) Repita os passos 5 e 6 do processo mencionado acima.


Com estes procedimentos, vc terá um bom nível de som no canal, sem distorção, e ainda terá uma boa margem para aumentar o volume se precisar.

Ah... e diga ao pastor que vc promete a ele que não tentará ensiná-lo a pregar se ele não tentar ensiná-lo a operar o som.

[]'s
 
Muito obrigado a todos
principalmente David Fernandes , que por sinal deve dar aula de audio em algum lugar, pois foi muito prático de direto, vc semeou, talvez não veja o fruto com os olhos ou ouça rsrs mais com certeza o fruto vai surgiar. Deus te abençõe
 
Otima explicação,
muito boa mesmo David esta bem esclarecedora
e melhor ainda ficou as considereções finais

Um abraço
 
Pois é pessoal, esse método de regulagem é lindo, mas e os retornos ligados em pré-fader???
Com essa regulagem cada mic vai ter um volume diferente nos monitores. Como fazer com que o ganho esteja ótimo e as vozes estejam igualados nos retornos?
Opero uma Ciclotron AMBW16 lá na igreja e uso retornos passivos com amp. Mas estou pensando no futuro quando talvez coloquemos retornos de fone.
 
vhugobr disse:
Pois é pessoal, esse método de regulagem é lindo, mas e os retornos ligados em pré-fader???
Com essa regulagem cada mic vai ter um volume diferente nos monitores. Como fazer com que o ganho esteja ótimo e as vozes estejam igualados nos retornos?
Opero uma Ciclotron AMBW16 lá na igreja e uso retornos passivos com amp. Mas estou pensando no futuro quando talvez coloquemos retornos de fone.

Vhugo, o ajuste de ganho não tem muito a ver com regulagem de retornos. O ajuste de ganho é feito previamente a tudo na mesa, após isto é que vemos as outras regulagens, inclusive a de retornos, independente de ser pré ou pós-fader. O ganho é a elevação do sinal a níveis de trabalho aceitáveis para o restante do processo. Se todos os mics estiverem igualmente regulados em ganho o resultado final em intensidade será o mesmo se o restante do sistema for igual entre eles. Ajustes após o ganho podem ser feitos nos botões de aux de cada retorno.
 
A cada momento eu vejo um desafio maior para regular retornos, rsrs.
Mas então digamos que os ganhos estão devidamente ajustados. Regulo o volume do aux1 do canal. Como saber se o volume dos mics está igualado?
E quanto ao revezamento de mics durante o culto? Devo ficar igual um maluco regulando o ganho toda vez que alguem pegar o mic??? Porque pelo o que eu vi, o ganho tem como referencia uma voz né...
 
vhugobr disse:
E quanto ao revezamento de mics durante o culto? Devo ficar igual um maluco regulando o ganho toda vez que alguem pegar o mic??? Porque pelo o que eu vi, o ganho tem como referencia uma voz né...


Ué, se tem que ajustar o canal de acordo com a voz, trocando de voz tem que ajustar novamente (se necessário).
 
Como são 04 pessoas cantando, isso não seria um problema. Porém, existe um grupo de 08 vozes que se apresenta no meio de alguns cultos, entre os louvores.
Como isso é questão de "Ordem de Culto" nem sempre dá pra evitar.
Alguém então me recomenda ter um retorno pequeno, cópia do retorno das vozes para o operador de som? Isso é normal?
Mesmo assim, minha maior dúvida é como ter um retorno de qualidade para quem canta. Tenho enorme dificuldade em deixar as vozes por igual no retorno.
 
Infelizmente não. Temos várias questões que impedem isso, inclusive por ser igreja pequena (75 membros).
Por exemplo:
O grupo que canta frequentemente lá na igreja começou a cantar no meio do culto.
-Aí eu ajusto o ganho.
-Pelo PFL eu ouço o som como ele vai para o retorno, ou seja, com diferenças de volume.
-Como saber o volume de cada voz no retorno, sem mandar alguém colocar a cara no retorno (deselegante, rs)?
-Não dá pra pré-escutar o Aux1... Se a mesa tivesse grupos seria possível pré-escutar o retono, certo?
 
Eu faria o seguinte, até quero fazer aqui mas me falta tempo,

-reúna o pessoal em um dia a parte para passagem de som
-regule o canal de acordo com a pessoa que canta
-peça para passar uma música, vá ao monitor e observe como é o resultado
-faça as alterações e passe novamente uma música
-pergunte se estão todos satisfeitos, se não faça mais alterações e passe uma musica
-tudo ok, anote a regulagem dos canais e o nome de quem
-depois diga que cada um terá obrigatoriamente que cantar naquele microfone, naquele canal

então quando um grupo ou outro for cantar você configura o canal conforme anotado
ex.:
Canal 1 - Helena - ganho: 7 - agudo: 6 - médio: 4 - grave: 5 - aux: 7
trocou o grupo...
Canal 1 - Marina - ganho: 5 - agudo: 5 - médio: 4 - grave: 6 - aux: 6


É uma solução amadora e trabalhosa, mas ajuda.
 
Valeu pela dica pessoal, acho que essa é a única solução no momento.
Devemos comprar uma mesa Yamaha MG206C, que vai facilitar um pouco a regulagem de ganhos e dos monitores...
 
Back
Topo