Dúvidas nas escolhas pro meu Home Studio!!!

G

Guest

Guest
Olá, pessoal, Esse é meu 1º post aqui. Ainda não conheço muito sobre o assunto (apesar de estar pesquisando muito), portanto peço paciência.

Estou montando um Home Studio, e nele pretendo colocar um PC com Core 2 Duo E8400 (o "top"... Se vacilar até um Quad Core ou Core 2 Quad se o preço permitir) numa placa mãe ASUS P5QC (HD e Memória a gosto...). Essa placa mãe possui uma porta firewire 400 e 6 portas USB 2.0, e também conta com DTS 5.1 e uma porta S/PDIF que eu posso usar para o monitoramento, tanto direto do DTS quanto com qualidade digital através de um reciver de Home theatre comum através da S/PDIF.

Eu pretendia também armar essa máquina com uma Delta 1010 LT da M-Audio, mas fuçando aqui mesmo no forum acabei descobrindo que se eu usar a Delta 1010, vou provavelmente precisar duma mesa pra dar aquela pré-equalizada no sinal que eu for gravar, afim de conseguir takes mais limpos e próximos do ideal. Isso encareceria um pouco mais as coisas, o que nunca é muito agradável.

O fato da placa mãe possuir Firewire e USB possibilita que eu use a Multimix de 16 canais da Alesis, que possui maior número de entradas do que a Delta 1010, e se eu não me engano, isso permite que eu controle a edição usando a mesa ao invés do mouse .

Agora vem as perguntas:

>As ligações que eu imaginei para fazer a monitoração são possíveis???
>Eu realmente preciso de um mixer para usar a Delta 1010, ou posso plugar instrumentos/mic's direto na placa???
>A Multimix funciona como placa de audio externa, dispensando uma placa de audio instalada na CPU???
>Caso a Multimix funcione como placa de audio externa, quais as vantagens e/ou desvantagens dela com relação à Delta 1010, no que diz respeito à conectividade e qualidade de som?
>A Multimix realmente funciona como controlador, dispensando o mouse na edição??? Isso vale tanto para a versão "USB 2.0" quanto para a "Firewire" ou só uma delas funciona assim???
>Caso ambas funcionem como controladores, qual a diferença de velocidade e qualidade sonora entre eles???
>Outros mixers com conexão USB ou Firewire (como algumas da Behringer) também funcionam dessa maneira ou apenas esse???

Caso vcs precisem de informações técnicas sobre os equipamentos, aqui estão alguns links:

Asus P5QC

Delta 1010 LT

Multimix 16 USB 2.0

Multimix 16 Firewire

Desde já, muito obrigado!!! E precisando de um guitarista freela em São Paulo, é só chamar!!! (mesmo porque, como técnico de, som num vai sair grande coisa por enquanto, rsrsrsrs...)
 
Olá Leo, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Já tem algumas das suas respostas respondidas aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1291">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1291</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Ola,

Primeiro: seja MUITO cuidadoso quanto ao PC! Máquina para áudio tem que ser pensada e corretamente configurada, caso contrário é problema na certa. Não basta selecionar processadores potentes, placas-mãe de última geração, quantidade abundante de memória, sem atentar para compatibilidades hardware x software.

Fabricantes como a Steinberg possui algorítimos de implementação que é da Cakewalk/Sonar que é diferente do Ableton Live e por ai vai...

As empresas que eu conheço que desenvolvem máquinas para áudio, para chegarem a uma configuração estável, passa perto de um ano testando arquiteturas de máquinas.

Vale a pena tentar um suporte em: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.audiopro.com.br">www.audiopro.com.br</a><!-- w --> esta loja fica em BH, mas a galera de lá é fera. E vc pode tentar também com o pessoal da <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.computermusic.com.br/service/">http://www.computermusic.com.br/service/</a><!-- m -->

Escrevi tudo isto, só para dizer que se for trabalho profissional, técnicos de informática, por mais que sejam "bons", sem vivência no mundo do áudio, não conseguem montar máquinas estáveis, tem que ser um profissional ligado ao áudio.

Penso que só depois que vc definir, e tiver tudo muito correto e seguro quanto a máquina que será usada é que vc deve passar para a pesquisa da placa de áudio.

Em relação a mesa de som, vc vai precisar de pres externos para injetar o sinal com um nível ótimo de gravação na gravador. Uma mesa de som cumpre muito bem este propósito. A função dela dentro de um home não é equalizar, uma vez que vc irá fazer isto via plug-ins no software.

Nâo existe um livro em português tratando do assunto, ainda assim, se quiser ter uma noção de como a coisa é avançada e bem estudada la fora olhe em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musicxp.net/dnn/">http://www.musicxp.net/dnn/</a><!-- m -->

Converse muito antes de investir, planje, no final vc vai estar tirando ótimos sons de seu home tudo isto com estabilidade ótima.

Abraços,
 
Bersan, muito obrigado pela dica do tópico! Esclareceu muita coisa pra mim.

Pelo q eu entendi, tanto a Multimix Firewire qto a USB2.0 trazem as mesmas vantagens qto a qualidade sonora. A grande diferença é q qqr notebook tem USB, e nem sempre vc tem uma porta Firewire disponível por aí, ou seja, a USB é mais portátil... Posso (virtualmente) levar até pra casa de amigos c/ um CD c/ drivers e softwares e fazer uma gravação lá mesmo (se o PC do cara permitir, claro)... Juntando isso à praticidade de poder controlar tudo "na mesa", ao invés de ficar clicando c/ o mouse como um animal, (rsrsrsrs) e que eu ligo a Multimix ao PC c/ UM ÚNICO cabo, sem perda de sinal, sem enrroscos atrás do PC, sem o risco de fazer uma ligação errada, a Multimix é a opção q eu considero perfeita pra mim. Provavelmente vou adquirir uma Multimix 16 (Firewire ou USB) ao invés do kit Delta 1010 + Mesa d som, pois além das vantagens citadas, eu posso até conseguir um preço mais em conta comprando na gringa.

Só não entendí direito qual das opções possui a conexão mais rápida c/ o PC: Firewire ou USB... Até onde eu conseguí entender, a Firewire é melhor nesse ponto, certo?

Spurgeon, obrigado pelo aviso tbm... Não sabia q haviam exigências nesse aspecto... Pra mim, tendo uma boa placa mãe e um bom processador (além de memória e HD, claro) já estava tudo resolvido. Mas d qqr forma, essa é a configuração q eu havia imaginado inicialmente, e ainda posso muda-la se for o caso. O importante mesmo seria escolher uma placa d som q atendesse minhas expectativas, pois essa é a parte q eu ainda não aprendi a escolher direito. Mas tendo em vista q a Multimix possui tantas vantagens, e se adequa tão bem ao meu jeito de trabalhar (o mais simples, rápido e limpo possível), acho q essa será minha escolha mesmo.

Vou conversar tanto c/ esses caras q vc me indicou qto pessoalmente c/ um pessoal da Reference, na Teodoro Sampaio em Sampa e uma galera q faz IAV pra confirmar se a configuração do PC é realmente boa pra esse tipo de trabalho.

Só não entendí muito bem essa coisa dos algoritmos com o qual os equipamentos trabalham... Estava pensando em usar o Sonar, pois além de ser um software reconhecidamente bom, trabalha bem c/ MIDI, que é ideal pra fazer trabalhos próprios, Jingles, e etc... Poupa o trabalho de ter q lidar c/ um músico q nem sempre sabe exatamente o q vc está querendo q ele faça e que erra 4 de cada 5 tracks q vc grava. Se vc puder esclarecer melhor o q vc quis dizer qdo faalou no assunto, eu agradeceria! :wink:

Se nosso caríssimo Bersan ou outro membro do forum puder me indicar um site ou tópico sobre o assunto, eu tbm ficaria profundamente grato! :wink:

Cada vez mais agradecido!!!
Leo Bonna
 
Olá,

Rapaz, se vc tem oportunidades de conversar com estas pessoas que vc listou, penso que vc deve fazer.

Sobre os algorítimos é o seguinte: pense que vc quer fazer um bolo de chocolate. Vc vai precisar da receita de como fazer o bolo, além do que vai precisar também misturar os ingredientes, colocar para assar, e por fim cumprir todas etapas que a receia te diz de como fazer um bolo de chocolate.

Um algorítimo a exemplo da receita que ensina a fazer bolo, é uma receita tb, é um código de programação com comandos que dita como cada etapa deve ser executada. Em resumo, algorítimo é o nome técnico para código de programação, ou de forma mais simples, é uma receita.

Um software é tão poderoso quanto poderoso for seu algorítimo, e sabe-se que eles variam de fabricante para fabricante. Quando vc estuda que o Pro Tools roda unicamente em cima das placas da M-Audio ou especificamente em cima das placas Digi, é porque no algorítmo esta inserida esta informação dentre outas coisas.

Um algorítimo é um soft, logo, vai precisar de um hardware para se hospedar, trabalhar. Este hardware precisa cumprir resquisitos que o fabricante do soft expõe, só que se fosse só isto estava bom, acontece que o lance da compatibilidade precisa ser levando em conta, e quem sabe estas coisas são os profissionais do áudio e não da informática "seca".

É mais ou menos por ai.. espero não ter complicado.

Abraços,
 
Quanto a Firewire x USB 2.0, a primeira é mais rápida. Ela foi pensada em transferência de vídeo/áudio, e a segunda em dados.

Mas ambas atendem bem a áudio. Palavra da Alesis, não minha.

Um abraço,

Fernando
 
Quase todo notebook ou desktop moderno possui, no mínimo, uma conexão Firewire.

[]'s

Se atende ao seguinte, geralmente os novos notes estão vindo com a FireWire de 4 pinos... ela é menor

veja:
Firewire-DV-6pin-4pin-FW64.jpg


Então observe seu notebook antes de falar que ele não tem firewire =P
Porque ja vi pessoas que tinham pensando que não tinham e pior, ainda compraram a PCMCIA :lol:


Difrença de uma pra outra creio que seja somente a alimentação, a de 9pinos consegue alimentar (energia) o equipamento ligado, a de 4 não.
 
Hmmmm... Bom, então uma opção mais cara mas ainda viável pra um set bem parecido seria eu ter uma ProjectMix I/O da M-Audio, já que ela é compatível c/ ProTools "M", Sonar e mais o KCT... Ví nego usando ela até pra editar video no Sony Vegas!

Essa plataforma tem td o q a Multimix tem e mais um pouco... Pena ser tão cara (+ ou - 1250 dolares...), mas se vc contar q uma Delta 1010 + mesa custam uns 1500-2000 reais e eu num tenho controle rápido das funções através da mesa, o custo/benefício ainda é mais alto se eu achar um esquema pra comprar na gringa... São mais entradas, maior qualidade, maior portabilidade, maior versatilidade, mais compatibilidade...

Qto ao PC c/ o Core 2 Duo E8400 e a Asus P5QC, acho q vai ser isso mesmo... ainda não achei nenhuma placa ou processador que atendam a td o que eu procuro... Capacidade de extensão de memória, conectividade, suporte de funções... Acho q só mudo de idéia se realmente alguem me mostrar uma zica muito grande na escolha ou alguma opção muito melhor a um preço acessível...
 
Obrigado a todos, mais uma vez!!! Suas dicas e sugestões me ajudaram muito na minha escolha!!! O Forum está SHOW DE BOLA!!!
 
Só uma pequena consideração...

vc contar q uma Delta 1010 + mesa custam uns 1500-2000 reais

Se estiver falando das Alesis Multimix, lembre-se que seria só a mesa. sem a Delta 1010...
 
Leo Bonna,

Seu objetivo final seria o que? Gravação?
Acho que deve olhar bastante todos os pontos antes de decidir a compra...

O ProjectMixIO é bom? conhecendo a M-AUDIO e com experiência nos periféricos que tenho provavelmente ele é ÓTIMO, porem... Visualmente falando (só vi as fotos dele) ele não é o que a MultMix pode ser para você.

Não aparenta ser um mixer, é uma ferramenta de gravação, e somente...
Não lhe trará tanta facilidade. (é praticamente tudo digital, em quanto a multimix são faders, mais fáceis de manipular)

Quanto a MultiMix, provavelmente também é compatível com todos estes programas citados, uma vez que o mesmo já vem que o CuBase da Steinberg que também fabrica o Nuendo... Se olhar bem, quase tudo que compatível com Nuendo é também com o ProTools, conseqüentemente com Sonar também, etc e tal....
Veja o que REALMENTE atende sua necessidade, qual será seu melhor custo/benefício, compre e depois compartilhe conosco sua experiência :D


Graça e Paz!
 
pTjz

Com certeza compartilharei minha experiência com vcs! Estou adorando o Forum! Assim que eu decidir o set q vou montar, postarei-o aqui, explicando em detalhes cada uma das minhas escolhas!

Abraços a todos!
 
Back
Topo