duvidas qnt a instalação do tweeter

Gerson

New Member
Ola pessoal!

Tenho na igreja 4 caixas passivas, cada uma conta com um falante de 15"(QSL-QS 15 P20/200watts rms) e um tweeter(QSL-QS D20/50watts rms).

O problema é que quando amplifico as caixas os tweeter não falam, resolvi então abrir elas e notei que o falante esta ligado em paralelo ao tweeter, testei separadamente tbm ñ funcionou, ah e antes q a alimentação entre direto ao tweeter tem um capacitor.

Bom a minha duvida é esta, a forma com qual trabalhei com os tweeter esta correta (ligando diretamente na potencia- é uma DBK3000 da ciclotron "prá varia!")?

Abrçs.

Gerson
 
Gerson esta forma está correta para um crossover de primeira ordem.
1ª Ordem: Corte de 6dB/8ª - Só o capacitor
2ª Ordem: Corte de 12dB/8ª - Capacitor e Bobina
3ª...
4ª(digital)...

Mas o q eu acontece é que seu tweeter está queimado. Eles costumam ser frágeis mesmo, ainda mais com cross de 1ª ordem, já queimei uns 5... Mas também hoje em dia custam R$10,00 , há uns anos atrás era R$5,00.


Se vc puder gastar um pouquinho com a caixa e acha que vale a pena melhora-la, vc pode comprar um corssover de segunda ordem, com capacitor e bobina, uma marca boa é a nenis, o corte pode ser em 1,8khz (eu penso) já a atenuação eu penso que uns 6db ou menos deve estar bom, já que vc trabalha direto no capacitor, se for pouco você pode aumentar facilmente deopis com resistores. Como eu nunca comprei um, não sei quanto custa...

fica com Deus
 
Eu só acho que um corte em 1,8kHz está baixo demais para um tweeter. Para um Drive já estaria bom, mas para um tweeter eu acho baixo.

Se puder, verifique junto ao fabricante a curva do tweeter e ali verifique o ponto melhor de corte. Acho que deve ser lá para uns 5kHz ou 8kHz.

Se tiver condições, pense em substituir este tweeter por um drive TI. Como o seu falante é de 15", acho que ele não deve ter lá uma resposta muito legal na região da voz humana, então, um conjunto 15" + TI ficaria com uma resposta mais legal.

Há, e o divisor de frequência é fundamental.

Sds,

Eduardo.
 
edlopessilva, 5khz ou 8khz é alto de mais, vai ficar um buraco no meio, ja que o falante só responde até 3khz no maximo... 1,8khz ta bom sim, talvez no maximo ateh 2,5khz, mas não acima disso.

Tweeters como os dele, que me fugiu da mente o nome agora, não são como os super tweeter que a resposta deles é lá em cima mesmo, tweeters PIEZOELÉTRICOS (LEMBREI!!) começam a responder perto dos 1kHz, eles só não tem muito qualidade, quando energizados sempre fazem um chiado independente se tem som ou não, e a resposta começa a sumir depois dos 8kHz~10kHz, mas chega até uns 13Hz.

Fique com Deus
 
Tweeters piezoelétricos, eu lembro de uns Leson que tinha muita chiadeira......

Ok então, pensei se tratar dos supertweeters.

Mas ainda mantenho minha sugestão de, se possível, subsituí-los pelos Drivers TI.

Sds,

Eduardo.
 
edlopessilva, 5khz ou 8khz é alto de mais, vai ficar um buraco no meio, ja que o falante só responde até 3khz no maximo... 1,8khz ta bom sim, talvez no maximo ateh 2,5khz, mas não acima disso.

Ambos estão certos, a caixa é que está errada!

Um tweeter, supertweeter ou mesmo piezoelétrico é sempre feito para responder a partir de 3,5KHz (supertweeters), sendo que a maioria dos piezos e tweeters de cone de papel só acima de 4,5KHz. Mas isso depende de modelo para modelo, tem que consultar.

Por outro lado, um woofer de 15" não fala nada muito útil depois de 2KHz.

Realmente tem um buraco na resposta, mas não dá para colocar um tweeter qualquer que seja falando a partir de 1,8KHz, vai continuar queimando.

A solução é um driver titânio (melhor, mas caro) ou um driver mid-high. Já usei um Hinor HDI 320, é bem decente.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.hinor.com.br/produtos.php?linha=18&produto=212&pagina=1">http://www.hinor.com.br/produtos.php?li ... 2&pagina=1</a><!-- m -->

E custa uns R$ 50,00, mais barato que um driver titânio (R$ 100,00). Mas vai precisar de um divisor de frequências do mesmo jeito.

Um abraço,

Fernando
 
Galera vlw mesmo pela a ajuda.

Assim que puder irei troca-los, por enquanto ficarei com o "gravão" nos Pa, e irei forçar o retorno, assim eu acho que consigo dar um "jeitinho" nas frequencias mais agudas, que é o grande problema que eu tenho, assim os musicos não terão que reclamar qt ao retorno.

Só pra explicar, esse equipamento era usado no templo, mas como foi mudado toda o sistema de áudio (todo mesmo), ele é utilizado nos retiros.

-Ah mais uma pergunta, a diferença entre o tweeter e o drive qual é? :oops: Seria na robustez, frequencia...!!? :lol: Pq eu acho que troquei as bolas, e dai a instalação seria a mesma??


Muito obrigado!!!

Abrçss

Gerson
 
Back
Topo