Dúvidas sobre Line Array

TEO

Member
Pessoal, faz tempo que não passava aqui no forum, a vida ta meio corrida por aqui...

Bom é o seguinte, na minha igreja usamos várias caixas acusticas posicionadas nas laterais, é muito antigo o projeto e ja levei tecnicos em acusticas la pra verificar o ambiente e todos acham q estamos errados nas distribuições das caixas, nao sei se deu pra entender como elas estão, é assim, 2 caixas mais na frente (uma de cada lado) depois mais pra tras mais 2, depois mais pra tras mais 2 e na galeria mais 2, são 8 caixas da EV Sx200, as caixas são muito boas, todo mundo que vai la elogia o som, apesar dos tecnicos falarem isso, acho que é porque hoje usam muito sistema de cluster e ai qualquer outra coisa é ruim, bom enfim, talves eles tenham razão, comecei a pensar na possibilidade de mudar esse sistema para algo como cluster mas nao aqueles centrais e sim 1 caixa de cada lado pra ter efeito estéreo (apesar de não ser necessário o estéreo), em uma igreja aqui perto foi feito isso e usaram 2 caixas line array de cada lado (não lembro a marca, mas não era conhecida e na minha opinião não eram boas) e pensei que poderia fazer isso la tb, porem eu pensei depois, qual a diferença de usar essas line array ou por ex. esses minha EV no alto? existe alguma coisa diferente nas line array que usando no alto fica melhor que outras? se isso não fosse problema seria ótimo porque poderia mudar tudo la e nao gastar nada, inclusive acho que nem iria usar as 8 ali, nem teria como, talvez 2 de cada lado, porque se nao a potencia não vai subrir.

Bom seria essa dúvida sobre essas caixas q estou vendo que está aparecendo mais em igrejas, pelomenos por aqui.
Outra coisa, será que compensa mesmo mexer nisso la, as pessoas no geral não reclamam, mas que é diferente (pra mim) ouvir um som q vem da frente do que da lateral tem, da lateral como está bem distribuído parece uma coisa assim mais envolvente, mas pra ouvir musica, louvor essas coisas, eu acho q fica bem melhor vindo da frente, sei la... o que vcs acham?

So pra vcs verem a caixa é essa aqui.
EVsx200.jpg

ja estamos com ela a 15 anos mais ou menos, são muito boas, os agudos e médios dela são perfeitos, ela só não tem muito grave, mas até hoje nunca precisamos usar uma caixa de grave, apesar q pra mim acho que precisava.
 
TEO disse:
Pessoal, faz tempo que não passava aqui no forum, a vida ta meio corrida por aqui...
...
Bom seria essa dúvida sobre essas caixas q estou vendo que está aparecendo mais em igrejas, pelomenos por aqui.
Outra coisa, será que compensa mesmo mexer nisso la, as pessoas no geral não reclamam, mas que é diferente (pra mim) ouvir um som q vem da frente do que da lateral tem, da lateral como está bem distribuído parece uma coisa assim mais envolvente, mas pra ouvir musica, louvor essas coisas, eu acho q fica bem melhor vindo da frente, sei la... o que vcs acham?
...

1.Pode passar as dimencoes da Igreja?
Os dados de distribuicao acustica sao sempre ligados a ... acustica do local. Como 'e um fator principal 'e inevitavel saber dos parametros de ambiente.
2. As caixas da EV sao referenciais independentemente do ano de fabricacao.Essas sao POP , mas continuam ser melhores que muita caixa nacional moderna..
3. Line array de 2 caixas nao seria line array verdadeiro.Seria mais acomplamento "controlado".Tera ganho , mais o principal seria perdido.
4.Se instalar o sistema de line compacto podera de formar de um campo de sonorizacao mais uniforme.

Vamos trabalhar comecando com o primeiro tese (pergunta)?


Abrcs,
andry110
 
TEO disse:
qual a diferença de usar essas line array ou por ex. esses minha EV no alto?
Módulos de line-array num arranjo comum se comportam como caixas normais (exceto talvez pelos ângulos de dispersão, que se não me engano, são mais fechados).
Como disse o Andrei, não basta ter módulo de line-array p/ constituir um.

TEO disse:
acho q fica bem melhor vindo da frente, sei la... o que vcs acham?
Pelo pouco que sei sobre psicoacústica e afins, os trabalhos com distribuição sonora (por exemplo, caixas de delay) são feitos de modo que se mantenha a impressão de que o som parte "de lá da frente", da posição original dos instrumentos (efeito Haas).
Então, um sistema corretamente ajustado vai soar assim, ao invés de perder a "naturalidade espacial".


E, reforçando o discurso do Andrei, decisão acertada, nesses casos, se toma com conhecimento do local -- por extensão, ajuda profissional.
 
Olá gente,

olhe só... espalhar caixas acústicas em um ambiente está longe de ser errado. Veja só: em situações onde o teto é mais baixo ou há impossibilidade de se colocar caixas a uma altura considerável (4m ou mais), espalhar caixas pode ser uma ótima forma de evitar má distribuição de volume, ou seja, som muito alto na frente e som baixo atrás.

Eu mesmo faço muito som de evangelização em quadras de escolas e/ou ginásios de esportes. Tenho que montar tudo rapidamente, em poucas horas, assim como em poucas horas sair de lá. Instalar caixas no alto não é opção. Solução então é espalhar 4 a 6 caixas pelo ambiente, 2 na frente e 2 no meio, ou 2 na frente + 1/3 do comprimento + 2/3 do comprimento.

Todo o fundamento para essa explicação e os porquês se encontram no artigo "A Lei dos Inversos dos Quadrados e o áudio".

Mas instalar diversas caixas espalhadas pelo ambiente traz um novo problema, o TEMPO. Não o tempo de montagem, mas o tempo em que o ouvinte passa a perceber o som vindo das caixas. Um ouvinte lá no fundo ouvirá primeiro o último par de caixas, depois o par do meio, depois o par da frente, por causa da distância entre elas. Isso causa uma tremenda "embolação" no ouvido, é percebido (psicoacústica) como reverberação.

Solução é implementar um equipamento (gerenciador de caixas acústicas) que tenha como acertar os tempos de delay entre as caixas. As caixas da frente tem tempo = 0, as caixas do meio são atrasadas em X milisegundos, as caixas dos fundos são atrasadas em Y milisegundos (tem uma conta, mas a maioria dos aparelhos vem hoje com a distância em metros, muito mais fácil), de forma que, para o ouvinte situado lá nos fundos (ou lá no meio), o som de todas as caixas chegue rigorosamente igual, ou seja, como uma coisa só.

Digo isto porque você tem ótimas caixas (deliciosas, já ouvi, pena que eram/são muito caras), o público não reclama, só você que sente falta de um "algo mais". Esse algo mais pode ser esse delay. Nada que um Behringer DCX ou um DriverRack não resolvam....

Mas não faça COMPRA nenhuma agora. Primeiro estude, pesquise sobre o "efeito Haas", pesquise o manual dos equipamentos, veja como implementar, etc!

Um abraço,

Fernando
 
Se não me engano o Ultra curve também faz esse serviço, não?

Acho qeu dependendo do pé direito, da largura ,do comprimento da igreja de para fazer um cluster bem feito, lembrando que ele tem nada mais nada menos que 8 caixas dessas.

Se for uma igreja tipo 35x20x10 , da perfeitamente para fazer um cluster R e L se for um retangulo ( 20x35x10) ai já se pode pensar em cluster central com delay R e L na parte onde o cluster não cobre.

Mas enfim, chame um consultor para fazer os devidos calculos, e lembre-se de nada adianta ter essas EV e não ter acustica.

bersan disse:
Digo isto porque você tem ótimas caixas (deliciosas, já ouvi, pena que eram/são muito caras)

Tem gente vendendo 1800R$ o par, mas enfim acho ainda essas caixas melhores que a selenium spm 1505.
 
Fazendo uma rapida pesquisa a EV é do grupo BOSCH só para deixar avisado.

A line não é solução para tudo, tem muita gente que promete e jura que o line vai resolver problemas de acustica e tal, ele até pode resolver devido a sua dispersão vertical e o alinhamento da caixas, mas em outros lugares prefiro um cluster.
 
entao, as dimençoes da igreja eh meio estranhas, o pé direito sei que tem aproximadamente 8 metros, de fundo tem mais uns 20 metros e mais uns 6 da galeria (embaixo da galeria ja não faz parte da nave) e a largura q é estranho, ela comeca na frente (palco) com uns 8 metros e no fundo chega a ter uns 12 metros mais ou menos, ou seja ela vai abrindo conforme vai chegando ao fundo, isso tudo é contando a area aonde o publico fica, a parte do palco mesmo aonde o PA nao atende nao estou contado...

Cluster central eu não acho legal, ja fui em algumas igreja que tinha q acheio um som meio estranho principalmente em louvores. Agora tem uma coisa, percebi q esses sistemas de cluster funciona melhor em ambientes aonde há um desnivel na plateia, tipo em cinema, não tanto logico mas um algum grau de desnivel entre cada fileira de bancos, a igreja que comentei que usa line array é assim, o fundo da plateia fica bem mais alto que quem está a frente, parece q assim funciona legal esse sistema, na minha igreja té existe um pequeno desnivel, na reforma que estamos fazendo agora que tivemos que tirar tudo do templo deu pra perceber bem isso, eu nem sabia q tinha um desnivel hehe é bem imperceptivel mas existe.

É estou realmente querendo chamar um tecnico para estar analisando tudo mas queria já ter algumas ideias e inclusive saber exatamente a diferenca entre essas caixas de som, pelomenos em casa de show tipo credit card hall (aqui de SP) aonde tivemos a presença do grupo PAssion (nao sei se alguem conhece) o som deles eram destes tipos so que muito grande, varias caixas empilhadas e um Sub gigante de uns 2 metros de altura e o som chegava perfeito, voz, musica qualquer coisa era muito nitido.
 
V. do FLY PA disse:
Fazendo uma rapida pesquisa a EV é do grupo BOSCH só para deixar avisado.

A line não é solução para tudo, tem muita gente que promete e jura que o line vai resolver problemas de acustica e tal, ele até pode resolver devido a sua dispersão vertical e o alinhamento da caixas, mas em outros lugares prefiro um cluster.

Então, essa dispersao vertical, ela é maior que as caixas comuns correto? e se por ex. pegarmos uma caixa como a minha e colocalas no alto mas deitada? ela não terá uma dispersão vertical maior? será q funcionaria?
 
TEO disse:
Então, essa dispersao vertical, ela é maior que as caixas comuns correto? e se por ex. pegarmos uma caixa como a minha e colocalas no alto mas deitada? ela não terá uma dispersão vertical maior? será q funcionaria?

Se colocar ela deitada suspensa, ela vai ter dispersão de uns 90 graus, pois vai usar sua dispersão horizontal, não vertical, assim ela vai cobrir menos dos lados.

Amigo esquece, line array é coisa complicada, precisa de caixas especificas, e além de tudo custa muito caro (um sistema simples e bom custa pra lá de 30mil o lado, e tem no minimo 5 elementos + um sub), e fora que não é solução para todo lugar.

TEO disse:
Cluster central eu não acho legal, ja fui em algumas igreja que tinha q acheio um som meio estranho principalmente em louvores.

Depende das caixas, você tem caixas otimas não deve negar um acoplamento de caixas também otimas e minimiza o cancelamento entre elas, porem tira um pouco do R e L do som, tudo leva em consideração para um sistema desses façar bem, desde o sistema todo, a calculo de onde tudo vai ficar, e a acustica do local, contando também com a qualidade das caixas de som e dos resto do sistema, motivo pois acho estranho esse sistema.
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=5145">http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=5145</a><!-- m -->
 
Grandes frases do ************ no audio list.

A grande questão do que o leigo prefere pode ter dois lados:

- O leigo que quer impressionar com muito equipamento (Fly)
- O leigo que quer usar um equipamento menor pra seu evento (Line)

O outro ponto de se ver é, pra você: espaço, tranporte ou mão de obra, te prejudicaria por ter equipamentos maiores?

Conheço muitos que trocaram KF por line não por modismo, mas por dizerem que facilitou tudo (espaço, transporte e mão de obra).

E outros que dizem que não trocarão KF, porque não acho outro sistema ao custo / benefício (e qualidade) igual. Dizem que ao preço de KF não existe outro equipamento que tenha o mesmo som.
 
Ola pessoal,

So deu pra responder agora. É realmente isso é complicado né, tem situações que o line resolve e outros não deu pra perceber isso bem, pensando bem talvez na minha situação não seja a melhor solução ou não a unica, a unica questão é que gostaria de não utilizar da forma como estamos usando hoje que é uma caixa seguida da outra, eu acho que a intenção de quem fez esse projeto foi tentar fazer com q todos ouçam o mesmo som, cada caixa cobrindo uma área específica porem eu to achando que isso esta fazendo o som ficar meio embolado, e outra coisa, eu sinto falta de grave no som da igreja, porem pensei em outro problema caso mais pra frente a gente coloque caixas de graves, será que a caixa de grave ficando la na frente, no chão e tendo caixa mais no fundo isso poderia embolar mais ainda ja que em tese ele chegaria mais atrasado em relação a caixa q ja esta la no fundo.
 
Amigo, uam coisa que eu descordo é o uso de line em ambientes fechados, o line foi feito exatamente para espaço aberto onde o som se atenua em - 6db a cada dobro de distancia (1m,2m,4m,8m) o line se atenua -3db e ainda oferece cobertura uniforme sem precisar de um cluster X, ou seja você força menos o sistema para falar em um espaço mais longo.

Já em ambientes fechados eu aposto muito que sistema de coluna , vide os produtos da FZ,JBL e a famosa BOSE.
 
TEO disse:
unica questão é que gostaria de não utilizar da forma como estamos usando hoje que é uma caixa seguida da outra, eu acho que a intenção de quem fez esse projeto foi tentar fazer com q todos ouçam o mesmo som, cada caixa cobrindo uma área específica porem eu to achando que isso esta fazendo o som ficar meio embolado, e outra coisa, eu sinto falta de grave no som da igreja, porem pensei em outro problema caso mais pra frente a gente coloque caixas de graves, será que a caixa de grave ficando la na frente, no chão e tendo caixa mais no fundo isso poderia embolar mais ainda ja que em tese ele chegaria mais atrasado em relação a caixa q ja esta la no fundo.

Não se preocupe em chegar atrazado, o grave para mim não dar muita sensação que chegou mais atrazado que o delay, mas se for colocar grave coloque no alto também, assim a pessoa sente menos na frente e o de traz também, pelo que tenho visto, quando tem um subgrave no chão e você está sentado nas primeiras fileiras, você claramente sente mais grave que atraz.

Alias, não tem cancelamento de fase total ai não, pode ser total ou parcial em alguns lugares, e carrega junto as harmonicas.

Da pra fazer um projeto mais ou menos assim, um cluster central na frente com 4 caixas dessas, 2 voltadas para o fundo e as outras duas com a função de alcançar da frente até o meio da igreja, coloca mais 2 no delay (claro calculadas), e as outras 2 que restar deixe para eventos externos, no clsuter central em cima, da pra colocar 1 FZ Sub12A.
 
V. do FLY PA disse:
Não se preocupe em chegar atrazado, o grave para mim não dar muita sensação que chegou mais atrazado que o delay, mas se for colocar grave coloque no alto também, assim a pessoa sente menos na frente e o de traz também, pelo que tenho visto, quando tem um subgrave no chão e você está sentado nas primeiras fileiras, você claramente sente mais grave que atraz.

Cara, eu sempre pensei em grave no chão porque sempre ouvi dizer que graves soa melhor proximo de paredes, chão e etc, e que no alto sempre há uma perda de grave, tanto é que sempre achei q essas caixas q tenho não tem tanto grave porque ela estão mais altas, as vezes por ex eu escuto graves vindo dos retornos, porque ficam no chão (os retornos tb são EVs).

Sobre os lines em ambientes fechados eu tb sempre pensei assim, deve ser um sistema que é mais voltado para ambientes aberto, tanto é que antes eu so via essas caixas em shows em ambientes abertos, mas derrepente comecei a ver varios lugares usando o mesmo sistema em ambientes fechados inclusive igrejas então ai a dúvida em saber mais sobre esse sistema.

Outra coisa interessante, na minha igreja trocamos o piso que era carpete para piso de madeira, eu lutei para mantermos carpete porque o ambiente ja tinha um pouco de reverberação e poderia piorar, então para nao ficar muito ruim foi trocado o teto que era de uns materias de aluminio para um que é acustico mas manteve o piso de madeira. A reforma terminou e ontem foi o primeiro culto apos a reforma, eu percebi q a reverberação aumentou mesmo com a troca do teto, e isso fez eu repensar mais ainda sobre o sistema q estou usando hoje, q talvez nao seja mais adequado. Esse assunto eu estou pensando em abrir um outro tópico porque é uma coisa complicada tb.
 
Bom ele é ommi, mas a lei do inverso dos quadrados ainda reina no caso deles, no caso ele vai se refletir no teto.

TEO disse:
mas derrepente comecei a ver varios lugares usando o mesmo sistema em ambientes fechados inclusive igrejas então ai a dúvida em saber mais sobre esse sistema.

O pessoal quer fazer qualquer projeto, com qualquer line errei julgando que tem equipamento bom e vai funcionar como um V-DOSC.

Sobre a acustica, já pensou na instalação de difusores? já que não da pra mexer em muita coisa neste momento.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=3110&sid=d558280670b0181bceb38a008e811079&start=15">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewt ... 9&start=15</a><!-- m -->
 
Amigos tenho visto problema semelhantes em diversas igrejas. No seu caso acho que você tem sorte por já ter uma boa caixa. Não sei ao certo as dimensões da sua igreja e o formato do teto. Também não sei quanto ao número de pessoas no culto se muito ou médio (espero que muito). Pois bem o que eu faria no seu lugar era calcular direitinho a distancia do primeiro par para o segundo e depois para o terceiro par isso é essencial. Nos sons que ajudei, procuramos inclinar um pouco caixa para frente principalmente nas igrejas que têm teto reto, ao inclinar você aumenta o angulo de dispersão, e direciona mais para o ouvinte. Caixa paralela ao teto som tipo ricocheteia logo na saída do driver (ou tweeter que geralmente ficam em cima) aumentando a reverberação. Line-array na minha humilde opinião é pra som ao ar livre. É um PA caro e seu operador tem que saber exatamente o que faz, desde a aplicação de delay, compressão, etc. Precisa ter o número correto de caixas. Já vi em alguns locais line-array com apenas duas caixa line de cada lado (esperteza do vendedor que vendeu o conjunto (4 lines + 1 grave) + 1 grave perfazendo 6 caixas e colocando 3 de cada lado entendeu? E até vi line-array de fabricação nacional onde o centro acustico de um falante para outro me pareciam muito distante. Se você me perguntar se este sistema (line-array)vai falar direi que sim, se você me perguntar se ele vai render tudo aquilo que se diz dele direi: não! Certos lines são como medidas de potência em PMPO te dão um número enorme, quando você vai ver em RMS não chegam a 35w. Quanto ao grave lá na frente não tem problema como você falou, lógico respeitando as leis da física lógico. Fiquem com Deus.
 
Back
Topo