Entrada Line balanceada!?!

Calebe Lobo

New Member
Olá a todos,

Respondendo a um tópico aqui do fórum, me surgiu uma dúvida.

Qual o objetivo de uma entrada LINE balanceada na mesa de som, já que os instrumentos são desbalanceados e são de alta impedância?

2- Sensibilidade de entradas: (VU Meter Bargraph dB = 0dB, F = 1kHz, controle de tom plano)
a. MIC (XLR): ganho no máximo =.......................................................................................0,775 mV ( - 60 dB)
ganho no mínimo =............................................................................................245 mV ( -10 dB)
b. LINE (TRS): ganho no máximo =..........................................................................................7,74 mV ( - 40 dB)
ganho no mínimo =................................................................................................2,5 V ( +10 dB)


Abraços!
 
Eu tambem ja me perguntei isso...

Aproveitando o embalo...
Pq os instrumentos nao sao fabricados com saidas balanceadas?
 
Cabos funcionam como antenas. Cabos grandes funcioam como grandes antenas. Toda a interferência eletromagnética (rádios, TV, etc) de um local vai parar nos cabos.

Existem duas formas de proteger esses sinais. A primeira é usando cabos blindados (os cabos coaxias e cabos balanceados), onde uma malha externa é quem sofre as interferências, mas protegendo sinal interno. Essa é uma proteção física.

Outra forma é eletrônica. Um circuito de balanceamento. Se algum ruído conseguir atingir os condutores internos, o circuito de balanceamento consegue removê-los, sem degradar o sinal.

Agora, vamos ver os níveis de sinal de áudio.

Microfones são aparelhos que possuem o menor nível de sinal de áudio. Os valores envolvidos são de próximos a zero a até 200mV. Neste caso, são muito sujeitos a ruídos e interferências eletromagnéticos. Logo, quanto maior a proteção, melhor. Blindagem e balanceamento.

Instrumentos já são diferentes. Um violão com captador simples já tem nível começando em 200mV. Um instrumento ativo (teclado, bateria eletrônica) pode chegar a 2V. O sinal de interferência eletromagnética é mínimo quando comparado com o nível de sinal do próprio instrumento.

Apenas quando os cabos são grandes (10 metros ou mais) que pode aparecer algum ruído. Como a maioria dos usuários não usa cabos tão grandes...

Nada impede que um instrumento seja balanceado. É um circuito eletrônico que faz isso. Um "simples" CI. Só que CIs precisam de energia para funcionar, logo o equipamento precisará de pelo menos uma pilha para funcionar. Tudo isso faz o equipamento ficar caro.

Pensem agora como um fabricante de equipamentos. Para que fazer uma saída balanceada que apenas 10% dos usuários vai aproveitar? Não é muito melhor deixar o custo baixo e quem precisar que procure um Direct Box para comprar.

Entenderam? Em vez de já comprar o instrumento balanceado, o custo é repassado apenas para quem precisa de balanceamento.

Um abraço,

Fernando
 
Calebe disse:
Qual o objetivo de uma entrada LINE balanceada na mesa de som, já que os instrumentos são desbalanceados e são de alta impedância?

Eu, particularmente, nunca vi entradas LINE balanceadas. Não quer dizer que não existam... de qq forma, não vejo a menor utilidade em entradas de linha balanceadas, já que o balanceamento transforma o sinal para nível de microfone.

Calebe disse:
b. LINE (TRS)...

O conector ser TRS tb não quer dizer que a conexão seja balanceada.

Pq os instrumentos nao sao fabricados com saidas balanceadas?

Algumas guitarras, baixos e violões já são fabricados com saídas balanceadas, mas ainda são poucos. Há teclados tb.

A razão de não serem fabricados já com saídas balanceadas, acredito, seja em função de custo... o preço final aumentaria.

[]'s
 
David Fernandes disse:
O conector ser TRS tb não quer dizer que a conexão seja balanceada.
Olá David,

Primeiro, obrigado pelas respostas.

Várias mesas da Ciclotron tem entrada LINE BAL.

Eu não perguntei, só porque está escrito LINE(TRS), realmente está descrito no manual que a entrada LINE é balanceada.

1. CONECTORES DE ENTRADA MIC E LINE: cada canal de entrada oferece
uma escolha de 2 conectores de entradas balanceadas, uma de alto ganho (MIC)
para plug XLR e uma de baixo ganho (LINE) para plug stereo P10 (1/4” TRS).


Texto extraído do manual da CSM 16.4 ISC

Mas pelo que pude ver através da resposta do Fernando e a sua, é útil somente para poucos, ainda.

Muito obrigado e abraços!
 
Olá Calebe.

Esta é uma coisa para a qual eu nunca atentei nas mesas Ciclotron... mas realmente me escapa a finalidade de uma conexão de linha balanceada.

[]'s
 
Olá David,

Realmente como eu disse, "...é útil para poucos, ainda..."

É interessante o que acontece com a Ciclotron.

É unânime a opinião de que sua qualidade final de som não é boa(vazamentos, chiados, etc).

Deste modo ela acha que "emperequetando" a mesa vai alcançar um bom padrão de qualidade.

Esta minha mesa mesmo, além de um monte de coisas que ninguém usa, tem "Full R.F.I. Supression"(não adianta de nada), se me lembro bem, foi este mesmo modelo que o Fernando disse que é cheio de proteções e quando ele ligou tudo certinho no anfiteatro, apareceu um monte de chiados.

Então acho que é essa a finalidade de alguns recursos("emperequetar"), além de encarecer consideravelmente(principalmente por esta mesa possuir 146 filtros EMIFIL!)

É mole?

Abraços!
 
ls.bastos disse:
Eu só queria entender porque um DI é tão caro.
Olá Bastos,

Sinceramente, um ULTRA DI800 da Behringer por R$ 350,00 não tá caro não.

São oito DI´s em um só, fazendo as contas "cada um" sai por menos de R$ 45,00.

Acho que tá mais que justo, tá é barato mesmo!

Abraços.
 
Já li o artigo sobre DI's, só acho que um DI nao deveria custar 130 reais...

Calebe, nao sabia do preço desse rack de DI, procurei mas nao achei nos sites pra vender, vou pesquisar, pois nao sabia por onde começar.

Se esse ULTRA DI8000 estiver nesse preço, tá em conta mesmo!
O que nao vale é um DI custar 130 reais!

Valeu Calebe!
 
bom.....ai depende.....
uma di custar 130 pode ser caro ou barato..depende de que tipo e qualidade de eletronica esta nela.
uma direct bss, por exemplo, custa 169 dólares!!! sim, em dolares...aki no br, nao sai por menos de 400,00, com impostos..
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bhphotovideo.com/c/product/380923-REG/BSS_Audio_AR133_AR_133_Direct_Box_Line_Balancer.html">http://www.bhphotovideo.com/c/product/3 ... ancer.html</a><!-- m -->

uma di demeter, com 2 canais valvulados, custa 594 dolares, aki, deve sair uns 1200 reais.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bhphotovideo.com/c/product/97456-REG/Demeter_VTDB2B_VTDB_2_Direct_Box.html">http://www.bhphotovideo.com/c/product/9 ... t_Box.html</a><!-- m -->

uma di simples klark tekinik custa 192 dolares.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bhphotovideo.com/c/product/434851-REG/Klark_Teknik_DN100_DN100_Direct_Box.html">http://www.bhphotovideo.com/c/product/4 ... t_Box.html</a><!-- m -->

uma di de rack, com 8 canais da radial engenering, custa a bagatela de 800 dolares...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bhphotovideo.com/c/product/442926-REG/Radial_Engineering_R800_1120_ProD8_Rackmount_Direct_Box.html">http://www.bhphotovideo.com/c/product/4 ... t_Box.html</a><!-- m -->

isso numa busca rapidinha......
mas será que a qualidade destes equipamentos não justifica o preço??
uma midas xl8, (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.midasconsoles.com">www.midasconsoles.com</a><!-- w -->) ta custando em torno de 300.000 dolares.....
pq será??
a qualidade de uma mesa destas é muuuuito superior.
enfim,
abçs
ingo
 
E prá completar a idéia do Ingo, se vc observar o texto do artigo, verá que eu disse que a qualidade de um DI passivo depende fundamentalmente da qualidade do transformador usado no projeto... e bons transformadores custam caro.

Meus amigos... eu quero lembrar a vcs que em Áudio não existe esse negócio de BBB... se é bom, custa caro.

[]'s
 
Olá,

Eu concordo e "desconcordo" com vocês, rsrsrs.

Concordo plenamente que, GERALMENTE os equipamentos mais caros são os melhores.

Agora daí afirmar que "...se é bom é caro..."

Explico-me, eu entendo por bom aquilo que supre as minhas necessidades, sendo caro ou barato.

Falando na prática, eu tenho uma CSM 16.4 ISC relativamente barato, e não supre as minhas necessidades, mas foi o que a igreja forneceu.

Preciso de uma ls-9 16(devido aos AUX) também é relativamente barato e com certeza supre todas as minhas necessidades, mas eu não tenho dinheiro, isto é DIFERENTE do produto ser caro.

Agora outro exemplo, uma VEGA 5 MF 56+4 está por volta dos R$ 50.000,00(ou mais!) é caro pra caramba, e não supre as minhas necessidades, pois como o próprio David já disse ela chia e vaza tanto quanto a CSM!

Já um STUDIO R Z2400 por R$ 2500,00 está relativamente barato e é muito bom, não só por suprir as minhas necessidades, mas também porque tenho certeza de que esta é a opinião de muitos profissionais da área.

Enfim, não precisa ser o melhor equipamento do mundo para ser muito bom e atender as necessidades de quem usa e também não precisa ser caro para ser muito bom.

Abraços!
 
Acho que precisamos entender o conceito de bom!

Para alguns, talvez bom seja Neve e Midas. Qualquer coisa menos que isso é inaceitável.

Para outros, Yamaha, Mackie, Allen & Heath, Soundcraft, são os melhores.

Para outros, uma Behringer já está bom demais.

Tudo depende do referencial que estamos usando.

Se o nosso referencial é uma Ciclotron, realmente uma Behringer já é um grande avanço, então já dá para chamar de bom.

Para mim, bom é o que eu consigo comprar de melhor com o orçamento disponível. Talvez seja Karsect, talvez seja Shure. Tudo depende do orçamento.

Um abraço,

Fernando
 
Pra mim, bersan falou tudo!!!

Calebe Lobo, onde vc achou o di800 por 350,00?
to correndo atraz de um mais nao to achando para comprar.
 
Pessoal.

Vcs me desculpem, mas não dá pra relativizar com equipamento eletrônico... ou presta ou não... se é mais ou menos, não presta.

O nosso problema é que acostumamos a comprar as coisas mais baratas e sequer pensamos na possibilidade de colocar algo realmente bom a serviço do reino quando se trata de som... para outras coisas se consegue... pq para o som não? Desculpem-me os admiradores de Ciclotron, Behringer, Phonic... mas é tudo equipamento meia boca... se vc usa mesa Ciclotron e saiu prá uma Behringer, vc saiu de uma ruim para outra ruim... talvez nem tão ruim, mais ainda assim ruim...

Como já falei aqui antes, se só há Ciclotron e Behringer prá trabalhar, eu trabalho... mas vou encher o saco da liderança prá mudar.

Não é uma questão de referência... é de prioridade.

[]'s
 
oi..
concordo em absoluto com o david, pois na hora de comprar um objeto de decoração, ou um pulpito novo, dá-lhe $$$$$..mas na hora do som.....
pra vcs verem como é a visão..uma igreja dos EUA comprou uma soundcraft vi6 digital, aki no br por uns 300 mil reais, para o PA da igreja
em ingles: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundcraft.com/item_news.asp?news_id=306">http://www.soundcraft.com/item_news.asp?news_id=306</a><!-- m -->

é claro que não são todas as igrejas que tem $$ pra uma soundcraft digital, mas pode-se investir em equipamentos melhores, uma staner já é bem melhor que uma ciclotrom, por ex. uma mackie, sou melhro que uma staner e por ai vai...
bons cabos, conectores de qualidade, treinamento (não precisa ser um iav, vários aki ministram treinamentos em suas regiões, como eu, o david e por ai vai..), bons microfones, e não os 'sound of heaven', vendidos em camelos aki em sp. mics audio tecnica, são mais em conta e são de ótima qualidade. o que a igreja quer??
um equipamento que dure uns 10 anos com uma manutenção preventiva legal ou um que dure 1 ano e pife gerando outro gasto??
depende da visão. a igreja dos EUA do artigo ai em cima, vai ficar tranquila pelas próximas décadas, em vista do material. os técnicos são todos treinados, claro. visão de ministério e de levar a palavra, não de aparecer ou de ser um super pastor com uma igreja linda...
a palavra foi clara...a fé vem pelo OUVIR, não pelo ver, pela decoração ou tal...alias, os momentos mais intimos de relacionamento Deus-homens da bíblia geralmente são em montes, sozinhos, sem conforto ou decorações bonitinhas....
enfim...é parte do que penso..
abçs
ingo
 
Olá a todos,

Eu respeito e muito a opinião de vocês, porém a denominação em qual eu congrego não gasta muito com nada, não vou entrar no mérito se isto é certo ou errado pois não vai edificar em nada, mas pelo menos das que eu conheço, o projeto dos templos da minha denominação é o mais simples, do piso ao teto passando pelos bancos e púlpito é a arquitetura e acabamento mais simples que eu conheço(só para se ter idéia, o templo em que me reúno cabem 250 pessoas sentadas e custou na época R$ 30.000,00 com jardim, som, salas de reunião, enfim tudo), conheço igrejas de outra denominação que só o ar-condicionado custou o dobro disto, quero reforçar que não estou dizendo que é certo ou errado.

Outro ponto é que a administração de todas as igrejas é central, ou seja para se conseguir alguma coisa tem que fazer uma solicitaçãio que passa na mão de dezenas de pessoas para ser aprovada ou não.

Concordo plenamente com o David que para o Senhor, temos que oferecer o melhor, mas não sou eu quem decide o que vai ser comprado ou não, eu imagino que construindo 300 igrejas por ano no mundo todo, os compradores devam ser pressionados a comprar o mais barato, volto a dizer não estou falando que é certo ou errado.

Agora uma coisa que posso fazer é doar equipamentos bons para a igreja, o problema é que eu não tenho dinheiro :(

Forte abraço!
 
Back
Topo